Rápida atuação do Bombeiros de Elvas apaga incêndio junto à GNR

Um incêndio deflagrou esta tarde nas imediações do quartel da GNR de Elvas, mas foi rapidamente controlado graças à pronta intervenção dos Bombeiros Voluntários da cidade.

O alerta foi dado pouco depois das 20h30, quando populares notaram fumo a sair de uma zona de mato nas proximidades das instalações da Guarda Nacional Republicana.

Os bombeiros chegaram ao local em poucos minutos e conseguiram extinguir o fogo antes que causasse danos materiais de maior relevância.

As causas do incêndio ainda estão por apurar, mas não se exclui a possibilidade de origem negligente.

A rápida atuação dos operacionais foi decisiva para evitar consequências mais graves, merecendo o reconhecimento das autoridades locais e da população.

Provocado por camião, incêndio de grandes dimensões em Alandroal combatido por centenas de operacionais

Centenas de operacionais têm estado esta terça-feira, 8 de julho, a combater a um incêndio de grandes dimensões, numa área de mato, pasto e montado, no concelho de Alandroal. Com o vento a dificultar o combate às chamas, a situação é ainda muito complicada.

O fogo, segundo avançava o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, teria tido origem no rebentamento do pneu de um camião, que se incendiou, lançando focos de incêndio ao longo da Estrada Nacional 255 (EN255), que liga Alandroal a Reguengos de Monsaraz. Já a GNR dá conta que terá sido uma peça metálica de uma das cintas do semi-reboque do pesado de mercadorias, usada para prender a madeira que transportava, que ao soltar-se, batia no chão e provoca faíscas.

O motorista do camião suspeito de provocar o fogo foi identificado e constituído arguido, com o caso a ser comunicado ao Ministério Público.

No combate às chamas têm estado várias corporações de Bombeiros de toda a região, apoiados por meios terrestres e aéreos. Às 17 horas, o incêndio já mobilizava 250 operacionais, 92 veículos e cinco meios aéreos.

Por volta das 16h30, a GNR, por precaução, tinha já retirado seis pessoas das respetivas habitações. O alerta para este incêndio foi dado às 9h22.

“Pintar não tem idade” é mote de exposição promovida pela Academia Sénior de Estremoz

A Academia Sénior de Estremoz apresenta a exposição de pintura “Pintar não tem idade” no Posto de Turismo de Estremoz.

A inauguração está agendada para esta quarta-feira, dia 9 de julho, pelas 15 horas, para a qual os alunos e professora, da turma de Pintura, convidam todos a estarem presente, para juntos apreciarem a arte de pintar.

A mostra estará patente até dia 31 de agosto. Esta exposição, que conta com o apoio do Município de Estremoz, tem entrada gratuita.

Município de Elvas representado em encontro regional dedicado às práticas de intervenção social

O Município de Elvas esteve representado no Encontro Regional sobre Práticas de Intervenção Social na área da Pobreza e Exclusão Social, que teve lugar na passada sexta-feira, dia 4 de julho, na cidade de Beja.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas, e a técnica superior Maria João Farelo participaram no evento em representação do Município, integrando o painel de oradores.

A iniciativa, promovida pela EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, teve como objetivo promover a partilha de boas práticas, debater desafios e identificar oportunidades no atual contexto de descentralização de competências sociais para os municípios.

A participação da Câmara Municipal de Elvas neste encontro reflete o compromisso da autarquia com a promoção da inclusão social e no combate à pobreza.

Kids Athletics encheu de energia o Jardim do Fosso de Arronches

O Jardim do Fosso, em Arronches, foi palco na manhã de segunda-feira, dia 7 de julho, de uma verdadeira celebração do desporto e da infância, com a realização de mais uma edição do Kids Athletics, promovido pela Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP), em estreita colaboração com o Sport Arronches e Benfica.

O evento juntou cerca de 150 crianças entre os 3 e os 11 anos, oriundas dos ATL de Arronches e Monforte, proporcionando-lhes uma experiência inesquecível de contacto com as várias disciplinas do atletismo — num ambiente lúdico, seguro e inclusivo, como preconiza este formato desenvolvido pela World Athletics.

Neste âmbito, o Kids Athletics vem demonstrar como é possível aliar diversão, aprendizagem e desenvolvimento motor, num espírito de partilha e descoberta.

Esta manhã foi marcada por muita alegria, entusiasmo e sorrisos contagiantes, com as crianças a experimentarem diferentes estações — corridas, saltos e lançamentos — orientadas por técnicos e monitores experientes, que garantiram o acompanhamento adequado a cada faixa etária.

A AADP e o Sport Arronches e Benfica reforçam assim, o compromisso com a promoção do atletismo desde os primeiros anos de vida e com a criação de oportunidades de prática desportiva acessível a todos.

Festival Internacional de Cinema “Periferias” levou sessões culturais a diversos locais do concelho de Arronches

Arronches recebeu, pelo quinto ano consecutivo, a visita do “Periferias” – Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara, certame que, num especial da sua décima terceira edição, promoveu a cultura em diversos locais do concelho, com sessões destinadas a vários tipos de público e de diferentes escalões etários, entre os dias 4 e 5 de julho.

Tal como aconteceu nas últimas edições, também neste ano, esta edição especial do festival se iniciou, na passada sexta-feira, dia 4 de julho, com a exibição de uma série de filmes infantis no auditório do Centro Cultural, a qual foi presenciada pelas crianças que se encontram a frequentar o Educ’Arte – Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres e a atividades de tempos livres do Recre’Arte – Centro Recreativo de Esperança. No mesmo local, mas à tarde, foi exibido o filme “Flow – À Deriva”, de Gints Zilbalodis, premiada com o Óscar de Melhor Longa-metragem de Animação de 2025.

Apesar do festival tratar maioritariamente a cinematografia, o seu programa dá ainda destaque a outro tipo de artes e, desta feita, houve espaço para a realização de um concerto musical, o qual decorreu no espaço do Jardim do Fosso com o grupo “Os Sabugueiros”.

Já no sábado, o lugar da Várzea Grande / Marco, na freguesia de Esperança, recebeu mais uma sessão de cinema, cumprindo assim o objetivo do festival de levar esta arte a locais onde, por norma, a mesma não tem expressão. Primeiro, foi apresentado o documentário “Tanto Para Viver e Tanto Para Contar”, elaborado pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Arronches, no âmbito do “Projeto ERA 50”, terminando a passagem do festival pelo concelho, com a exibição do “Deuses de Pedra”, realizado por Iván Castiñeiras Gallego.

A falar do documentário, esteve, em nome do Agrupamento de Escolas, a artista residente Fátima Reis, que agradeceu a integração da peça na programação de um festival que elogiou por dar voz a quem está a começar, explicando a viagem incrível que foi fazer o retrato das gentes de Arroches e falar do antes e depois do 25 de abril de 1974.

Alter do Chão é palco do Horse Economic Forum II nos dias 11 e 12 de julho

A vila de Alter do Chão volta a abrir portas para um encontro internacional de referência do ramo equestre. Na próxima sexta-feira e sábado, dias 11 e 12 de julho respetivamente, recebe a segunda edição do Horse Economic Forum (HEF II), consolidando-se como epicentro da discussão sobre o futuro equestre tanto a nível nacional como internacional, que tem cem mil milhões de euros de impacto económico, apenas na Europa, num evento promovido pelo Município de Alter do Chão.

O programa destes dois dias incluirá sessões teóricas sobre inovação, sustentabilidade e diplomacia equestre, complementadas por experiências práticas na histórica Coudelaria de Alter e no laboratório de genética molecular do INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, com início agendados para as 8h30 e 8h45, na sexta-feira e sábado, respetivamente.

O Horse Economic Forum 2025 é uma plataforma internacional de reflexão, cooperação e investimento no sector agroequestre. Promovido a partir de Alter do Chão, reúne anualmente especialistas, empresários, decisores políticos e académicos para discutir tendências, inovação, sustentabilidade e oportunidades de negócio. O HEF aposta na diplomacia equestre como pilar para o desenvolvimento económico, cultural e territorial, alinhado com os objectivos de desenvolvimento sustentável definidos pelas Nações Unidas.

Barragem do Pisão: CIMAA procede a novas tomadas de posse administrativas

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), representada pelo seu vice-presidente do Conselho Intermunicipal, Nuno Silva, tomou posse, ao longo da passada sexta-feira, dia 4 de julho, de 14 prédios rústicos na aldeia do Pisão e nas suas imediações.

As ações junto dos proprietários foram ainda acompanhadas por técnicos da empresa contratada para o desenvolvimento do procedimento de expropriações, a LusoRoux, pelo presidente do Município do Crato, Joaquim Diogo, pelo 1.º secretário Executivo da CIMAA, Carlos Nogueiro, e também por técnicos afetos à Estrutura Técnica de Gestão e Execução do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão.

Com isto, a CIMAA está cada vez mais perto do início, no terreno, deste investimento considerado “estruturante” no Alto Alentejo nas últimas décadas, e os autos de tomada de posse administrativas são essenciais para que a construção da primeira fase da empreitada: a Infraestruturas Primárias, ou seja, o paredão da barragem.

Alentejo 2030 com candidaturas abertas para 2,7 milhões destinados a combater efeitos das alterações climáticas

A Autoridade de Gestão do Alentejo 2030 anuncia a abertura de candidaturas ao aviso “Ações materiais de adaptação às alterações climáticas – ITI Água e Ecossistemas de Paisagem – Algarve e Alentejo”, com uma dotação indicativa de 2.700.000 euros, cofinanciada a 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Este aviso tem como objetivo central aumentar a resiliência e reduzir as vulnerabilidades do território face às alterações climáticas, promovendo igualmente o aprofundamento do conhecimento e a disseminação da informação sobre os seus efeitos e impactos, em conformidade com a Estratégia Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

As ações a apoiar devem estar integradas no Plano de Ação da Estratégia “Instrumento Territorial Integrado Água e Ecossistemas de Paisagem – Algarve e Alentejo”. São consideradas elegíveis as seguintes tipologias de intervenção: criação de zonas verdes com vegetação resistente à seca, ondas de calor e aumento da temperatura em áreas urbanas; desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão e disseminação de boas práticas, incluindo sistemas de informação, modelação e cenarização e ações de comunicação, divulgação, educação e sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas e respetivas medidas de adaptação.

Podem candidatar-se as seguintes entidades: Administração Pública Central; Municípios; Associações de Municípios; Outras entidades de natureza pública ou associativa sem fins lucrativos, desde que existam protocolos ou formas de cooperação com as CCDR, I.P., ou com entidades intermunicipais.

O período de apresentação de candidaturas decorre a partir de 30 de junho de 2025 até às 18h do dia 30 de setembro de 2025.

Para mais informações, clique aqui.

Morreu recriadora histórica ferida num incidente com pólvora

Na sequência de um incidente com pólvora, durante uma recriação histórica realizada a 28 de junho, em Boticas, no distrito de Vila Real, duas pessoas ficaram feridas, sendo que uma delas acabou por falecer esta segunda-feira, 7 de julho, no Hospital de São José, em Lisboa.

Trata-se de uma recriadora histórica, de 52 anos, que tal como um homem de 64, foi transportada, inicialmente, para um hospital da zona do Porto. Foram ambos reencaminhados depois para a unidade de queimados do Hospital de São José, onde esta mulher viria a morrer. O homem, também recriador histórico, continua hospitalizado e a lutar pela vida.

A deflagração de pólvora negra aconteceu nos bastidores de uma reconstituição das Invasões Francesas, um evento organizado pelo Município de Boticas, a Associação Napoleónica Portuguesa e a empresa WilCôa. O acidente está agora a ser investigado, sendo que as vítimas teriam habilitação para o uso dos artefactos em causa.

De recordar que nos dias 7 e 8 de junho a Associação Napoleónica Portuguesa esteve também representada em Campo Maior, no decorrer da Recriação Histórica do Cerco de 1811.

Cultourwine está de regresso a Estremoz este sábado em iniciativa inserida na Cidade do Vinho 2025

No sábado, dia 12 de julho, o Cultourwine regressa ao Museu Berardo Estremoz, num evento que pretende unificar a cultura ao vinho, proporcionando a todos os visitantes, uma experiência num espaço de referência desta cidade alentejana.

Segundo a vice-presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Sónia Caldeira, “a grande novidade deste ano está relacionada com este certame estar inserido no âmbito das atividades da Cidade do Vinho 2025, onde vai ser possível também degustar vinhos dos outros quatro concelhos: Alandroal, Borba, Redondo e Vila Viçosa”.

Este que será um dia dedicado à prova de vinhos, mas também à venda do mesmo, conta com entrada gratuita no museu, sendo que o custo para os visitantes é de 3,50€, com direito ao copo e ao respetivo suporte.

Considerando as edições anteriores “um sucesso”, Sónia Caldeira eleva as expetativas para esta edição, no sentido de “estarem presente mais adegas dos demais concelhos pertencentes à Cidade do Vinho 2025, tal como com a existência de um espaço infantil com uma animadora para cuidar das crianças enquanto os seus pais usufruem de toda a experiência do Cultourwine”.

A iniciativa decorrerá entre as 11h e as 13h, retomando às 14h até às 19h e contará com a atuação do grupo de Cante Alentejano “Os da Boina”, tal como degustações de enchidos locais.

Dois homens detidos no distrito de Portalegre entre 30 de junho e 6 de julho

O Comando Distrital de Portalegre da PSP, entre os dias 30 de junho e 6 de julho, deteve dois homens com idades compreendidas entre os 28 e os 37 anos.

Um dos homens foi detido por condução veículo automóvel em estado de embriaguez (TAS de 1,66 g/l); já o outro homem foi detido por desobediência, ao circular na via pública com a viatura apreendida

Durante este período, a PSP realizou cinco operações de fiscalização rodoviária (2497 veículos controlados, destacando-se as seguintes infrações rodoviárias: 47 por excesso de velocidade, um por falta de seguro obrigatório e três por falta de inspeção periódica obrigatória); três operações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária; duas ações de fiscalização/sensibilização de âmbito ambiental e duas ações de fiscalização no âmbito da segurança privada.

A PSP, no mesmo período, registou sete acidentes de viação, dos quais resultou um ferido leve e danos materiais nas viaturas.

Pela primeira vez, Feira das Atividades Económicas de Arronches conta com corrida de touros

Uma das grandes novidades da edição deste ano da Feira das Atividades Económicas (FAE) de Arronches, que arranca já na quinta-feira, 10 de julho, é a organização, pela primeira vez, de uma corrida de touros, no sábado, dia 12, ao final da tarde.

Dando conta que a responsabilidade do evento não é do município, o presidente da Câmara, João Crespo, revela que foi soliticada à autarquia a inclusão desta corrida no cartaz da FAE. “É óbvio que Arronches é uma terra de aficionados e, portanto, o município nunca poderia dizer que não. É mais um motivo de atração de visitantes. Naturalmente que temos muito aficionados em Arronches, mas também há muitos aficionados da região que vão estar presentes na corrida, certamente”, assegura.

Em praça entram os cavaleiro António Prates, Soraia Costa e o amador Tomás Moura, assim como o toureiro João Augusto Moura. Pegam os toiros da ganadaria Torre d’Onofre os Forcados Amadores de Arronches, de Coimbra e Académicos de Elvas.

O início da corrida, no sábado, está marcado para as 18h30.

Torneio de futsal no Jardim Municipal de Elvas arranca com “casa cheia”

O torneio de futsal, promovido pela Associação do Bairro das Caixas, que decorre todos os anos no Jardim Municipal de Elvas contou com “casa cheia” esta segunda-feira, dia 7 de julho, onde estiveram mais de 300 espetadores a assistirem ao jogo.

A competição, que se estende por cerca de um mês e meio, movimenta a comunidade local, proporcionando não só momentos de desporto e competição, mas também de convívio e animação.

Com jogos realizados em ambiente descontraído, mas competitivo, o torneio demonstra o talento e a paixão pelo futsal existente na região, com um total de 120 atletas inscritos.

O evento tem o seu encerramento previsto para meados de agosto, prometendo muito público nas bancadas.

Campo Maior: simulador do Município permite calcular encargos associados a operações urbanísticas

A Câmara Municipal de Campo Maior lançou, recentemente, um simulador de taxas urbanísticas.

Trata-se de uma ferramenta que permite aos cidadãos e entidades calcular de forma rápida e transparente os encargos associados a operações urbanísticas.

Este instrumento tem como principais objetivos permitir a estimativa dos encargos urbanísticos, designadamente através do cálculo da taxa pela realização, manutenção e reforço de infraestruturas urbanísticas, e das compensações urbanísticas, quando aplicável; e facilitar a autoliquidação de taxas urbanísticas nos casos legalmente previstos.

De acordo com o presidente da Câmara, Luís Rosinha, mesmo a partir de casa, qualquer pessoa pode, desde logo, perceber quanto é que terá de pagar por qualquer tipo de projeto. “Às vezes as pessoas nem têm noção daquilo que possam ser os valores a pagar quando se dirigem a um serviço público. Muitas das vezes acontece que a pessoa pode ou não ter a disponibilidade financeira no momento, para fazer face a essas mesmas despesas e assim, com o simulador, a partir de casa, conseguirá perceber aquilo que lhe de poderá custar qualquer projeto, uma certidão, o que for”, esclarece o autarca.

O simulador encontra-se disponível no site oficial da Câmara Municipal de Campo Maior e os resultados obtidos podem ser utilizados como elementos instrutórios dos processos urbanísticos, quando legalmente exigido.

Para ser um “farol” para pessoas neurodivergentes, elvense Diogo Silva lança “Projeto Fenda”

O elvense Diogo Silva tem vindo, nos últimos tempos, a dedicar-se à escrita, tendo já lançado, quer em português, quer em inglês, “Sentir Demais”, o primeiro livro de uma trilogia, que integra um projeto a que decidiu dar o nome de “Fenda”.

“Fenda”, mais que uma iniciativa literária, pretende ser um apoio para todos aqueles que, tal como Diogo, que neste projeto assume o nome de D. Malin, vivem com neurodivergência e procuram um lugar onde possam caber.

O projeto, segundo explica o autor, nasce da sua própria experiência e da sua própria dor. “Surge de 30 e alguns anos de exclusão, de sentir que não encaixo neste mundo e, especialmente, no último ano, de um isolamento muito grande. Tive um esgotamento mesmo muito grande e, dessa mesma dor, comecei a criar música, comecei a criar livros e daí nasceu o projeto Fenda”, revela.

O “Projeto Fenda” arranca com a “Trilogia Emocional”, formada pelos livros “Sentir Demais”, “As Cartas que Nunca Enviei” e “Como Sobreviver Quando Pensas Demais”, mas promete ir mais além. “O Projeto Fenda não vai ser uma aplicação, um livro, um espaço. Vai ser um movimento para inclusão de pessoas neurodivergentes, mas não só: para pessoas que, simplesmente, pensam fora da caixa, que se sentem à margem e que não estão incluídas nesta sociedade. E somos muitos”, assegura.

Querendo ser “um farol” para todos aqueles que sofrem de patologias como perturbação de hiperatividade e défice de atenção, Diogo defende que “ninguém deve viver sozinho na sua diferença”.

Neste projeto, Diogo Silva conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e do coletivo “Autores de Elvas”.

A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo: