
É na próxima segunda-feira, 15 de setembro, que os alunos do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas iniciam, em pleno, o novo ano letivo, com as aulas já no horário normal.
Ainda assim, e tal como revela a diretora Fátima Pinto, alguns anos de escolaridade dão início à atividade letiva na quinta-feira, dia 11. “Começamos no dia 11, com os nonos anos e outros ciclos do agrupamento – pré-escolar, primeiro ciclo e 5º ano. Depois, no dia 12, todos os outros começam já aulas a sério, com horário normal, à exceção do 11º e 12º, que não vão no dia 12, porque são as praxes de 10º ano. Depois começamos todos no dia 15 já com horário normal”, revela.
Estes dois primeiros dias (quinta e sexta-feira) servirão, sobretudo, para dar as boas-vindas aos alunos que chegam a um novo ciclo de ensino. “Temos dois ciclos de grande importância: o primeiro ciclo, em que os pais têm que se mentalizar que começa uma nova etapa para os filhos, e depois o 10º ano, em que os alunos passam de jovens a adultos e em que, ao fim de três anos, vão voar para outras cidades e outras instituições”, diz Fátima Pinto.
Quanto à habitual falta de professores que, a nível nacional, tem vindo a marcar o arranque dos anos letivos, a diretora garante que o agrupamento que dirige tem “a sorte” de contar com um quadro de docentes “bastante estável”. “Vão ficar alguns professores colocados da RR1 (Reserva de Recrutamento), e também de contratação de escola, mas ainda nos vão fazer faltar mais uns três professores”, esclarece.