A Guarda Civil espanhola deteve um cidadão inglês, residente em Portugal, por tráfico de droga. O homem seguia ao volante de um carro com matrícula britânica, na estrada que liga Badajoz a Campo Maior, antes da fronteira do Retiro, quando foi mandado parar para fiscalização.
O comportamento nervoso do condutor levantou suspeitas e motivou uma inspeção detalhada. Na verificação, os agentes encontraram 29 pacotes embalados a vácuo, escondidos no pneu sobresselente, contendo dois quilos de cabeças de marijuana e 92 gramas de haxixe — quantidade suficiente para mais de seis mil doses individuais.
O detido foi presente às autoridades competentes e as investigações prosseguem para apurar a origem e o destino do estupefaciente, que teria como destino final Portugal.
O parque de estacionamento subterrâneo, na Praça da República de Elvas, estará amanhã, terça feira, dia 2, condicionado.
Entre as 8 e as 17 horas não será permitida a entrada de veículos, sendo apenas possível a saída.
Este condicionamento deve-se às obras de melhoria das infraestruturas que estão a ser realizadas, com o objetivo de proporcionar melhores condições a todos os utilizadores.
O Complexo do Clube Náutico de Avis recebe, de 4 a 7 de setembro, a 18.ª edição daquele que é o maior evento nacional de mototurismo: o Traveler’s Event.
Organizado pela Balgarpir, com o apoio do Município de Avis e da Freguesia de Avis, o programa do Traveler’s Event conta com relatos de viagens, workshops, test rides, formação off road, apresentação de livros, exposição de acessórios e passeios on e off road, configurando, uma vez mais o encontro privilegiado de amantes das duas rodas que aqui partilham as suas experiências e planos de viagens.
Os Clubes de Verão, promovidos pela Câmara Municipal de Campo Maior, chegaram ao fim na semana passada, sendo que ao longo destes meses de férias animaram e proporcionaram atividades aos cerca de cem crianças campomaiorenses.
Com o tema dedicado ao “circo”, houve momentos de muita folia, brincadeira e festa dentro e fora do Centro Comunitário. As idas às Piscinas Municipais para um mergulho não faltaram, sendo que as crianças também visitaram os espaços turísticos e museológicos de Campo Maior para recordar a sua história e tradições, bem como a Biblioteca Municipal João Dubraz.
As crianças despediram-se deste projeto com a ida ao Quantum Park, em Lisboa, onde testaram as suas habilidades em atividades emocionantes que fizeram desafiar a gravidade de forma divertida e segura.
Os Clubes de Verão são um projeto do Município que contam já com alguns anos de existência e que têm vindo a ganhar cada vez mais seguidores entre as crianças campomaiorenses e as suas famílias, uma vez que tornam a pausa letiva do verão num período muito mais divertido e pedagógico, ao mesmo tempo que permitem que as famílias disponham de um local onde as suas crianças possam passar o seu tempo livre.
O Movimento Cívico por Elvas (MCPE) esteve ontem, domingo, na Freguesia de São Vicente e Ventosa, para realizar uma arruada que percorreu várias artérias da aldeia.
Após a arruada, teve lugar a apresentação de candidatos à Câmara Municipal de Elvas e Assembleia Municipal de Elvas, no salão da Junta de Freguesia.
De recordar que para concorrer à Câmara Municipal, o cabeça de lista é Rondão Almeida, seguindo-se Hermenegildo Rodrigues, Anabela Cartas, Tiago Afonso, Ana Isabel Canito, Joaquim Barbas Pires e Hugo Amante. Integram ainda esta lista Érica Saldanha, Bruno Reis, Germano Castel-Branco, Maria Rosalina Pacheco, Luís Brazão, António Faria e Inês Carujo. Já para a Assembleia Municipal, Rondão Almeida indicou quatro grupos, sendo o primeiro formado por Maria da Graça Rodrigues Luna Pais, Vítor Carola, José Bagorro, Liliana Gomes, Nuno Lascas, José Batista, Marlene Mocisso, João Quintas e António Matos. O segundo grupo é constituído por Higino Guerra, Luís Santos, Bruno Silva, Maria Antónia Sousa, Hélder Oliveira, Jorge Martins, Raquel Trabuco, Edgar Nanques e Sandra Pita. O terceiro grupo é formado por João Paulo Garrinhas, Júlia Brinquete, João Janeiro, Margarida Pires, Nelson Cardoso, Andreia Canário, Nuno Carvalho, João Marçalo, Maria da Conceição Rodrigues e António Simões. Finalmente, o quarto grupo é constituído por Pedro Gameiro, Marco Matroca, Sara Macareno, Carlos Martins, Sónia Branco, António Lagarto Garcia, Rui Santos, Jéssica Rodrigues e Hugo Janeiro.
Estudantes da Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) do Politécnico de Portalegre, da Universidade de Évora e do Instituto Superior de Agronomia participaram em mais uma edição do COMA – Curso de Operadores de Máquinas Agrícolas.
Com mais de quatro décadas de tradição, neste âmbito é o mais antigo curso nacional, que complementa a formação académica com treino prático real, capacitando futuros profissionais para atuar com confiança em operações de mecanização em agricultura.
O curso foi organizado pela Universidade de Évora em colaboração com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P., Centro de Formação Profissional de Évora e contou com a participação do InovTechAgro (Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Setor Agroflorestal) – cuja coordenação está a cargo do Politécnico de Portalegre e da Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, através do Prof. Luís Alcino da Conceição (docente da ESBE) – tendo sido partilhados novos conhecimentos sobre tecnologias disruptivas, mecanização de precisão e digitalização para uma prática agrícola mais eficiente e sustentável. Um momento de partilha de conhecimento fundamental para a constante atualização da agricultura portuguesa.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito com o intuito de “apurar as causas da morte” do forcado de 22 anos, do Grupo de Forcados Amadores de São Manços, que foi colhido por um touro na praça do Campo Pequeno, em Lisboa.
O Ministério Público determinou “a realização de autópsia”, informou esta segunda-feira, 1 de setembro, a PGR.O forcado Manuel Trindade foi colhido, no dia 22 de agosto, por um touro, quando efetuava uma pega, tendo embatido com violência nas tábuas. O jovem foi transportado para o Hospital de São José, onde acabou por falecer na manhã do dia seguinte.
A Casa-Museu Santa Beatriz da Silva, em Campo Maior, celebra hoje, 1 de setembro, o seu 12º aniversário.
Inaugurada a dia 1 de setembro de 2013, o espaço pretende ser um local de reflexão e evocação da obra, vida e espiritualidade da primeira santa portuguesa, nascida em Campo Maior e fundadora da Ordem da Imaculada Conceição.
Este espaço, que guarda memórias, cultura e a identidade campomaiorense, funciona de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas.
Com o início de mais um ano letivo, cresce a consciência sobre a importância da educação ambiental nas salas de aula portuguesas. Para compreender melhor como esta temática está a ser trabalhada junto das escolas, José Janela, representante da Quercus, explica tudo no programa “Ambiente em FM” de hoje.
“É nas escolas que podemos semear muitas das mudanças de que o planeta precisa,” afirma José Janela. Segundo o responsável da Quercus, a educação ambiental é um dos pilares fundamentais da atuação da Quercus. A associação tem desenvolvido projetos educativos em colaboração com escolas de todo o território nacional, alinhando-se com documentos estratégicos como a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Entre os projetos mais relevantes está o Green Cork Escolas, que promove a recolha de rolhas de cortiça para reciclagem. Mais do que uma simples atividade de recolha, o programa lança desafios pedagógicos relacionados com os principais temas ambientais, sempre integrados nos conteúdos curriculares das várias disciplinas.
A Quercus também dinamiza ações regionais como “A Escola vai ao Parque Natural da Serra de São Mamede”, que oferece formações para docentes, sessões interativas nas escolas e saídas de campo, aproximando os alunos da natureza e fomentando um verdadeiro sentido de responsabilidade ecológica. Como explica Janela, “a ideia é levar o território para dentro da sala de aula — e a escola para fora das paredes.”
O programa completo desta segunda-feira para para ouvir no podcast abaixo:
O Tribunal de Elvas decidiu excluir a lista apresentada pelo Movimento Cívico por Elvas à Assembleia de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.
A lista inicialmente entregue não cumpria a Lei da Paridade e o tribunal notificou o mandatário da candidatura para proceder a alterações. Apesar da correção introduzida, o número de candidatos de cada sexo continuou a não respeitar a proporção mínima de 40% exigida por lei, apresentando 61,54% de homens e 38,46% de mulheres.
A lista é liderada pelo atual presidente da Junta, Joaquim Amante, que se recandidatava.
Perante esta situação, e uma vez que a irregularidade se manteve, o Tribunal de Elvas determinou a exclusão da candidatura.
As Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição e o Festival da Juventude decorrem no Castelo de Alandroal, entre os dias 4 e 8 de setembro.
Este ano, as festas contam com as atuações de Toy, no dia 4, de Fernando Daniel, no dia 5, Aurea, no dia 6, e Rita Guerra, no dia 7.
Já o Festival da Juventude conta com nomes como Dj Alan Briats e Dj Brat, no dia 4, Meninos da Favela, Deejay Rifox e Redawn, no dia 5, e Dj Onfire, Tom Enzy e Diego Gonzalez no sábado, dia 6.
Inserida nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição decorre ainda uma Gala Equestre, no dia 5, na Praça de Touros Joel Felizardo Rosado.
Vendas Novas está prestes a celebrar os seus 63 anos como Concelho. Entre sexta-feira e domingo, de 5 a 7 de setembro, a Parada D. Pedro V volta a ser o grande palco da animação, num programa que segue a linha de sucesso dos últimos anos, com muita música, tradição, desporto, sabores tradicionais e atividades para todas as idades.
“Para as comemorações dos 63 anos de elevação de Vendas Novas a concelho temos, mais uma vez, uma edição das Festas do Concelho, também procurando consolidar aquilo que foi o sucesso das edições anteriores. Temos um cartaz musical forte e obviamente, outras atividades que vão decorrer ao longo destes três dias de animação”, começa por dizer o presidente da Câmara de Vendas Novas, Valentino Salgado Cunha.
Do programa de espetáculos fazem parte os concertos de Mickael Carreira na sexta-feira, RFM Time Machine no sábado, e Sara Correia no domingo. “No domingo, que é o feriado municipal, também teremos outras animações musicais, como Insert Coin, o grupo Olha que Pimbalhada, vários DJs que animarão a festa, não só no recinto, mas também no after, junto ao Mercado Municipal”, adianta o autarca. Neste último dia de festa sobem ainda ao palco o Grupo de Cantares dos Reformados, o Grupo de Danças e Cantares Pioneiros de Vendas Novas, o Rancho Folclórico das Piçarras, o Rancho Folclórico da Landeira e “Era uma vez… o Cante”.
No decorrer da festa, será também feita uma homenagem a Manuel Cardante e Clara Isabel, “duas pessoas que promoveram e muito a Bifana de Vendas Novas, com o descerramento de uma placa do agora chamado Jardim Manuel Cardante e Clara Isabel”. “Temos também a entrega do Prémio 5 Estrelas – que mais uma vez as Bifanas foram galardoadas com este prémio – a todas as Casas de Bifanas que estão registadas com a marca da Bifana de Vendas Novas. Teremos também o Show Cooking com o chef Fábio Bernardino e obviamente também uma pequena brincadeira que é o Rei e a Rainha da Bifana”, acrescenta Valentino Salgado Cunha.
“Para além dos artistas e da animação mais cultural, também teremos atividades desportivas, como uma caminhada no Regimento de Artilharia nº 5, torneios de sueca, malha, zumba, provas de ciclismo, passeio de motorizadas organizado pelos nossos bombeiros. Teremos também o mercado da bagageira, algo que já fazemos com muita frequeência; a tarde da criançada, para os mais novos também se divertirem nas brincadeiras mais propícias para eles. Vamos ter também uma exposição de fotografia e também aquilo que já é tradição nas Festas de Concelho: as largadas, que decorrem também muito próximo do recinto”, sublinha.
“Aguardamos, obviamente, que seja um momento de animação, de confraternização, de celebração daquilo que é a autonomia administrativa de Vendas Novas e a nossa identidade própria enquanto concelho e queremos, naturalmente, deixar um convite a todos. Em primeiro lugar e com muito carinho às pessoas de Vendas Novas, que participem das suas festas, mas também a todas as pessoas da região envolvente que muitas vezes vêm a Vendas Novas ou fazem vida em Vendas Novas ou que possam vir aqui participar nas nossas festas, que passem por cá nestes três dias, certamente serão todos bem recebidos, haverá muita animação para todos e esperamos por vós”, remata o autarca.
A elvense Raquel Trabuco venceu este fim de semana, dias 30 a 31 de agosto, mais duas provas de atletismo em Espanha.
No sábado, dia 30, a atleta do Beja Atlético Clube levou a melhor na distância de três quilómetros do XXXV Grande Prémio de Don Benito, subindo ao lugar mais alto do pódio.
Já ontem, domingo, dia 31, em Badajoz, venceu a prova de dez quilómetros do Grande Prémio Tina María Ramos.
Depois dos campomaiorenses terem dito “sim” à realização daquele que é o maior ex-líbris festivo do concelho, já em 2026, a Associação das Festas do Povo vai a eleições esta segunda-feira, 1 de setembro.
A sufrágio apresenta-se uma única lista, liderada por João Manuel Nabeiro, tal como revela o presidente da Assembleia-Geral da direção cessante, Jorge Pedras, que adianta que o ato eleitoral irá realizar-se entre as 18 e as 22 horas, na sede da associação, situada na antiga Escola do Bairro Novo, na Rua dos Combatentes da Grande Guerra.
Da lista que se apresenta a votação, para além de João Manuel Nabeiro, faz ainda parte o antigo presidente da associação, João Rosinha.
“Como o povo diz, só há festas quando o povo quer, por isso esperamos que todos os sócios compareçam e para que contribuam para que as festas sejam uma realidade”, diz Jorge Pedra.
Este ato eleitoral reveste-se de especial importância para assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido pela associação e a preservação de uma das tradições mais emblemáticas e reconhecidas do concelho e do país. A associação apela, por isso, “à mobilização e participação ativa de todos os associados neste momento decisivo para o futuro da instituição”.
Atualmente, a Associação das Festas do Povo de Campo Maior conta com cerca de 400 sócios, que são chamados a votar, nas eleições desta segunda-feira.
Os três agrupamentos de escolas de Elvas vão passar a contar com novas designações, dentro em breve.
A medida, tomada em Conselho Pedagógico, e entretanto aprovada em Conselho Municipal de Educação, explica a vice-presidente da Câmara de Elvas, Anabela Cartas, surge, sobretudo, tendo em conta os problemas que, até então, se originavam pela confusão entre duas escolas dos Agrupamentos nº 1 (Boa-Fé) e nº 2 (Santa Luzia). “Gerava-se uma grande confusão na hora dos pais comprarem os manuais escolares, também na hora dos professores concorrerem às escolas e até mesmo na entrega de encomendas e do correio, porque o Agrupamento nº 1 tinha a escola nº 2 e o Agrupamento nº 2 tinha a escola nº 1”, explica a autarca.
Posto isto, o Agrupamento nº 1 passará a designar-se Agrupamento Adelaide Cabete; o nº 2 a Agrupamento de Santa Luzia; e o nº 3 a Agrupamento D. Sancho II.
Ainda assim, e segundo explica a diretora do Agrupamento nº 1, Paula Rondão, com a extinção da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGAE), espera-se apenas, e depois de todo o processo desencadeado, pelo “ok” do Ministério da Educação. “Foi a Conselho Pedagógico, foi a Conselho Geral, foi a Conselho Municipal de Educação e seguiu para a DGAE, mas a DGAE vai ser extinta e, então, é capaz de demorar um bocadinho de mais”, esclarece a professora.
“Entraremos (neste novo ano letivo) com o nome de Agrupamento nº1, mas esperemos que, o mais rápido possível, seja feita a alteração, para que se passe a chamar Adelaide Cabete”, remata Paula Rondão.