Um indivíduo português foi detido por suspeitas de ter assaltado um banco em Gévora, Badajoz. O assalto, à mão armada, aconteceu numa agência da Caja Rural, na passada segunda-feira, dia 21 de julho, e a detenção ocorreu esta quarta-feira.
O roubo ocorreu cerca do meio-dia e meia, hora portuguesa, quando dois indivíduos entraram no banco e ameaçaram todos os presentes com uma arma. Foram roubados cerca de 250 euros e um telemóvel de um cliente.
Após o assalto com contornos violentos, os suspeitos fugiram num veículo com matrícula portuguesa, mas deixaram cair parte do dinheiro, que foi recuperado num parque. A viatura foi localizada dois dias depois pela Guarda Civil, levando à identificação e detenção de um dos suspeitos.
O Município de Vendas Novas e as Juntas de Freguesia de Vendas Novas e Landeira levam a cabo mais uma edição do Programa de Comparticipação de Medicamentos aos Idosos Carenciados do Concelho. Apoiando, em todo o concelho, um total de 160 idosos, este programa tem candidatur abertas até amanhã, 25 de julho.
“Este apoio, este ano, excecionalmente, irá funcionar por 14 meses, para tentarmos ajustar o apoio anual ao ano civil, porque normalmente este programa decorria entre novembro até outubro do ano seguinte, fazendo os 12 meses”, começa por explicar Susana Gonçalves, vereadora da Câmara Municipal de Vendas Novas.
O valor que cada idoso poderá beneficiar durante estes 14 meses é de 175 euros. “Sabemos que não é muito, se calhar grande parte dos idosos acaba por gastar nos primeiros meses este valor, mas a verdade é que realmente acaba por ser uma ajuda. Temos sempre muitas candidaturas para estes apoios e é uma mais-valia para esta população”, acrescenta a autarca.
Para a candidatura a este apoio, os idosos precisam, para além dos seus documentos de identificação, de apresentar “um talão da farmácia ou uma declaração da farmácia com a média do valor que costumam gastar por mês”. “Alguns idosos têm uma medicação certa por mês e é fácil conseguir perceber qual é que é o valor gasto mensalmente em medicamentos. Depois é apresentar os seus rendimentos e as suas despesas”, remata Susana Gonçalves.
Este apoio destina-se a uma faixa etária particularmente vulnerável, que enfrenta elevados encargos com medicação essencial ao seu bem-estar e que não pode ser dispensada. Ao contribuir para aliviar estes custos, a autarquia de Vendas Novas, em parceria com as duas juntas de freguesia, ajuda a garantir que os idosos continuam a ter acesso aos medicamentos de que necessitam, promovendo assim a sua saúde e qualidade de vida.
Decorreu, no passado dia 22 de julho, nas instalações da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE), a sessão de kick-off do protocolo firmado entre o Politécnico de Portalegre, a ULSAALE e a empresa 2Logical, que visa a promoção de iniciativas conjuntas no domínio da gestão de valor em saúde.
O acordo tem por objetivo principal desenvolver conhecimento tendo por base dados disponíveis na ULS Alto Alentejo, com o propósito de gerar insights relevantes e acionáveis que apoiem a melhoria contínua da prestação de cuidados de saúde, a gestão operacional e a tomada de decisão estratégica.
Articulam-se, assim, a capacidade investigadora do Politécnico de Portalegre, nomeadamente através do CARE − Centro de Investigação em Saúde e Ciências Sociais, a expertise e capacidade de mobilizar dados da ULSAALE e o apoio metodológico da 2Logical.
Uma colisão de duas viaturas ligeiras de passageiros, na Estrada Nacional 4 (EN4), junto a Vila Boim, resultou em cinco feridos leves, na tarde desta quinta-feira, 24 de julho. Todos os feridos deste sinistro foram transportados ao Hospital de Santa Luzia.
O alerta para a ocorrência foi dado às 15h32, sendo que para o local foram mobilizados 19 operacionais, apoiados por oito viaturas.
O Município de Alandroal acaba de lançar o concurso público para a obra de pavimentação da Rua da Fé, em Hortinhas (Terena).
Trata-se, de acordo com a autarquia, de “uma via de acesso a várias habitações, bem como ao depósito elevado de abastecimento de água daquela localidade, que se encontra desde sempre em terra batida”.
Com um preço base de 98.750 euros, mais IVA, o concurso foi publicado ontem, 23 de julho, em Diário da República. A apresentação de propostas pode ser feita até 13 de agosto.
A intervenção, que inclui trabalhos de terraplenagem, drenagem, pavimentação e instalação de sinalização de segurança, tem um prazo de execução previsto de 60 dias.
A Câmara Municipal de Elvas aprovou esta quarta-feira, 23 de julho, em reunião do seu executivo, realizada em Barbacena, a proposta de concessão de Auxílios Económicos para a Aquisição de Material Escolar para o Ano Letivo 2025/2026, assim como a Receção da Comunidade Educativa – Ano Letivo 2025/2026, por unanimidade.
Aprovada a receção de candidaturas ao Programa OMTL de curta duração e a listagem definitiva para Juízes Sociais.
Os eleitos aprovaram ainda a cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço para a realização da 2ª Edição da Feira de Antiguidades, Velharias, Colecionismo de Elvas, e a proposta de adiamento do Encontro de Bandas da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre para 2026.
Os eleitos tomaram conhecimento do valor da comparticipação financeira não reembolsável da candidatura “Aquisição e Reabilitação de 15 fogos nas Freguesias Rurais” – SIGA 64789, e da aprovação da candidatura “Concerto do 13º Aniversário Elvas Património Mundial”.
Ratificadas duas cedências de transporte e a proposta de realização da Expo São Mateus 2025 e respetivas Normas de Participação.
Atribuídos apoios à Arkus – Associação Juvenil, Rancho Folclórico de Elvas, Sociedade Recreativa de Vila Fernando, Associação dos Amigos de Vila Fernando, Associação de Caçadores de Santa Eulália, Maria Ribeiras e outras, Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa, Fábrica de Igreja Paroquial da Paróquia de Santa Luzia, Sociedade Recreativa da Terrugem e Associação Voz Amiga.
A Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública atua, no próximo sábado, dia 26 de julho, pelas 21h30, junto ao Lago do Gadanha, em Estremoz.
A Banda Sinfónica da PSP teve origem num agrupamento de elementos policiais com conhecimentos de música, que pertenciam ao então Comando Distrital da PSP de Lisboa – atual Comando Metropolitano.
O reconhecimento público do seu mérito é notório, tendo já atuado nos mais distintos auditórios nacionais, tais como: Teatro Nacional de S. Carlos, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém e no Teatro Bernardim Ribeiro, por diversas vezes.
Este concerto insere-se nas Comemorações do 150.º Aniversário do Comando Distrital de Évora.
O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, rejeitou a reintrodução do Serviço Militar Obrigatório, reafirmando que a prioridade do Governo é valorizar a carreira militar e reforçar as condições dos militares em regime de contrato e voluntariado.
Durante a inauguração do Centro de Interpretação da Guerra da Restauração, em Borba, o ministro evocou a sua experiência como militar e sublinhou que a profissionalização das Forças Armadas foi uma opção política que continua a ser pertinente “Portugal, em determinado momento, optou pela profissionalização das Forças Armadas. O nosso objetivo — o que nos faz sentido — é apoiar estes militares que quiseram realizar os seus sonhos e desenvolver uma carreira através das Forças Armadas.”
Nuno Melo sublinhou que o foco político está em melhorar as condições de vida dos militares, desvalorizando alternativas como o regresso ao serviço militar obrigatório, que classificou como “sem sentido neste momento”.
O investimento, segundo o ministro, está a ser direcionado para diversas áreas, com destaque para o desenvolvimento pessoal dos militares, melhoria dos salários e suplementos, apoio em casos de incapacidade ou morte e reforço da saúde militar e da assistência social.
Além disso, o governante destacou o fortalecimento das infraestruturas, dos equipamentos e das missões internacionais, realçando também o papel das Forças Armadas no apoio à população civil em situações de emergência, incêndios, repatriamentos e transporte de órgãos “Investir nas Forças Armadas é investir na soberania nacional. Não há soberania sem Forças Armadas, e esse é um esforço que nos cabe assumir.”
Vila Viçosa celebra, em setembro, um “dos acontecimentos mais importantes na identidade”: a Festa dos Capuchos.
Este ano, a ter lugar entre os dias 11 e 15 de setembro, o evento, organizado pela Câmara Municipal de Vila Viçosa conta, desta feita, com espetáculos de Zé Pedro Sousa (dia 11), R.A.Y.A. (dia 12), Nuno Ribeiro (dia 13), Mickael Carreira (dia 14) e Quim Barreiros (dia 15).
As festas, como habitualmente, para além dos espetáculos musicais, contarão com as tradicionais largadas de touros, fogo de artifício e diversos eventos culturais e religiosos.
O Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV) financia projetos de geminação de cidades, com o objetivo de promover o diálogo intercultural e a participação cívica. No âmbito do CERV, existe um convite aberto para a geminação de cidades, que visa reunir pessoas de diferentes países para discutir questões europeias e fortalecer o sentimento de pertença à União Europeia.
O CERV tem como objetivo geral apoiar projetos que reúnam pessoas de diferentes contextos sociais, económicos, géneros e países, promovendo a compreensão mútua e a participação democrática. No contexto da geminação de cidades, o programa incentiva a organização de eventos e atividades que envolvam cidadãos de diferentes localidades para discutir temas relevantes para a agenda europeia e para a construção de uma sociedade europeia mais inclusiva e igualitária.
As cidades que pretendem candidatar-se a este programa podem desenvolver projetos em diversas áreas, como: envolvimento e participação dos cidadãos; promover o diálogo intercultural, a participação cívica e a compreensão dos valores europeus; a memória europeia: comemorar eventos históricos relevantes para a Europa e discutir as causas e consequências de regimes autoritários e totalitários.
As candidaturas ao programa CERV podem ser apresentadas por organizações da sociedade civil, entidades públicas e outras partes interessadas, desde que estabelecidas num Estado-membro ou país terceiro associado ao programa. É importante consultar os avisos de candidatura e os pontos de contacto nacionais para obter informações detalhadas sobre as condições de elegibilidade e os procedimentos de candidatura.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:
O Núcleo de Armas e Explosivos do Comando Distrital da PSP de Portalegre irá realizar diversas ações descentralizadas de sensibilização e proximidade em diferentes municípios do distrito de Portalegre, entre os dias 29 de julho e 1 de agosto, no âmbito da Operação Policial – “Armas em segurança, Tour de verão”.
As ações decorrerão nos municípios de Ponte de Sor (29 de julho), Campo Maior (30 de julho), Marvão (31 de julho) e Crato (1 de agosto). A PSP procura chegar ao maior número de pessoas que pretendam tratar de algum assunto relacionado com esta temática, desde o licenciamento, à regularização de armas, entrega de armas a favor do Estado, entre outros assuntos, bem como o esclarecimento de eventuais dúvidas.
As quatro ações previstas decorrem entre as 9h e as 16h30. Em Campo Maior, terá lugar no edifício da Câmara Municipal.
A PSP é, nos termos da legislação em vigor, a entidade competente para licenciar, controlar e fiscalizar o fabrico, armazenamento, comercialização, uso e transporte de armas e suas munições e substâncias explosivas que não pertençam ou se destinem às forças armadas e demais forças e serviços de segurança.
O arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, anunciou ontem, 23 de julho, em comunicado, as nomeações de párocos, diáconos e responsáveis por estruturas pastorais e casas de formação para o Ano Pastoral 2025/2026, com registo de algumas alterações no que diz respeito às paróquias de Elvas.
O padre Alberto Aniceto Dâmaso Dangala, sendo desvinculado das atuais funções (é atualmente pároco no concelho de Estremoz), é nomeado Pároco in solidum das Paróquias de Nossa Senhora da Assunção, Santa Luzia, Santa Maria de Alcáçova, São Pedro e São Salvador, São Brás de Varche, Capelão do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, e Assistente Espiritual Adjunto do Movimento da Mensagem de Fátima.
Já o Padre Jerónimo Pereira Fernandes, sendo desvinculado das atuais funções, é nomeado Pároco das Paróquias de Mourão, Granja, Aldeia da Luz e Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Mourão, iniciando estas funções em janeiro de 2026, em virtude do regresso do Padre Abraão Ndeufekelwa Mwaikafana a Angola, no final de 2025, por terminar nessa data o acordo entre a Arquidiocese de Évora e a Diocese de Ondjiva.
O Padre Ricardo Nuno Carolino Lameira, mantendo as atuais funções, é nomeado Pároco in solidum das Paróquias de Nossa Senhora da Assunção, Santa Luzia, Santa Maria de Alcáçovas, São Pedro e São Salvador e S. Brás de Varche e Assistente Espiritual do Movimento da Mensagem de Fátima.
O Diácono Frederico João Pereira Zagalo passa a colaborar nas Paróquias de Paróquias de Nossa Senhora da Assunção, Santa Luzia, Santa Maria de Alcáçovas, São Pedro e São Salvador e S. Brás de Varche, mantendo as funções que já desempenha.
A CURPI de Campo Maior vai celebrar o Dia dos Avós, por antecipação, esta sexta-feira, 25 de julho, com uma sardinhada, num momento de convívio intergeracional.
“Celebrar a vida dos idosos”, com várias surpresas preparadas pelos seus netos, é o propósito da iniciativa, explica a presidente da direção da instituição, Anselmina Caldeirão, que dá conta que as inscrições já se encontram encerradas.
“Convidámos alguns netos dos utentes da CURPI, sem eles perceberem, para lhes fazerem algumas surpresas, mas também vamos ter aqui alguns meninos que estão nas Oficinas de Verão, com a Ana Cachapa: alguns deles até são netos dos avós que frequentam a CURPI”, adianta a responsável.
Agradecendo a todos aqueles que se inscreveram e esperando que todos se divirtam, Anselmina Caldeirão diz ainda que o objetivo é celebrar este dia da “melhor maneira possível”, onde a música e a animação não vão faltar. “Vai ser um dia diferente e em cheio, de certeza absoluta. É a segunda vez que fazemos este tipo de evento, mas acredito que nos vai correr muito bem”, diz ainda.
A iniciativa, que se prolongará até ao final da tarde, arranca ainda antes da hora de almoço. A sardinha será servida no pão e acompanhada de salada de tomate.
O Dia dos Avós é assinalado, anualmente, a 26 de julho.
Luís Trigacheiro e Jorge Guerreiro são os cabeça de cartaz da edição deste ano das Festas de Verão de Vila Boim, que arrancam já esta sexta-feira, 25 de julho. A organização do evento, que se estende até segunda-feira, dia 28, está a cargo da família Cuco.
As festas iniciam-se amanhã com uma garraiada na Praça de Touros, pelas 18 horas, seguindo-se, meia hora depois, a missa de abertura na Igreja de São Francisco. A partir das 20 horas, no palco da Praça da República, haverá baile com Jorge e Célia. Já ao palco principal sobem Homem do Leme (22 horas) e Porque Sí Big Band (meia-noite). A animação musical prossegue pela noite dentro ao som do DJ Miguel Morais.
Já no sábado, dia 26 de julho, a animação começa logo pela manhã, com uma arruada com a Charanga das Fresquinhas (10 horas). No palco da Praça da República, às 16 horas, há animação musical com Diatónicos e, na Praça de Touros, às 18 horas, é promovida uma garraiada, que contará com a animação da Charanga das Fresquinhas. Uma prova de atletismo e um espetáculo dos Corda Bamba, às 20 horas, são outros dos atrativos deste segundo dia de festas, que, ainda antes de um concerto de Luís Trigacheiro (23 horas), conta com uma atuação dos Onda Flamenco (22 horas). O DJ de serviço, a partir das 2 horas, é S-Silva.
No domingo, dia 27, ainda antes de uma missa (9 horas), seguida de procissão em honra de Nossa Senhora dos Remédios e de São João Baptista, acompanhada pela Charanga das Fresquinhas (10 horas), é promovida uma iniciativa da Rota Literária de Vila Boim (8 horas). Ao meio-dia, os Diatónicos voltam a subir ao palco da Praça da República, e às 18 horas realiza-se mais uma garraiada na Praça de Touros. A partir das 20 horas, haverá espetáculo de fado no palco da Praça da República, enquanto ao palco principal sobem Ricardo Glória (22 horas), Banda Acesso (meia-noite) e DJ Dinga (2 horas).
No derradeiro dia do evento, segunda-feira, dia 28, haverá largada de touros, a partir das 18 horas, na Rua de Vila Viçosa; atuação de AR Musical, no palco da Praça da República (20 horas); e espetáculos de Xumbo Torto (22 horas), Jorge Guerreiro (meia-noite) e Carlos Poeiras (2 horas).
De destacar que todas as atividades contam com entrada gratuita. Nesta organização, a comissão de festas conta com a colaboração dos Xumbo Torto, da Aboim Jovem, bem como da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim e da Câmara Municipal de Elvas.