Em fevereiro, a TVI apresentou uma reportagem sobre “um alegado crime de posse e partilha de pornografia infantil”, por parte de Tiago Abreu, num processo familiar que levou à demissão do cargo que ocupava na Câmara de Lisboa (ver aqui).
O ex-vereador da Câmara de Elvas afirma-se hoje, 22 de julho, “absolvido” de um dos processo e promete nos próximos dias “escrever sobre as pessoas envolvidas”, numa publicação na sua conta do Facebook que transcrevemos abaixo:
“Dentro de uns dias farei 51 anos e, sem dúvida alguma, o período de tempo que passou desde 13 de maio de 2024 (dia em que a PJ foi a minha casa) e os dias de hoje foram os piores momentos da minha vida. E porquê? Porque “alguém” me montou um esquema horrível de suspeitas gravíssimas que transformou a minha vida num autêntico turbilhão.
Estou sujeito ao segredo de justiça pelo que não poderei escrever tanto quanto gostaria, mas vou tentar chegar o mais fundo possível dentro do que me é possível neste momento.
Basicamente “alguém” me acusou de abusar das filhas de uma pessoa de Elvas que nunca vi, nunca falei, não conheço, nem a pessoa e nem as filhas!
Depois a mãe da minha filha Rita acusou-me de abusar desta minha filha.
Depois ainda a minha filha Madalena Moreira da Silva, através da sua mãe Joana Silva, num processo que me interpôs, insinua que eu teria abusado dela (fora a parte em que em conversas com pessoas o afirmou, inclusivamente chorando). Este processo já findou e a mãe da Madalena já me pagou aquilo a que foi condenada.
Não vos posso dizer o que sei hoje, mas o facto de estar a escrever estas linhas pode colaborar para que possam imaginar o que aí vem.
Da mãe da Rita eu espero tudo, e espero tudo desde o momento em que me pôs uma queixa crime por violência doméstica em que me acusa de lhe ter batido, de a prostituir e de a tentar afogar, entre outras coisas. Este processo tardou, prejudicou-me pessoal e profissionalmente, mas acabou, obviamente com a minha absolvição sem margem para qualquer dúvida.
Outras pessoas me espantaram, pelo que falaram, pelo que reproduziram, pelo que não quiseram saber. A que mais me magoou foi o meu irmão Miguel que teve um comportamento deplorável no decorrer deste ano.
O que irei fazer nos próximos dias, todos os dias, até completar os 51? Vou fazer um texto sobre todas as pessoas envolvidas e tentar perceber o que as motivou.
P.S: este processo todo nada teve a ver com política, teve a ver com a guarda da minha filha mais nova, e mais não posso dizer.
Falarei sobre:
Andreia Gordo
João Gordo
Cesaltina Gordo
Joana Moreira da Silva
Joaquim Cordeiro
Madalena Moreira da Silva
Miguel Abreu
Maria Telo de Abreu
Polícia Judiciária
Um certo PSP de Elvas que me denegriu bastante
Família Telo de Abreu
Colégio do Vale
Fátima Felgueiras
TVI
Fábio Canário
Começarei já amanhã com o meu querido irmão Miguel. Ficarão espantados, tenho a certeza.”
Estão abertas as candidaturas para a Mostra Nacional Jovens Criadores (MNJC), a iniciativa do IPDJ, organizada pelo Gerador, que desde 1997 impulsiona jovens criadores, convocando-os para o mais alargado e relevante programa de estímulo à criação em Portugal.
Esta é uma oportunidade para pessoas residentes em Portugal, até aos 30 anos, submeterem os seus projetos artísticos em 15 áreas distintas: Arte Digital, Arte Têxtil, Cinema, Cruzamento Disciplinar, Dança, Declamação, Escultura, Fotografia, Humor, Joalharia, Literatura, Música, Moda, Pintura e Teatro.
As obras serão avaliadas por um painel de 45 jurados, três por cada área, onde se incluem autores reconhecidos, como Hugo Van Der Ding, no humor, Selma Uamusse, na música, Gonçalo M. Tavares, na literatura, Eduarda Abbondanza, na moda, e muitos mais.
Os selecionados serão convidados a apresentar publicamente o seu trabalho artístico no evento oficial da MNJC, onde serão anunciados também os vencedores de cada área. Há um total de 15.000€ em prémios para distribuir.
A segunda fase da empreitada de requalificação e modernização do Parque de Estacionamento Subterrâneo da Praça da República já teve início, sendo que esta quarta-feira, 23 de julho, entre as 8 e as 17 horas, não será possível aceder ao mesmo, informa a Câmara Municipal de Elvas.
“Os utentes, que estacionam neste equipamento, não poderão fazê-lo neste período de tempo, uma vez que só será possível sair do mesmo, na sequência de uma intervenção inadiável de substituição de equipamentos”, esclarece o município.
A Câmara Municipal de Elvas “pede a compreensão da população para as alterações ao estacionamento neste local, durante a realização das obras, necessárias para a melhoria das condições do Parque Subterrâneo”.
Uma mulher de 48 anos ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, 22 de julho, na sequência de um despiste de um veículo ligeiro de passageiros que conduzia, na freguesia de Assunção, no concelho de Arronches.
O alerta para o acidente foi dado por volta das 14 horas, sendo que a mulher foi transportada ao Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.
Para o local foram mobilizados um total de cinco operacionais, entre Bombeiros e GNR de Arronches, apoiados por três veículos.
É já na próxima sexta-feira, dia 25, que a cidade de Portalegre homenageia todos os avós com a tradicional festa em honra de Sant´Ana, que vai decorrer no Largo da Igreja dedicada à avó de Jesus.
As festividades têm início agendado para as 19h30, sendo que às 20h decorre a Missa Solene, com a presença do Coro de São Lourenço, onde será realizada a tradicional bênção dos avós e netos.
Já pelas 21h, a procissão em louvor de Sant’Ana percorre as ruas próximas da igreja, num dos momentos mais esperados do programa. De seguida, a partir das 21h30, começam as atuações culturais, com o Grupo de Cante Alentejano “Os Lagóias”.
A noite continua com duas apresentações do grupo Essência Rociera, que promete animar o público com as danças de sevilhanas e flamenco às 22h e novamente às 23h. Entre essas actuações, às 22h30, sobe ao palco o Grupo Folclórico e Cultural da Boavista.
Numa organização da Confraria da Senhora de Sant’Ana, com o apoio de diversas entidades e patrocinadores, esta celebração religiosa e cultural conta com entrada gratuita.
Entre os dias 22 a 31 de agosto, a Herdade do Bailão, na freguesia de Arcos, irá transformar-se num campo de férias artístico para jovens dos 12 aos 16 anos, através do projeto intitulado “Mergulha”.
Este projeto tem como objetivo descobrir e experimentar diversas formas artísticas e criativas apoiadas por um grupo de artistas internacional, onde os inscritos irão acampar, num ambiente seguro, longe da confusão e distrações da cidade.
Para tal, haverá diversas oficinas como: percussão, escrita criativa e improvisação, artes plásticas, kung fu, escuta e gravação de som, etc. Ao longo de toda a semana os inscritos irão fazer filmes de forma coletiva, com o intuito de após os dez dias de projeto, o conteúdo criado será apresentado publicamente à comunidade local, num espaço público em Estremoz.
Esta também será uma oportunidade dos mais jovens experimentarem formas de organização coletiva e cuidado mútuo, onde todos serão responsáveis por cuidar da quinta e do preparo das refeições coletivas. Haverá ainda uma visita guiada às duas agroflorestas locais, onde será explicada a importância desta técnica enquanto forma alternativa sustentável de agricultura, que promove a biodiversidade, a saúde do solo e a sustentabilidade ambiental.
Os interessados deverão realizar a sua inscrição até ao dia 3 de agosto, aqui.
A Casa Museu Interativa de Borba recebe na sexta-feira, dia 25 de julho, a quarta edição do Congresso de História e Património Vitivinícola do Alentejo.
Inserido na programação da Cidade do Vinho 2025, este certame tem o objetivo de contribuir para a valorização e fruição de conhecimento, reunindo investigadores, académicos, profissionais e instituições do setor, bem como outras instituições públicas e privadas e profissionais de áreas correlacionadas e o público em geral que tenha interesse nestas áreas do saber.
Toda a programação para conhecer no cartaz abaixo:
O autor Manuel Inácio Cotovio apresenta o seu livro “Os lápis com que eu desenhava”, no domingo dia 27 de julho, pelas 17 horas, no Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal.
Esta obra de poesia popular foi recentemente editada pelas Edições Colibri, contando com o apoio do Município de Alandroal.
O 33.º Festival Sete Sóis Sete Luas 2025 encerra no sábado, 26 de julho, com um concerto com Ambrogio Sparagna, da Itália, no Ciclorama do Jardim Municipal de Elvas, às 21h30.
Um dos músicos mais importantes da música folclórica italiana moderna, Ambrogio Sparagna, estará em Elvas e traz à cidade o seu projeto musical, que explora o sul da Itália e a tradição musical mediterrânea, envolve as suas composições e baladas, ao som do acordeão.
Na sexta-feira e sábado, dias 25 e 26 de julho, um Laboratório de Gastronomia com o chef Steffano Campazzi, pelas 17 horas, com destaque para os sabores de Itália, decorre no Museu de Arte Contemporânea de Elvas. A participação nesta iniciativa está sujeita a inscrição prévia e um número de vagas limitado, podendo as inscrições ser feitas na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo ou no Posto de Turismo.
A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu executivo, esta quarta-feira, dia 23 de julho, às 18 horas, no Pavilhão Multiusos de Barbacena.
A sessão, aberta ao público, apresenta a seguinte ordem de trabalhos:
1– Período Antes da Ordem do Dia
2– Aprovação da Ata de 09/07/2025
3– Expediente Geral
3.1–Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos: – Análises de águas – Pedido de Alteração de Horário de Funcionamento – Snack-Bar “Checkpoint” – Elvas – Abertura de um procedimento de Hasta Pública para Cessão de Exploração do Estabelecimento de Cafetaria, sito no Forte da Graça no Ramo de Estabelecimento de Restauração e Bebidas – Auto de Adjudicação Provisório/Final respeitante à alienação de 10 toneladas de lenha indiferenciada Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências – Processo de obras n.º 58/23 – Remodelação do coletor de saneamento de águas residuais junto à Praça de Touros de Stª. Eulália – Pedido de certidão de fracionamento para o prédio rústico denominado “Terras da Aldeia” – Stº. Eulália – Pedido de certidão de emparcelamento simples para o prédio misto denominado “Grupo de Quebra Almotolias” – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Rua do Arrabalde, n.º 26 – Vila Boim – Direito de preferência do prédio situado na Estrada de Stª. Rita, n.º 16 – 3º andar, fração “M” – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Rua Casimiro Abreu, n.º 18 – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Av. António Sardinha, Torre I, fração “CR” – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Av. António Sardinha, Torre I, fração “CS” – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Praceta José Picão Tello, n.º 21, fração “B” – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Vivenda de S. João, Alto da Giraldinha, n.º 13 – S. Brás e S. Lourenço – Direito de preferência do prédio situado na Rua do Arrabalde, n.º 18-A – Vila Boim – Direito de preferência do prédio situado na Rua Dr. João Camoesas, n.º 4 Frente Dto., fração “AD” – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Rua Alfredo de Andrade, n.º 28 – Barbacena – Direito de preferência do prédio situado na Rua Capitão Manuel Rodrigues Carpinteiro, n.º 23 – Vila Fernando – Direito de preferência do prédio situado na Rua do Padrão, n.º 10 – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Rua 1º Cabo João Martins dos Santos Caldeira, n.º 4-A, fração “B” – Stª. Eulália – Direito de preferência do prédio situado na Rua de Elvas, n.º 17 – Vila Boim – Direito de preferência do prédio situado na Rua António Tomás Pires, n.º 18-A – 1º, fração “B” – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Rua Ruy Teixeira Guerra, n.º 3 – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Rua Dr. José Nunes Tierno da Silva, lote n.º 7 – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Av. D. Sancho Manuel, n.º 1, fração “J” – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Av. da Piedade, n.º 31 – 3º Esq., fração “H” – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Rua Gago Coutinho, n.º 71 – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Rua do Matadouro, n.º 37, fração “B” – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Rua Capitão Manuel Rodrigues Carpinteiro, n.º 33 – Vila Fernando – Direito de preferência do prédio situado na Rua do Grivão, n.ºs 11, 11-A, 11-B e 11-C – R/C, fração “B” – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Rua Manuel Gomes Estácio, n.º 4, fração “A” – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Av. da Piedade, n.º 33, Águas Furtadas Dto., fração “X” – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Av. de Badajoz, n.º 22, fração “F” – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Rua Jacinta Carmo Bucho, n.º 6 – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Rua Francisco António Bráz, n.º 43 – Vila Boim – Direito de preferência do prédio situado na Cascalheira aos Covões – S. Brás e S. Lourenço – Direito de preferência do prédio situado na Rua dos Azevedos, n.ºs 2-D e 2-E – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Rua do Espírito Santo, n.º 22 – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Rua do Beco, n.º 22 – Terrugem – Direito de preferência do prédio situado na Rua Paco Bandeira, n.º 9 R/C Esq., fração “A” – Elvas – Direito de preferência do prédio situado na Rua de Juromenha, lote A1, n.º 6 R/C-E, fração “A”, Urbanização do Revoltilho – Elvas
Processos despachados de acordo com a delegação de competências Processo de obras n.º 39/23 – Alteração, n.º 87/23, n.º 36/25 e n.º 60/25
3.2– Departamento Financeiro e Desenvolvimento: – Resumo diário de Tesouraria do dia 22 de julho de 2025 – Alteração orçamental – Parceria para a Coesão não Urbana do Alto Alentejo – Aprovação da Estratégia e Plano de Ação – Valor da Comparticipação Financeira não Reembolsável da Candidatura “Aquisição e Reabilitação de 15 fogos nas Freguesias Rurais” – SIGA 64789 – Aprovação da Candidatura “Concerto do 13º Aniversário Elvas Património Mundial”
3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos: Atos praticados pelo presidente no período entre os dias 03 de julho e 16 de julho de 2025 – Empreitada n.º 15/2024: “Conservação da Rede Viária – Corte de Ervas 2024”, receção provisória – Empreitada n.º 16/2024 “Eficiência Energética no CNT e na sede da Eurobec”, conta final – Empreitada n.º 36/2024 “Requalificação do Parque Subterrâneo Comendador Rondão Almeida”, receção provisória – Empreitada n.º 04/2025 “Reabilitação de Edifício na Estrada de Santa Rita, Antigo Lote 6, n.º 20”, documentos da consignação – Empreitada n.º 18/2025 “Construção do Centro de Dia de S. Brás e S. Lourenço”, ata n.º 1 do Júri do procedimento
4 – Assuntos propostos pelo presidente, pela vice-presidente e vereadores: 4.1. – Concessão de Auxílios Económicos para a Aquisição de Material Escolar para o Ano Letivo 2025/2026, 4.2. – Programa OMTL curta duração – Receção de candidaturas, 4.3. – Juízes Sociais – Aprovação de listagens definitivas, 4.4. – Receção da Comunidade Educativa – Ano Letivo 2025/2026, 4.5. – Orçamento Participativo 2025 – Alteração da nomeação de avaliadora técnica – Júri – A ratificar, 4.6. – Cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço para a realização da 2ª Edição da Feira de Antiguidades, Velharias, Colecionismo de Elvas, 4.7. – Proposta de adiamento do Encontro de Bandas da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre para 2026, 4.8. – Proposta de realização da Expo São Mateus 2025 e respetivas Normas de Participação – Ratificação de despacho, 4.9. – Cancelamento do evento Alentejo Market 2025, 4.10. – Cedência da Torre Fernandina ao Coletivo Artístico 7350 – A ratificar, 4.11. – Cancelamento do concerto de gospel na Sé de Elvas, 4.12. – Cedência de Transporte para Arkus – A ratificar, 4.13. – Cedência de Transporte para a Obra de Santa Zita – A ratificar, 4.14. – Minuta com proposta de alteração do protocolo de colaboração referente ao CROAC, 4.15. – Pedido de alargamento de horário de funcionamento do Estabelecimento de Café localizado na Rua José Vicente Abreu nº 12 A, em Elvas, nas instalações do Centro Recreativo e Popular da Boa-Fé, 4.16. – Entrada gratuita na Piscina Municipal no dia 16 ou 17 de julho de 2025, para 30 crianças – A ratificar, 4.17. – Apoios: a) Arkus – Associação Juvenil, b) Rancho Folclórico de Elvas, c) Sociedade Recreativa de Vila Fernando, d) Associação dos Amigos de Vila Fernando, e) Associação de Caçadores de Santa Eulália, Maria Ribeiras e outras, f) Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa, g) Fábrica de Igreja Paroquial da Paróquia de Santa Luzia, h) Sociedade Recreativa da Terrugem, i) Associação Voz Amiga.
No âmbito da realização da iniciativa do Continente, “Festa na Praça”, na Praça da República de Elvas, no próximo sábado, dia 26 de julho, vai haver condicionamentos de trânsito entre as 8h00 de dia 26 e as 03h00 de dia 27 de julho, informa a Câmara Municipal de Elvas.
Durante este período será proibida a circulação na Rua Isabel Maria Picão. Será possível, contudo, aceder ao Parque Subterrâneo e Rua dos Sapateiros, assim como circular nas laterais da Igreja da Sé.
“Pedimos a compreensão de todos e agradecemos a colaboração no cumprimento das indicações, necessárias para que este evento decorra dentro da normalidade e convidamos toda a população a marcar presença nesta iniciativa ao longo da tarde e noite. Junte-se a nós, entre as 17h00 e as 0h00 na Praça da República”, diz ainda o Município de Elvas.
A nona edição da caminhada noturna, organizada pelo Ginásio Sénior da Universidade Sénior de Elvas, decorre esta sexta-feira, dia 25 de julho, aberta a toda a população, com concentração a partir das 21 horas.
Os participantes devem trazer roupa e calçado adequado para o efeito, lanterna e colete refletor. As inscrições podem ser feitas no Ginásio Sénior ou pelo telefone 268 639 740.
O ponto de encontro e partida da caminhada é na Praça da República.
Olímpio Galvão recandidata-se, pelo PS, à presidência da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, nas autárquicas deste ano.
A apresentação da candidatura foi feita na passada quarta-feira, 16 de julho, com Olímpio Galvão a assegurar que “nunca existiu tanta transparência democrática no concelho” como neste último mandato, e que esta sua recandidatura, com um “projeto ambicioso”, não é “contra ninguém”. “Quem me acompanhou durante estes últimos quatro anos pode testemunhar que fui presidente de todos, não deixando ninguém para trás, e que trabalhei com todos, independentemente de me terem, ou não, acompanhado no passado”, assegura.
A reabilitar o parque habitacional municipal, o PS tem “projetos a nascer para novos loteamentos municipais, na cidade e nas freguesias rurais, para os jovens que queiram voltar à sua terra ou para os que aqui querem fazer vida”.
O atual presidente da Câmara destaca também os “enormes investimentos” que têm vindo a ser feitos em áreas como a mobilidade urbana sustentável, através dos projetos MorBus e MorBike; nos equipamentos desportivos, com o apoio na criação de campos de padel e de vários sintéticos para futebol; ao nível do associativo, com verbas “muito consideráveis”; bem como na saúde, com as extensões de saúde a apresentarem “melhorias notórias”, com a população “bem melhor servida”.
Graças ao atual executivo, em particular à “pressão” da vereadora Sílvia Santos, Montemor-o-Novo vai, “finalmente”, contar com Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), “sempre negada pelo Partido Comunista”. Montemor-o-Novo era, até então, um dos três concelhos de todo o país que ainda não tinha esta reposta.
Defendendo que o território de todo o concelho deve ser “coeso e tratado de forma justa e igual”, o candidato revela que os investimentos nas freguesias rurais estão “em marcha, em escolas, jardins de infância, postos médicos, em ruas e requalificações”.
O voto no PS, a 12 de outubro, diz ainda Olímpio Galvão, “será o único que não fará Montemor regredir e voltar ao tempo do isolacionismo e do atraso económico e social”.
Na lista do PS, à Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, depois de Olímpio Galvão, surgem os nomes de Paula Martins, Sílvia Santos e Rui Sande. O candidato à Assembleia Municipal é Henrique Lopes, o atual vice-presidente da Câmara Municipal.
O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Nisa, constituiu arguido um homem de 55 anos e uma mulher de 43 anos, por cultivo de canábis, no concelho de Nisa, esta segunda-feira, dia 21 de julho.
No âmbito de uma denúncia, os militares da GNR deslocaram-se ao local onde detetaram a presença de duas plantas de canábis num terreno agrícola. No seguimento da ação, foram realizadas diligências policiais que permitiram identificar os responsáveis pelo cultivo das plantas e dar cumprimento a um mandado de busca, que resultou a apreensão de 12 plantas de canábis.
Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.
Esta ação contou com o reforço de militares do Núcleo de Investigação Criminal, do Destacamento Territorial de Nisa
Foi durante este mês de julho que decorreu a abertura do novo Ginásio do Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova. Este antigo ginásio foi relocalizado para a cave do edifício, completamente remodelada, o que permite aumentar e diversificar a oferta desportiva no concelho.
Considerando que este espaço já se encontrava com algum défice ao nível da maquinaria e o espaço em si já era curto para o número de utentes, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, refere que o investimento na casa dos 100 mil euros “serviu para revitalizar todo este espaço, tornando-o segundo especialista um dos melhores a nível regional e nacional”.
Destacando que este novo ginásio vai ao encontro de uma aposta na atividade física dos campomaiorenses e não só, Luís Rosinha dá a conhecer que a tabela de preços para o ginásio é de 20 euros mensais por utente, ou caso queira usufruir de forma diária, o preço é de 3.5 euros. Já o pack completo (que dá acesso também às piscina), é de 25 euros mensais.
Com estas obras, o Ginásio do Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova pretende incentivar ainda mais a prática de atividade física regular, proporcionando todas as condições para cuidar da saúde e oferecer uma melhor qualidade de vida.
Esteve a decorrer desde ontem, domingo, 20 de julho, uma campanha de crowdfunding para ajudar Carminho, uma menina de apenas nove anos, de Campo Maior, que sofre da chamada doença de Perths e que precisa de realizar uma operação.
Depois da solidariedade de muitos que contribuíram, ao final do dia desta segunda-feira, dia 21 de julho, o objetivo foi conseguido e Carminho já tem os 14.704€ para a operação agendada para o dia 5 de agosto, no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa.
Através de um vídeo publicado nas redes sociais, Carminho e a mãe, Cláudia Pinto, agradeceram o apoio de todos.
O projeto “O Cante Vai à Escola”, que durante o último ano letivo, Miguel Rondão, juntamente com Carolina Dimas, João e Jorge Grenho, desenvolveu em três escolas de primeiro ciclo de Elvas, com cerca de 200 crianças, veio a dar origem a um grupo coral infantil de Cante Alentejano.
Chegar ainda a mais crianças, com as aulas deste grupo a terem lugar na Banda 14 de Janeiro, é um dos objetivos deste projeto, que nasceu nas escolas através do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Elvas, começa por recordar Miguel Rondão. “O projeto terminou no final do mês de junho, com várias atuações. Não querendo puxar a brasa à nossa sardinha, tivemos algumas atuações, alguma visibilidade, aparecemos em dois canais de televisão e acho que, em muito pouco tempo, fizemos muita coisa, com poucos recursos, mas com muitos meninos e muitas escolas”, assegura o responsável.
Agora, e com o apoio da Banda 14 de Janeiro, Miguel Rondão quer vir a tornar as aulas de Cante uma “atividade rotineira” na sede da filarmónica de Elvas, a partir da criação deste grupo coral infantil, destinado a crianças e jovens dos seis aos 15 anos.
Apelando à Câmara Municipal para que “prolongue a vida útil” de “O Cante Vai à Escola”, Miguel Rondão desafia ainda os pais das crianças de Elvas a inscrevê-las neste novo grupo coral. As inscrições, abertas até 31 de julho, podem ser feitas através de um formulário, disponível através das redes sociais do projeto e da Banda 14 de Janeiro (disponível aqui).
Assegurando que este projeto vai muito para além da música, João Grenho recorda que muitas das crianças que participaram no projeto “O Cante Vai à Escola”, no decorrer do último ano letivo, se mostraram tristes com um possível fim do projeto. “Mas não. Isto vai continuar e queremos que, cada vez mais, seja impulsionado na nossa banda”, garante.
Para o presidente da direção da Banda 14 de Janeiro, Vicente Grenho, que não podia estar mais orgulhoso deste projeto, o novo grupo coral vem dar “outro dinamismo” à sede da coletividade. “Há mais crianças, que é o que nos faz falta. Eles conseguem que as crianças cantem, que aprendam. Arrepia-me ver aqueles miúdos todos a cantar”, diz ainda Vicente Grenho.
A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo: