
O Espaço Multiusos do Rossio de Arronches volta a encher-se de vida e de gente, entre os próximos dias 10 e 14 de julho, para aquela que é já a 14ª edição da Feira das Atividades Económicas (FAE).
Quim Barreiros, Mariza, Dillaz e Pedro Abrunhosa são os cabeça de cartaz do evento, certame que foi apresentado na tarde desta terça-feira, 1 de julho, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Com cerca de 200 expositores este ano, revela o presidente da Câmara, João Crespo, esta feira, que se tem vindo “a desenvolver de uma forma sustentável”, ao longo dos anos, é uma “montra viva do que se faz de melhor” no concelho, nas mais variadas áreas e setores: “na agricultura, no comércio, na indústria, nos serviços, na inovação e no saber-fazer local”.
Considerada um “ponto de referência regional e um motor de valorização do tecido empresarial de Arronches”, a feira é “um espaço de encontro, de negócios e de partilha de ideias”, assim como de “afirmação do potencial económico e cultural” do concelho. Entre os expositores presentes no evento, 82 terão os seus stands, alusivos às mais diversas entidades: desde as empresas, ao artesanato, passando pelas associações e instituições de Arronches.
No que toca à área agropecurária, vão estar em exposição cerca de 300 animais, entre ovinos, bovinos e caprinos. Participam na feira “cerca de 175 produtores de animais, divididos por 150 parques de animais”. “Teremos ainda uma outra zona, mais a sul, no jardim, a zona de exposição de automóveis e motos, com seis empresas presentes, das quais quatro são do concelho de Arronches.
Na área da gastronomia, o público terá ao seu dispor cinco tasquinhas, a par do restaurante oficial do município. Na zona do palco, são quatro os bares ao serviço.
Uma das grandes novidades deste ano é, no âmbito da feira, a realização de uma corrida de touros, na tarde de sábado, dia 12 de julho. Em praça entram os cavaleiro António Prates, Soraia Costa e o amador Tomás Moura, assim como o toureiro João Augusto Moura. Pegam os toiros da ganadaria Torre d’Onofre, os Forcados Amadores de Arronches, Académicos de Elvas e de Coimbra.
Ao todo, o investimento feito pela autarquia no certame é de cerca de 300 mil euros. “Não é um custo, é um investimento, porque esperamos que haja retorno, não só nos dias da feira, mas nos dias que se seguem e no resto do ano. O importante é que as pessoas venham à Arronches, que visitem os nossos monumentos, os nossos museus e fiquem nos nossos alojamentos”, remata João Crespo.
Conheça o programa completo:
10 de julho
18h30 Bandinha da Moca
20h00 Animação Infantil
21h30 Grupo Coral Vozes à Janela + Grupo de Acordeons de Valência de Alcântara
22h30 Espectáculo c/QUIM BARREIROS
DJ VALELO | DJ LUÍS PINHEIRO DUA
11 de julho
10h00 Concurso Ovinos Raça (Merino Alemão)
17h00 Ill Concurso do Cão Serra de Aires
20h00 Animação Infantil
21h30 Gromicho “Acústico”
22h30 Espectáculo c/MARIZA
I LOVE BAILE FUNK | DJ HUGO RAFAEL
12 de julho
10h00 IX Concurso Ovinos Raça (P3 e lle-de-France)
15h00 IV Concurso Ovinos Charollais
18h30 Corrida de Touros
20h00 Animação Infantil
21h30 Grupo das Pedrinhas de Arronches
22h30 Espectáculo c/DILLAZ
I LOVE REGGAETON | DJ WHITE
13 de julho
11h00 X Leilão de Ovinos/ Caprinos
Entrega de prémios de melhor Expositor
Rebanhos da Nossa Terra
17h00 XII Concurso do Rafeiro do Alentejo
20h00 Animação Infantil
21h30 Grupo Verde Maio
22h30 Espectáculo c/ PEDRO ABRUNHOSA