No dia 8 de junho, domingo, é celebrado em Sousel o Dia Distrital do Bombeiro, que coincide com o 50º aniversário da Federação de Bombeiros do Distrito de Portalegre e o 45º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sousel.
A cerimónia tem início marcado para as 8h45 com o hastear da bandeira no quartel dos Bombeiros de Sousel, seguindo-se as promoções / imposição de condecorações pelas 9h, logo após será feita uma homenagem aos Soldados da Paz e Dirigentes falecidos com a colocação flores junto ao monumento do Bombeiro pelas 10h15.
Às 11h, a Avenida Padre Joaquim Mário Fernandes será palco da cerimónia, que ficará marcada pela oferta de uma ambulância por parte da Câmara Municipal de Sousel aos seus Bombeiros, encerrando as celebrações com o desfile apeado e motorizado pela vila a partir das 12h15.
A Associação Desportiva Ialbax esteve representada, por diversos atletas, este fim de semana, em duas provas em Portalegre: na III Milha Urbana “Cidade de Portalegre” e no Meeting “Cidade de Portalegre”.
Na sexta-feira, 23 de maio, durante a noite, o clube elvense esteve presente com cinco atletas na III Milha Urbana “Cidade de Portalegre”, sendo que todos conseguiram subir ao pódio. Luís Velez foi segundo classificado na Geral Masculina e primeiro em juniores masculinos; Pedro Afonso venceu a prova de Veteranos I Masculinos; Vanda Rosa alcançou o primeiro lugar da Geral Feminina e foi primeira em Veteranos II Femininos; Manuel Mexia subiu ao terceiro lugar do pódio em Veteranos IV Masculinos; e Cristina Canário foi a melhor na prova de Veteranos IV Femininos.
Já no sábado, no Meeting “Cidade de Portalegre”, Vanda Rosa venceu a prova absoluta feminina dos 1.500 metros em pista
“Muitos parabéns e obrigado aos nossos atletas, que mais uma vez dignificaram as cores da Associação Desportiva Ialbax e o nome da cidade de Elvas”, refere a Ialbax em nota de imprensa.
As comemorações do 18.º aniversário da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) decorreram na sexta-feira, dia 23 de maio, em Alandroal, um dos municípios da Serra D’Ossa que detém o título de Cidade do Vinho 2025 juntamente com Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa.
No decorrer do jantar comemorativo, a AMPV distinguiu entidades e personalidades que se têm destacado na área dos vinhos, do enoturismo e no desenvolvimento dos territórios.
Os Prémios Regionais foram entregues a mais de cinquenta entidades e personalidades, das diferentes regiões do país, nas categorias Evento do Ano, Oferta Enoturística, Enólogo, Entidade/Associação e Restaurante/Loja de Vinhos/Enoteca.
Dos Prémios Regionais foram apurados os Prémios Nacionais, tendo saído vencedores a Alma do Vinho (Evento do Ano), Casa da Ínsua (Oferta Enoturística), António Ventura (Enólogo), Confraria Enogastronómica da Madeira (Entidade/Associação) e Garrafeira Veneza (Restaurante).
No que diz respeito aos Prémios Prestígio, a Câmara Municipal de Oeiras / Vinho Carcavelos recebeu o prémio Personalidade do Ano; a GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional (Terceira e Graciosa) foi distinguida como Entidade do Ano; o Museu do Vinho dos Biscoitos, na ilha Terceira, recebeu o prémio Museu do Ano; e a Adega do Freixo o prémio Arquitetura do Vinho.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-Alentejo) promove na terça-feira, dia 27 de maio, uma Ação de Divulgação das Medidas Especiais de Contratação Pública, com o objetivo de esclarecer e sensibilizar as entidades adjudicantes para as oportunidades e obrigações decorrentes da aplicação da Lei n.o 30/2021, de 21 de maio.
O evento terá lugar no Auditório da CCDR-Alentejo, em Évora, com início às 10h00, e contará com a presença de diversos representantes da CIMEC – Comissão Independente para o Acompanhamento e Fiscalização das Medidas Especiais de Contratação Pública.
A sessão de abertura estará a cargo de Aníbal Reis Costa, Vice-Presidente da CCDR- Alentejo. Seguir-se-á a apresentação da CIMEC, a cargo de António Pires de Andrade vogal da comissão, que dará a conhecer a composição, funções, competências e áreas de intervenção deste organismo.
O ponto alto da sessão será a intervenção de Fernando Xarepe Silveiro, também vogal da CIMEC, que abordará em detalhe as Medidas Especiais de Contratação Pública previstas na legislação em vigor. Serão discutidos temas como os objetivos destas medidas, a sua aplicação prática pelas entidades adjudicantes, os benefícios da sua utilização e as obrigações associadas.
A manhã terminará com um momento de debate e esclarecimento de dúvidas, seguido do encerramento da sessão às 12h30. Esta ação insere-se na missão da CCDR-Alentejo de promover uma administração pública mais eficaz, transparente e capacitada para responder aos desafios do investimento público, contribuindo para uma aplicação rigorosa e célere dos fundos disponíveis.
O Estádio Municipal Eduardo Sousa Lima, em Portalegre, foi palco no sábado, 24 de maio, da primeira edição do Meeting Cidade de Portalegre, uma organização da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP), com o apoio da Câmara Municipal de Portalegre, com o objetivo deste evento ser uma nova aposta no calendário desportivo regional trazendo à cidade uma competição de pista de elevada qualidade e ampla participação.
Com provas para todos os escalões — desde Benjamins A até aos veteranos — o evento reuniu mais de 100 atletas em representação de 20 clubes de norte a sul do país. O programa competitivo incluiu corridas dos 100 aos 5000 metros, bem como provas técnicas como o salto em comprimento, permitindo que atletas com diferentes perfis e níveis de experiência pudessem competir lado a lado.
A vertente coletiva teve grande destaque, com a Academia José Jacob a conquistar o primeiro lugar do pódio, seguida pelo Clube Elvense de Natação e pelo Centro Vicentino da Serra, que fechou o pódio. A competição foi também marcada pelos desempenhos individuais, com vários atletas a conseguirem marcas de relevo a nível nacional, motivados por um ambiente competitivo e pela estrutura organizada com rigor e profissionalismo.
O Meeting contou com o embaixador Guilherme Vélez, atleta da Academia José Jacob, campeão nacional de lançamento do dardo no escalão sub-18 e integrado no Projeto Esperanças Olímpico para Los Angeles 2028.
A organização atribuiu prémios monetários aos melhores desempenhos da jornada, valorizando o mérito e incentivando a superação individual, para além dos habituais prémios por escalão e género. Esta iniciativa visou não só premiar o talento presente, mas também atrair atletas de topo e consolidar o evento como referência futura no panorama do atletismo nacional.
Na entrega de prémios esteve presente o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Portalegre, Marco Cardoso, sublinhando o empenho do município em apoiar o desenvolvimento do atletismo e a realização de eventos que promovem o desporto jovem e o envolvimento comunitário.
Com esta primeira edição, a AADP deu um passo firme na dinamização do atletismo em pista na região, procurando criar mais oportunidades de competição de qualidade para os atletas locais, ao mesmo tempo que atrai atletas e clubes de outros distritos. A ambição passa agora por integrar o Meeting Cidade de Portalegre no circuito oficial de meetings nacionais da Federação Portuguesa de Atletismo, tornando este evento uma presença regular e destacada no calendário competitivo.
O Meeting Cidade de Portalegre mostrou que a cidade e a região têm todas as condições para acolher provas de alto nível, combinando instalações de qualidade, com uma organização empenhada e uma comunidade desportiva ativa.
O artista plástico campomaiorense Luís Silveirinha inaugurou, no passado sábado, 24 de maio, a exposição “Subtil e Clara Luz”, no espaço.arte, em Campo Maior.
O exercício assumido por Luís Silveirinha para esta exposição é claro e alinha-se com muito do que tem sido o trabalho do artista. Influenciado por uma nova vivência da luminosidade, trazida por uma recente mudança de atelier, o artista percorre, ao longo de 26 desenhos, o sempre relevante e inevitável trilho até ao ponto de fusão entre visibilidade e invisibilidade.
No momento da inauguração, integrado na programação da Feira Nacional de Olivicultura, estiveram presentes o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, e a vereadora São Silveirinha.
A exposição fica patente ao público até ao próximo dia 16 de agosto.
A equipa do escalão sub-15 do SC Borbense, que se sagrou campeã distrital, tendo também conquistado a taça do escalão, foi recebida no final da tarde de sexta-feira, dia 23 de maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal pelo Presidente António Anselmo e restante Executivo.
Esta equipa que venceu ambas as competições sem qualquer derrota, foi homenageada pela Autarquia num momento de festa que juntou atletas, treinadores, dirigentes e muitos familiares e amigos dos jovens campeões.
O espetáculo de José Gonçalez, marcado para a noite de quinta-feira, 29 de maio, no âmbito do IV Festival de Fado de Estremoz, em São Bento do Cortiço, foi cancelado, por solicitação da União de Freguesias de São Bento do Cortiço e Santo Estêvão, revela a Câmara Municipal de Estremoz.
“Pedimos desculpa por eventuais transtornos causados. Contamos apresentar brevemente nova data e informamos que a restante programação se irá manter”, informa ainda a Câmara Municipal de Elvas.
A Feira Nacional de Olivicultura (FNO) chegou ontem, 25 de maio, ao fim, em Campo Maior, sendo que, durante todo o fim de semana, a animação reinou na vila.
Na sexta-feira à noite, 23 de maio, após a inauguração do certame, a Praça Multimodal encheu-se de gente, que quis assistir ao concerto de Tim & Ensemble Ibérico com o Projeto de Formação de Música do Município.
No sábado, dia 24, o Centro Cultural acolheu as Jornadas Técnicas do evento, sob o mote “O uso eficiente da água de rega no olival”. Durante a tarde, o Jardim Municipal foi palco da entrega de prémios do Concurso de Fotografia “Azeite e Olival – Paisagens de Portugal” e do Showcooking Qampo, com Rodrigo Menezes, com o qual procurou promover a gastronomia regional. Seguiu-se, durante a noite, o concerto do projeto “Para Sempre Marco”, na Praça Multimodal, um espetáculo de celebração da carreira de um dos maiores ícones da música portuguesa, Marco Paulo.
Já ontem, domingo, a manhã na FNO foi dedicada aos mais novos com a atividade “Aprender o Azeite”. Durante a manhã teve ainda lugar a iniciativa “Na cozinha com o Chef João Bessa Correia”.
Filipa Velez, diretora executiva do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), foi quem comentou as provas dos Azeites Premiados do Concurso de Azeite Virgem 2025 e dos Azeites com Denominação de Origem Protegida (DOP), no âmbito da FNO, que decorreram no Lagar-Museu com uma série de provadores nacionais de referência.
Para encerrar a programação da FNO 2025, a Praça Multimodal recebeu o Encontro Nacional de Folclore onde se juntaram as tradições de Campo Maior com o Rancho Folclórico Espigas e Papoilas da Vila Raiana, da Nazaré com o Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, de Castelo Branco com o Grupo de Danças e Cantares da Beira Baixa e de Évora com o Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo.
A Unidade de Cuidados à Comunidade (UCC) e a Câmara Municipal de Monforte, através do seu Serviço de Turismo e Cultura e da Universidade Sénior (USM), no âmbito da programação desenvolvida através da Disciplina de Saúde, e à semelhança de anos anteriores, promoveram, em colaboração com o Agrupamento de Escolas João Maria Carriço, a ação de sensibilização “A brincar também se aprende”, de modo a incentivar a adoção de hábitos de vida saudáveis e promover a interação inter-geracional entre crianças e idosos.
Integrando-se nas celebrações do Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, que se assinala anualmente desde 2004 no penúltimo sábado do mês de maio, a ação desenvolveu-se em cinco sessões com a apresentação do Teatro de Fantoches “A Carochinha saudável”, dinamizado por alunos da USM, a oferta de lanche saudável (salada de frutas) a todos os participantes e momentos de animação orientados pela Enfermeira e também professora da disciplina de Saúde, Sandra Ideias, e duas estagiárias do Curso de Enfermagem, Bárbara Quintino e Maria Lopes.
Este ano, a ação realizou-se no dia 20 de maio, nas instalações do CEFUS (Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior), em Monforte, e foi dirigida às crianças que frequentam a Creche da Santa Casa da Misericórdia de Monforte e o ensino Pré-Escolar e o 1º Ciclo nas quatro freguesias do Município (Assumar, Monforte, Santo Aleixo e Vaiamonte), professoras/educadores e auxiliares acompanhantes, aos quais se juntaram alunos e professores da USM, o seu Coordenador, Manuel pedras, e a Dirigente da Unidade Orgânica de Educação e do Parque Escolar do Município, Vera Pegacha.
O tema desta semana vai para a excelente notícia para a conservação da natureza em Portugal: foram aprovadas as primeiras áreas não vedadas para alimentação de aves necrófagas no sul do país, mais precisamente em Moura, no Alentejo.
São zonas no campo onde se pode deixar carcaças de animais mortos — normalmente vindas de explorações agrícolas — para que aves necrófagas, como abutres e grifos, se possam alimentar de forma natural. Ao contrário dos locais fechados e controlados (os chamados campos de alimentação vedados), estas áreas são abertas e permitem que as aves tenham um comportamento mais próximo do que fariam na natureza.
Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:
Dia 31 de maio, marca-se o início do processo de transformação digital no Alandroal, com a apresentação de uma nova antena 5G e do projeto Carrinha Itinerante da Cultura dst. Paralelamente, serão inauguradas as obras de requalificação da Fortaleza de Juromenha e do seu novo Centro Interpretativo, momento que termina com um Concerto-Palestra do maestro Martim Sousa Tavares, que será transmitido em tempo real para os habitantes da aldeia de Pias, através do 5G da NOS.
O 5G. RURAL é um projeto pioneiro que promove a inclusão e conetividade em zonas de baixa densidade populacional, através de nova tecnologia de rede e infraestrutura 5G que permite revolucionar áreas como a Agricultura, Energia, Ação Social, Saúde, Educação, Turismo ou Cultura em territórios de baixa densidade.
Alandroal é o primeiro concelho a receber transformação digital do 5G.Rural
Sob a batuta do Maestro Martim Sousa Tavares, no próximo dia 31 de maio, passado e futuro ligam-se no Alandroal, para um momento único de celebração do Património, da Cultura, Turismo e da Tecnologia, como conectores e construtores de comunidades. Este será o ponto de partida oficial para a integração do projeto 5G Rural em todo o território do município alentejano, possibilitando maior competitividade económica para as empresas da região (e para as que se poderão ali instalar) e para os cidadãos, que passam a usufruir de uma conetividade mais rápida e efetiva.
O projeto 5G.RURAL – 5G for rural smart communities of tomorrow, consórcio composto pela dstelecom – operador de operadores, NOS, innovationpoint/dstgroup e a IRradiare, vai transformar a forma como as comunidades de baixa densidade se conectam ao mundo digital, com o lançamento da primeira antena do projeto 5G.RURAL e os serviços de cultura e Turismo no Concelho do Alandroal.
A chegada de uma nova geração de rede, infraestrutura e serviços 5G aos territórios de baixa densidade representa uma oportunidade histórica para reverter décadas de assimetrias territoriais, colocando a inovação tecnológica ao serviço das pessoas, da economia local e da coesão territorial, promovendo uma nova geração de serviços de nova geração de proximidade e inclusão digital às populações. O projeto 5G.RURAL insere-se numa estratégia europeia de expansão da conectividade em áreas rurais, por forma a reduzir as desigualdades digitais e promover uma evolução tecnológica
Ao criar uma infraestrutura 5G do tipo ‘Neutral Host’, na qual a NOS é o first mover, o projeto pretende garantir que as comunidades rurais possam usufruir de serviços inteligentes em áreas como saúde, educação, energia, agricultura, turismo, arte e cultura. Reverter décadas de assimetrias territoriais, colocando a inovação tecnológica ao serviço das pessoas, da economia local e da coesão social é uma oportunidade única. Reverter décadas de assimetrias territoriais, colocando a inovação tecnológica ao serviço das pessoas, da economia local e da coesão social é uma oportunidade única. O consórcio 5GRURAL considera que, “mais que uma tecnologia, o 5G é o ponto de partida para uma nova geração de serviços de proximidade e inclusão digital; seis casos de uso, que contribuem para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade populacional”.
Para o presidente do Município do Alandroal, João Grilo, “o acesso a esta tecnologia é fundamental para nós, uma nova era de conetividade para todos os que cá vivem, os que querem vir para cá e os que nos visitam, com vontade de conhecer o que temos para oferecer. É uma oportunidade para sermos mais competitivos em termos empresariais, mas também no setor agrícola ou no apoio social, que poderá ser mais eficiente, por exemplo, com a possibilidade de termos consultas online por videoconferência. Numa população envelhecida como é a portuguesa – e nós não somos exceção, é fundamental termos acesso a esta tecnologia”, defende.
5GRURAL: Município apresenta obras de requalificação da Fortaleza da Juromenha e inaugura o novo Centro Interpretativo da Juromenha, um serviço tecnológico de nova geração do Turismo
O dia 31 de maio assinala a requalificação da Fortaleza da Juromenha. Trata-se de um projeto emblemático que visa preservar este importante monumento histórico e potenciar a sua atratividade turística, com a integração no Programa Revive.
O investimento total foi de 5.361.246,21€, comparticipados por fundos do Alentejo 2020 e 2030 no total de 4.408.758,15€ (cerca de 82%) e por financiamento BEI de 658.643,09€.
Este investimento não só recupera a estrutura patrimonial, como também dinamiza a economia local ao criar um polo de interesse para visitantes. A iniciativa equilibra conservação e desenvolvimento sustentável, reforçando a identidade cultural do Alandroal.
No âmbito dessa requalificação e integrado no 5G.Rural, implementou-se o Centro Interpretativo da Juromenha, localizado numa sala no interior das suas muralhas. Este Centro Interpretativo é um projeto crucial para a valorização do património histórico do município através da criação de um espaço museológico e interativo onde o património se concretiza como fator critico para o desenvolvimento do turismo e respetivo impacto socioeconómico. Recorrendo à tecnologia 5G combinada com tecnologia de realidade aumentada, será possível tornar a experiência de visita ao território mais interativa, imersiva, multi experiencial e permitirá acima de tudo recriar o imaginário de quem a visita.
Para o autarca, o dia 31 de maio ficará também na história do Alandroal, porque será o culminar de um processo de recuperação de um dos monumentos mais importante para o concelho e para o país. A partir da inauguração da obra de requalificação da fortaleza da Juromenha o 5G RURAL irá concretizar a alavanca da inclusão digital e da promoção do território ao nível do seu património, fomentando o turismo local e nacional: “Decidimos assinalar a data, associando a aposta na tecnologia, no futuro, com a vontade que temos de preservar a nossa história milenar. A inauguração das obras de recuperação da Fortaleza da Juromenha e do seu centro interpretativo, que decidimos incluir, é muito especial para nós, pelo simbolismo que tem e pelo processo que nos trouxe até aqui. É um imóvel de interesse público, que estava em avançado estado de degradação e, se não fizéssemos nada, iria ser impossível de recuperar. Foram obras demoradas, que muitos avanços e recuos, mas que nos orgulhamos de devolver agora aos alandroalenses e ao país”, finaliza o presidente do Município, João Grilo.
5G.RURAL: Inauguração e lançamento dos serviços de cultura no Alandroal, integrados no projeto “Sons do Rio”
Além de Martim Sousa Tavares, também o artista plástico Mário Lopes deixará a sua marca no concelho fronteiriço, inspirando-se no Rio Guadiana como um dos principais elementos identitários do Alandroal. Os dois projetos artísticos fazem parte do programa cultural “Sons do Rio”, integrado no projeto 5G.RURAL, que permite que cada município aposte no desenvolvimento de projetos integrados, que considerem essenciais para a sua população. O Alandroal pretende apostar no movimento artístico, levando até ao território grandes nomes da arte e cultura, com o objetivo de funcionar como rastilho para a produção cultural local. O programa cultural “Sons do Rio” explora a importância da Barragem do Alqueva, do Rio Guadiana e do peixe, um dos ex-líbris gastronómicos do concelho, que servem de motivo de inspiração para o concerto do maestro Martim Sousa Tavares, que assinalará a inauguração das obras de recuperação da Fortaleza da Juromenha, e para a obra de espaço público que o artista plástico Mário Lopes instalará no concelho.
Carrinha Itinerante da Cultura dst apresentada no Alandroal
A nova tecnologia 5G permitirá implementar, também, a Carrinha Itinerante da Cultura dst, um projeto promovido pela zet e dst group, que arranca oficialmente no Alandroal e que está pensada para levar conteúdos culturais de qualidade a toda a população, de aldeia em aldeia. “Está no nosso ADN promover a cultura, os livros, a arte de forma democrática e global. Com a inspiração das bibliotecas itinerantes da Gulbenkian, que fizeram um trabalho fantástico no pós-25 de Abril, a nossa ideia é difundir conteúdos culturais de qualidade, sejam gravados ou em streaming, para toda a população, principalmente aqueles que não tenham literacia digital.
Queremos dar bons motivos para as pessoas voltarem a encontrar-se, conversarem e consumirem conteúdos culturais”, explica o administrador e presidente do conselho de administração do dstgroup, José Teixeira.
Programa de apresentação da intervenção de consolidação e restauro da Fortaleza da Juromenha e do projeto 5G.Rural.Alandroal
17:00 – Apresentação da nova Antena 5G e da Carrinha Itinerante da Cultura dst, com primeira emissão em direto e convite do Martim Sousa Tavares para o Concerto-Palestra (Aldeia das Pias)
19:00 – Início da Cerimónia (Fortaleza da Juromenha)
Inauguração do Centro Interpretativo da Juromenha
Intervenção das Entidades Oficiais
20:00 – Pausa para Jantar volante
21:15 – Concerto-Palestra com Martim Sousa Tavares, Presidente da Câmara Municipal do Alandroal e Consórcio 5G.RURAL
De espetáculos musicais a teatro, da exibição de cinema a apresentações, de conferências a cerimónias institucionais, entre outros eventos, durante a sua existência, o auditório do Centro Cultural de Arronches tem sido utilizado de forma constante, passando por aquele espaço, anualmente, milhares de pessoas.
Como tal, fruto desta constante atividade, os elementos que compõem aquelas instalações vão ficando desgastados, com a autarquia a efetuar, sempre que se justifique, as intervenções necessárias para disponibilizar o espaço à população nas melhores condições, o que já aconteceu, por exemplo, com a substituição da iluminação, com a aquisição de uma nova mesa de mistura ou até com a instalação de nova maquinaria de projeção.
Desta feita, foi a bancada que foi alvo de uma intervenção e, constatando o evidente desgaste que as cadeiras já apresentavam, a Câmara Municipal avançou para a reparação dos estofos dos 250 lugares presentes no anfiteatro, uma intervenção levada a efeito pela empresa ‘Solfaestofo, Lda.’e que justificou o investimento total de 32.965,48€ por parte da autarquia.
Depois do tributo ao Cantar dos Santos Reses, em Barbacena, foi a vez de Vila Boim receber no domingo, 25 de maio, o ato inaugural do monumento de homenagem à mulher trabalhadora, na figura de uma ceifeira.
Tal como a obra de Barbacena, a estátua instalada no Jardim de Vila Boim é da autoria do escultor elvense João de Paula. A cerimónia de descerramento da escultura, realizada ao início da tarde deste domingo, 25 de maio, e contou com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, e de José Guerra em representação da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim.
No ato estiveram também presentes a vice-presidente Anabela Cartas, os vereadores Hermenegildo Rodrigues e Tiago Afonso, os restantes elementos do executivo da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim e autarcas de outras freguesias do concelho.
O programa inaugural do monumento de tributo às ceifeiras contou com as atuações do grupo de música popular da Universidade Sénior de Vila Boim e do grupo Xumbo Torto, uma pequena feira de produtos artesanais e doçaria, e almoço oferecido à população pela Junta de Freguesia de Vila Boim.
A cidade de Elvas vai acolher, de 9 a 14 de junho, o concurso Miss & Mrs Portugal 2025.
Ao longo destes dias, as candidatas, oriundas de todas as regiões do país e representante do Brasil e Espanha, vão participar em atividades culturais e de lazer, com visitas a monumentos e museus, para conhecer o nosso património e história.
A final deste concurso está agendada para 14 de junho, às 21h30 com a Gala final da Miss & Mrs Portugal 2025.
Estremoz continua a celebrar o fado, no decorrer da quarta edição do festival, promovido pela Câmara Municipal, dedicado a este estilo musical.
Com direção artística de José Gonçalez, o Festival de Fado de Estremoz é já considerado um dos mais relevantes do género em Portugal e o maior do Alentejo.
Pela edição deste ano do evento passou já Cuca Roseta, sendo que na noite desta quarta-feira, 28 de maio, em véspera do feriado municipal de Estremoz, António Zambujo, Buba Espinho, Luís Trigacheiro, André Amaro, José Geadas e Miguel Ramos juntam-se a José Gonçalez, no Rossio Marquês de Pombal, para a gravação ao vivo de mais um programa “Em Casa d’Amália”, da RTP.
A encerrar o festival, no dia 7 de junho, é Marina Mota quem sobe ao palco em Estremoz. Todos os espetáculos do festival contam com entrada gratuita e têm início às 21 horas.
Uma colisão de um ligeiro de passageiros com um ligeiro de mercadorias, na manhã desta segunda-feira, 26 de maio, na Estrada Nacional (EN) 4, na zona da Albufeira de Borba, obrigou ao corte do trânsito naquela via.
Apenas a GNR foi mobilizada para o local, já que do acidente, que terá acontecido por volta das 9 horas, não se registaram quaisquer feridos.
O trânsito esteve cortado para que uma das viaturas fosse removida, já que a outra ficou, após o embate, na berma da estrada.
A tecelagem circular foi o tema para mais um workshop do MAEE – Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires, realizado durante a manhã deste sábado, dia 24 de maio.
Os ensinamentos sobre aquela técnica foram ministrados pela artesã elvense Cristina Flor, numa ação frequentada por uma dezena de formandas, número limite de participações.
Os workshops são uma iniciativa do Serviço Educativo do MAEE em parceria com o Município de Elvas, estando programados dois momentos para junho.
A escritora Graça Amiguinho apresentou as suas duas obras mais recentes, “Uma Alentejana no Porto” e “Uma Conversa sobre Abril – Portugal Antes e Depois do 25 de Abril” na noite desta sexta-feira, 23 de maio, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.
Natural de Santa Eulália, professora aposentada do 1° Ciclo e radicada no Porto há várias décadas, Graça Amiguinho tem uma vasta carreira na escrita, traduzida em romances, livros de poesia e obras destinadas ao público infanto-juvenil.
De há uns anos a esta parte, Graça Amiguinho tem vindo a dedicar-se igualmente à promoção de diversas colectâneas literárias, nas quais têm vindo a participar autores alentejanos, de outros pontos do país e das regiões espanholas da Extremadura e Galiza.
A vereadora Vitória Branco representou a Câmara Municipal de Elvas neste serão cultural, que contou com a intervenção musical do grupo de música popular Roncas d’Elvas da Associação Arkus.
O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, assumiu a presidência da Eurocidade Badajoz – Elvas – Campo Maior (EuroBEC), no final do mês passado.
Defendendo que a proximidade existente entre as três localidades tem sido “fundamental” para o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, Luís Rosinha assegura, contudo, que há ainda “muito caminho” a fazer. “É isso a que eu me proponho, também num caminho de sequência, de continuar o trabalho dos meus antecessores, com projetos interessantes que, neste momento, temos no terreno, do ponto de vista de um programa do Interreg, com eficiência energética nos três concelhos”, começa por dizer o autarca.
“Enquanto decisores políticos, nós estamos juntos, porque também queremos o melhor para a nossa localização estratégica”, garante Luís Rosinha, dando conta que, neste momento, já se preparam eventos futuros. “O EuroBEC Granfondo marcou aqui os últimos três anos e foi um evento excecional, mas temos feito aqui também muitas parcerias do ponto de vista cultural e turístico”, acrescenta.
Com a intenção de se alcançar outros patamares, em cima da mesa está a desejada constituição de um Agrupamento Europeu de Coesão Territorial. Embora lembre que este “tem sido um processo doloroso”, o presidente da Câmara de Campo Maior não tem dúvidas que esse projeto será “fundamental para o crescimento económico, cultural e turístico” do território. “Aí sim, a Eurocidade passa para um fator diferenciador, porque poderemos, eventualmente, criar uma estrutura técnica, criar natureza jurídica, teremos aqui outro tipo de trabalho e vamos fazer perceber aos nossos municípios que este é um trabalho que temos de continuar a realizar”, remata.
Luís Rosinha tomou posse, enquanto presidente da Eurocidade, a 29 de abril, sucedendo no cargo ao alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera.
A edição deste ano do Festival da Idade de Ouro, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, arranca já no próximo domingo, em dia da criança, 1 de junho, com almoço, animação musical e momentos de confraternização, entre a população mais velha do concelho.
Mas antes, logo a partir de sexta-feira, 30 de maio, tal como revela a vice-presidente da Câmara, Anabela Cartas, o Jardim Municipal de Elvas volta a ser palco de mais uma Feira Escolar. “Está tudo a postos para enchermos o nosso jardim de cor e alegria com as crianças do nosso concelho”, assegura a autarca.
A feira escolar, já na sua 33ª edição, é inaugurada na sexta-feira, às 18 horas. Até domingo, será possível conhecer as mais diversas atividades e trabalhos desenvolvidos pelos estabelecimentos de ensino do concelho, havendo também espaço para teatro, desporto, dança, jogos, insufláveis, pinturas faciais e muita diversão.
No domingo, o Festival da Idade de Ouro arranca com um almoço-convívio no Pavilhão Multiusos de São Vicente. Depois de passar por todas as freguesias do concelho, o evento termina a 28 de junho, no Centro de Negócios Transfronteiriço, com o almoço destinado à população das freguesias urbanas de Elvas.