Redondo: “Ruas Floridas” de regresso de 2 a 10 de agosto com espetáculos de Edurne, Buba Espinho e Diogo Piçarra

A tarde desta quarta-feira, dia 2 de junho, fica marcada pelo pontapé de saída na edição de 2025 das Ruas Floridas de Redondo, com a apresentação do evento, marcado para entre os dias 2 e 10 de agosto, e do respetivo cartaz de espetáculos, que inclui nomes como Edurne, Buba Espinho, Emanuel e Diogo Piçarra.

Ao longo de nove dias, a vila será a capital nacional das flores de papel, sendo também palco de diversas atuações musicais com entrada livre, divididas entre a Praça da República e o Parque Ambiental. A iniciativa é promovida pelo Município de Redondo e decorre com periodicidade bienal, envolvendo a participação ativa da comunidade local na decoração das ruas com flores e figuras em papel colorido.

Considerando este evento “de Redondo e para os redondenses”, o presidente da Câmara Municipal, David Galego, começa por agradecer a “todos aqueles que sentem orgulho na sua terra e que contribuem para o grande sucesso deste certame, considerando que as Ruas Floridas apesar do seu encanto, trazem consigo dias de trabalho extenuante”.

Este certame conta com um investimento na ordem dos 400 mil euros. “Este valor multiplica-se por si através do turismo, restauração e artesanato, alavancando assim a economia local”, garante o autarca.

Apresentando-se com um total de 24 ruas floridas, o David Galego refere que toda a logística das pessoas tem sido “extraordinária”, considerando que estes redondenses “vestem a camisola da sua terra com orgulho e sabem o grande significado que esta festa tem para eles e para o próprio concelho. Sem eles nada disto seria possível”, remata.

Quem também marcou presença nesta apresentação foi o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos que fortaleceu a questão do turismo “de estadia” que as Ruas Floridas trazem ao Alentejo, ao invés do turismo de “excursão”, refletindo-se no grande impulso que este certame dá na economia local, afirmando que o Turismo do Alentejo e Ribatejo está a fazer uma grande promoção deste evento junto do público espanhol.

No que diz respeito ao cartaz, a abertura do evento, no dia 2 de agosto, conta com a atuação da espanhola Edurne. No dia seguinte, domingo, o palco fica reservado para a Filarmónica União Montoitense, os Bandidos do Cante e João de Campos. Já na segunda-feira, 4 de agosto, atuam Buba Espinho e os Cantadores de Redondo. A 5 de agosto, a animação musical estará a cargo de Emanuel. No dia 6, os Tomba Lobos convidam o grupo Galandum Galundaina a subir a palco. No dia 7 de agosto, os artistas a subirem a palco são Filarmonia Campaniça, Raia, Celina da Piedade, Ana Santos, a Banda da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense, o Coro e Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense e as Cantadeiras de Redondo. A 8 de agosto atuam os Hangover Band. No sábado, 9 de agosto, é Diogo Piçarra quem sobe a palco. Todo os concertos começam partir das 22h00 na Praça da República.

O encerramento da edição de 2025 está agendado para domingo, 10 de agosto, com a realização do IX Festival de Folclore, que conta com a participação do Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca.

Artesanato de Borba marca presença na Feira Internacional de Artesanato de Lisboa

O artesão borbense Diogo Germano, é o convidado da Feira Internacional de Artesanato de Lisboa para representar o Município de Borba esta quinta-feira, dia 3 de julho.

Todos os interessados poderão apreciar os trabalhos em mármore deste artesão que estará no stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que estará a expor as suas obras das 15h até às 00h.

Natural de Borba, Diogo José Germano tem 67 anos e segundo o mesmo “comecei a fazer peças de artesanato há cerca de 14 anos.
Comecei em 2010, de forma autodidata, trabalhando com pedra (mármore da nossa região), cortiça e madeira.
Gosto muito do que faço e em especial de ver a gratidão das pessoas ao observarem as minhas peças, os meus trabalhos”.

Para este artesão, todos os trabalhos deixam marcas, mas em especial, recorda a “bicicleta”, em pedra que executou, que se movimentava, tendo a mesma sido vencedora de um Concurso de Artes.

Diogo Germano tem sido presença assídua na Festa da Vinha e do Vinho de Borba, tal como marcou também presença numa mostra em Campo Maior, no Museu do Mármore de Vila Viçosa e na Bienal na Vidigueira.

Aliança Democrática retifica listas candidatas aos Órgãos Autárquicos de Elvas

No passado dia 21 de junho, a Coligação Aliança Democrática apresentou oficialmente as suas listas candidatas aos órgãos autárquicos do concelho de Elvas para as próximas eleições autárquicas de outubro.

Contudo, esta Coligação emitiu uma nota de imprensa a retificar as listas candidatas aos órgãos autárquicos de Elvas, mais especificamente, as listas candidatas às Assembleias de Freguesia da Terrugem e Vila Boim.

A nota de imprensa para ler na íntegra:

“Tendo em conta a incerteza política que marcou os últimos meses, optámos, numa primeira fase, por apresentar uma lista conjunta para as freguesias de Vila Boim e Terrugem. Esta decisão deveu-se, sobretudo, à exigência do atual contexto político, nomeadamente ao facto de, apesar da aprovação da desagregação das freguesias, não termos obtido garantias absolutas quanto à sua concretização efetiva.

Contudo, na semana passada, o Governo procedeu à auscultação dos partidos políticos e, da maioria das posições expressas, emergiu a indicação do dia 12 de outubro como a data prevista para a realização das eleições autárquicas. Com esta
definição, aumenta significativamente a probabilidade de a desagregação das freguesias se concretizar a tempo do ato eleitoral.

Assim, e para estarmos preparados para todos os cenários, informamos que, nos próximos dias, a Coligação Aliança Democrática irá apresentar publicamente, através das nossas redes sociais, listas candidatas em separado para as freguesias de Vila Boim e de Terrugem.

Na qualidade de Diretor de Campanha da Aliança Democrática, apelo à compreensão de todos os elvenses perante estas decisões, que visam garantir o maior rigor e representatividade possível. Mais do que nunca, acreditamos que Elvas precisa de uma mudança profunda, determinada e responsável e, é isso que esta candidatura representa, Mudança para melhor e Ambição de mais, muito mais.

Com Elvas, Por Elvas, Para Elvas.

Diogo Reis

Diretor de Campanha da coligação Aliança Democrática de Elvas”.

Monforte: apresentação das listas da CDU às autárquicas agendada para esta quinta-feira

A Coligação Democrática Unitária (CDU) – PCP/PEV apresentará a lista de candidatos aos órgãos autárquicos do concelho de Monforte, numa sessão de apresentação pública agendada para esta quinta-feira, dia 3 de julho, no Largo dos Combatentes, junto do edifício da Junta de Freguesia de Monforte, a partir das 18h30.

Esta sessão vai contar com a participação de Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP. 

De acordo com o partido, “a CDU, força do trabalho, da honestidade e da competência, o grande espaço unitário que defende os valores de Abril e as suas conquistas, é a coligação onde são bem-vindos todos aqueles que defendem um rumo participado, de progresso e desenvolvimento para o concelho de Monforte e que se batem pelo direito à habitação, à saúde, à educação, à mobilidade, à cultura, ao desporto, ao lazer e ao ambiente no concelho”.

CIMAA promove inquérito sobre a mobilidade da população do Alto Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) está a desenvolver o Plano Intermunicipal de Mobilidade Urbana Sustentável do Alto Alentejo (PMUS-AA) e os Planos de Mobilidade Urbana Sustentável dos seus 15 municípios, uma iniciativa estratégica que visa promover uma mobilidade mais eficiente, acessível, inclusiva e sustentável no território.

No âmbito deste processo, encontra-se já disponível o Inquérito à Mobilidade da População do Alto Alentejo, que tem como principal objetivo conhecer os hábitos de deslocação quotidiana dos cidadãos, identificar desafios e recolher contributos para a definição de soluções concretas que respondam às reais necessidades da região. O inquérito pode ser preenchido aqui.

Ao colaborar com este inquérito, cada cidadão contribui para a construção de um sistema de mobilidade mais equilibrado, justo e sustentável.

O inquérito é de carácter voluntário, anónimo e cumpre integralmente o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), bem como a legislação nacional em vigor.

“Livros a Circular” é a mais recente iniciativa literária a decorrer em Évora

A União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, no concelho de Évora, lançou o projeto “Livros a Circular”, uma iniciativa que pretende fomentar o gosto pela leitura e a partilha de livros entre os cidadãos, através de “casas de livros”, em vários pontos da freguesia.

Estas estruturas estão a ser colocadas junto a paragens de autocarro, permitindo que qualquer pessoa possa participar. Para participar, basta levantar um livro, usufruir da leitura e, posteriormente, deixar outro, contribuindo assim para a continuidade desta rede de partilha literária. O objetivo é simples, mas impactante — dar uma nova vida aos livros usados e facilitar o acesso gratuito à leitura.

Com mais de 100 títulos já disponíveis, a diversidade de géneros literários garante opções para todas as idades e preferências. A iniciativa pretende igualmente tornar os espaços públicos mais acolhedores e inspiradores, promovendo a cultura e o envolvimento da comunidade.

Apelando à participação ativa de todos os cidadãos, se tem livros em bom estado que já não utiliza, basta deixá-los numa das “casas de livros” e contribuir para esta dinâmica de troca de livros com o objetivo de criar uma comunidade com mais hábitos de leitura, solidária e culturalmente enriquecida.

IPP: ESECS celebrou 40 anos “a formar o presente para inspirar o futuro”

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Portalegre (IPP) celebrou na passada sexta-feira, dia 27 de junho, quatro décadas de dedicação ao ensino superior, à formação de profissionais e ao serviço à comunidade, sob o lema “A formar o presente para inspirar o futuro”.

A cerimónia comemorativa decorreu no Auditório Abílio Amiguinho e reuniu estudantes, docentes, antigos colaboradores, parceiros institucionais e representantes de entidades locais e regionais, num momento de grande simbolismo e reconhecimento.

O evento teve início com um momento musical protagonizado por Laura e Susana Porto (docente da ESECS), que emocionou os presentes e deu o tom intimista à celebração. Seguiram-se as intervenções institucionais, com destaque para João Emílio Alves (Diretor da escola), que sublinhou o papel determinante da ESECS no presente e perspetivou os desafios futuros. Diogo Miranda, presidente da Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre, realçou a importância da escola na formação de profissionais preparados para enfrentar um mundo em constante mudança. Fermelinda Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, destacou a relevância estratégica do Instituto Politécnico para o desenvolvimento da cidade e, por fim, Luís Loures, Presidente do Politécnico de Portalegre, evidenciou os projetos atuais e o futuro do ensino superior na região.

Um dos pontos altos do programa foi a apresentação do vídeo “40 anos, 100 imagens”, que ofereceu uma viagem visual pela história da ESECS, celebrando momentos marcantes do seu percurso. A celebração prosseguiu com a conferência “Desafios do tempo que vivemos”, proferida por Eduardo Marçal Grilo, ex-Ministro da Educação. A intervenção centrou-se na importância de formar profissionais qualificados e na necessidade de promover hábitos de leitura num contexto cada vez mais dominado pelas tecnologias móveis. A moderação esteve a cargo de Alexandre Martins, Subdiretor da ESECS.

Num gesto de reconhecimento institucional, foram homenageados os trabalhadores que completaram 25 anos de serviço na ESECS-IPPortalegre, simbolizando o valor da dedicação e do compromisso com a missão da escola.

Foi também inaugurada durante o evento A exposição “ESECS – 40 anos a ser notícia na imprensa regional”, composta por registos da imprensa que testemunham a presença contínua da instituição na comunicação social local ao longo das últimas décadas.

Um dos momentos de particular significado da celebração foi a inauguração do brasão da família Fonseca Acciaioli, através de um protocolo de cedência pela Câmara Municipal de Portalegre ao palácio que lhe dá nome. Este gesto simbólico reforça a ligação entre a ESECS e o património histórico e identitário da cidade de Portalegre, unindo passado, presente e futuro num mesmo espaço de memória e saber. Em simultâneo, foi apresentada uma peça artística da autoria de Cátia Ezequiel, diplomada da ESECS, assumidamente provocadora, que se afirmou como um verdadeiro desafio aos sentidos e ao pensamento. A obra convida o público a questionar, interpretar e envolver-se num processo de leitura crítica, tornando a arte não apenas objeto de contemplação, mas instrumento de reflexão e construção coletiva de significados.

O evento terminou num ambiente festivo e de confraternização, com o tradicional Portalegre de Honra e o bolo de aniversário, celebrando com emoção o percurso de uma escola que continua a marcar o presente e a projetar o futuro.

A comemoração dos 40 anos da ESECS reafirma o papel incontornável desta escola no panorama do ensino superior em Portugal, e o seu compromisso contínuo com a excelência, a inovação pedagógica e o desenvolvimento regional.

Trabalhos de pintura dos utentes da Cerci Estremoz em exposição em Borba

Celeiro da Cultura de Borba vai ser palco da inauguração da exposição de pintura dos utentes da Cerci Estremoz, intitulada “Peculiarte – Expressar é existir”, na quinta-feira, 3 de julho, pelas 11 horas.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Município de Borba e a Cerci Estremoz, no âmbito da promoção da inclusão e da expressão artística de pessoas com deficiência ou incapacidade. A exposição insere-se na programação cultural do mês de julho do concelho e visa valorizar a diversidade e a criatividade dos seus autores.

Esta exposição de entrada gratuita, conta com o apoio do Município de Borba e estará patente até ao dia 27 de julho.

Equipa de Sub-11 de “O Elvas” vence torneio em Seia

A equipa de Sub-11 de “O Elvas” deslocou-se no passado sábado, 28 de maio, ao concelho de Seia, no distrito da Guarda.

“Foi uma viagem coroada de sucesso à Beira Alta, já que os nossos meninos conquistaram o 1° lugar na prova organizada pela Associação Desportiva de São Romão”, revela “O Elvas” nas redes sociais.

A direção do clube agradece a forma como a comitiva foi recebida, dando os parabeéns aos Sub-11 que, “em terras beirãs, elevaram bem alto o nome de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos”. “Os agradecimentos são também extensivos ao Restaurante e Residencial Cabeça da Velha pela forma como a nossa embaixada “azul e ouro” foi acolhida neste sábado de futebol e convívio”.

Aceleradora de Comércio Digital apresentada em Campo Maior

A Associação Empresarial & Jovens Empresários de Campo Maior promoveu ontem, 1 de julho, uma sessão de apresentação da Aceleradora de Comércio Digital, no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA).

O projeto é da responsabilidade da Associação Comercial e Industrial da Ponte de Sor e pretende, através do Plano de Recuperação e Resiliência, apoiar cerca de 200 micro, pequenas e médias empresas da região, ao nível da transição digital, podendo este apoio atingir os 2.000 euros.

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, participou na sessão de abertura da sessão.

Município de Alandroal volta a oferecer cadernos de atividades e acesso à Escola Virtual

O Município de Alandroal, à semelhança de anos anteriores, irá oferecer os Cadernos de Atividades, bem como o acesso à Escola Virtual a todos os alunos do Agrupamento. Este é um investimento que, para o município, se traduz em mais de cem euros por aluno.

O executivo “entende este investimento como uma boa ajuda para os pais, e por sua vez, uma boa ferramenta para o sucesso escolar de todos os alunos”.

O Município acredita também que “esta e outras ajudas podem ser um fator determinante para famílias que possam procurar o concelho do Alandroal para viver, uma vez que estudar no concelho do Alandroal não tem praticamente custos para os encarregados de educação”.

José Jacob assume funções como diretor técnico da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre

José Jacob é o novo diretor técnico regional da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP).

“Com um percurso sólido e reconhecido no desenvolvimento do atletismo no distrito e a nível nacional, o professor José Jacob traz consigo uma vasta experiência e profundo conhecimento técnico, pedagógico e estratégico, que serão determinantes para os desafios que a AADP tem pela frente”, refere a AADP em comunicado .

A nomeação reforça o compromisso da atual direção em valorizar os quadros técnicos locais; apostar numa estratégia de desenvolvimento sustentado da modalidade; e promover o crescimento do número de praticantes, clubes e treinadores no distrito.

José Jacob terá como principais responsabilidades coordenar os planos de desenvolvimento técnico da AADP; acompanhar atletas e treinadores em contexto competitivo e formativo; eepresentar a AADP junto das instâncias técnicas da Federação Portuguesa de Atletismo; e implementar projetos de formação, captação e deteção de talento em colaboração com os clubes.

A AADP agradece ainda ao anterior diretor técnico, Nuno Preciado, “pelo seu valioso contributo, trabalho dedicado e empenho no desenvolvimento do atletismo no distrito ao longo dos últimos anos. O seu profissionalismo e paixão pela modalidade deixaram uma marca significativa que muito valorizamos e que desejamos continue, ao serviço do seu clube”.

A direção da AADP “deseja ao professor José Jacob os maiores sucessos neste novo desafio, certos de que a sua liderança técnica será um pilar fundamental no reforço da qualidade e dinamismo do atletismo distrital”.

Exposição “Diante do Tempo” chega ao fim no MACE com conversa entre Ana Anacleto e Delfim Sardo

No âmbito da exposição “Diante do Tempo”, patente ao público no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), decorre este domingo, dia 6 de julho, uma conversa entre Ana Anacleto e Delfim Sardo, moderada por Vera Appleton.

A iniciativa, agendada para as 15h30 e com entrada gratuita, está englobada no encerramento da atual exposição e simultaneamente na celebração do aniversário do MACE.

Dedicados ao Circo, Clubes de Verão ocupam cem crianças de Campo Maior até 29 de agosto

Os Clubes de Verão 2025, promovidos pelo Município de Campo Maior e este ano dedicados ao “Circo”, tiveram o seu pontapé de saída esta terça-feira, dia 1 de julho, no Centro Comunitário da vila,

Até ao próximo dia 29 de agosto, as cem crianças inscritas vão participar nas muitas atividades lúdicas e educativas preparadas pelos técnicos do Centro Comunitário, este ano auxiliados por uma equipa de 25 jovens do Movimento Cidadania Jovem “Verão 2025”, uma iniciativa promovida pelo projeto CLDS 5G, que irão fazer tudo para que estas crianças passem um verão inesquecível.

Na sessão de abertura do programa estiveram presentes o presidente do Município, Luís Rosinha, assim como os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha.

Isekais representa Elvas e Portugal no Festival del Sole em Itália

O grupo Isekais deslocou-se recentemente até à cidade italiana de Riccione com um total de 20 ginastas, da responsabilidade dos treinadores Filipa Dores e Valdemar Madeira, com o objetivo de participar no prestigiado Festival del Sole, um dos maiores eventos de ginástica a nível internacional.

A participação do grupo não só levou o nome de Elvas e Portugal além-fronteiras, como foi também marcada por um momento de grande prestígio: os ginastas do Isekais foram convidados, atempadamente, para integrar a Gala de Encerramento do festival. Este convite representou o reconhecimento do trabalho, dedicação e qualidade técnica demonstrados pelo grupo ao longo do evento.

A presença na Gala de Encerramento, reservada a atuações de elevado destaque, reforçou o valor do projeto Isekais e o papel que desempenha na promoção da ginástica e da cultura portuguesa no panorama internacional.

Arronches volta a ser palco da nova música portuguesa

O Festival de Arronches, dinamizado pela Associação Portuguesa das Artes e da Cultura, está de regresso para a sua 2ª edição, nos dias 8, 9 e 10 de agosto. Durante três dias, vários locais emblemáticos do município serão palco de 12 projetos musicais nacionais, numa celebração dedicada a talentos emergentes.

Esta iniciativa afirma-se como um contributo relevante para a descentralização e democratização cultural em Portugal, e oferece um programa diversificado que inclui, este ano, novos workshops culturais e artísticos, uma exposição de arte contemporânea, a estreia de um mercado artesanal, bem como um mercado de trocas “Let’s Swap”.

De forma a prolongar a experiência e fomentar o convívio entre visitantes, será ainda disponibilizado gratuitamente um parque de campismo, convidando o público a mergulhar por completo no ambiente do festival.

“Para além da programação cultural, o festival procura também impulsionar a economia local, abrangendo comércio, alojamentos e restauração, ao atrair visitantes de diferentes zonas do país. Queremos que Arronches seja vivido como um verdadeiro destino cultural no Alto Alentejo, promovendo o património e a identidade da região”, sublinha a direção artística da Associação Portuguesa das Artes e da Cultura.

O primeiro ponto de encontro será na Praça da Igreja da Esperança, onde atuam, no dia 8 de agosto, Mau Olhado, Líquen, Vitoria Vermelho, Mão Cabeça e RARA. A 9 de agosto, a Praça de Touros de Arronches recebe J.Mystery, que esteve nomeado para os Prémios Play deste ano, na categoria de Melhor Videoclipe, Mariana Rebelo, ex-participante do The Voice Portugal 2020, Hal Still Echoes, MariaSilva e Pomadinha. Já o último dia de festival, 10 de agosto, será destinado à música acústica, com concertos, de entrada livre, de Lisa Sereno e Francisco Fontes, no Jardim do Fosso.

“Se em 2024 superámos as nossas expectativas, este ano queremos ir ainda mais além. O objetivo continua a ser claro: levar todas as formas de expressão artística a territórios onde a cultura chega com menos frequência. Esta edição está cheia de surpresas e novas propostas para enriquecer a experiência de todos os participantes”, acrescenta a direção artística da Associação Portuguesa das Artes e da Cultura.

Os bilhetes diários têm um custo de 10€, enquanto o dia 10 de agosto é de entrada gratuita. Estão ainda disponíveis duas opções com benefícios adicionais: a Pulseira 2ª edição (18€) e o Pack Apoio 2ª Edição (30€), ambos com ofertas e descontos exclusivos. Há também tarifas reduzidas para residentes locais, estudantes e seniores.

A venda dos bilhetes é feita através do website do Festival de Arronches e nos postos de turismo da vila.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Arronches e Juntas de Freguesia locais.

A Associação Portuguesa das Artes e da Cultura é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 2022. Tem como missão valorizar e melhorar a qualidade profissional e de vida dos trabalhadores da cultura, promovendo a formação contínua de jovens profissionais das artes, através da partilha de conhecimento com artistas e agentes culturais já estabelecidos. Em 2024, lançou o Festival de Arronches, um evento anual que reúne artistas emergentes nacionais e integra workshops abertos a profissionais e não profissionais, promovendo a democratização da cultura. Para além do festival, a associação dinamiza ainda dois projetos: a Galeria Pintar o Sete e a Livraria InCulta, ambos focados na promoção e difusão dacriação artística e literária.

Campo Maior: grandes nomes da música nacional na edição deste ano do Festival Raya

Todos os caminhos prometem ir dar, já a partir desta sexta-feira, 4 de julho, ao parque de estacionamento das Piscinas Municipais de Campo Maior, onde tem lugar mais uma edição do Festival Raya, que decorre até dia 12.

A Câmara Municipal volta a apostar num cartaz de espetáculos com quatro artistas de renome: Richie Campbell, Carolina Deslandes, Plutonio e Anselmo Ralph.

Lembrando que a grande novidade desta edição vai para o Raya Kids, o presidente do município, Luís Rosinha, assegura que, ao longo de todos estes anos do festival, o evento tem levado até à vila os grandes nomes do panorama musical nacional. “Ano após ano, e já vai sendo uma marca do Festival Raya, tentamos trazer até Campo Maior os grandes nomes da atualidade musical nacional e este ano não foge à regra”, assegura o autarca.

“Temos a novidade que é uma quinta sessão, dedicada inteiramente às nossas crianças, no domingo à tarde, onde os pais poderão ir com os filhos, numa perspetiva mais familiar, mais abrangente, mas que dá aqui uma tónica mais abrangente ao próprio festival”, acrescenta Luís Rosinha.

Por outro lado, os artistas de Campo Maior e Elvas, como os Youth Revolution, o projeto de formação de Música do Município de Campo Maior, os B3L2, os Tranquiliza, a par de alguns Djs, terão também o seu momento no festival. Com esta aposta, o município procura apoiar o crescimento dos talentos locais em emergência. “Nunca temos vindo a deixar de fora a emergência destes novos talentos, em sessões de abertura dos cabeça de cartaz. Teremos sempre jovens, que precisam da sua promoção, e a Câmara Municipal de Campo Maior tem contado, todos os anos, com eles, para lhes dar esta oportunidade de crescimento e de estarem à frente de milhares de pessoas”, diz o presidente.

As entradas no festival têm um preço diário de seis euros, enquanto o bilhete geral custa 20. Estes valores, garante Luís Rosinha, ainda que “quase simbólicos”, acabam por ser um “suporte financeiro importante” no que toca à estrutura do evento.

Na sexta-feira, no primeiro dia do evento, sobem a palco Youth Revolution, Richie Campbell, Fiesta Dura e DJ Manja. As portas abrem às 21 horas.

Os bilhetes encontram-se à venda na Ticketline e no Centro Cultural de Campo Maior.

Arkus volta a unir-se ao Município de Elvas para promover mais uma edição das “Férias Ativas”

Teve início esta terça-feira, 1 de julho, mais uma edição do programa “Férias Ativas”, promovido pela ARKUS em parceria com o Município de Elvas, proporcionando às crianças do concelho “um verão cheio de energia, convívio e aprendizagem”.

As “Férias Ativas” decorrem este ano na Boa-Fé, Revoltilho, Vila Boim, Terrugem, Santa Eulália, Barbacena e São Vicente. Durante os meses de julho e agosto, os mais novos vão poder participar em atividades lúdicas, desportivas, culturais e educativas, orientadas pelos coordenadores e monitores. “E claro, como não podia deixar de ser, as idas à piscina fazem parte da programação”, lembra a ARKUS.

A ARKUS, que coordena este projeto desde o início, “agradece a confiança renovada das famílias e das entidades envolvidas, garantindo mais uma edição repleta de entusiasmo”.

Também esta terça-feira arrancou o projeto “ATL Férias é na ARKUS”, que decorre nas instalações da associação, e que volta a proporcionar às crianças dias cheios de animação, brincadeiras e aprendizagens. As atividades são pensadas para estimular a criatividade, o trabalho em equipa, a autonomia e principalmente, a diversão. A ARKUS “agradece, mais uma vez, a confiança dos pais e dá as boas-vindas às novas crianças que se juntam este ano”.

Ambos os projetos “têm um objetivo comum: garantir que as crianças do concelho de Elvas vivam um verão inesquecível, repleto de momentos felizes”.

Cartaz das Festas de Verão da Terrugem dado a conhecer em dia de muita animação na aldeia

É já na noite deste sábado, 5 de julho, que a Comissão de Festas da Terrugem desvenda o cartaz de espetáculos que, de 1 a 4 de agosto, promete dar outra vida aquela aldeia do concelho de Elvas.

Com o grande destaque para a atuação dos Vizinhos, grupo que dá voz ao tema “Pôr do Sol”, que se tornou viral, a festa terá lugar no Pátio Alentejano, a partir das 22h30. “A festa terá introdução dos Onda Flamenco, com a atuação principal dos Vizinhos e com o DJ Boss Dici para terminar com a nossa festa”, revela Jerónimo Fitas, um dos elementos da comissão. “Se Deus quiser há-de correr tudo bem, há-de ser uma festa em grande e estamos à espera de muita gente”, acrescenta.

Mas a festa começa logo à tarde. “Vamos fazer um dia em grande, cheio, com muito movimento”, garante o responsável, dando conta que, pelas 17h30, na Praça de Touros da Terrugem, haverá garraiada, com “animação e jogos taurinos”. A animação estará a cargo do DJ Dinga, sendo que o gado é da Ganadaria Irmãos Serpa.

Não tendo dúvidas de que um dos nomes do cartaz das festas irá conduzir “muita gente” até à Terrugem, Jerónimo Fitas diz ainda que esta festa de apresentação é o último passo a ser dado até ao momento mais aguardado: o início das festividades no primeiro dia de agosto.

A entrada na garraiada tem um custo de quatro euros, enquanto na festa o preço a pagar é de cinco euros, com direito a um copo.

Euromilhões com “jackpot” de 64 milhões de euros em jogo na sexta-feira

O quarto prémio do Euromilhões, no valor de 1.195 euros, saiu ontem, 1 de julho, a três jogadores com aposta registada em Portugal, a par de outros 31 no estrangeiro.

O segundo prémio, de 186 mil euros, e o terceiro, de 16 mil euros, contemplam um total de 11 apostadores, todos eles fora de território nacional.

Como o primeiro prémio não foi atribuído, o jackpot em jogo na próxima sexta-feira, dia 4, é de 64 milhões de euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 1, 17, 28, 32 e 34 e as estrelas 7 e 8.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.