Skip to content

Médico do Hospital de Elvas nomeado coordenador nacional da Hospitalização Domiciliária

Pedro Centeio Ferraz Gameiro, assistente hospitalar de medicina física e de reabilitação na Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, foi nomeado coordenador nacional da Hospitalização Domiciliária.

Da equipa que o acompanha faz também parte, entre outros, Filipe André dos Santos Monteiro, enfermeiro especialista em enfermagem comunitária na Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, ambos a exercer funções no Hospital de Santa Luzia de Elvas.

O médico Pedro Gameiro é coordenador da Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente de Elvas e de Portalegre e coordenador da Unidade de Hospitalização Domiciliária de Reabilitação de Elvas, entre outras funções nesta área.

O despacho publicado em Diário da República de 3 de setembro estabelece a coordenação da hospitalização domiciliária, com vista ao incremento da respetiva atividade, ao desenvolvimento das unidades de hospitalização domiciliária em centros de responsabilidade integrado e ao alargamento desta a todos os estabelecimentos hospitalares do Serviço Nacional de Saúde.

A hospitalização domiciliária é um modelo de prestação de cuidados de saúde com enfoque no domicílio, sendo uma alternativa ao internamento hospitalar convencional, sendo assegurados a prestação de cuidados de saúde com diferenciação, complexidade e intensidade de nível hospitalar, durante um período limitado, dependendo da vontade expressa dos doentes.

Em 2023 estes apresentaram, nos Paços do Concelho, o projeto de Centro de Responsabilidade Integrada (CRI), com pólo na cidade de Elvas, com enfoque em três áreas principais: a Hospitalização Domiciliária, Telesaúde e a Investigação.

A Câmara Municipal de Elvas “congratula os dois pelo reconhecimento do excelente trabalho que têm vindo a realizar na área da Hospitalização Domiciliária, sendo exemplo disso, o facto de ter sido em Elvas instalada a primeira Unidade de Hospitalização Domiciliária do distrito de Portalegre, no ano de 2020, e já este ano a Unidade de Hospitalização Domiciliária de Reabilitação no Hospital de Santa Luzia de Elvas, e expressa os seus votos dos maiores êxitos para a sua atividade”.

Compartilhe este artigo: