Semana marcada pela prática de voleibol, cicloturismo e hidroginástica nos Jogos do Alto Alentejo

Sobre rodas, na água ou no pavilhão: a 23ª edição dos Jogos do Alto Alentejo continuam a percorrer toda a região e, ao longo da última semana, o seu ecletismo voltou a ficar bem patente. No dia 21 de maio, com organização do Centro de Recuperação de Menores de Assumar, houve a prática de voleibol adaptado, enquanto no fim-de-semana, 24 e 25 de maio, Nisa recebeu um passeio de cicloturismo e Fronteira, os praticantes hidroginástica.

Cerca de 40 participantes percorreram o concelho de Nisa de bicicleta, cerca de 40km, e a Piscina Municipal de Fronteira recebeu 150 praticantes de hidroginástica, um desporto que apresenta benefícios claros para a saúde de todos.

Consulte classificações, regulamentos e toda a informação disponível aqui.

Grupo Desportivo Arenense conquista vários pódios na 3ª Milha Urbana Cidade de Portalegre

Os atletas do Grupo Desportivo Arenense, de Santo António das Areias, no concelho de Marvão, Andreia Bernardo, João Bonacho e Ricardo Bernardo estiveram em grande destaque na passada sexta-feira, dia 23 de maio, na 3ª Milha Urbana Cidade de Portalegre, uma iniciativa integrada nas Festas da Cidade.

Ricardo Bernardo venceu a geral masculina, ao percorrer os 1.609 metros em 04.50.33, assim como o colega de equipa João Bonacho que conquistou o 3º lugar do pódio e o 2º lugar do escalão de seniores, com o tempo de 04.51.98.

No que diz respeito à prova feminina, Andreia Bernardo foi a 3ª classificada da geral e 1ª do escalão seniores, tendo percorrido os 1.609 metros em 06.49.41.

Coletivo 7350 promove a I Mostra de Artes Escolar em homenagem a Camões em Elvas

O Coletivo Artístico 7350 organiza, entre terça e quinta-feira, de 3 e 5 de junho, a I Mostra de Artes Escolar, no Cine São Mateus, em Elvas. Integrado no seu plano educativo e nas comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, o evento celebra a criatividade dos mais novos através da exibição de curtas-metragens e da exposição de desenhos produzidos por alunos de diferentes idades e escolas.

Durante a Semana da Criança, a mostra pretende ser um espaço de partilha de experiências artísticas e pedagógicas, reforçando o papel da arte na formação escolar. As sessões são reservadas ao público escolar, com exceção de um momento especialmente
aberto à comunidade.

No dia 4 de junho, às 19h, realiza-se no Auditório do Ciclo de Santa Luzia uma conversa aberta com docentes e não docentes subordinada ao tema: “A aprendizagem por meio da arte: processo e benefícios”. A sessão contará com moderação de Rodrigo Fialho e intervenções de Teresa Guerreiro, Helena Melo, José Kuski e Ilda Ambrósio. Todos estão convidados a participar e refletir
sobre o papel da arte no contexto educativo.

A iniciativa é promovida em colaboração com a Associação 7350 e com as bibliotecas escolares dos três agrupamentos de escolas de Elvas (do primeiro e segundo ciclo), representadas pelas professoras Helena Melo, Teresa Guerreiro e Alexandra Silva.

CCDR Alentejo acolhe lançamento da segunda edição da biografia de Amélia de Leuchtenberg

Na quinta-feira, dia 29 de maio, pelas 17h30, terá lugar, na Casa Nobre da Rua de Burgos, em Évora, a apresentação da segunda edição do livro Amélia de Leuchtenberg, da autoria de Cláudia Thomé Witte. A sessão contará com a presença da autora.

Editada pela By the Book, com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P., esta obra traça um retrato profundo e esclarecedor de D. Amélia de Leuchtenberg, neta de Napoleão Bonaparte, segunda esposa de D. Pedro IV, Imperatriz do Brasil e Duquesa de Bragança.

Mais do que uma figura histórica associada a grandes nomes e títulos, D. Amélia é apresentada como uma mulher de convicções firmes e espírito independente. Viúva ainda jovem, escolheu Portugal como sua pátria, assumindo um papel ativo na defesa da
monarquia constitucional e dedicando-se a causas sociais, como a proteção da infância desfavorecida.

O hospital fundado por si na Ilha da Madeira permanece como testemunho da sua visão humanista e modernizadora.
Baseada em centenas de documentos inéditos, recolhidos em coleções públicas e privadas, esta biografia oferece não só uma narrativa histórica rigorosa, mas também um valioso conjunto iconográfico – incluindo retratos, peças de joalharia, porcelanas, objetos pessoais e imagens de palácios – que enriquece e contextualiza o percurso desta notável figura do século XIX.

Cláudia Thomé Witte, investigadora luso-brasileira radicada em Lisboa, é reconhecida pelo seu trabalho sobre o Primeiro Reinado do Brasil e a Monarquia Constitucional portuguesa, com especial enfoque nas personagens femininas da realeza luso-brasileira.
Membro do Instituto Histórico de Petrópolis e do Freundeskreis Leuchtenberg, é autora de várias obras de referência, como Dona Maria da Glória, uma princesa brasileira no trono de Portugal (2019), Amélie von Leuchtenberg (2021) e D. Amélia, a história não contada (2023).

O evento de apresentação será de entrada livre e constitui uma oportunidade única para conhecer de perto o percurso de uma das mulheres mais fascinantes da história luso-brasileira.

Núcleos Locais da Garantia para a Infância do Alto Alentejo reúnem na CIMAA

Os Núcleos Locais da Garantia para a Infância (NLGPI) do Alto Alentejo reuniram na quinta-feira, 22 de maio, no auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA). Esta reunião contou com a presença da Coordenadora da Garantia para a Infância, técnicos e autarcas dos Municípios do Alto Alentejo sendo o seu objetivo monitorizar e acompanhar situações específicas de cada concelho, e do processo de implementação e desenvolvimento da Garantia para a Infância no nosso território.

É de referir que o Plano de Ação da Garantia para a Infância (PAGPI) 2022-2030 visa assegurar a concretização da Recomendação (UE) 2021/1004 do Conselho, de 14 de junho de 2021, tendo como objetivo prevenir e combater a pobreza infantil, que está assente em 4 pilares fundamentais de intervenção e 12 objetivos estratégicos, e têm como objetivo prevenir e combater a exclusão social e garantir o acesso das crianças e dos jovens em situação de pobreza a um conjunto de serviços essenciais, promovendo a igualdade de oportunidades e os direitos das crianças e dos jovens.

A construção deste plano de ação contou com a participação de várias entidades públicas e da sociedade civil, personalidades, parceiros sociais e do setor social, bem como das próprias crianças e jovens.

Igualmente a CIMAA tem assumido desde o início, um compromisso com a Garantia para a Infância, ao formalizar o memorando de compromisso com esta Coordenação Nacional, cooperando de forma significativa para a concretização de ações mais eficazes e abrangentes junto das crianças em risco de pobreza e exclusão social na região.

Atleta de Arronches sagra-se Campeão Nacional de Kempo em Penafiel

O jovem atleta Conrado Queirós, em representação do Dojo de Arronches do Clube de Praticantes de Karaté de Portalegre, brilhou no Campeonato Nacional de Formação KEMPO 2025, que se realizou no sábado, dia 24 de maio, em Penafiel.

O atleta sagrou-se Campeão Nacional ao conquistar o 1º lugar na disciplina de Formas de Mãos Vazias (categoria 11-14 anos). Para além deste feito, alcançou ainda o 2º lugar na vertente de Light Kempo (-38kg), tornando-se Vice-Campeão Nacional nesta categoria de combate.

A edição deste ano do Campeonato Nacional de Formação reuniu cerca de 300 atletas, em representação de cerca de 40 equipas, todas apuradas nos respetivos campeonatos regionais, numa prova onde ficou patente o trabalho desenvolvido pelo Treinador Avelino Crespo do Dojo de Arronches e restante equipa do Clube de Praticantes de Karaté de Portalegre.

Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas celebra 38º aniversário com concerto especial

O Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas celebra o seu 38.º aniversário com um concerto especial, no próximo dia 14 de junho, às 18 horas, no Salão São Paulo do Hotel Vila Galé, em Elvas.

Este concerto contará com a participação especial do Coral de São Domingos de Montemor-o-Novo, igualmente a assinalar 38 anos de atividade musical, sob a direção do maestro João Luís Nabo. O evento será marcado por momentos de partilha artística e de celebração da amizade entre grupos corais que têm vindo a contribuir para a dinamização cultural das suas regiões.

O repertório interpretado será variado e acessível a todos os públicos, reforçando a missão do Coral em levar a música coral a toda a comunidade. O concerto terá ainda uma pequena surpresa final, pensada para assinalar simbolicamente esta ocasião festiva.

A entrada é livre e está aberta a toda a população. Esta iniciativa conta com o apoio de três parcerias locais: a Casa Sarapico, a Tasca do Bagorro e a Oficina da Noiva, que se associaram à comemoração como forma de apoiar e valorizar a cultura em Elvas.

Passagem da Embaixada Japonesa “Tensho” por Vila Viçosa continua a despertar o interesse de muitos

A passagem da Embaixada Japonesa “Tensho” por Vila Viçosa, em 1584, continua a despertar o interesse de muitos. Nesse sentido, tal como explica o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, Vila Viçosa recebeu, no final da semana passada, uma equipa da RTP, que esteve, naquele concelho do distrito de Évora, em gravações para o programa “Portugal Fenomenal”.  

Com a realização de um conjunto de entrevistas, a RTP procurou “saber mais informações” sobre esta ligação de Vila Viçosa ao Japão: “o programa incidiu, particularmente, sobre a visita da  Embaixada Tensho, que se realizou aqui em 1584, portanto, a primeira embaixada vinda do Oriente e que passou por Vila Viçosa no caminho para Roma”. “Houve oportunidade de falar sobre essa curiosidade, com uma série de intervenientes de Vila Viçosa que acompanharam esse projeto, desde a Câmara Municipal até à Fundação da Casa de Bragança, passando também pela Embaixada do Japão em Portugal, e a ideia foi falar sobre essa aproximação e essa amizade que existe entre os dois países”, adianta Tiago Salgueiro.

A curiosidade da RTP, adianta o autarca, foi o de perceber “de que modo é que os japoneses foram recebidos em Vila Viçosa, numa altura em que não havia internet, nem meios de comunicação tão rápidos como hoje em dia”.

Para além do programa “Portugal Fenomenal”, Vila Viçosa será também protagonista da série documental “10.927 quilómetros de regresso ao Japão”. “Há realmente um interesse particular sobre este tema, uma vez que decorre a Expo Osaka, no Japão, onde Vila Viçosa se fez representar, e a ideia é aproximar culturalmente os dois países e conseguir trazer algum retorno turístico para a nossa região”, remata Tiago Salgueiro.

O programa da RTP, que para além da presença da Embaixada Japonesa “Tensho” em Vila Viçosa, debruçou-se também sobre a Coleção Visitável da Farmácia Monte, contou com a participação de Tiago Salgueiro, de Vítor Lopes, neto do fundador da Farmácia Monte, assim como de vários calipolenses

Alunas do Projeto de Formação de Ballet Clássico de Campo Maior vencem concurso em Espanha

Um grupo de duas alunas do Projeto de Formação de Ballet Clássico do Município de Campo Maior e uma outra do Centro Artístico Cisne Negro (Badajoz), lideradas pela professora Maria José Cid, venceram o primeiro prémio do Concurso de Dança “Vive Tu Sueño”, que se realizou em Ávila, Espanha, no passado sábado, dia 24 de maio.

“Esta é mais um reconhecimento à aposta contínua do Município neste projeto, cujo principal objetivo é a formação dos jovens a nível pessoal e artístico”, diz a Câmara Municipal de Campo Maior.

No final do concurso, a professora Maria José Cid fez questão de agradecer ao Município, assim como a todos os colaboradores que diariamente fazem com que este projeto continue a proporcionar momentos de convívio e partilha a dezenas de jovens campomaiorenses.

Movimento Cívico por Elvas prepara programa e campanha eleitoral

Reunida ontem, 26 de maio, na sua sede de campanha, na Rua da Cadeira, a direção do Movimento Cívico por Elvas dá continuidade aos trabalhos da sua candidatura às autárquicas deste ano.

Em comunicado enviado à redação da Rádio ELVAS, o MCPE, dos trabalhos desta reunião, destaca “a elaboração do seu programa eleitoral, abrangendo as diversas áreas de atuação do futuro elenco camarário, tais como a área social, educação, turismo, cultura, desporto, entre outras”. No decorrer desta reunião, foi também programada a organização da campanha eleitoral.

O comunicado para ler na íntegra:

“A Direção do Movimento Cívico Por Elvas – MCPE, reunida hoje, dia 26 de maio de 2025, na sua sede de campanha, na Rua da Cadeia, dando continuidade aos trabalhos da sua candidatura ao próximo ato eleitoral autárquico.

De entre os assuntos abordados destacamos a elaboração do seu programa eleitoral, abrangendo as diversas áreas de atuação do futuro elenco camarário, tais como a área social, educação, turismo, cultura, desporto, entre outras.

A par do processo a entregar no Tribunal Judicial de Elvas, foi também programada a organização da campanha eleitoral, no que diz respeito à logística necessária à sua realização, bem como o calendário e os locais onde serão realizadas as sessões de esclarecimento.

Continuamos firmes e decididos em levar por diante o nosso principal propósito de resolver os principais problemas com que se debate a população elvense.

Elvas sempre”

PSP deteve sete homens e duas mulheres no distrito de Portalegre na semana passada

O Comando Distrital de Portalegre da PSP, entre os dias 19 e 25 de maio, deteve sete homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 24 e os 66 anos.

Quatro homens foram detidos por condução de veículo automóvel em estado de embriaguez (TAS de 1,30 g/l; 1,30 g/l; 1,35 g/l e 2,13 g/l); um por tráfico de estupefacientes; um por roubo na via pública; e outro por crime contra a liberdade e autodeterminação sexual. Já as duas mulheres foram detidas por cumprimento de dois mandados de detenção e condução emitidos pela Autoridade Judiciária competente.

No mesmo período foram ainda identificados dois homens, de 30 e 32 anos, tendo na sua posse 2,82 gramas de liamba.

A PSP, no decorrer da semana passada, levou a cabo nove operações de fiscalização rodoviária, com um total de 2.497 veículos controlados. Das infrações rodoviárias registadas, a PSP destaca: 37 por excesso de velocidade, três por falta de seguro obrigatório, uma por falta de utilização de cinto de segurança durante a condução e cinco por falta de inspeção periódica obrigatória.

Foram também levadas a cabo sete operações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária; duas ações de fiscalização/sensibilização de âmbito ambiental; e uma ação de fiscalização no âmbito da segurança privada.

Entre 19 e 25 de maio, o Comando Distrital de Portalegre da PSP registou ainda três acidentes de viação, dos quais resultou um ferido leve.

Novo presidente da NERPOR: “reestruturação financeira, reputacional e institucional” é o primeiro desafio

Tiago Braga, um dos fundadores do Grupo Start PME, é o novo presidente da NERPOR, sucedendo a Jorge Pais, que chegou a assumir que a associação poderia ter mesmo os dias contados.

Lembrando os desafios que a Associação Empresarial da Região de Portalegre enfrenta, sobretudo a nível financeiro, Tiago Braga garante é com “grande sentido de responsabilidade” que assume o cargo. “Temos alguns desafios que são conhecidos, nomeadamente a reestruturação financeira, reputacional e institucional da NERPOR. Esse é o primeiro desafio a ser resolvido”, começa por dizer.

A nova equipa, que compõe a direção da NERPOR, adianta Tiago Braga, é “multidisciplinar”, com “um know-how bastante grande na atividade empresarial”, pelo que se propõe a criar um programa, em conjunto com alguns parceiros, privados e institucionais, para “atrair empresas para a região”. “Queremos que essas empresas desenvolvam aqui os seus projetos, cresçam na região de Portalegre, assim como fazer escalar as empresas que já estão estabelecidas”, acrescenta.   

Reativar a incubadora de empresas da NERPOR, assim como o seu espaço de eventos, e criar um Centro de Inovação e Sustentabilidade, “para que as start-ups possam desenvolver projetos de investigação e acelerar os seus negócios”, são alguns dos objetivos deste nova direção. Garantindo que a NERPOR não será uma associação “só para Portalegre”, a intenção é apoiar as empresas de todo o distrito. “Todos os 15 concelhos do distrito estão no nosso horizonte”, assegura.

Tiago Braga explica ainda que o Grupo Start PME, dedicado às estratégias de desenvolvimento económico das empresas, leva para a Associação Empresarial da Região de Portalegre um conjunto de profissionais que considera ser “o melhor” para este projeto. “Criámos uma lista robusta, com financeiros, estrategas, responsáveis de marketing, desenvolvedores de projeto, para fazer a diferença na NERPOR. Não queremos ser só mais uns, queremos fazer a diferença”, assume.

Para fazer “renascer” esta associação “que tanta falta faz à região”, o novo presidente apela ainda aos antigos sócios da NERPOR para que o voltem a ser: “voltem, que a NERPOR é vossa, e agora estamos numa fase em que precisamos de todos para dar o kick off a esta associação”.

Até setembro, o trabalho a ser levado a cabo será dedicado, “a cem por cento” à reestruturação financeira da NERPOR, ao mesmo tempo que a equipa procurará “estabelecer contactos institucionais com todas as organizações do distrito”. “A partir de setembro, com a casa arrumada, vida nova e projeto para a frente”, remata.

Feira do Livro de Campo Maior com atividades para todos os públicos

Entre esta quarta-feira e sábado, de 28 a 31 de maio, o Largo do Barata, em Campo Maior, dará lugar a mais uma feira do livro, promovida pela Câmara Municipal.

A par das habituais bancas, onde será possível encontrar todo o tipo de obras, a autarquia, tal como explica a vereadora São Silveirinha, volta a organizar um conjunto de dinâmicas, a pensar tanto no público escolar, como no público em geral. “Estamos a preparar uma programação muito rica, ao nível da literatura”, assegura a autarca, adiantando que a feira irá funcionar das 10 às 13 horas e entre as 14 e as 18 horas.  

Convidando todos a visitar a feira do livro, a vereadora, de toda a programação, que contempla encontro com os escritores Isabel Ricardo, Anabela Carrazedo, Júlia Silveira, José Regala, Pedro Ribeiro da Silva e Gonçalo Ramos, para além de Hora do Conto com Bru Junça, São Silveirinha destaca ainda a realização de uma conversa do Mulherio das Letras de Portugal, sobre “A inspiração de Maria Teresa Horta na literatura feminina portuguesa”. “Associem-se a nós. Para quem gosta de ler, para quem gosta de escrever, temos aqui uma série de dinâmicas muito interessantes”, remata.

A abertura da feira está marcada, esta quarta-feira, para as 10 horas, no Museu Aberto.

Programa completo:

28 MAIO | Museu Aberto

10:00H – Abertura da Feira do Livro

Encontro com a escritora Isabel Ricardo

10:15H – 5º e 6º anos do 2º ciclo

11:15H – 7º e 8º anos do 3º ciclo e ensino profissional

Encontro com a autora Anabela Carrazedo

Apresentação da obra Literária “A Crença do Desamor”

15:00H – Público Sénior

29 MAIO | Museu Aberto

Encontro com a autora Júlia Silveira

Apresentação do livro “O céu é infinito”

10:15H – turmas de 1º e 2º anos do 1º ciclo

11:15H – turmas de 3º e 4º anos do 1º ciclo

Encontro com o escritor José Regala

Apresentação da obra literária “Um tempo que já foi tempo”

16:00H – Público Geral 

30 MAIO | Museu Aberto

Hora do Conto com Bru Junça

10:00H – Ensino pré-escolar

11:00H – Infantário «O Despertar»

14:30H – Ensino pré-escolar e CEAN

Encontro com o escritor Pedro Ribeiro da Silva

Apresentação da obra literária “A cidade dos dias desacontecidos”

16:00H – Público Geral

31 MAIO | Museu Aberto

Conversa do Mulherio das Letras Portugal 

“A inspiração de Maria Teresa Horta na literatura feminina portuguesa”

Moderadora – Adriana Mayrinck

Convidadas: Amélia Vadillo, Cátia Terrinca, Maria do Céu Pires 

10:30H – Público Geral 

Encontro com o escritor Gonçalo Ramos 

Apresentação da obra literária “A memória das recordações” 

16:00H – Público Geral

Noite de festa com DJ Oskar no sábado em São Vicente

A Praça de Touros de São Vicente será palco, na noite do próximo sábado, 31 de maio, de uma festa dedicada aos anos 80, 90 e 2000, em que a música estará a cargo do DJ Oskar.

Com a iniciativa, a Secção de Eventos da Associação Vicentina pela Cultura e pelo Desporto, explica um dos responsáveis, Manuel Chinita, procura realizar “algo diferente” do que se tem vindo a fazer em São Vicente. “Temos que mudar alguma coisa e começamos por aqui, com o DJ Oskar, que já tem alguma reputação no concelho e no distrito”, assegura.

Por esta ocasião, refere, por sua vez António José Boné, a praça de touros estará decorada a preceito. “Vai ser um espetáculo, com música dos anos 80 e 90 e vamos decorar a praça de touros, que não vai parecer uma praça de touros, mas uma sala de espetáculos”, adianta, esperando que a população, sobretudo do concelho de Elvas, compareça.

O evento arranca pelas 22 horas, sendo que a música, para além do público mais velho, deverá também ir ao encontro do gosto dos mais novos. “O DJ tem mais noção dessas coisas que nós, mas conforme o público que tiver, assim será a música que ele vai passando”, explica Manuel Chinita. A expectativa é que a praça de touros só feche portas já de manhã. “A festa prolonga-se até haver gente e cerveja”, garantem os responsáveis.

A entrada na festa, que terá fogo de artifício e “todas as condições necessárias à realização de um evento deste tipo”, tem um custo de três euros, mediante a aquisição da pulseira de acesso. As pulseiras encontram-se à venda na Junta de Freguesia de São Vicente e na papelaria “Cidade Nova”, em Elvas.

Este é já o terceiro evento organizado pela Secção de Eventos da Associação Vicentina.