O artista português Emanuel, autor de temas como “Pimba pimba” ou “Cada vez que um filho nasce” atua na noite de hoje, sábado, nas Festas da Cidade de Estremoz e da Exaltação da Santa Cruz.
Esta é uma iniciativa com organização conjunta entre a Câmara Municipal de Estremoz e a Paróquia de Santo André, com o apoio da União das Freguesias de Estremoz e que conta com entrada livre.
A Banda 1º de Dezembro de Campo Maior está sempre aberta a receber novos elementos.
A Escola de Música da banda, onde não têm lugar apenas crianças e jovens, de acordo com o maestro Francisco Pinto, é “essencial” ao trabalho que é desenvolvido pela filarmónica.
“Queremos incentivar os jovens a experimentar. E não são só os jovens. Temos lá um senhor, de meia-idade, que começou a frequentar a Escola de Música depois de ter perdido uma aposta com um sobrinho, por causa de uma nota de matemática”, revela.
Para Francisco Pinto, a união de crianças, jovens e adultos, num encontro de gerações que o trabalho desenvolvido pela banda acaba por possibilitar, é um dos aspetos mais interessantes no que diz respeito à “parte social” da filarmónica.
A Escola de Música da Banda 1º de Dezembro funciona de segunda-feira a sábado, sendo que os interessados em aprender música só têm de se dirigir à sede da filarmónica, no Largo do Barata. “A porta está aberta a partir das 16 horas e aos sábados a partir das 10h30”, revela ainda o maestro.
Com mais uma Feira de São Mateus e as Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade à porta, os músicos da Banda 14 de Janeiro já se preparam para voltar a sair às ruas de Elvas.
Desta feita, tal como revela o maestro Jorge Grenho, para além de duas arruadas, juntamente com outras duas bandas convidadas, a filarmónica elvense irá também, como habitualmente, participar na Procissão dos Pendões, no dia 20 de setembro.
Por outro lado, os músicos da Banda 14 de Janeiro serão também os responsáveis pelo acompanhamento musical da corrida de touros de dia 26. “É um serviço que nos exige muito ensaio, porque temos de tocar 13 pasodobles. São 13 músicas que têm particularidades muito diferentes, porque em algumas delas existem solos de trompete, o que exige uma preparação muito mais específica que uma simples marcha de rua”, explica o maestro, relativamente ao trabalho que tem vindo a ser levado a cabo para a corrida de touros.
No que diz respeito à Escola de Música, aberta a alunos “dos oito aos 80 anos”, as aulas deverão ser retomadas “uma semana antes ou na semana logo após o São Mateus”. “Já se estão a inscrever novos alunos, mas o que acontece é que, muitas vezes, como andamos a tocar no São Mateus e temos que ensaiar, iniciamos posteriormente ao início do ano letivo”, acrescenta Jorge Grenho.
O maestro apela ainda a todos quantos se interessem por música para que se inscrevam para frequentar as aulas de música. “É uma arte única e eu costumo dizer que, na música, todos são titulares, porque todos juntos, cada um com o seu conhecimento, conseguimos chegar a um consenso e fazer uma caminho único”, remata.
Uma colisão rodoviária ocorrida este sábado em Vila Fernando, no concelho de Elvas, na Estrada Regional 243-1, provocou seis feridos graves. Dois menores de 13 e 15 anos e quatro homens com idades entre os 27 e os 52 anos. O alerta foi às 7 horas e quatro minutos e cinco acidentados necessitaram de ser desencarcerados dos veículos.
Um dos veículos dirigia-se à albufeira de Vila Fernando, onde os ocupantes iriam à pesca e o outro veiculo, o jipe, vinha das Festas de Barbacena. A colisão deu-se a seguir a uma curva antes da entrar em Vila Fernando.
De acordo com as autoridades, duas das vítimas foram transportadas para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas, duas para a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, em Portalegre, e as restantes duas para o Hospital do Espírito Santo, em Évora.
No local estiveram várias corporações de bombeiros de Elvas, Borba, Campo Maior e Monforte, militares da GNR e equipas do INEM, incluindo meios de Suporte Imediato de Vida e de Emergência Médica, num total de 35 operacionais e 15 veículos.
As causas do acidente estão a ser investigadas pela GNR.
Espetáculos musicais, mostra de gado, exposições, artesanato e atividades desportivas e dedicadas aos mais novos são alguns dos atrativos da Feira da luz/Expomor 2025, promovida pela Câmara Municipal, em parceria com a APORMOR, a Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo.
Este sábado não é exceção. O dia conta com diversas atividades apresentadas de seguida:
9h30 // APORMOR – Auditório> Colóquio APORMOR/CAP‘Os 50 anos da CAP e as razões da sua existência’ / ‘O futuro da política agrícola’
Org.: APORMOR | Confederação dos Agricultores de Portugal
9h30 // Estádio 1.º de Maio> Futebol – Torneio Cidade de Montemor-o-Novo (Apuramento)
Org.: Grupo União SportApoio: Município de Montemor-o-Novo
9h30 // Piscinas Recreativas Municipais> Programa Férias de Verão ’25: Festival de Natação
Org.: Município de Montemor-o-Novo
10h00 // APORMOR – Tenda dos Ovinos> XXXIX Concurso de ovinosde raça Merino Precoce
Org.: APCORMP – Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos da Raça Merina Precoce
10h00 // Espaço Artesanato> Abertura do Espaço Artesanato
Org.: Associação ‘A Ciranda’
10h00 // Pavilhão de Exposições – Brincafeira> Oficinas: ‘Criar com Madeira’ e ‘Construir uma Encadernação Simples’
Org.: Município de Montemor-o-Novo
10h00 // Sede da Montemormel (Praça Cândido dos Reis)> XXV Concurso de Mel de Montemor-o-Novo
Org.: Montemormel – Associação de Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo
Apoio: Município de Montemor-o-Novo
10h30 // APORMOR Arena> VII Concurso Nacional de ovinos da raça Suffolk
Org.: APCORS – Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos da Raça Suffolk
11h00 // Espaço Artesanato> Oficina de empalhamentocom Teresa Almeida
Org.: Associação ‘A Ciranda’
11h00 // Recinto da Feira> Animação com insufláveis
14h30 // Biblioteca Municipal Almeida Faria – Auditório> Torneio de Xadrez – Plano Municipal de Xadrez
Org.: A.XAT – Associação de Xadrez A Torre
Apoio: Município de Montemor-o-Novo
15h00 // Espaço Artesanato> Oficina de reciclagem de papelcom Alice Candeias
Org.: Associação ‘A Ciranda’
15h30 // Auditório da União de Freguesias de N.ª Sr.ª da Vila, N.ª Sr.ª do Bispo e Silveiras> Colóquio sobre Apicultura + Entrega de prémios do XXV Concurso de Mel
Org.: Montemormel – Associação de Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo
Apoio: Município de Montemor-o-Novo
16h00 // APORMOR Arena> III Leilão de novilhas subvencionado para sócios APORMOR
Org.: APORMOR
16h00 // Espaço Centro Juvenil> Workshop de Decoupage
Org.: Município de Montemor-o-Novo
16h00 // Recinto da Feira> Torneio de Malha
Org.: Associação dos Caçadores e Pescadoresde São Cristóvão
Apoio: Município de Montemor-o-Novo
16h00 // Recinto da Feira> Espaço Aventura
17h00 // APORMOR Arena> V Leilão de vacas gordas
Org.: APORMOR
17h00 // Estádio 1.º de Maio> Futebol – Torneio Cidade de Montemor-o-Novo (Fase Final)
Org.: Grupo União Sport
Apoio: Município de Montemor-o-Novo
17h30 // Transportes e Recinto da Feira> Cortejo maniFestação do workshop “ReivindicaSonhos”Integrado no Festival de Performance Precárias, iniciativa de Tita Maravilha
Dinamização: Cigarra, Bee Barros, Luan Okun e Azul
Org.: O Espaço do Tempo
18h00 // Espaço Freguesias> Freguesias de Foros de Vale de Figueira, Santiago do Escoural e União de Freguesias de N.ª Sr.ª da Vila, N.ª Sr.ª do Bispo e Silveiras
Mostra de artesanato + Apresentação de produtos locais + Momento musical
Org.: Município de Montemor-o-Novo | Freguesias do Concelho
18h00 // Espaço Centro Juvenil> Aula de Hip Hoppelo D’Temple Dance Studios
Org.: Município de Montemor-o-Novo
18h30 // Espaço Artesanato> Oficina de Macramécom Fátima Matias
Org.: Associação ‘A Ciranda’
18h30 // Stand SMEA> Entrega de prémios do Concurso de Empadas de Cebola Roxa de Montemor
Org.: Município de Montemor-o-Novo – SMEA
19h00 // APORMOR Arena> XII Leilão de machos reprodutoressubvencionado para sócios APORMOR
Alandroal continua em festa até segunda-feira, dia 8. O programa de hoje, sábado, começa às 9 horas com uma arruada pela Banda do Centro Cultural de Alandroal.
Às dez da manhã realiza-se uma largada de toiros no largo de Santo António e às 17.30 horas uma garraiada na Praça de toiros Joel Felizardo Rosado.
As cerimónias religiosas prosseguem com o tríduo preparatório para a Festa da Imaculada Conceição realiza-se às 21 horas, na Igreja Matriz da vila.
Quanto à animação musical, a Tuna da Universidade Popular Túlio Espanca (pólo de Alandroal) atua às 21.30 horas, Aura às 22.30 e o baile com ritmo atual está marcado para a meia noite.O palco do castelo de Alandroal está reservado para DJ Onfire, Tom Enzy e DJ Diego Gonzalez.
Amanhã, domingo, às sete da manhã, tem início o convívio piscatório “XV troféu – Vila do Alandroal” e às 8.30 horas a Rota dos Três Castelos (como noticiámos anteriormente).
Todos os espetáculos têm entrada livre. Para a autarquia este é um importante momento de animação e atração de visitantes com promoção da economia local.