Carlos Flores apresenta objetivos do PS para a Câmara de Arronches

A apresentação da candidatura do Partido Socialista de Arronches, às próximas eleições autárquicas, tem lugar amanhã, dia 1, pelas 18 horas, no Jardim do Fosso.

Sob o lema “Mais ambição, mais união, mais Arronches”, será dado a conhecer o projeto que o PS apresenta para o futuro do concelho. O candidato à presidência da Câmara Municipal de Arronches, Carlos Flores, irá intervir para expor a sua visão e principais prioridades para o desenvolvimento local.

O evento contará ainda com a presença de Pedro Costa, convidado especial.

Paralelamente, o Partido Socialista de Arronches dará início a um conjunto de sessões temáticas abertas à população, que terão lugar na sede de campanha, na Rua Movimento das Forças Armadas, nº 41, sempre às 18h30. A temática é a seguinte: 4 de setembro – Educação, Juventude e Desporto10 de setembro – Ação Social, Saúde, Ambiente e Mundo Rural17 de setembro – Associativismo, Cultura, Património e Turismo26 de setembro – Habitação, Economia, Mobilidade e Obras PúblicasEstas iniciativas visam promover a proximidade, ouvir os munícipes e integrar os seus contributos no projeto autárquico do PS para a construção conjunta do futuro do concelho.

João Pedro Correia é candidato do MCPE a Barbacena e Vila Fernando

João Pedro Correia é o candidato no Movimento Cívico por Elvas à presidência da União de freguesias de Barbacena e Vila Fernando.

A apresentação da candidatura aconteceu obtem, sábado, dia 31, seguida de um jantar convívio nas Festas da Boa Fé.

Para Rondão Almeida e a sua equipa, “não basta o trabalho que foi feito no decorrer do mandato. Temos também a obrigação de correr todo o concelho, agradecendo o apoio que sentimos no decorrer do mandato e pedir a cada um dos elvenses, que nos voltem a dar a sua confiança para mais quatro anos”.

”O Elvas” segue em frente na Taça de Portugal com vitória 3-0 nos Açores

”O Elvas” segue em frente na Taça de Portugal com vitória 3-0 nos Açores, está tarde diante do Lusitânia.

Na primeira parte, Cleiton marcou aos 21 minutos, resultado ao intervalo. O Lusitânia ficou reduzido a 10 jogadores.

Na segunda parte, de livre direto Medina fez 2-0, numa jogada onde um açoriano foi expulso por agarrar um jogador isolado. Janickson fez logo a seguir o 3-0, com que fechou a partida.

MAEE com Ateliers de Férias para os mais pequenos nos dias 3, 5 e 10 de setembro

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires vai proporcionar um conjunto de atividades aos mais novos, nos próximos dias 3, 5 e 10 de setembro, no período entre as 10h30 e as 12h30.

A programação destes Ateliers de Verão, que contempla um conjunto de atividades pedagógicas de caráter lúdico, tem como objetivo a ocupação dos pequenos neste período ainda de pausa letiva. As atividades são destinadas a crianças dos seis aos dez anos.

Os interessados em participar devem fazer a sua inscriação através do telefone 268 624 601 ou do email mae@cm-elvas.pt. as vagas são limitadas.

Onda Flameco na última noite das Festas da Boa-Fé

Depois de disputadas as finais, em Iniciados, Seniores e Veteranos do Torneio de Futsal dos Hortelões, no Pavilhão do Ciclo da Boa-Fé, e um almoço-convívio entre os atletas e treinadores, a programação das festas daquele bairro da cidade de Elvas conta ainda este domingo, 31 de agosto, com uma eucaristia, uma garraiada, dois espetáculos musicais e animação com DJ.

A Eucaristia Solene do Jubileu dos 50 anos da inauguração da Igreja do Senhor Jesus da Boa-Fé está marcada para as 18 horas. Segue-se, pelas 19h30, a garraiada, com prémios para as melhores pegas.

A partir das 21h30, haverá espetáculos musicais com Carlos Graça e Onda Flamenco, com a festa a chegar ao fim às 4 horas, após mais noite de animação com DJ no espaço do Unosso Bar.

Câmara Municipal de Mora assegura aquisição dos cadernos de fichas para todos os alunos do concelho

A Câmara Municipal de Mora vai assegurar, no ano letivo 2025/2026, a aquisição dos cadernos de fichas para todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Mora, desde o 1.º até ao 12.º ano.

“Vamos continuar o que estávamos a fazer, que é a oferta dos cadernos de fichas, com o objetivo de ajudar as famílias. É uma forma de apoiar todas as famílias que temos no concelho, com uma pequena ajuda, que é o valor dos cadernos de fichas que vão ser comprados às únicas duas papelarias que temos no concelho, por forma também a ajudar estas papelarias no seu negócio”, explica a presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço.

Com este apoio, a autarquia acaba por fazer “dois ou três em um”: “ajudar as famílias, porque sabemos que nesta altura do ano, com o iniciar da escola é, às vezes, complexo para algumas famílias, portanto é uma pequena ajuda. E também para ajudar aqui o nosso comércio local, as nossas papelarias, sendo que (os livros adquiridos) são divididos pelas duas, para ajudar a toda a gente”.

Susana Freitas Pinto expõe “Por Detrás do Balcão” no MAEE

“Por Detrás do Balcão” é o título da exposição fotográfica da elvense Susana Freitas Pinto, inaugurada este sábado, 30 de agosto, no MAEE – Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires.

O acervo da mostra é composto por cerca de três dezenas e meia de retratos de comerciantes e empresários elvenses, fotografados literalmente atrás dos balcões dos seus estabelecimentos.Entra as fotografias expostas há a particularidade de dois dos retratados terem entretanto falecido – Joaquim Manuel Lopes e José Baptista – e três dessas lojas terem encerrado as portas.

Coube à mãe de Susana Pinto, Amélia Freitas fazer a apresentação da exposição e do tributo ao comércio local que a mesma significa.

A mostra “Por Detrás do Balcão” fica patente ao público até 30 de setembro, numa iniciativa conjunta do MAEE e do Município de Elvas.

Vila Viçosa: Festa dos Capuchos com “oferta diversificada” para agradar a todos os públicos

Vila Viçosa celebra, em setembro, um “dos acontecimentos mais importantes da sua identidade”: a Festa dos Capuchos.

Este ano, a ter lugar entre os dias 11 e 15 de setembro, o evento, organizado pela Câmara Municipal de Vila Viçosa conta com espetáculos de Zé Pedro Sousa, R.A.Y.A., Nuno Ribeiro, Mickael Carreira e Quim Barreiros.

Lembrando que estas festas traduzem-se sempre “em momentos de convívio e reencontro entre calipolenses”, o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, explica que a autarquia decidiu investir “bastante” na programação cultural do certame, que “marca o calendário de eventos” da região. “Vamos ter vários momentos importantes e aquilo que tentámos fazer foi fazer essa aposta na programação cultural. Vamos ter também um momento bastante importante no Cineteatro Florbela Espanca, no sábado, com a exibição de alguns filmes, que retratam as Festas dos Capuchos, nos anos 60 e 70, através do foco de José Ramos”, adianta o autarca.

Tiago Salgueiro, que não tem dúvidas de que a programação do evento é “muito apelativa” para aqueles que visitam Vila Viçosa, lembra que estas festas populares já se realizam desde o século XIX. Com o cartaz de espetáculos preparado, a Câmara Municipal procura ter uma “oferta diversificada” para abranger todo o tipo de públicos.

As festas, como habitualmente, para além dos espetáculos musicais, contarão com as tradicionais largadas de touros, fogo de artifício e diversos eventos culturais e religiosos. 

Hilton inaugura primeiro hotel na vizinha Estremadura no Palácio de Godoy em Cáceres

O primeiro hotel da multinacional norte-americana Hilton na vizinha Estremadura será inaugurado oficialmente no próximo dia 19 de setembro, após quase uma década de processos burocráticos e dois anos de obras. Contudo, já a partir da próxima semana começará a receber os primeiros hóspedes.

Com um investimento superior a 13 milhões de euros, o novo hotel de luxo foi instalado no histórico Palácio de Godoy, com o objetivo de recuperar e valorizar um dos mais importantes ícones arquitetónicos da cidade de Cáceres.

O novo Hilton conta com 73 quartos, incluindo oito suítes, um restaurante e um bar com comidas e bebidas típicas, espaço para reuniões e eventos, spa, ginásio, piscina interior e um bar no terraço.

A autarquia de Cáceres classifica o projeto como uma “investimento estratégico para posicionar Cáceres no turismo internacional”, sublinhando o potencial dinamizador desta nova unidade hoteleira para o centro histórico.

A cidade de Cáceres é Património Mundial da UNESCO desde 1986, distinção que reconhece o seu centro histórico único, marcado por muralhas medievais, palácios renascentistas e ruas estreitas que preservam a autenticidade de séculos de história, tendo sido escolhia como cenário de inúmeros filmes e séries de tv, com destaque para a “Guerra dos Tronos”.

Amantes de puzzles desafiados em Elvas durante 24 horas

Uma centena de pessoas em representação de 13 equipas de Portugal, Espanha e Japão participam este fim-de-semana no 1° Torneio de Puzzles de Elvas, a decorrer numa nave do Centro de Negócios Transfronteiriço.

A competição, que tem a duração “non stop” de 24 horas, teve início às 12h00 de sábado, 30 de agosto, e culmina como tal ao meio-dia deste, domingo 31.A organização pertence à Associação Portuguesa de Puzzles, sediada em Alcobaça, que aceitou o desafio lançado pelo Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes e contou com o apoio do Município de Elvas na cedência das instalações.

Cada equipa é composta por oito elementos, que se vão revezando em turnos de quatro, tendo por objetivo montar o maior número de puzzles, com números de 1000, 1500 ou 2000 peças cada.

Concerto de verão da Banda 1º de Dezembro este domingo à tarde em Campo Maior

A Banda 1º de Dezembro promove, este domingo à tarde, 31 de agosto, um concerto de verão, no adro da Igreja de São João, em Campo Maior.

Este será um espetáculo em que, de acordo com o maestro Francisco Pinto, irão ser apresentados temas de bandas e artistas conhecidos do grande público: Coldplay, Scorpions, Queen, Europe, ABBA e Michael Jackson. “No fim vamos fazer ainda uma homenagem ao grupo mais antigo de rock que temos em Portugal, que continua aí com grande força, os Xutos & Pontapés. Vamos tentar tocar o primeiro álbum deles”, adianta.

“Mostrar ao povo que estamos bem vivos e que a banda não parou”, assegura Francisco Pinto, é um dos grandes objetivos deste concerto. A par deste, a filarmónica campomaiorense tem já mais três espetáculos preparados. Por outro lado, o maestro defende que este tipo de espetáculos serve para “juntar gerações”: “temos miúdos de nove anos, das Escolas de Música, até um outro músico já com 88 anos”.  

Com o repertório a ser apresentado neste concerto a intenção é atrair possíveis futuros músicos para a banda, revela ainda o maestro, que recorda o sucesso que fizeram, recentemente, aquando da abertura de um espetáculo de Sério Rossi, na freguesia de São Vicente e Ventosa. “As pessoas pensavam que iam ouvir o habitual que toca uma filarmónica, aquelas marchas, e não. Viram um grupo de 25 elementos a fazer um espetáculo em que as ficaram pasmadas. No fim, vieram-nos agradecer e dizer que nunca esperavam que a banda fizesse o espetáculo que fez”, lembra.

Ainda que gostasse de contar com um grupo de cordas neste espetáculo, sobretudo para a interpretação dos temas dos Scorpions, Francisco Pinto garante que a banda dará “o seu melhor”.

O início do espetáculo está marcado, este domingo, para as 17h30.

Nova viatura ligeira dos Bombeiros de Elvas fará a diferença no combate às chamas em locais de difícil acesso

Os Bombeiros Voluntários de Elvas estão prestes a reforçar a sua frota automóvel com uma viatura ligeira de combate a incêndios, que, juntamente com uma ambulância de transporte de doentes sentados, resulta de um investimento na ordem dos 110 mil euros.

Este veículo de combate a incêndios, que era um desejo antigo do comandante da corporação, Paulo Moreiras, tal como o próprio explica, será importante para fazer face aos fogos que possam deflagrar, por exemplo, no centro histórico de Elvas. “O centro histórico tem limitações do ponto de vista das ruas e das acessibilidades, que não vão mudar. Temos é que adequar os meios que compramos em função daquilo que são as condições, neste caso, daqueles a quem temos de prestar socorro”, explica.

Trata-se de uma viatura que “prima” por ser um veículo ligeiro, ao contrário dos outros que os Bombeiros de Elvas têm, de combate a incêndios, no seu parque automóvel, “não existindo aqui a exigência de ter carta de condução de veículos pesados para poder manusear este veículo”.

Por outro lado, este veículo permitirá aos operacionais dar uma melhor resposta a incêndios que possam deflagrar em contentores do lixo, sendo este “um fenómeno”, entre “atos de puro vandalismo ou negligência”, que, cada vez mais, afeta a cidade, muitas vezes, em zonas de difícil acesso.

“Este carro, garantidamente, vai trazer-nos também uma melhor capacidade resposta também no espaço de ambiente rural, onde se revela extremamente eficaz, porque um veículo florestal de combate a incêndios não entra tão facilmente numa zona de olival, numa zona de floresta mais fechada”, garante o comandante. Prova disso foram, este verão, os incêndios entre Vila Fernando e Barbacena, onde o combate às chamas se revelou mais eficaz quando apoiado pelos veículos ligeiros das Brigadas de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, da Força Especial de Sapadores Bombeiros Florestais sediada na Serra de São Mamede e das equipas da Unidade Especial de Proteção e Socorro da GNR.