CNT de Elvas acolheu este sábado o último dos almoços da edição de 2025 do Festival da Idade de Ouro

Mais de meio milhar de pessoas juntaram-se no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) este sábado, 28 de junho, para a edição 2025 do Festival da Idade de Ouro dedicada às duas freguesias urbanas de Elvas.

O convívio destinado aos munícipes de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso e de Caia, São Pedro e Alcáçova contou com o habitual almoço e animação musicai pelo grupo de música popular da Universidade Sénior de Elvas, sob a direção de Mário Gonçalves, e o duo Carlos Alferes & Rui Teixeira.

Depois da passagem por todas as freguesias rurais, este encerramento do Festival da Idade de Ouro 2025 contou com as presenças do presidente da Câmara de Elvas, comendador José Rondão Almeida, da maioria doa membros do executivo municipal; da presidente da Assembleia Municipal, Graça Luna Pais; e dos autarcas que integram as Juntas e Uniões de Freguesia de todo o concelho.

Borba recebe este sábado à noite o Festival Nacional da Canção Rural

A cidade de Borba recebe o Festival Nacional da Canção Rural, este sábado, dia 28 de junho, pelas 21h30, no Pavilhão de Eventos.

É neste território alentejano da Serra D’ Ossa, que ostenta o título de Cidade do Vinho 2025, que se vão apresentar os 14 concorrentes desta 4ª edição do festival, em representação dos municípios que integram a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV): Alenquer, Angra do Heroísmo, Arcos de Valdevez, Barcelos, Beja, Borba, Cantanhede, Castelo Branco, Chamusca, Mealhada, Palmela, Praia da Vitória, Rio Maior e Viana do Castelo.

O Festival Nacional da Canção Rural é promovido pela AMPV e conta com o apoio do programa Wine in Moderation, da ARVP – Associação das Rotas de Vinho de Portugal. Nesta 4ª edição conta com a parceria da Cidade do Vinho 2025 e do Município de Borba.

Trata-se de um concurso de canções que tem como objetivo estimular a composição de obras literário-musicais com acompanhamento vocal, cujos textos (poemas) contemplem temáticas direta ou indiretamente relacionadas com o mundo rural.

Os concorrentes têm de ter mais de 16 anos e interpretar, a solo ou em grupo, temas em português, que têm de incluir, obrigatoriamente, uma ou mais referências à vinha e/ou ao vinho, sem apelo direto ou indireto ao consumo.

“Grémio” com casa cheia para assistir à apresentação do primeiro romance do elvense Rodrigo Fialho

O jovem elvense Rodrigo Fialho apresentou o seu romance de estreia, “O Amor Segundo Inverosímeis Circunstâncias”, ao início da tarde deste sábado, 28 de junho, no salão do Centro Artístico Elvense.

Nascido em 2005 e a frequentar atualmente o curso de Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Nova de Lisboa, Rodrigo Fialho revelou desde muito cedo grande apetência pela escrita e leitura. Além de participar regularmente em concursos literários, criou em 2021 o blogue “De Mim para Ti”, no qual publica histórias do quotidiano.

Com chancela da editora Cordel de Prata e 120 páginas, a obra de estreia de Rodrigo Fialho narra a vida de Raimundo e Rosalina, casal que habita sob o mesmo teto há uma vida.

A apresentação de “O Amor Segundo Inverosímeis Circunstâncias” foi promovida pela associação cultural Coletivo Artístico 7350 e contou, além do autor, com intervenções da diretora da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, Tânia Rico; da diretora do Agrupamento de Escolas nº 3, Fátima Pinto; e do elvense Manuel Gomes, professor e prefaciador do livro. A também docente Teresa Guerreiro, do coletivo Autores de Elvas, fez a leitura de um excerto da obra.

O vereador Cláudio Monteiro, em representação da Câmara Municipal de Elvas, marcou presença no “Grémio” nesta sessão de apresentação da obra, que contou com casa cheia.

Estremoz: após despiste na quinta-feira à noite, pesado de mercadorias continua tombado na EN4

Um veículo pesado de mercadorias despistou-se, na noite da passada quinta-feira, 26 de junho, na Estrada Nacional (EN) 4, junto ao cruzamento do cemitério de Estremoz (no sentido Estremoz-Borba), onde ainda permanece tombado.

Do acidente, que se deu por volta das 23h30, não resultaram quaisquer feridos, segundo fonte da GNR, que adiantou à Rádio ELVAS que a viatura ainda se encontra no local, num espaço vedado, por se aguardar ainda a chegada de um perito, para avaliação dos danos causados pelo sinistro.

Ténis: 2° Torneio Internacional “Cidade de Elvas” reúne cerca de 70 atletas de diferentes países

O 2° Torneio Internacional “Cidade de Elvas” em ténis decorre até amanhã, domingo, dia 29 de junho, nos courts do Clube Escola de Ténis de Elvas (CETE), no Jardim Municipal.

A competição, dotada de um prémio monetário de 30 mil dólares, decorre desde o passado dia 22, nas variantes de singulares e pares masculinos, reunindo 68 jogadores de dezena e meia de nacionalidades. Portugal, Espanha, França, Suíça e Estados Unidos são alguns dos países representados no torneio.

A organização pertence ao CETE, com os apoios principais do Município de Elvas e do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, visitou ao final da manhã deste sábado, 28 de junho, o 2° Torneio Internacional Cidade de Elvas, acompanhado pelo presidente do CETE, Miguel Abreu.

“Fado no Adro” em Vila Viçosa com concerto do fadista Pedro Moutinho

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa recebe no próximo dia 12 de julho, sábado, pelas 21h30, a iniciativa “Fado no Adro”.

A edição de 2025 contará com a atuação do fadista Pedro Moutinho, num concerto que decorre no adro do Santuário da Padroeira de Portugal.

Esta iniciativa que tem objetivo a angariação de fundos destinados às obras de conservação e restauro do Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, que segundo informação por parte da entidade organizadora, os projetos de intervenção recentemente apresentados ultrapassam, no seu conjunto, os dois milhões de euros.

Os bilhetes para este espetáculo já estão disponíveis na loja do Santuário, podendo também ser reservados através dos contactos telefónicos 967 666 747, 965 025 992 e 919 981 989.

Jardim Público de Terena é palco de Arraial de Santos Populares da APIT

Este sábado, 28 de junho, o jardim público da vila de Terena, no concelho de Alandroal, recebe o VII Arraial de Santos Populares da Associação de Proteção aos Idosos da Freguesia de Terena (APIT).

As festividades arrancam pelas 19 horas com um espetáculo do grupo de dança oriental Naadirahs e do grupo Dance Kids. Pelas 19h40 é a vez do Grupo das Cantadeiras do Redondo subir a palco, onde posteriormente será feita uma pausa pelas 20h30 para o jantar de confraternização.

Já pelas 21h30 é a vez dos Marchantes de Bencatel mostrarem os seus dotes. Finalemente, o encerramento da noite vai contar com dois momentos musicais: às 22h com o Duo Rapazes da Vila e às 23h40 com o DJ Rastilho.

Estudo de Medição de Impacto Social aplicada ao CLDS 5G de Campo Maior apresentado no Centro de Ciência do Café

O Centro de Ciência do Café acolheu na passada quinta-feira, 26 de junho, uma sessão sobre o Estudo de Medição de Impacto Social aplicada ao Contrato Local de Desenvolvimento Social 5.ª Geração (CLDS 5G) de Campo Maior. 

Este evento, organizado pelo Coração Delta – Associação de Solidariedade Social, entidade coordenadora do CLDS 5G, juntamente com o Instituto Politécnico de Portalegre, foi destinado a identificar as possíveis mudanças que o projeto pretende gerar e a forma como estas serão alcançadas, promovendo um desenvolvimento social mais inclusivo e sustentável na comunidade. 

A vereadora São Silveirinha, em representação da Câmara Municipal de Campo Maior, marcou presença na sessão.

Luís Rosinha acompanhou comandantes da GNR e da Guardia Civil em visita ao Museu Aberto e à Casa das Flores

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, acompanhou na passada quinta-feira, dia 26 de junho, os comandantes dos Comandos Territoriais da GNR de Portalegre, Évora e Castelo Branco, bem como os comandantes das Comandâncias de Badajoz e Cáceres da Guardia Civil, numa visita realizada ao Museu Aberto e à Casa das Flores.

Esta visita surgiu no âmbito de uma reunião de Cooperação Transfronteiriça e de Controlos Móveis entre aquelas forças de segurança, que decorreu no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro e que juntou mais de 40 participantes. A reunião teve como finalidade reforçar a cooperação transfronteiriça em matéria policial, nomeadamente nas áreas da vigilância da fronteira terrestre, do controlo dos fluxos migratórios e das comunicações.

São Pedro celebrado com arraial na Banda 14 de Janeiro

A esplanada da Banda 14 de Janeiro, na Rua Sá da Bandeira, acolheu na noite desta sexta-feira, 27 de junho, um arraial dedicado a São Pedro, o último dos três Santos Populares.

Chegou assim a iniciativa conjunta da filarmónica elvense e das associações Arkus e Gota d’Arte, que arrancou nas instalações da primeira na noite de Santo António e prosseguiu no Jardim das Laranjeiras com o arraial de São João, no âmbito do evento WeekendArt.

O vereador Cláudio Monteiro representou a Câmara Municipal de Elvas nestes festejos em honra de São Pedro, na Banda 14 de Janeiro.

Equipas de nove países participam no 14º Mundialito de Futebol de Base

O desfile de abertura oficial do 14° Mundialito de Futebol de Base realizou-se esta sexta-feira, 27 de junho, no Estádio Nuevo Vivero, em Badajoz.

A competição é promovida Asdefuba – Asociación de Funcionarios de Badajoz, com o apoio da Eurocidade EuroBEC, com a participação de clubes de nove países: Espanha, Portugal, França, Marrocos, Irlanda do Norte, Holanda, Roménia, França e Estados Unidos.

São 130 as equipas e cerca de 3000 os jovens futebolistas que até amanhã, domingo, disputam as dezenas de partidas agendadas para Badajoz, Elvas, Campo Maior, Terrugem e Vila Boim.

O vereador Hermenegildo Rodrigues representou a Câmara Municipal de Elvas na abertura desta 14ª edição do Mundialito de Futebol de Base.

Câmara de Elvas aprova Regulamento Municipal do Uso do Fogo e de Limpeza de Terrenos Privados

A Câmara Municipal de Elvas aprovou na passada quarta-feira, dia 25 de junho, a proposta de Regulamento Municipal do Uso do Fogo e de Limpeza de Terrenos Privados, por unanimidade.

Foi também aprovada a realização da exposição “Um Silabário por Reconstruir”, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, em julho, assim como a realização do Mês do Teatro. No decorrer da sessão, foram aprovadas várias cedências de equipamentos para a realização de atividades e de transporte a coletividades e associações.

Foram atribuídos apoios à Isekais – Associação de Desportos Gímnicos, “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos e A.B.A.T – Associação Beneficência “Amigos de Terrugem”.

A sessão decorreu no salão da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa e esteve presente a população que apresentou algumas sugestões ao executivo.

Financiamento do PRR vai permitir colocar Fórum Cultural de Alandroal na “primeira linha da oferta tecnológica”

O Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal vai ser equipado com novos sistemas de projeção digital de cinema, bem como de vídeo e imagem, num investimento de 150 mil euros, financiado a cem por cento, pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Não tendo dúvidas de que aquele espaço vai ficar agora “na primeira linha da oferta tecnológica”, melhorando a experiência associada aos diferentes eventos ali promovidos ao longo de todo o ano, o presidente da Câmara, João Grilo, lembra que o atual sistema de projeção digital tem já mais de dez anos. “Nós já temos um sistema digital que, apesar de ser recente, tem mais de uma década e, em tecnologia, todos sabemos que a evolução em dez ou 12 anos é tremenda”, começa por dizer o autarca.

“Isto significa mais atratividade para quem quiser vir ao cinema ao Alandroal, porque nós recebemos aqui não só pessoas do concelho mas também dos concelhos vizinhos”, acrescenta João Grilo, lembrando que o Fórum Cultural passa agora a oferecer “mais condições de projeção e de som”.

O autarca fala ainda numa “candidatura importante”, com financiamento a cem por cento, tendo em conta as limitações de investimento do município. “Resulta de uma estratégia do município de tentar todas as possibilidades. Nós temos uma equipa de formalização de candidaturas muita ativa e, habitualmente, vamos tendo resultados. Isso ajuda também um município que tem limitações no investimento, pelo que conseguir financiamento a cem por cento é extremamente importante”, remata.

O contrato de financiamento foi celebrado com o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais a 23 de junho.

Festival da Idade de Ouro termina com almoço-convívio no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas

O último dos almoços da edição deste ano do Festival da Idade de Ouro está marcado, este sábado, 28 de junho, para as 13 horas, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas.

Depois do evento, promovido pela Câmara Municipal, já ter passado por todas as freguesias rurais do concelho, chega agora à cidade, para um momento de convívio entre a população mais velha das duas freguesias urbanas: Caia, São Pedro e Alcáçova e Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefondo.

Para além do almoço, os munícipes irão também desfrutar de um espetáculo de animação musical.

13º aniversário da classificação de Elvas como Património Mundial celebrado com espetáculo único este sábado

A Câmara Municipal de Elvas vai assinalar o 13º aniversário da classificação da cidade como Património Mundial com um espetáculo comemorativo, este sábado, 28 de junho, onde não vai faltar a música, animação e a pirotecnia.

O programa contempla um concerto com Luís Represas, Marisa Liz, Orquestra Ibérica, Voices United, Bailado aéreo e Beatfox, a partir das 22 horas, na Praça da República.

O espetáculo resulta de uma conjugação inédita de artistas, agrupamentos, performances, artes cénicas, efeitos especiais, desenhos pirotécnicos e repertório. A conceção e direção musical do espetáculo é da responsabilidade de Luís Zagalo.

“Venha assistir a um programa único, onde o património, a história e a inovação se conjugam num espetáculo imperdível”, diz a Câmara Municipal de Elvas.

Festival de Ballet Clássico “Portal para o Mundo Mágico” este domingo em Campo Maior

O Projeto de Formação de Ballet Clássico do Município de Campo Maior apresenta, este domingo, 29 de junho, pelas 17 horas, o seu habitual festival, no centro cultural da vila.

Com “Portal para o Mundo Mágico”, assim se chama o espetáculo deste ano, que conta com entrada gratuita, procura-se mostrar ao público o que os alunos deste projeto de formação aprenderam ao longo deste último ano letivo, revela a vereadora São Silveirinha. “O trabalho desenvolvido culmina com este espetáculo de grande qualidade”, explica a autarca.

O Projeto de Formação de Ballet Clássico é apenas um de muitos que o Município de Campo Maior disponibiliza, de forma totalmente gratuita, à população do concelho, ao longo do ano. Dança Contemporânea, Dança Oriental, Sevilhanas, Música e Teatro são as outras ofertas da Câmara Municipal, abertas a pessoas de qualquer idade.

Com uma equipa repleta de “caras novas”, PS promete contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos elvenses

O Partido Socialista (PS), que irá concorrer a todos os órgãos do Município de Elvas e às oito freguesias do concelho nas autárquicas deste ano, apresentou, na noite desta sexta-feira, 27 de junho, no ciclorama do Jardim Municipal, os elementos que integram as listas lideradas pelo candidato a presidente da Câmara, Nuno Mocinha.

No que diz respeito à candidatura à Câmara Municipal, o PS apresenta uma equipa renovada, cheia de “caras novas”. Ao lado de Nuno Mocinha e Sérgio Ventura – os únicos com experiência autárquica – surgem os nomes de Cláudia Brotas, Marta Rodrigues, Fernando Moro, Ana Sofia Rosa e André Caiola.

“É uma equipa nova, em idade e em pessoas. São novas pessoas ligadas a esta questão política, mas penso que todos os elementos que pertencem à nossa lista vão dar um contributo muito enriquecedor. Temos pessoas de várias áreas: a Marta Rodrigues, por exemplo, é enfermeira. Ou seja, quisemos ter aqui pessoas, não só da área da educação, mas também da área da enfermagem, da área dos cuidados, do apoio”, explica o candidato.  

Quanto à Assembleia Municipal, o candidato é Lito Vidigal. No que toca às juntas de freguesia só se mantém João Charruadas, em São Vicente. No caso de São Brás e São Lourenço, e porque Joaquim Feijão já não se pode recandidatar, o atual presidente da junta irá em segundo, numa lista liderada por Vitória Lérias.

Ainda relativamante às freguesias rurais, Cecília Fortalezas é a candidata a Santa Eulália; Márcio Fanico à União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando; José Lérias Trindade – antigo candidato pelo CHEGA à Câmara Municipal de Elvas – a Vila Boim; e Mariano Nunes à Terrugem. Joaquim Pires foi anunciado como candidato à presidência da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, enquanto Amadeu Martins é o cabeça de lista a Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.  

Quanto aos projetos traçados, o PS quer, desde logo, “apoiar a requalificação do hospital e do centro de saúde” e apostar “na criação de mais oportunidades de habitação para jovens e novas famílias que possam vir de fora”. Isto, numa candidatura que, segundo Nuno Mocinha, “não é contra ninguém”. “Queremos é dar um futuro melhor para os nossos jovens, um futuro melhor para o nosso concelho”, garante.  

Aumentar o sentimento de segurança na cidade, sensibilizando “para que haja mais policiamento de proximidade e alargar a zona de videovigilância”; requalificar todo o parque escolar, “porque sem educação não há futuro”; e criar condições para que novas empresas se instalem no concelho, com o alargamento da zona industrial e com vista à criação de “mais 200 postos de trabalho”, são outros dos objetivos.

Ao nível dos benefícios fiscais, Mocinha defende “um ajustamento”, para que se possa fazer diminuir os valores pagos pelos munícipes, quer no que diz respeito ao IMI, quer ao IRS. Por outro lado, a intenção é “eliminar a derrama”, como forma de “apoio direto às empresas”.

Na área da cultura e do turismo, o candidato diz que é importante que Elvas se promova nos certames regionais, nacionais e internacionais, para levar “a marca de Património Mundial” mais longe. “É necessário ter, por um lado, um programa que apoio os nossos artistas, a nossa formação musical, e temos de trabalhar com eles um roteiro para a afirmação de Elvas”, acrescenta.

Garantindo que, no caso de vir a ser eleito, nunca acabará com os apoios sociais, o candidato revela ainda que é intenção vir a criar condições para a abertura de mais vagas nas creches do concelho, aumentar o valor das bolsas de estudo para 300 euros por mês e estar “sempre atento aos idosos”: tudo isto para contribuir “para a melhoria da qualidade de vida dos elvenses”.

O evento de apresentação das listas do PS contou com vários momentos culturais, incluindo a participação da fadista elvense Rosa Maria Abrunheiro e a atuação do artista Chocko, um dos mandatários da juventude.