
O Município de Avis implementou a Recolha Porta-a-Porta de Biorresíduos, promovendo uma gestão mais sustentável dos resíduos orgânicos. A iniciativa teve início no passado dia 31 de julho, na Freguesia de Figueira e Barros.
Esta é “uma obrigação legal que o Município tem que cumprir e um serviço gratuito que o Município presta”. Em Figueira e Barros, a recolha será feita, semanalmente, nas manhãs de terça e de sexta-feira.
Os munícipes devem deixar o saco fechado no balde castanho, também fechado, na noite anterior ou pela madrugada, do lado de fora da porta, de forma a que os funcionários municipais possam efetuar a recolha do saco cheio e deixar sacos vazios.
A Recolha Porta-a-Porta de Biorresíduos é um modelo “mais cómodo e sustentável que contribui para a melhoria do ambiente”.
“Ao separar os biorresíduos, além de reduzir as suas deslocações ao contentor habitual, estará a diminuir a quantidade de recursos desperdiçados que vão parar ao aterro, contribuindo assim para lhes dar uma nova vida, através da sua transformação em composto orgânico para utilização na agricultura. No concelho de Avis, a produção deste composto é assegurada pela Valnor”, revela a autarquia.