
José Eduardo Reis, candidato à presidência da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, em Elvas, pela Aliança Democrática (AD), em comunicado enviado à redação da Rádio ELVAS, diz ter sido atacado pelo atual presidente do Município de Elvas, Rondão Almeida, “injustamente”, por este alegar, numa publicação nas redes sociais, que devia ter “resolvido a situação de uma funcionária que vivia com dificuldades” quando era dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Câmara.
“Quero esclarecer que sempre estive ao lado da funcionária, participei em reuniões com ela e com o sindicato para explicar os passos que tinha de seguir, mas a situação prendia-se com a falta do certificado de habilitações do ensino básico e também com a falta de documentos de identificação. Estas eram questões em que a Câmara Municipal de Elvas ou a Junta de Freguesia tinham o dever de ajudar a senhora a resolver, mas nunca o fizeram”, lê-se no referido comunicado, que a Rádio ELVAS reproduz na íntegra:
“Hoje José Rondão atacou-me injustamente, na sua página pessoal, dizendo que, quando fui dirigente do sindicato dos trabalhadores da câmara, devia ter resolvido a situação de uma funcionária que vivia com dificuldades. Para além disso, José Rondão chamou essa senhora de “criatura”, o que é uma ofensa inaceitável porque ninguém deve ser tratado desta forma.
Quero esclarecer que sempre estive ao lado da funcionária, participei em reuniões com ela e com o sindicato para explicar os passos que tinha de seguir, mas a situação prendia-se com a falta do certificado de habilitações do ensino básico e também com a falta de documentos de identificação. Estas eram questões em que a Câmara Municipal de Elvas ou a Junta de Freguesia tinham o dever de ajudar a senhora a resolver, mas nunca o fizeram.
Em 30 anos José Rondão não teve um minuto do seu tempo para corrigir esta situação, mas agora em época eleitoral salta da cadeira e aproveita-se de uma funcionária em situação vulnerável para fazer campanha. Isto é vergonhoso.
Para José Rondão a culpa nunca é dele, é sempre dos tribunais, do Governo Central, dos adversários que não governam há 30 anos ou até das próprias pessoas. Se não existissem pessoas para além de José Rondão, o mundo para ele seria muito melhor. Por isso, não pode agora querer pôr as culpas em mim ou no sindicato.
Estas acusações mostram apenas a falta de capacidade de José Rondão, que não consegue fazer uma lista válida no tribunal porque não sabe fazer contas simples e agora não distingue aquilo que é responsabilidade dele enquanto presidente e aquilo que compete ao sindicato. Elvas merece mais e melhor. Quando for eleito Presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, prometo fazer tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar esta senhora e todas as pessoas que vivem situações semelhantes”.