Clube Elvense de Natação vence 32º Torneio Cidade de Estremoz em piscina curta

No sábado ,dia 17 de maio, decorreu o 32º Torneio Cidade de Estremoz em piscina curta (25m) com a participação de oito clubes num total de 143 atletas, entre os quais 79 femininos e 64 masculinos.

Desta feita, o Clube Elvense de Natação (CEN) fez-se representar com 25 atletas 12 femininos e 13 masculinos, sendo eles: Inês Escarduça, Stefania Chitic, Filipa Gervásio, Rita Caldeira, Erica Ferreira, Iara Rodrigues, Madalena Calado, Joana Calado, Helena Escarduça, Maria Cacherinha, Leonor Bagorro, Irene Castro, Diogo Munhão, Tiago Costa, João Piçarra, Manuel Sanguinho, João Sanguinho, Duarte Munhão, Gonçalo Costa, Duarte Monraia, Diego Reis, Pedro Gonçalves, Duarte Gonçalves, Diego
Castro e Santiago Belchior.

O CEN destacou-se na maioria das provas, tendo alcançado o primeiro lugar e vencido este torneio.

No que diz respeito aos resultados, o grande destaque vai para os pódios dos seguintes atletas: Inês Escarduça alcançou 1º lugar a 100m livres e um 3º lugar a 400m livres; Filipa Gervásio alcançou o 3º lugar a 100m costas; Erica Ferreira Ferreira alcançou o 1º lugar a 100m mariposa; Rita Caldeira alcançou o 2º lugar a 200m estilos e um 3º lugar a 400m livres; Gonçalo Costa alcançou 1º lugar a 100m mariposa e um 3º lugar a 200m estilos; Manuel Sanguinho alcançou 3º lugar a 400m livres; Duarte Munhão alcançou 3º lugar a 400m livres e 100m costas; João Sanguinho alcançou 3º lugar a 100m bruços.

O destaque vai também para os 3º lugares nas estafetas femininas a 4 x 50 livres e 4 x 50 estilos compostas por Inês Escarduça, Filipa Gervásio, Stefania Chitic e Rita Caldeira e as estafetas masculinas também obtiveram dois 3º lugares a 4x 50 livres e 4 x 50 estilos composta por Diogo Munhão, Tiago Costa, Manuel Sanguinho e João Sanguinho.


Seleção distrital de Portalegre com participação meritosa no 42º Olímpico Jovem Nacional

A Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) marcou presença no 42.º Olímpico Jovem Nacional, que decorreu nos dias 17 e 18 de maio, sábado e domingo, na cidade de Viana do Castelo. Este evento, um dos mais emblemáticos do calendário nacional juvenil, reuniu seleções distritais de todo o país e contou com a participação de centenas de jovens atletas, muitos deles entre os melhores da sua geração.

A seleção distrital de Portalegre fez-se representar por 21 atletas, oriundos de 7 clubes do distrito, acompanhados por três técnicos e um elemento da direção da AADP. Numa competição altamente exigente, estes jovens mostraram-se à altura do desafio, demonstrando espírito de equipa, atitude exemplar e um forte compromisso competitivo.

Apesar de um 18.º lugar na classificação coletiva, o desempenho individual e coletivo dos atletas de Portalegre revelou-se extremamente positivo. Foram batidos 4 recordes distritais, sendo de destacar as prestações de Miguel Miranda, nos 400 metros barreiras, e Ariana Lopes, nos 1500 metros obstáculos, que não só estabeleceram novos máximos distritais como também alcançaram as marcas de qualificação para os Campeonatos Nacionais.

Além destes feitos, foram registados 26 recordes pessoais durante a competição, reflexo direto da evolução técnica e física dos atletas, mas também do ambiente motivador e do trabalho consistente realizado ao longo da época com os seus treinadores e clubes.

Mais do que resultados, esta participação permitiu proporcionar aos jovens atletas uma experiência enriquecedora num contexto competitivo de alto nível. Quando questionados sobre o que significa participar no Olímpico Jovem, a maioria referiu a importância desta oportunidade única para crescer, aprender e competir ao lado dos melhores atletas da sua faixa etária, num ambiente de partilha, desafio e superação.

Esta participação vem também reforçar a visão da AADP de que o futuro do atletismo no distrito passa, necessariamente, por investir nos jovens e criar mais oportunidades de crescimento. Desde o início de 2025, foram já organizadas cinco edições do Kids Athletics, uma iniciativa da World Athletics direcionada para crianças em idade escolar, com o objetivo de introduzir, de forma lúdica e pedagógica, as bases do atletismo. Estas ações, além de promoverem estilos de vida saudáveis, são fundamentais para estimular o interesse precoce pela modalidade e garantir uma base sólida para o futuro.

Em parceria com o Município de Vila Viçosa, Fundação UNITATE promove projeto com foco no envelhecimento ativo

Foi recentemente aprovada a candidatura ao programa CLDS 5G – Contratos Locais de Desenvolvimento Social, que irá beneficiar o concelho de Vila Viçosa com a implementação do projeto “Laços de Sabedoria”, centrado na promoção da autonomia e na qualidade de vida da população sénior. A candidatura a este programa foi submetida, em julho de 2024, pela Fundação UNITATE, em estreita parceria com o Município de Vila Viçosa.

A coordenação técnica do projeto estará a cargo de Raquel Caiola, assistente social, que integrará uma equipa dedicada à concretização de um plano de ação a executar até 2029.

O projeto, que conta com um financiamento total de 475.200 euros, contempla um conjunto de intervenções que visam a proximidade, a inclusão e a valorização da experiência sénior, através de ações como acompanhamento individualizado (com o apoio do Gestor 60+), oficinas culturais, atividades intergeracionais, iniciativas de combate ao isolamento e programas itinerantes nas freguesias rurais.

Entre as ações previstas, destacam-se também a recolha de histórias e expressões locais, a dinamização de atividades conjuntas com a Universidade Sénior, visitas de companheirismo, bailes temáticos e sessões informativas sobre saúde e bem-estar.

Numa primeira fase, encontra-se a decorrer no Facebook uma votação pública para escolha do logótipo oficial do projeto, permitindo o envolvimento direto da sociedade civil na construção da identidade visual do “Laços de Sabedoria”.

Com esta aprovação, Vila Viçosa junta-se à lista de concelhos abrangidos pelo CLDS 5G, um programa que visa reforçar a coesão territorial e social, apoiando respostas integradas e adaptadas às necessidades específicas dos territórios.

Paróquia da Boa-Fé organiza três procissões das velas

A Paróquia do Senhor Jesus da Boa-Fé, em Elvas, organiza três procissões das velas, entre sábado, 24 de maio, e segunda-feira, dia 26.

No sábado, haverá missa, pelas 20h30, na Belhó e Raposeira, seguida de procissão das velas. No Bairro da Boa-Fé, a procissão está marcada para domingo, às 21 horas, e no Vedor, na segunda-feira, à mesma hora.

Município de Campo Maior leva “maiores” a fazer cruzeiro no Rio Douro

O Município de Campo Maior organiza, uma vez mais, o já tradicional Passeio dos Maiores.

Desta vez, e em dois fins de semana de junho (dias 14 e 15 e 21 e 22), a população mais velha do concelho terá oportunidade de fazer um cruzeiro no Rio Douro.

A promessa é de “dois dias de convívio, paisagens deslumbrantes e muita animação”.

Os interessados em participar podem fazer a sua inscrição no Centro Comunitário, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 16h30 ou na Junta de Freguesia de Degolados, também de segunda a sexta, das 9 às 16 horas.

“No máximo, cada pessoa pode apenas inscrever quatro pessoas, incluindo o próprio. Cada inscrição individual, ou por casal, deve ter contacto próprio associado”, alerta a Câmara Municipal.

Município de Elvas inaugura obra de requalificação do Jardim Municipal no sábado

A Câmara Municipal de Elvas inaugura no sábado, 24 de maio, às 15 horas, a obra de requalificação do Jardim Municipal.

A obra levada a cabo inclui um novo campo de jogos e o circuito de mini-golfe. O campo de jogos, que antes se encontrava com alguns sinais de degradação, foi completamente requalificado, tendo sido colocadas novas balizas e redes, adaptando-o ainda a outras modalidades. Já o circuito de mini-golfe irá permitir a miúdos e graúdos competir nesta modalidade.

A intervenção, num investimento de cerca de 450 mil euros, englobou arranjos exteriores, movimentações de terras, revestimento inicial e final de pavimentos e colocação de mobiliário urbano. O objetivo do município com intervenção foi dar melhores condições de fruição aos utilizadores deste espaço de lazer municipal.

Exposição de Licínio António para visitar a partir desta quinta-feira em Vila Viçosa

O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, recebe esta quinta-feira, dia 22 de maio, a partir das 18h, a inauguração da exposição do artista Licínio António.

Esta iniciativa tem como objetivo dar a conhecer o trabalho deste autor que através da elaboração de maquetas projeta os edifícios mais emblemáticos do concelho de Vila Viçosa.

O Município de Vila Viçosa convida toda a população a visitar a exposição com entrada gratuita.

PS de Elvas emite nota de pesar pelo falecimento de Joaquim Lopes

A Comissão Política Concelhia de Elvas do Partido Socialista emitiu uma nota de pesar pela morte, aos 76 anos, de Joaquim Manuel Leonardo Lopes.

“Joaquim Lopes foi autarca e candidato em Elvas na primeira década do Portugal Democrático: em 1982 foi cabeça de lista do PS à Assembleia Municipal de Elvas e eleito presidente deste órgão; em 1979 foi segundo na lista do PS à Assembleia Municipal de Elvas e foi membro deste órgão; e em 1989 foi terceiro na lista do PS concorrente à Câmara Municipal de Elvas. Para lá desta atividade política, Joaquim Lopes foi um comerciante dedicado e reconhecido pelo trato fácil com os clientes do seu estabelecimento no Largo da Misericórdia”, recorda o PS.

“Neste momento de dor, o Partido Socialista apresenta sentidos pêsames à família”, lê-se ainda na nota de pesar enviada à redação da Rádio ELVAS.

Cineclube de Elvas apresenta curtas-metragens portuguesas premiadas em sessão especial no sábado

O Cineclube de Elvas “Ronca” vai realizar uma sessão muito especial, no próximo sábado, 24 de maio, pelas 18 horas, no Auditório São Mateus, em parceria com os Prémios Curtas e a Agência da Curta Metragem.

Esta sessão trará ao público quatro curtas-metragens premiadas, selecionadas entre o melhor do cinema português contemporâneo. Destaque para “Percebes”, filme vencedor do prémio de Melhor Curta-Metragem atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema, que se distingue pela sua originalidade e impacto.

As restantes curtas, igualmente de grande qualidade, são assinadas por realizadores e realizadoras de renome, como Cláudia Varejão, entre outros. Merece ainda menção especial a curta “Era Uma Vez no Apocalipse”, onde o ator Sérgio Godinho dá vida a uma personagem que lhe valeu distinções em festivais anteriores.

Esta será uma estreia absoluta em Elvas e uma oportunidade única para os amantes de cinema conhecerem obras variadas, intensas e premiadas, que refletem o talento e a criatividade do cinema nacional.

APPACDM de Elvas celebra o “Dia do Formando” com diversas atividades

No âmbito da valência de Formação Profissional, a APPACDM de Elvas celebra nesta quarta-feira, dia 21 de maio, o “Dia do Formando”. A atividade será realizada em conjunto com o Hotel Vila Galé Colection Elvas.

A iniciativa é composta por dois momentos: o primeiro momento decorreu no período da manhã com um atelier de decoração com arranjos florais, destinado às formandas do curso de Empregado de Andares, orientado por membros do staff do hotel.

O segundo momento está agendado para o período da tarde e destina-se, maioritariamente aos formandos do curso de Empregado de Mesa, onde será elaborada uma demonstração de preparação de cocktails, igualmente dinamizada por trabalhadores da mesma unidade hoteleira.

       

Sociedade Filarmónica União Calipolense celebra 155º aniversário com concerto no sábado à tarde

A Sociedade Filarmónica União Calipolense, de Vila Viçosa, celebra este sábado, 24 de maio, os 155 anos de fundação, com um espetáculo no cineteatro Florbela Espanca.

À banda, neste concerto de aniversário, juntam-se o Grupo de Teatro Amadores de Vila Viçosa e o Coro da Universidade Sénior. “Vamos ter também um músico nosso, que canta fado, e a Escola de Música vai ter uma pequena audição”, adianta o presidente da direção da Sociedade Filarmónica União Calipolense, Ricardo Claré. “Vamos tentar fazer o melhor possível, para agradar a população”, acrescenta.

Dando conta que a Escola de Música da Banda está aberta a toda a gente, independentemente da idade, Ricardo Claré, lembrando as dificuldades vividas, destaca a recente oferta da Câmara Municipal de Vila Viçosa. “Temos tido dificuldades, em instrumentos e apoio, para continuarmos, mas a nossa Câmara Municipal ofereceu mais três instrumentos para melhorar a Escola de Música e a banda em si. Estamos sempre abertos a aceitar donativos, porque é sempre uma ajuda bem-vinda”, assegura.

Esperando que o cineteatro se possa encher para este espetáculo de aniversário, o responsável garante que está a ser feita uma aposta importante na Escola de Música da banda, que conta com cerca de 15 alunos. Atualmente, a banda é composta por “dez músicos da casa e outros dez reforços”.

O espetáculo, que conta com entrada livre, tem início marcado, no sábado, para as 17 horas.

Município de Arronches volta a fazer aposta forte na Feira das Atividades Económicas

A edição deste ano da Feira das Atividades Económicas (FAE), promovida pela Câmara Municipal de Arronches, realiza-se de 10 a 13 de julho, no Espaço Multiusos do Rossio.

Considerado o maior evento do concelho, a feira tem recebido, ao longo dos últimos anos, dezenas de milhares de visitantes. Com “expectativas elevadas” para esta 14ª edição do certame, o presidente da Câmara, João Crespo, para além das exposições e concursos de gado, a restauração e gastronomia, destaca a “aposta forte” que é feita, de ano para ano, no cartaz de espetáculos, até porque, segundo diz, é essa componente do evento que “alimenta a FAE”.

“Vamos ter quatro dias de grande atividade em Arronches”, diz ainda o autarca, que assegura que o certame está já “enraizado no calendário de eventos do Alto Alentejo”.

No certame, os visitantes, uma vez mais, vão poder desfrutar de diversas áreas, dedicadas à gastronomia, à agropecuária, ao setor automóvel, ao associativismo e ao comércio. Para além de um espaço infantil, o evento conta também sempre com zona de animação musical.

GNR detém dois homens em Elvas por furto de combustível

Dois homens, de 34 e 67 anos, foram detidos, na passada segunda-feira, 19 de maio, pela GNR, por furto de combustível, no concelho de Elvas.

Segundo esclarece o alferes Rui Sá, comandante do Destacamento Territorial de Elvas da GNR em suplência, o furto terá sido efetuado na estrada que liga Elvas a Olivença, depois de uma denúncia feita por alguém que se apercebeu do sucedido, quando passava de carro.

Deslocando-se de imediato ao local, os militares do Posto Territorial e do Núcleo de Proteção Ambiental de Elvas, que se encontravam numa ação de patrulhamento, acabaram por deter os suspeitos em flagrante.

No decorrer da ação foram apreendidos um veículo, cerca de 100 litros de combustível, armazenados em cinco jerricãs, dois jerricãs vazios, uma mangueira e diversas ferramentas utilizadas na prática do ilícito.

O combustível recuperado foi restituído ao legítimo proprietário, sendo que os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

Congresso Nacional do Azeite: setor debate novos desafios em Campo Maior

É já esta quinta e sexta-feira que irá ter lugar o Congresso Nacional do Azeite, o mais relevante debate nacional sobre o setor Olivícola e Oleícola, que este ano conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República. O Congresso, que tem como tema os novos desafios para o setor, realiza-se pela primeira vez em Campo Maior, no Centro Cultural.

A 8ª edição do Congresso Nacional do Azeite é organizada pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), em parceria com a Câmara Municipal de Campo Maior, no âmbito da Feira Nacional de Olivicultura, que decorre entre amanhã e domingo, dia 25 de maio, no Jardim Municipal da vila.

Assunção Cristas é a Keynote Speaker do Congresso Nacional do Azeite e irá debruçar-se sobre o ESG no setor. O CEPAAL, prosseguindo o seu empenho na promoção ao olivoturismo, traz este ano ao Congresso, e pela primeira vez, três icónicos chefs (Vítor Sobral, José Júlio Vintém e Bertílio Gomes), que estarão reunidos num painel onde também participam duas das Escolas de Hotelaria e Turismo mais relevantes do país (Estoril e Portalegre).

O Congresso Nacional do Azeite 2025 contará com quatro painéis nos quais participarão mais de 30 prestigiados oradores nacionais e internacionais em torno do debate sobre: Novos Desafios do Setor; ESG no Setor Olivícola/Oleícola; Identidade do Azeite Português: Marca & Origem; e O Caminho do Azeite na Alta Cozinha.

Esta é uma iniciativa que tem como objetivo dinamizar o setor Olivícola e Oleícola Nacional enquanto fórum de debate, ponto de encontro para os profissionais do sector e de partilha de informação privilegiando sobretudo a divulgação de informação técnica.  A 8ª edição do Congresso Nacional do Azeite acontece quando acaba de ser anunciado que a produção nacional de azeite (campanha 2024-2025) alcançou o segundo melhor resultado de sempre com um aumento de 10% face às 150 mil toneladas da campanha anterior, depois de Portugal – o sexto maior produtor de azeite do mundo e o terceiro maior exportador da Europa, ter sido reconhecido  o ano passado como o país que produz o azeite com maior qualidade a nível mundial e ultrapassado a barreira dos Mil Milhões de Euros em exportações.

A sessão de abertura, esta quinta-feira, às 9 horas, estará a cargo do Presidente do CEPAAL, Gonçalo Morais Tristão; do Presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha; e do Vice-Presidente da CCDRA,  Roberto Grilo.

ASAE apreende seis mil queijos contaminados em Borba

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, recentemente, numa queijaria do concelho de Borba, seis mil queijos de ovelha curados, produzidos com leite cru, contaminados com as bactérias Escherichia coli STEC e Salmonella spp.

Para além da apreensão deste seis mil queijos, “destinados a destruição”, revela a ASAE em comunicado, foram também apreendidos “outros lotes suspeitos, que serão submetidos a análises laboratoriais adicionais”.

Foi ainda instaurado um processo-crime “por suspeita de comercialização de géneros alimentícios avariados”.

Esta intervenção, levada a cabo pela Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional XI (Évora), com a colaboração da Brigada Especializada de Indústrias, decorreu após colheitas realizadas no âmbito do Plano Nacional de Colheita de Amostras da ASAE, instrumento de vigilância dos produtos alimentares colocados no mercado que visa assegurar a segurança alimentar e a proteção da saúde pública.

Câmara de Elvas investe cerca de 30 mil euros na requalificação do Pátio Alentejano da Terrugem

A Câmara Municipal de Elvas tem vindo a fazer, nos últimos tempos, vários investimentos nas freguesias rurais do concelho. No que toca à Terrugem, o Pátio Alentejano, uma “obra feita há cerca de 20 anos, está a ser, neste momento, requalificado”, avança o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida.

“Queremos reabrir aquela sala de excelência, uma sala de convívio e de espetáculo”, revela o autarca. O investimento feito na requalificação do Pátio Alentejano, que inclui trabalhos de picagem de paredes e pinturas exteriores, é de cerca de 30 mil euros.

Terminada essa obra, a autarquia pretende, logo de seguida, iniciar a obra de requalificação do mercado coberto da Terrugem, bem como a “grande obra” do novo loteamento. “Este novo loteamento vem dar resposta a cerca de 87 novos lotes de terreno. É um complemento àquele que fiz há cerca de vinte anos”, assegura Rondão Almeida.

Garantindo que, com estes loteamentos, que também existem nas outras freguesias, tem vindo a impedir-se a “desertificação do mundo rural”, o autarca diz ainda que a preocupação é “fazer mais loteamentos”, dado que os existentes estão lotados.

O novo loteamento da Terrugem resultará de um investimento de cerca de “um milhão e cem mil euros, totalmente pago por dotação do próprio município”.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 185 milhões de euros

O sorteio de ontem do Euromilhões não teve totalistas, pelo que na próxima sexta-feira, 24 de maio, estará em jogo um “jackpot” de 185 milhões de euros.

O segundo prémio, de 839 mil euros, saiu a um único apostador no estrangeiro, enquanto o terceiro, de 28 mil, contempla um total de sete jogadores, todos eles com aposta registada fora de Portugal.

Para Portugal vêm cinco quartos prémios, de 1.246 euros, num total de 49 atribuídos.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 1, 8, 13, 29 e 47 e as estrelas 5 e 6.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa