A cerimónia de assinatura do acordo de cessação do Programa de Assistência Municipal (PAM) do município de Alandroal realiza-se amanhã, quinta-feira, dia 4 de setembro, pelas 11.30 horas, no auditório do edifício sede do município.
O PAM do Município do Alandroal entrou em vigor em setembro de 2016, prevendo uma assistência financeira por parte do FAM, através de um empréstimo até ao montante de 16.579.276 euros, com o objetivo de amortizar as respetivas dívidas de natureza financeira. Através do PAM aprovado foi possível desenvolver uma estratégia de reestruturação da dívida de natureza financeira e de negociação com os credores da dívida de natureza comercial, que tem permitido ao Município encetar uma recuperação financeira sustentável.
A cerimónia contará com a presença de Miguel Almeida, presidente executivo da Comissão do FAM.
O Município de Portalegre tem um novo autocarro de turismo.
Trata-se de uma viatura com capacidade para 53 lugares, mais motorista e guia, o qual vem substituir o anterior veículo com características idênticas que se encontrava ao serviço desde 2007.
O novo equipamento, cujo investimento foi de 346.860 euros teve a sua deslocação inaugural no passado dia 25 de agosto, transportando as crianças do Centro Social e Jardim Infantil de São Cristóvão para a Piscina da Ribeira de Nisa, assegurando o percurso de ida e regresso à instituição.
“Conversas reais, para quem cresce, cuida e sonha”: é este o mote do novo programa da Rádio ELVAS, promovido pela equipa do Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5ª Geração, CLDS 5G de Elvas, que vai para o ar todas as quartas-feiras.
No primeiro episódio, emitido hoje, a assistente social e coordenadora do CLDS, Sara Abreu, e a terapeuta ocupacional Raquel Morgado dão a conhecer este novo programa, que se inclui no plano de ação do projeto, apoiado pelo Portugal 2030 e pela União Europeia.
“Crescer com Voz” promete ser um espaço aberto onde se fala – com verdade, afeto e profundidade – sobre o que realmente importa na vida de crianças, jovens e famílias. Em cada episódio, para além de profissionais que trabalham na área da infância, juventude e com famílias, também pais, mães, cuidadores e as próprias crianças e jovens irão partilhar as suas vivências.
À semelhança das épocas balneares anteriores, o Município de Monforte disponibilizou gratuitamente as instalações da Piscina Municipal Descoberta de modo a proporcionar a todos os munícipes com 50 anos de idade, ou mais, aulas de hidroginástica orientadas por Inês Pataca, técnica afeta ao Serviço Municipal de Desporto.
Em torno dessa atividade cria-se um espaço de convívio bastante agradável propício à interação não só entre os participantes, mas também com outros utentes.
Dino D’Santiago é o artista responsável por abrir a programação de espetáculos da Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo, que arranca na noite desta quarta-feira, 3 de setembro.
Espetáculos musicais, mostra de gado, exposições, artesanato e atividades desportivas e dedicadas aos mais novos são alguns dos atrativos do evento, promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a APORMOR, a Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo.
A abertura oficial do certame, que se volta a afirmar como uma montra viva da identidade local e regional, está marcada hoje para as 21 horas, no Pavilhão de Exposições da cidade.
O concerto de Dino D’Santiago, no palco principal, tem início às 22 horas, seguindo-se, no Palco Tasquinhas, às 23h30, um espetáculos dos Super Mars, num tributo a Bruno Mars.
Pelo palco principal, até segunda-feira, 8 de setembro, irão ainda passar artistas como Fernando Daniel (dia 4), Bárbara Tinoco (dia 5), Luís Trigacheiro (dia 7) e Pedro Abrunhosa (dia 8). A noite de sábado, dia 6, será de Festa M80.
Conheça a programação completa deste primeiro dia do evento:
21h00 // Pavilhão de Exposições – Entrada > Abertura Oficial da Feira da Luz / Expomor ‘25 com Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e D’Temple Dance Studios
21h30 // Pavilhão de Exposições > Abertura Espaço Brincafeira – Pavilhão de Exposições
21h30 // Espaço Freguesias > Inauguração do Espaço Freguesias com entidades oficiais convidadas Org.: Município de Montemor-o-Novo | Freguesias do Concelho
21h30 // Espaço Artesanato > Abertura do Espaço Artesanato / Apresentação do website oficial ‘A Ciranda’ Org.: Associação ‘A Ciranda’
21h30 // Recinto da Feira > Espaço Aventura e Animação com insufláveis
A Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal 2025 vai ser eleita na próxima sexta-feira, dia 6, pelas 21.30 horas, numa gala a decorrer no Terreiro do Paço, em Vila Viçosa.
Nesta gala irão concorrer 14 jovens, em representação dos seguintes municípios associados da AMPV: Alenquer, Arcos de Valdevez, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Borba, Cadaval, Cartaxo, Lagoa, Palmela, Ponte da Barca, Rio Maior, Tábua, Torres Vedras e Vila Viçosa.
É um evento promovido pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho e tem como objetivo “a preservação das tradições e da cultura rural mais genuínas do povo português e a sua promoção e divulgação junto das gerações mais novas”.
Porque o verão é sempre propício à realização de atividades ao ar livre, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior tem vindo, ao longo destes meses, a promover diferentes iniciativas com os seus utentes.
Se quando as temperaturas baixam um pouco, os idosos do Lar e Centro de Dia são desafiados a desfrutar do jardim da instituição, que conta com esplanada nova, nos momentos de maior calor prevalecem as atividades dentro de portas. “Fazemos atividades de estimulação cognitiva, contar história, visualizar programas de televisão, que são do interesse dos utentes, ouvir música, fazer jogos lúdicos”, segundo revela a responsável Rosália Guerra, que garante que “atividades neste Centro de Dia nunca faltam”.
Diversas atividades da vida doméstica, como descascar alhos ou fruta, são propostas diariamente aos utentes, “quando ainda está fresco”. Por outro lado, adianta Rosália Guerra, os idosos podem também agora usufruir de momentos de leitura no quiosque instalado no jardim da instituição. “No fundo é como se fosse uma biblioteca, que tem jornais diários, revistas e livros”, explica.
Levar os utentes em diferentes passeios, em dias de menor calor, como aquele que foi feito, recentemente, até ao Centro de Ciência do Café, tem sido outra das preocupações da instituição. “Foram só senhores e passamos parte da tarde a beber café e a conversar sobre temas do seu interesse”, remata.
O Agrupamento de Escolas nº 1 vai, à semelhança dos outros dois de Elvas, começar a funcionar por semestres, já neste novo ano letivo (2025/2026).
Segundo explica a diretora do agrupamento, Paula Rondão, com este regime de semestralidade procura-se “garantir um melhor ensino”, “não sobrecarregando os alunos com tantas semanas de instrumentos de avaliação”, como acontecia quando o ano letivo era dividido em três períodos.
“Surgiu a ideia, aqui do nosso agrupamento, de mudarmos para semestralidade. Juntámo-nos em Conselho Pedagógico e fizemos o nosso calendário semestral. Contactei, de seguida, as diretoras dos Agrupamentos nº 2 e 3, Brígida Gonçalves e Fátima Pinto, para perceber se estavam de acordo e encaminhei o calendário”, revela Paula Rondão. “Mantivemo-nos as três de acordo”, esclarece, pelo que os três agrupamentos irão trabalhar por semestres.
Entretanto, a atividade do Agrupamento nº 1, neste novo ano letivo, arranca no próximo dia 11 (quinta-feira), com a diretora a receber os alunos e encarregados de educação do Pré-escolar e 1º Ciclo.
No Centro Comunitário da Escola Básica da Boa-Fé, Paula Rondão recebe as crianças do Pré-escolar às 9h30 e todos os alunos de 1º Ciclo desse estabelecimento de ensino meia hora depois. Na Escola da Raposeira, o Pré-escolar é recebido às 11 horas e o 1º Ciclo às 11h30. A tarde é dedicada à Escola de Alcáçova: às 14 horas ao pré-escolar e às 15 horas ao 1º Ciclo. Neste dia, após as sessões de boas-vindas pela diretora, os alunos e encarregados de educação serão encaminhados para as respetivas salas, para que possam esclarecer eventuais dúvidas com os diretores de turma.
“No dia 12, sexta-feira, temos a receção na Escola Sede aos alunos de 5º ano, que começará às 9h30, na sala de convívio. Começam por ser recebidos pela diretora do agrupamento e seguem depois, com os respetivos diretores de turma, para as salas. Irão fazer uma visita pela escola, uma vez que é a primeira vez que vêm para a Escola Sede”, revela ainda Paula Rondão.
Todas as aulas terão início, em horário normal, no dia 15 de setembro. O primeiro semestre vai estender-se até 23 de janeiro, com interrupções entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro, por ocasião do Natal e Ano Novo.
O segundo semestre começa a 2 de fevereiro, terminando a 5 de junho para alunos do 9º ano; a 12 de junho para estudantes do 5º ao 8º ano; e a 30 de junho, para pré-escolar e 1º ciclo. Neste segundo semestre as pausas letivas acontecem no Carnaval, entre 16 e 18 de fevereiro, e na Páscoa, de 30 de março a 10 de abril.
Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 2 de setembro, do Euromilhões.
O segundo prémio, de quase 285 mil euros, saiu a dois jogadores no estrangeiro. Outros quatro apostadores, fora de Portugal, conquistaram o terceiro prémio, no valor de 33 mil euros. Para Portugal vêm 27 quintos prémios, de 178 euros.
No próximo sorteio estará em jogo um jackpot de 64 milhões de euros.
A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 13, 30, 31, 32 e 36 e pelas estrelas 1 e 12.