Melhores alunos da Secundária de Estremoz distinguidos com prémios de excelência e valor

Realizou-se na passada quarta-feira, 23 de julho, na Escola Secundária Rainha Santa Isabel, em Estremoz, a entrega dos diplomas de conclusão do 12⁰ ano e dos prémios dos Quadros de Excelência e Valor relativos ao ano letivo 2024/2025.

Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, José Daniel Sádio, e a vereadora do pelouro da Educação, Sónia Caldeira.

O presidente da Câmara que felicitou todos alunos, respetivas famílias e professores pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo que levou às distinções de Excelência e Valor.

O Município de Estremoz “deixa os seus votos de boas férias e as maiores felicidades na concretização dos seus sonhos aos alunos que terminaram o 12.º ano”.

Monforte restabelece o fornecimento de água gradualmente para identificar o problema

O abastecimento de água em Monforte foi interrompido inesperadamente. A retoma está prevista de forma gradual para as 15h, exceto em algumas ruas para facilitar a identificação do problema. Desde as 9 horas, as Águas de Portugal têm fornecido 35 m³/h, e os depósitos estão cheios graças ao apoio dos Bombeiros de Monforte.

Apesar de haver água suficiente, suspeita-se de uma ruptura ou falha ainda não localizada. Está a ser feita uma gestão por zonas para equilibrar o sistema. Pede-se à população que use a água com moderação. As equipas continuam empenhadas, embora não com a rapidez desejada.

Comunicado do presidente da Câmara de Monforte:

Falta de água na Freguesia de Monforte

Em primeiro lugar pedimos desculpa por este transtorno enorme. Garantimos que dizer que estamos a trabalhar arduamente para retomar o abastecimento, o mais rápido possível.

Notas importantes:

Às 15h, iremos restabelecer o abastecimento em toda a vila, excepto na secção da Rua do Sr. Da Boa Morte, Rua das Courelas e Misericórdia. Para despistar a causa do desaparecimento da água de forma tão repentina.

Peço encarecidamente para utilizar a água que irá aparecer da forma mais eficiente possível. Ver se conseguimos equilibrar o sistema (água que entra no depósito, juntamente com a armazenada, conseguir compensar a que se consome)

Hoje, por volta das 9h, as águas de Portugal começaram a fornecer 35 m3/h,

Os depósitos dos furos da Torre das Figueiras, estão cheios, com a incansável colaboração e auxílio dos nossos Bombeiros.

Portanto, indubitavelmente a água que temos em alta (nos depósitos para abastecer) é suficiente. Se ela não chega para o abastecimento às casas estar assegurado, é porque existe efetivamente uma rutura de grandes dimensões e ainda não a conseguimos detetar, ou outra causa que também ainda não descobrimos. Daí a estratégia agora adotada, ser a de seccionar zonas e perceber se o sistema atinge o tão desejado equilíbrio e compensa a entrada e o consumo.

Acreditem que apesar do cansaço estamos empenhados em solucionar….. não está é a acontecer com a brevidade que gostaríamos.

O Presidente da Câmara

Gonçalo Nuno Lagem”

Academia Sénior Santa Clara com inscrições abertas para o próximo ano letivo

A Academia Sénior Santa Clara, em Portalegre, já tem inscrições abertas para o ano letivo 2025/2026.

Com uma diversidade de atividades pensadas para promover o bem-estar físico, emocional e psicológico, a Academia Sénior tem uma vasta oferta para todos os interessados com mais de 50 anos: “aulas, oficinas, tunas, passeios e momentos de convívio que estimulam a mente, o corpo e o coração”.

“Seja através de música, arte, dança, história ou jogos, na Academia Sta. Clara há espaço para descobrir novas paixões e fortalecer amizades”, lê-se na página de Facebook da Câmara Municipal de Portalegre.

As inscrições encontram-se abertas até 29 de agosto, podendo ser feitas na Biblioteca Municipal de Portalegre, através do email academia.stclara@cm-portalegre.pt ou do contacto 963 738 263.

Município de Avis convida a caminhada pela “Flora de Avis no Brilho do Ocaso” a 9 de agosto

A Caminhada “A Flora de Avis no Brilho do Ocaso” proposta pelo Município de Avis no seu Calendário Anual de Caminhadas e Passeios, está marcada para 9 de agosto, numa iniciativa que terá início, às 18h30, no Jardim Público Municipal, junto ao Quiosque.

O passeio, uma ação de sensibilização ambiental e de divulgação do Património Natural integrada no Programa de atividades da Bandeira Azul 2025, vai contar com um percurso circular de aproximadamente 3,5 quilómetros, que permitirá aos participantes conhecer algumas das espécies arbóreas, como o lodão-bastardo, a olaia, o sobreiro, a tília de folhas pequenas, entre outras, e arbustivas, nomeadamente o medronheiro, o pilriteiro e a murta, num conjunto que pretende demonstrar a relevância das espécies autóctones que povoam a flora urbana de Avis, bem como apreciar o magnífico pôr do sol na Albufeira do Maranhão.

Ainda a passagem pelo Corredor Ciclável e Pedonal, um Projeto que criou uma ligação pedestre, segura e aprazível, da Vila ao Clube Náutico e que se refletiu no aumento da prática de atividade física (caminhada, corrida, bicicleta, etc.), passando a ser um lugar privilegiado como destino de passeios de lazer, ao mesmo tempo que reduziu as deslocações a este local através de veículos motorizados, promovendo uma mobilidade mais ecológica e sustentável.

As inscrições, embora gratuitas, são obrigatórias e estão abertas até ao dia 7 de agosto, através do preenchimento de um formulário (disponível aqui).

A atividade, classificada como uma EcoEvento, está inserida na Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e conta com o apoio da Freguesia de Avis e da Associação Desportiva e Recreativa “Amigos do Atletismo de Avis” – ADRAAA, da Estação Náutica de Avis, Bandeira Azul e Praia Fluvial do Clube Náutico de Avis.

Este sábado à noite há concerto da Banda Sinfónica da PSP em Estremoz

A Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública atua este sábado, dia 26 de julho, pelas 21h30, junto ao Lago do Gadanha, em Estremoz.

A Banda Sinfónica da PSP teve origem num agrupamento de elementos policiais com conhecimentos de música, que pertenciam ao então Comando Distrital da PSP de Lisboa – atual Comando Metropolitano.

O reconhecimento público do seu mérito é notório, tendo já atuado nos mais distintos auditórios nacionais, tais como: Teatro Nacional de S. Carlos, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém e no Teatro Bernardim Ribeiro, por diversas vezes.

Este concerto insere-se nas Comemorações do 150.º Aniversário do Comando Distrital de Évora.

Borba é este fim de semana a “capital” do graffiti

Borba volta a ser a “capital” do graffiti, com a realização, ao longo deste fim de semana, de mais uma edição do SACANA Graff Fest.

O evento, que arrancou já ontem, 25 de julho, até amanhã, dia 27, organizado pela Associação S.A.C.A.N.A. em parceria com a Câmara Municipal de Borba, reúne entre 20 e 30 artistas, “que vão estar a graffitar, que vão envolver-se com a população”, revela a vereadora Sofia Dias. “Depois pretendemos marcar este festival com duas ou três pinturas que ficarão patentes nas paredes junto ao Mercado Municipal”, diz ainda.  

Pintura de graffiti ao vivo, street art, flash tattoos, exposições de arte urbana, workshops de graffiti e uma feira de arte são alguns dos atrativos do evento, que conta também com zona de campismo. Um dos momentos mais aguardado do festival acontece este sábado, 26 de julho, com as atuações de Valas, Bob O Vermelho, D.Beat, Nerve e o DJ E-ME.

A entrada no festival é gratuita.

Continente promove “Festa na Praça” em Elvas este sábado

No âmbito das comemorações dos seus 40 anos, o Continente convida a população de Elvas a celebrar o verão com a estreia da “Festa na Praça”, este sábado, dia 26 de julho, na Praça da República, entre as 17 horas e a meia-noite.

A programação do evento inclui concertos ao vivo e animação com talentos locais; cinema ao ar livre, com filmes escolhidos pelas comunidades no site do Continente; espaços gastronómicos com sabores para todos os gostos, incluindo a Grelha do Chakall (na imagem), salgados Continente, Grab&Go, Padaria e Pastelaria, e a Cozinha Continente sobre rodas; mercado de artesãos locais, atividades infantis e espaço pet friendly.

Com entrada livre e pensada para toda a família, esta iniciativa itinerante vai transformar dez praças emblemáticas de norte a sul do país em verdadeiros palcos de convívio, cultura e gastronomia, até 31de agosto.

A “Festa na Praça” celebra a ligação do Continente às comunidades locais, promovendo a portugalidade, a sustentabilidade e o acesso democrático à alimentação de qualidade.

Feira do Chocalho em Alcáçovas até domingo (c/fotos)

A Feira do Chocalho começou esta sexta-feira e prolonga-se até domingo, dia 27, na vila de Alcáçovas, no Largo da Gamita.

Cerca de 40 expositores marcam presença no certame organizado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, em parceria com as associações locais.

Na inauguração Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, em declarações à RNA, salientou que “o ponto alto, obviamente, este ano são os 10 anos da arte chocalheira e do reconhecimento da Unesco, desde que foi considerado património imaterial e cultural da Unesco, portanto, é o ponto alto desta feira. Apesar das outras coisas todas, temos sempre os espetáculos que enriquecem também muito esta feira, temos uma pequena amostra de alguns animais também, mas para Alcáçovas e para o nosso concelho é mais uma oferta que nós damos aos nossos munícipes”.

“Esta feira é a exaltação, deste património que é identitário desta região. Conseguimos chamar a atenção nestes dias, nestas semanas que se faz a publicidade, fala-se sempre dos chocalhos, fala-se da arte chocalheira”, sublinhou o autarca.

 No que diz respeito ao cartaz da feira, Luís Miguel Duarte, refere que “amanhã a artista é a Nena, vamos ter os Vizinhos também, que estão bem no auge da música. Depois temos sempre ali as nossas tasquinhas onde nós nos juntamos uns com os outros, onde nós conversamos, reunimos com os grupos. É sempre, portanto, um bom complemento para a nossa feira”.

“Isto é, acima de tudo, um grito de alerta, porque a arte chocalheira tal e qual como outras que nós todos conhecemos, podem acabar de um momento para o outro. E aqui é um reconhecimento e é um chamar de atenção. Temos aqui uma coisa muito importante, temos aqui uma arte muito bonita, que nos pode levar a muito lado, mas está em risco de morrer. E então, aqui, eu normalmente digo, é um grito de alerta, olhem para a arte chocalheira”, concluiu.

Espetáculo de Luís Trigacheiro este sábado à noite nas festas de Vila Boim

Este sábado, dia 26 de julho, a animação nas festas de verão de Vila Boim começa às 10 horas, com uma arruada com a Charanga das Fresquinhas.

No palco da Praça da República, às 16 horas, há animação musical com Diatónicos e, na Praça de Touros, às 18 horas, é promovida uma garraiada, que contará com a animação da Charanga das Fresquinhas.

Uma prova de atletismo e um espetáculo dos Corda Bamba, às 20 horas, são outros dos atrativos deste segundo dia de festas, que, ainda antes de um concerto de Luís Trigacheiro (23 horas), conta com uma atuação dos Onda Flamenco (22 horas).

O DJ de serviço, a partir das 2 horas, é S-Silva.

Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior conta com uma adesão cada vez maior do serviço de voluntariado

Inserido nas suas atividades de verão, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior tem a decorrer um programa de voluntariado, que consiste na alocação de jovens que queiram passar o seu tempo livre com os utentes desta instituição, auxiliando os funcionários nas mais diversas áreas.

De acordo com Rosália Guerra, técnica na Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, a presença destes voluntários ajuda a gerir melhor as ausências nas férias dos colaboradores, trazendo consigo uma nova vida às atividades de verão. Para tal, o serviço de voluntariado debruça-se sobre várias vertentes, desde do acompanhamento a pessoas que estão no domicílio, como também nas atividades de ocupação no Centro de Dia e no respetivo Lar.

Para além de todo o auxilio prestado diariamente e a entreajuda com os próprios colaboradores, segundo a técnica, o contacto intergeracional entre os voluntários e os utentes da Santa Casa, “é fundamental para troca de experiências e transmissão de conhecimentos”.

Trabalhando com uma equipa multidisciplinar, Rosália Guerra refere que a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior encontra-se nesta altura do ano a preparar um novo modelo de intervenção.

Festival Sete Sóis Sete Luas: Vicente Grenho viajou até Itália e Marrocos para dar a provar os seus melhores pratos

No âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas, que se faz de música, arte, cultura e gastronomia de várias partes do mundo, o chef elvense Vicente Grenho viajou, recentemente, até Itália e Marrocos, para dar a provar alguns dos seus melhores pratos.

Embora o responsável pelo festival, o italiano Marco Abbondanza, já tentasse convencer Vicente Grenho a participar no evento há alguns anos, só agora teve oportunidade de embarcar nesta aventura “riquíssima”, depois de se reformar.

Recebido com “um carinho especial”, Vicente Grenho teve em Itália “uma das melhores experiências” da sua vida. “Fiz lá a nossa cozinha alentejana, as nossas tradições, mas também aprendi as tradições dele”, começa por recordar. Presinhas do Alguidar à moda de Elvas com migas de tomate, gaspacho à alentejana e o célebre Bacalhau Dourado foram algumas das iguarias que fizeram as delícias de quem teve oportunidade de as degustar.

Já em Marrocos, Vicente Grenho encontrou uma realidade “um bocadinho diferente” daquela que conheceu em Itália. Numa pequena viagem de mini-bus, acompanhado por cinco músicos franceses e de Marco Abbondanza, ao deparar-se com “casas sem portas e sem janelas”, sentindo-se “impotente”. “No dia anterior tinha estado a fazer comida e todos comeram que foi uma maravilha e, no dia seguinte, vejo aqueles pobres ali sentados à porta”, recorda, descrevendo a situação como um verdadeiro “choque de realidade”.

Sendo que também a fadista elvense Soraia Branco tem já participado neste festival além-fronteiras, Vicente Grenho revela que está tudo já programado para que, em 2027, ambos levantem voo em direção a Cabo Verde.

Já a passagem da 33ª edição do Festival Sete Sóis Sete Luas por Elvas chega este sábado, 26 de julho, ao fim, com um concerto do italiano Ambrogio Sparagna, no Ciclorama do Jardim Municipal. Este espetáculo, que é antecedido de uma degustação de pratos de Itália, confeccionados pelo chef Steffano Campazzi, está marcado para as 21h30.