
O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) informa em comunicado que através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), procedeu à detenção de um homem de 58 anos, no passado dia 18 de julho, pelo crime de posse de munições proibidas, no concelho de Campo Maior.
No decurso de uma investigação, a GNR apurou que o suspeito possuía armas e munições de forma irregular. Durante as diligências policiais, foi efetuada uma busca domiciliária que resultou na apreensão de diversos objetos, entre os quais: Uma espingarda de ar comprimido e 23 cartuchos de munição.
O indivíduo foi presente ao Tribunal Judicial de Elvas, onde serão determinadas as medidas de coação aplicáveis.
A GNR informa que, segundo o Regime Jurídico das Armas e Munições, é proibida a venda, aquisição, cedência, posse, uso e porte de armas, acessórios e munições da classe A — incluindo cartuchos carregados com zagalotes ou projéteis únicos — exceto nos casos previstos para atividades de colecionismo ou armeiros, exclusivamente para fins de exportação ou transferência.
Reitera esta força de segurança que a posse de arma não registada ou manifestada, quando obrigatória, configura crime de posse ilegal de arma.