Skip to content

CIMAA em destaque na execução efetiva do Alentejo 2030

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participou na passada quinta-feira, 31 de julho, numa reunião de trabalho e articulação para a execução do Programa Regional Alentejo 2030, que decorreu nas instalações da Autoridade de Gestão do Alentejo 2030, em Évora.

A reunião contou com a presença de todas as Comunidades Intermunicipais do Alentejo, do Presidente e Estrutura da Autoridade de Gestão do Alentejo 2030, do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, e da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C).

Neste fórum foi enaltecido o trabalho efetuado pela CIMAA, entidade de gestão intermédia dos fundos comunitários, mais concretamente pela sua Estrutura de Apoio Técnico, que em articulação com os 15 municípios, conseguiu uma execução efetiva de 5.139.207,00€ à data de 28 de julho. Assim, a previsão é de que a CIMAA irá cumprir a regra N+3, definida para outubro, de 9 milhões de euros de execução efetiva.

Estes dados, para além de destacarem o trabalho que tem sido efetuado por autarcas e equipas técnicas, voltam a afirmar a coesão territorial em torno do desenvolvimento do Alto Alentejo.

Este quadro comunitário de apoio está assente em três grandes eixos de intervenção: provisão dos serviços públicos, reforço do sistema urbano policêntrico e ainda a valorização dos ativos territoriais, com uma dotação prevista para o Alto Alentejo de cerca de 70 milhões de euros.

Compartilhe este artigo: