O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes procede esta segunda-feira, 30 de junho, à ativação da Célula de Dadores Benévolos, com a assinatura de um protocolo com a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE).
A assinatura tem lugar no Hospital de Santa Luzia, pelas 9 horas. Estarão presentes Miguel Lopes, presidente do Conselho de Administação da ULSAALE, Érica Cardoso, administradora da unidade hospitalar de Elvas, e Diego Vilalon, diretor do Banco de Sangue.
Após a assinatura do protocolo, realiza-se a primeira colheita de sangue de alguns dos elementos da célula.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) encontra-se na fase de implementação dos pilotos do projeto RuralMED_Mobility. Alguns já estão operacionais e a prestar serviços às comunidades rurais, outros concluíram recentemente as suas instalações e alguns estão a preparar-se para um lançamento iminente. Esta troca de atualizações ocorreu nas mais recentes reuniões do projeto, tanto no fórum transnacional, como na mais recente reunião de Stakeholders.
Na semana passada, nos 17 e 18 de junho, a CIMAA participou no 4.º Fórum Transnacional do projeto RuralMED Mobility em Bohinjska Bistrica, Eslovénia. Este compreendeu não só a habitual reunião entre parceiros, mas também uma visita ao Município de Bohinj e aos locais centrais ao seu desenvolvimento da mobilidade sustentável. Estas reuniões presenciais entre parceiros são oportunidades valiosas para identificar desafios comuns e boas práticas entre territórios em diferentes fases de implementação. O evento, organizado pela BSC, Business Support Centre, Ltd, Kranj – Gorenjska Regional Development Agency, reuniu parceiros e partes interessadas empenhadas na promoção da mobilidade elétrica em zonas rurais e remotas carenciadas do Mediterrâneo.
De modo a concluir o presente semestre de reporte, a CIMAA e a AREANATejo, promoveram a respetiva reunião com o grupo de Stakeholders do Alto Alentejo, que decorreu esta quarta-feira, 25 de junho. No decorrer da mesma foi partilhado o estado da implementação do projeto, o entregável desenvolvido neste período e por fim, as lições aprendidas, resultantes da execução dos investimentos. Em relação ao entregável (documento técnico) apresentado, foram transmitidos os detalhes referentes à instalação de postos de carregamento, critérios de seleção de locais e benefícios esperados do projeto, incluindo aspetos ambientais, econômicos e sociais.
O Município de Borba investiu, recentemente, cerca de quatro mil euros, numa intervenção levada a cabo na área de Jardim de Infância do Centro Escolar.
Por um lado, foi feita a reparação do piso exterior daquela área, tendo em conta que se encontrava danificado e representava “um risco para a segurança das crianças”. Por outro, a autarquia procedeu à instalação de um novo equipamento de recreio.
Com isto, garante o Município de Borba, a autarquia mantém “o seu compromisso com a promoção do bem-estar dos alunos”.
O pôr do sol serviu este sábado, 28 de junho, de pano de fundo para a edição deste ano do Sunset Trail “Ouguela – Sentinela da Raya” 2025, evento desportivo integrado no circuito regional de Trail Curto da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.
A iniciativa, que teve lugar na pitoresca aldeia de Ouguela, no concelho de Campo Maior, contou com a presença do vice-presidente do Município, Paulo Pinheiro, do vereador Paulo Almeida, que participou na prova, e de Vanda Portela, em representação da Junta de Freguesia de São João Baptista.
Promovido pelo Campo Maior Trail Runners/GEDA, com o apoio do Município de Campo Maior, o evento contou com cerca de 450 participantes nas seguintes provas: um trail de 20 quilómetros, um mini trail e uma caminhada de 12 quilómetros e o IV Kids Urban Run, que desafiou os mais novos a explorar os recantos do Castelo de Ouguela.
O evento pretendeu ser promotor de estilos de vida saudáveis, valorizando simultaneamente o património natural, cultural e humano da região. Os participantes percorreram os antigos trilhos dos contrabandistas, entre o pôr do sol e o luar, atravessando paisagens como o rio Xévora e a ribeira do Abrilongo, locais que evocam lendas e histórias de outros tempos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Portalegre sob aviso vermelho até às 21 horas de amanhã, segunda-feira, dia 30 de junho, devido à persistência de temperaturas extremamente elevadas.
O nível de alerta será reduzido para amarelo, a partir das 21 horas de amanhã, mantendo-se até às 16 horas de terça-feira, 1 de julho. A par de Portalegre, também os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja, Évora, Santarém e Castelo Branco se encontram sob aviso vermelho.
De acordo com o IPMA, as temperaturas em concelhos como Elvas, Campo Maior, Ponte de Sor, Avis e Alter do Chão podem chegar aos 43 graus Celsius.
A Proteção Civil recomenda máxima atenção, sobretudo a grupos vulneráveis, como crianças e idosos, hidratação frequente e evitar a exposição solar nas horas de maior calor.
Degolados celebrou o São João este sábado, dia 28 de junho, com um animado arraial em honra deste Santo Popular. A festa, marcada pela boa disposição e tradição, foi organizada pela Junta de Freguesia de Degolados, com o apoio do Município de Campo Maior e da União Futebol de Degolados.
A noite foi marcada pela atuação do Duo Musical R&C, que levou muita música popular e animação ao arraial. Além da música, o evento contou com as tradicionais sardinhas assadas e foram muitos os que se juntaram nesta noite de verão para dançar e celebrar.
Os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha e o executivo da Junta de Freguesia de Degolados – João Cirilo, Olga Madeira e Bruno Marques – marcaram presença no arraial, juntando-se à população nesta celebração.
O Município de Vila Viçosa promove esta segunda-feira, 30 de junho, a partir das 17 horas, a sessão de lançamento do projeto CLDS 5G “Laços de Sabedoria”, com o espetáculo “O Comunicador”, de António Sala, no Cineteatro Florbela Espanca.
“O espetáculo é uma viagem através do tempo, ou seja, nós vamos percorrer várias décadas, a partir dos anos 40 e, em cada década, isso é ilustrado com audiovisuais, com sons e imagens da época e com as canções dessas alturas”, explica António Sala.
Em palco, o locutor, compositor e cantor assume o papel de pivot, “contando a história do país e do mundo”, bem como a sua própria história, em termos profissionais. “Cheio de amor, humor e de afetos”, este espetáculo, “muito vibrante”, acaba por se traduzir em momentos de recordação para os mais velhos e de descoberta para os mais novos.
As entradas no espetáculo, de acordo com o Município de Vila Viçosa, são gratuitas, embora sujeitas à limitação do espaço.
O encerramento do Ano Letivo de 2024/2025 da Universidade Sénior de Monforte (USM) foi celebrado com um programa iniciado no dia 12 de junho, a partir das 21.30h, na Sala de Espetáculos da Sociedade Filarmónica Monfortense “Os Encarnados”, em Monforte, com a estreia do espetáculo “A Bomba”, uma revista encenada por Manuel Pedras, com a assistência de Kátia Gomes, no âmbito da atividade desenvolvida através da disciplina de Teatro e que envolveu os respetivos alunos.
No dia seguinte, na Sala Polivalente Municipal, a partir das 12.30h, realizou-se o já tradicional almoço convívio, no qual, para além de professores, alunos e o Coordenador da Universidade, Manuel Pedras, estiveram também presentes o presidente do Município, Gonçalo Lagem, o Vice-Presidente e os Vereadores do seu Executivo, Fernando Saião, Mariana Mota e Emídio Mata, e os Presidentes das Juntas de Freguesia de Assumar e de Santo Aleixo, respetivamente, Manuel Poeta e António Raposo.
Para além do convívio que, à semelhança de anos anteriores, se proporcionou num ambiente de agradável confraternização e emoção, marcados essencialmente pelas manifestações de amizade, carinho e muita alegria, foram entregues os Certificados aos alunos e professores presentes, estiveram expostos dois exemplares dos novos lenços da Universidade confecionados ao longo do ano pelas alunas que frequentam a Disciplina de Artes Criativas lecionada por Fátima Vitorino e Rosa Cáceres, foi apresentado o vídeo intitulado “Universidade Sénior de Monforte – Segunda Juventude de Monforte”, um trabalho realizado por Carolina Ideias, aluna da disciplina de Comunicação e Linguagens Audiovisuais do curso de Jornalismo e Comunicação da Escola Superior de Ciências Sociais e Educação do IPP, e uma demonstração das Marchas que, no âmbito da atividade desenvolvida na disciplina de Ginástica/Dança/Hidroginástica, foram encenadas pela respetiva Professora, Inês Pataca, e que irão representar a Universidade em vários eventos festivos dos Santos Populares.
A Universidade Sénior de Monforte foi criada e é gerida pela Câmara Municipal desse Município e a sua inauguração oficial teve lugar no dia 4 de janeiro de 2013. Desde então, este serviço tem mantido uma atividade regular que se tem revelado de extrema utilidade não só para os seus alunos como também para toda a comunidade, em particular junto de grupos específicos com os quais costuma interagir, designadamente nos quais se incluem os alunos das escolas e outros idosos utentes das IPSS’ do Concelho.
Este ano, foram cerca de 60 alunos que frequentaram gratuitamente as 14 disciplinas lecionadas por professores voluntários, designadamente, Artes Criativas (Fátima Vitorino e Rosa Cáceres), Atelier de Azulejo (Sérgio Batista), Atelier de Estanho, Técnica de Guardanapo e Decopagem (Fátima Vitorino), Música e Cantares (Manuel Bagorro), Comunicação e Imagem (Manuel Garcia e Vitória Medalhas), Ginástica/Dança/Hidroginástica (Inês Pataca), História e Museologia (José Inácio Militão), Informática (António Mendes e José Rasquinho), Inglês (Rui Barradas), Italiano (Rossana Gatti), Pintura (Kátia Gomes), Saúde (Aldina Rasquinho, João Dias e Sandra Ideias), Teatro (Manuel Pedras) e Turismo e Lazer (Rui Barradas e Teresa Cunha).
No decorrer da habitual Gala do Treinador, promovida pelo Núcleo de Treinadores do Distrito de Portalegre, na passada sexta-feira, 27 de junho, Emanuel Baleizão e Luís Alves foram eleitos os técnicos do ano em futebol e futsal, respetivamente.
Emanuel Baleizão, treinador da equipa sénior do Eléctrico Futebol Clube, arrecadou 70% dos votos dos associados do núcleo, enquanto Luís Alves, treinador da equipa sénior do GCDR Domingão, conquistou 48% dos votos.
O evento, realizado na sede do núcleo, em Ponte de Sor, serviu também para premiar os treinadores campeões distritais de futebol e de futsal na época desportiva 2024/25, nas provas organizadas pela Associação de Futebol de Portalegre: Luís Fonseca (seniores femininos CF Os Avisenses e infantis UD Sousel), Quintino Vivas (iniciados UD Sousel) e Luís Alves (seniores GDR Domingão), em futsal; e Luís Silva (infantis sub-12 Portalegrense), Filipe Pacau (iniciados sub-14 O Elvas), Ricardo Graça (juvenis sub-16 Portalegrense), Bruno Tomé (juniores sub-18 O Elvas) e Emanuel Baleizão (seniores Eléctrico FC), em futebol.
A Câmara Municipal de Monforte vai inaugurar, na terça-feira, 1 de julho, o Centro de Atividades de Apoio à Família, na antiga escola primária da vila, na Rua Paulo Jorge Padrão Caetano.
Dar a conhecer todos os cantos de Portugal através de um olhar autêntico e criativo, celebrando a diversidade cultural, paisagística e humana dos 308 municípios portugueses é o grande objetivo de um concurso de fotografia, recentemente lançado pelo portal “Pelos Caminhos”.
Este concurso, focado sobretudo na riqueza dos territórios mais distantes das grandes cidades e destinado a fotógrafos profissionais e amadores, surge imbuído no espírito deste projeto. “No fundo, isto nasce com o portal ‘Pelos Caminhos’, que também é bastante recente. É um projeto que eu estou a tentar criar, para poder dar visibilidade ao nosso país, mas com grande foco nas localidades menos conhecidas, sendo eu também do Alentejo, consigo compreender que, às vezes, somos um pouco esquecidos nesta matéria e acho que há muita riqueza cultural para poder mostrar”, começa por explicar o fundador do portal, Gonçalo Mendes.
Com o concurso procura-se dar a conhecer Portugal “pela lente de quem tem este talento para tirar fotografias”. Com a expectativa que este concurso possa chamar a atenção para tudo aquilo que de bom o país, de norte a sul, tem para oferecer, Gonçalo Mendes lembra que muita gente viaja para outros países da Europa – ou até para fora dela – quando há tanto a conhecer, seja no continente, seja nas ilhas.
A participação neste concurso de fotografia, através do qual se pretende mostrar “o Portugal genuíno, longe das rotas turísticas habituais, através do olhar de quem o vive e sente todos os dias”, é gratuita. Os interessados em participar têm até 29 de julho para fazer chegar as suas fotografias até à equipa do portal “Pelos Caminhos” (aqui).
O concurso realiza-se em duas fases: primeiro, a nível regional, com votações divididas entre Norte, Centro, Oeste e Vale do Tejo, Grande Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. As duas fotografias mais votadas na primeira fase seguem para a fase final nacional. A fotografia mais votada será a vencedora, cujo autor receberá um prémio simbólico.
O Município de Campo Maior prepara-se para festejar mais uma noite de Santos Populares, com o arraial de São Pedro agendado este domingo, dia 29 de junho, pelas 21h na Ermida de São Pedro, encerrando assim os arraiais populares deste mês de junho.
Tendo estes diversos arraiais atraindo muitos interessados a Campo Maior, confirmando o gosto por este tipo de iniciativas, a vereadora da Câmara Municipal, São Silveirinha, dá a conhecer que este último arraial, de entrada gratuita, vai contar com as atuações musicais de Mara Perleques e Paulo Miranda.
Com a chegada do verão, o Município de Elvas arranca já esta semana com mais uma edição das “Férias Ativas”.
Destinado às crianças do primeiro ciclo de todo o concelho, este programa tem vindo a ser um projeto que, de acordo com a vice-presidente da Câmara, Anabela Cartas, ajuda muito os pais durante o período das férias de verão dos filhos. As atividades, que se estendem de segunda a sexta-feira, de 1 de julho a 29 de agosto, voltam a contar com a orientação da Arkus e o apoio dos jovens do programa de Ocupação Municipal de Tempos Livres (OMTL).
“É um projeto muito importante, porque as pessoas que estão a trabalhar não têm uma resposta suficiente para deixar os filhos e as crianças não podem ficar em casa sozinhas. Assim, têm atividades o dia inteiro e são acompanhadas devidamente, o que facilita muito a vida aos pais”, assegura a autarca.
Por outro lado, os jovens estudantes, dos 15 aos 25 anos, podem vir, ao abrigo do OMTL, a ocupar quatro horas diárias ao longo de duas semanas e, com isso, receber uma bolsa de 120 euros. “Eles podem escolher o espaço do município para o qual querem ir trabalhar: para o desporto, para a cultura, para o turismo, para o sócio-educativo, podem ir para a parte das ‘Férias Ativas’. É escolherem e depois eles serão, devidamente, encaminhados e é muito bom, porque começam a ter contacto com o mundo do trabalho”, diz Anabela Cartas.
A Praça da República de Elvas encheu-se, na noite deste sábado, 28 de junho, para um espectáculo único de comemoração dos 13 anos da elevação da cidade a Património Mundial, numa união de música, dança área e pirotecnia.
A palco subiram Luís Represas, Marisa Liz, Orquestra Ibérica, Voices United e Beatfox, num espetáculo com conceção e direção artística do elvense Luís Zagalo, para além do presidente da Câmara, Rondão Almeida, que fez questão de, perante a multidão de gente que tinha à frente, recordar o grande feito de 30 de junho de 2012.
Em declaração à Rádio Elvas, o autarca começa por lembrar o “excelente património” que a cidade tem – desde o castelo aos fortes – embora “ao abandono e totalmente degradado” quando, em 1994, chegou à Câmara Municipal. “Mas comecei a sonhar que seria possível que um dia a nossa cidade fosse classificada como Património Mundial. Aliás, trazia esse sonho desde 1986, altura em que Évora foi classificada como Património da Humanidade, nessa mesma altura em que eu era um eleito daquela Câmara”, lembra.
Mas até se chegar até à classificação, “foram 18 anos de trabalho, de crer e de acreditar”. Com a classificação, encerrou-se uma etapa e iniciou-se outra, que se mantém até à atualidade, ou não estivesse o atual executivo empenhado na realização das mais diversas obras, como a de requalificação do Aqueduto da Amoreira. “Temos de manter e conservar as pedras dos nossos antepassados, para termos orgulho no presente e transmitir para o futuro aquilo que é o trabalho que nós temos estado a realizar”, garante.
Por outro lado, o autarca não esquece tudo aquilo que Elvas veio a ganhar com esta distinção da UNESCO: “basta ver quantas camas, seja de hotelaria, seja de alojamentos locais, foram criadas nestes últimos 13 anos; basta ver quantos novos restaurantes nasceram a partir deste momento; basta ver as entidades que têm procurado Elvas para aqui realizar grandes eventos”.
Dizendo ainda que alcançar esta distinção “deu trabalho, mas valeu a pena”, Rondão Almeida garante, contudo, que o maior património do concelho é, e sempre será, as suas gentes.