A Câmara Municipal de Elvas promove uma visita guiada especial ao Forte da Graça, no próximo sábado, dia 24 de maio.
Trata-se de uma visita por todo o espaço do forte, em que se incluem as contraminas e outros locais usualmente encerrados ao público, com início às 10 horas.
A participação é feita mediante inscrição prévia. Os interessados podem fazer a sua inscrição através do email forte.graca@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268639741.
As próximas visitas guiadas ao Forte da Graça estão marcadas para 20 e 28 de setembro.
O Alentejo 2030 lançou dois avisos no âmbito dos Investimentos Territoriais Integrados (ITI CIM), com uma dotação global de 4.697.416,19 euros, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com uma taxa máxima de cofinanciamento de 85%.
Estes avisos enquadram-se na estratégia do Alentejo 2030 para a valorização do território e reorganização da cobertura dos serviços públicos e coletivos de interesse geral de nova geração, promovendo uma maior articulação entre os territórios urbanos e rurais e uma melhoria da qualidade de vida das populações da região Alentejo (NUTS II).
INFRAESTRUTURAS E EQUIPAMENTOS SOCIAIS – ITI CIM
Com uma dotação de 3.866.215,00 euros, este aviso visa apoiar intervenções de construção, requalificação, remodelação ou adaptação de equipamentos sociais, excluindo projetos que promovam a institucionalização dos utentes.
São prioritários as creches e os centros de dia e serviços de apoio domiciliário. Podem candidatar-se Municípios, Comunidades Intermunicipais e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), mediante protocolo com os Municípios, cujos projetos integrem os Planos de Ação dos ITI CIM.
INFRAESTRUTURAS DE CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS – ITI CIM
Com uma dotação de 831.201,19 euros, este aviso destina-se a apoiar investimentos em infraestruturas e equipamentos de cuidados de saúde primários, promovendo a melhoria do acesso e da qualidade dos cuidados de saúde prestados às populações.
São elegíveis Municípios ou outras entidades públicas com competências na área da saúde, desde que os projetos estejam integrados nos Planos de Ação dos ITI CIM.
PRAZOS DE CANDIDATURA
As candidaturas de ambos os avisos decorrem em seis fases, com os seguintes prazos-limite:
• Fase 1: 30 de junho de 2025
• Fase 2: 31 de julho de 2025
• Fase 3: 29 de agosto de 2025
• Fase 4: 31 de outubro de 2025
• Fase 5: 31 de dezembro de 2025
• Fase 6: 27 de fevereiro de 2026
Com estes apoios, o Alentejo 2030 reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento coeso e sustentável da região, promovendo a modernização das infraestruturas sociais e de saúde, e garantindo melhores condições de vida para os cidadãos do Alentejo.
As marchas populares de Estremoz desfilam pelas ruas da cidade no dia 28 de junho, desde a Câmara Municipal até à sede da União de Freguesias de Estremoz, numa noite de tradições populares
As inscrições para a Marcha Juvenil do Município de Estremoz estão abertas, até ao dia 2 de junho segunda-feira, no Posto de Turismo de Estremoz.
Para tal, podem inscrever-se todas as crianças e jovens com idades compreendidas entre os 2 e os 20 anos.
Trata-se de uma iniciativa popular que se tem revelado um sucesso, tendo mobilizado, nas edições anteriores, centenas de pessoas, entre público e marchantes, numa organização da União das Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André), com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.
O IV Simpósio Fluviário de Mora, marcado para o próximo sábado, dia 24 de maio, vai ter como tema central de debate o restauro dos ecossistemas aquáticos.
A iniciativa, de acordo com a presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, é, na prática, mais “uma forma de dinamizar o Fluviário e de mostrar também tudo aquilo que se faz ligado à biologia e a toda a atividade” daquele espaço.
“Geralmente, são doutores e professores que vêm, durante o dia inteiro, falar sobre biologia, sobre os peixes, sobre todo o processo da nascente até à foz. É bastante interessante, aprendemos imenso e qualquer pessoa se pode inscrever”, adianta a autarca.
“Convido quem quiser aprender um bocadinho mais, quem tiver interesse na área da biologia, na área dos rios, dos peixes, que venham assistir ao nosso Simpósio durante todo o dia, que seguramente vão gostar”, remata Paula Chuço.
Neste dia será entregue o Prémio Fluviário 2024 – Jovem Cientista do Ano, com a apresentação do trabalho realizado pelo autor premiado, seguida de visita livre ao fluviário.
A praia fluvial das Azenhas d’El Rei, em Montejuntos, no concelho do Alandroal, é a primeira praia fluvial do país a dispor do inovador sistema de emergência OneUP Saves, complementar à vigilância humana por nadadores salvadores.
Instalado num “totem” junto à praia, configura um sistema de salvamento aquático para uso público que confere aos utilizadores da praia segurança permanente ao dispor de bóias e ligação de emergência às autoridades de segurança e socorro.
A praia fluvial das Azenhas d’El Rei foi recentemente considerada pela imprensa espanhola como uma “jóia escondida de Portugal” e ostenta os galardões de Bandeira Azul e Praia Acessível desde a sua abertura em 2022.
Os serviços da Câmara Municipal de Elvas encontram-se a intervir na conservação e reabilitação das instalações do Forte de Santa Luzia.
A intervenção contempla trabalhos de pintura de espaços e substituição de portas, sendo que o processo envolve o levantamento do existente e a replicação das peças para manter a traça original.
“Uma obra imprescindível para dar melhores condições a quem visita este monumento, assim como para a manutenção do riquíssimo património ali existente”, diz o Município de Elvas.
A edição deste ano do ciclo de concertos “A Música Encanta o Património” prosseguiu este domingo, 18 de maio, com um recital de violino no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires.
Pela sala dos “carros de canudo” do MAEE passaram os violinistas Manuel Camacho, Mario Guedes e Miguel Angel González, todos do Conservatório Superior de Música de Badajoz, o primeiro na qualidade de professor e os dois últimos como alunos.
O repertório do concerto incluiu peças de vários compositores, com destaque para Johannes Brahms e Johan Sebastian Bach.
“A Música Encanta o Património” é uma iniciativa do Município em parceria com a Academia de Música de Elvas.
O projeto ARCADE — que significa Alinhar Coleções de Referência com o Desenvolvimento Taxonómico — junta várias universidades e museus portugueses, dos Açores, Madeira, Coimbra, Lisboa e Porto. O objetivo é melhorar as coleções científicas de insetos polinizadores.
Estas coleções são como bibliotecas de insetos, que ajudam os cientistas a saber que espécies existem, onde estão e como têm mudado com o tempo.
Este é um projeto da rede Pollinet, é liderado pela Universidade de Coimbra, que conta também com as Universidades de Lisboa, Porto, Açores e Madeira, bem como com a associação Tagis – Centro de Conservação de Borboletas de Portugal.
Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:
O 32° aniversário da secção de Veteranos do Clube de Futebol “Os Elvenses” foi comemorado no passado sábado, 17 de maio, num restaurante da cidade.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, marcou presença neste jantar dos 32 anos dos veteranos de “Os Elvenses” e fez entrega da placa oferecida pelo Município aos aniversariantes.
Mais de uma dezena de atletas da Associação Desportiva IALBAX participou, este domingo, 18 de maio, no Évora Monte Trail Run.
Na prova de 30 quilómetros, Cristina Canário, para além do terceiro lugar da classificação geral, venceu a prova em F50. Também Manuel Mexia competiu nesta distância.
Já nos 15 quilómetros, Luís Velez alcançou o primeiro lugar em Sub23 masculiunos, enquanto Pedro Afonso e José Russo foram terceiros, respetivamente, em M30 e M60. Participaram ainda na prova, nesta distância, Luís Carranca, Sérgio Cacheirinha, Marco Santos, Jorge Chaves, Ana Duarte, Ana Santos, Carlos Santos e Maria do Céu Cordeiro.
“Muitos parabéns e obrigado aos nossos atletas, que mais uma vez dignificaram as cores da Associação Desportiva IALBAX e o nome da cidade de Elvas”, diz a IALBAX em nota de imprensa.
No rescaldo das eleições legislativas deste domingo, 18 de maio, a candidata à presidência da Câmara Municipal de Elvas pela AD, Margarida Coelho de Paiva, e lembrando que o concelho se destacou “nacionalmente ao dar ao Chega a sua vitória mais expressiva em todo o país”, não tem dúvidas de que esta conquista do partido de André Ventura é reveladora “de um profundo sentimento de insatisfação e de rutura”.
Em comunicado, Margarida Paiva vai mais longe, assegurando que “os Elvenses demonstraram claramente que estão fartos de um socialismo que, ao longo dos anos, tem contribuído para o empobrecimento da nossa terra e das nossas famílias”.
“A estagnação a que fomos votados por décadas de governação socialista, protagonizada por Rondão de Almeida e Nuno Mocinha, dois rostos do socialismo, desatualizada e incapaz de responder aos desafios do presente, tem de acabar”, alega ainda a candidata, dizendo que Elvas “precisa de mudança”.
O comunicado para ler na íntegra:
“Em primeiro lugar, agradecer a todos os Elvenses que exerceram o seu direito de voto nas legislativas de 2025, fortalecendo a democracia com a sua participação.
O concelho de Elvas destacou-se nacionalmente ao dar ao partido Chega a sua vitória mais expressiva em todo o país, o que é revelador de um profundo sentimento de insatisfação e de rutura.
Os Elvenses demonstraram claramente que estão fartos de um socialismo que, ao longo dos anos, tem contribuído para o empobrecimento da nossa terra e das nossas famílias.
A Aliança Democrática em Elvas regista com orgulho uma subida de quase 200 votos face às legislativas de 2024, mantendo uma trajetória de crescimento consistente desde 2019. Este resultado mostra que há cada vez mais elvenses a confiar no nosso projeto, baseado na responsabilidade, na sensatez e no humanismo.
A mensagem que sai destas eleições é clara, Elvas precisa de mudança. A estagnação a que fomos votados por décadas de governação socialista, protagonizada por Rondão de Almeida e Nuno Mocinha, dois rostos do socialismo, desatualizada e incapaz de responder aos desafios do presente, tem de acabar.
A Aliança Democrática está pronta para liderar essa mudança nas próximas eleições autárquicas.
Acreditamos que Elvas merece mais. Com a nossa candidatura, os elvenses podem ter a certeza de que estarão sempre em primeiro lugar.
Apelamos à mobilização de todos para juntos, construirmos um concelho mais próspero, moderno e justo para todos.
Com Elvas, Por Elvas, Para Elvas
Elvas, 19 de maio de 2025
Margarida Coelho de Paiva
Candidata da Aliança Democrática à presidência da Câmara Municipal de Elvas”
Os Jogos do Alto Alentejo regressaram a Campo Maior na sua 23.º edição, este sábado, dia 17 de maio, para um Encontro de Hidroginástica.
A iniciativa, realizada no Complexo de Piscinas da Fonte Nova, contou com cerca de 250 participantes dos Municípios de Campo Maior, enquanto anfitrião, Avis, Elvas, Marvão e Sousel.
O presidente do Município, Luís Rosinha, e a vereadora São Silveirinha juntaram-se aos participantes no salão das Piscinas Municipais para um almoço-convívio servido pelos Veteranos do Sporting Clube Campomaiorense. A animação ficou a cargo do Grupo de Cantares “O Despertar Alentejano”.
Cerca de 200 alunos da Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) tiveram, no passado sábado, 17 de maio, as cerimónias que marcam o final do seu percurso académico nas licenciaturas e Cursos Técnicos Superiores Especiais (CTeSP).
O conjunto de atos teve início pela manhã, na Praça da República, com a entrega das pastas, seguida, na antiga Sé, pela missa da bênção. Os finalistas da ESBE regressaram à Praça da República, durante a tarde, para a queima das fitas, seguindo depois para o tradicional banho nas fontes da Rua da Cadeia.
A entrega das pastas aos alunos foi antecedida pelas intervenientes do presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures; da diretora e sub-diretora da Escola Superior de Biociências de Elvas, Rute Santos e Márcia Oliveira, respetivamente; e da vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas.
Em nome do Município, a vice-presidente desejou felicidades para o percurso pessoal e profissional dos finalistas da ESBE, acrescentando que “Elvas ficará por certo marcada de forma inesquecível nas suas vidas”.
Cláudio Monteiro, vereador na Câmara Municipal de Elvas, e os professores João Paulo Garrinhas e Carlos Beirão marcaram presença, na passada sexta-feira, 16 de maio, numa reunião, em Lisboa, no âmbito das comemorações dos 500 anos do casamento da Infanta D. Isabel de Portugal com o Imperador Carlos V.
Este encontro de trabalho serviu para abordar este projeto que envolve diversos países, não só da Europa, mas também da América do Sul, e que através de um programa de iniciativas assinala esta data, promovendo uma rede de entrada nos Caminhos do Sacro Império Romano-Germânico.
O objetivo é contribuir para a dinamização deste território e a promoção turística, com a recriação histórica deste momento que se realizou na fronteira, entre Portugal e Espanha, em data a anunciar.
O Município de Elvas manifestou ainda o seu interesse em integrar a Ruta de los Esponsales, que recorda o trajeto seguido pela comitiva que conduziu a futura imperatriz desde a sua saída de Lisboa, em meados de outubro de 1525, até à sua chegada definitiva a Sevilha.
Campo Maior vai estar em festa, no final da semana, de 22 a 25 de maio, ao ser palco de mais uma edição da Feira Nacional de Olivicultura (FNO) que, passados 16 anos, está de regresso à vila.
Para além da sua componente de exposição, o certame é também um importante espaço de debate e reflexão acerca do setor. Por outro lado, o Concurso de Azeite Virgem é outros dos atrativos deste evento, capaz de chamar até Campo Maior os melhores azeites portugueses.
O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, considera que o evento tem “uma projeção muito interessante”, tendo em conta que vai para além da área de exposição e dos espetáculos musicais, dada a realização do Congresso Nacional do Azeite e as jornadas técnicas. “Conhecendo aquilo que são as apresentações que vão ser feitas, posso dizer os oradores são gente muito importante do setor, gente muito capaz, que pode trazer para a FNO de Campo Maior novidades, mas também a capacidade de podermos, daqui para a frente, a ter um papel diferente naquilo que é a questão da própria olivicultura”, assegura.
Garantindo que esta feira é “um marco muito importante para a agricultura” do país, o autarca, revela que é no Jardim Municipal e na Praça Multimodal que se vão reunir os expositores do certame. “Vamos ter espetáculos musicais que irão abrilhantar as nossas noites, que esperemos que estejam a nosso favor. Portanto, serão quatro dias, três de feira, onde o setor virá em peso para Campo Maior”, remata Luís Rosinha.
O evento, organizado pela Câmara Municipal de Campo Maior e o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), arranca na quinta-feira, dia 22, com o 8º Congresso Nacional do Azeite, que tem início marcado para as 9 horas, no Centro Cultural da vila.
A feira, propriamente dita, terá o seu começo na sexta-feira, dia 23. Até domingo, 25 de maio, não vão faltar motivos para uma visita ao certame, desde logo com os espetáculos de Tim, com o Ensemble Ibérico e o Projeto de Formação do Município de Campo Maior, na sexta-feira, e de “Para Sempre Marco”, no sábado.
De tendas e malas às costas, e ao volante das suas motos, três amigos elvenses – Ari Miguel Branca, Micael Monteiro e Germano Grave – viveram, muito recentemente, uma das maiores aventuras das suas vidas.
Procurando fazer uma pausa de uma semana na correria do dia a dia, os três saíram de Elvas, num domingo à noite, para percorrer cerca de dois mil quilómetros, entre Portugal e Espanha, e para desfrutar de tudo aquilo que a natureza lhes tinha para oferecer. Tendo enfrentado, desde logo, o apagão que deixou a Península Ibérica às escuras, estes amigos saíram à aventura, sem qualquer plano ou destino traçado.
Ao longo de sete dias, estes amigos acabaram por viver de tudo um pouco, com muitos momentos caricatos e insólitos. Entre as dificuldades em encontrar gasolina para as motos no dia do apagão e as avarias das viaturas – tendo mesmo acabado dentro de uma oficina no papel de mecânicos -, chegaram a encontrar, no meio da estrada, um vencedor do Euromilhões e até quem lhes tenha aberto as portas do seu estabelecimento, em plena Serra da Estrela, para pernoitarem.
Já em Espanha, onde acabaram por apanhar a primeira grande chuvada enquanto conduziam, e depois de uma passagem pelas termas de Loios, acamparam junto a umas outras, que se encontravam submersas.
“Saber rir da tragédia”, em algumas circunstâncias, no decorrer desta aventura, foi o lema destes três amigos. No Gerês, já no regresso de Espanha a Portugal, e enquanto dormiam junto a uma cascata, acabaram por ser surpreendidos por volta das cinco da manhã, com trovões que transformaram, de um momento para o outro, a noite em dia.
A aventura, dia a dia, vivida pelos três, e narrada na primeira pessoa, para ouvir na entrevista que partilhamos em podcast:
Pedro Nuno Santos, secretário geral do Partido Socialista (PS), começou por agradecer aos que o acompanharam durante a campanha e a todos os que votaram no PS.
“Já dei os parabéns” a Luís Montenegro, disse o secretário geral socialista “pela vitória e espero que saiba honrar os votos que recebeu. Mas, nós PS não vamos suportar o Governo da AD”. O líder do PS voltou a dizer que “Luís Montenegro não tem condições de idoenidade para ser primeiro-ministro”.
Sobre a subida da extrema-direita disse que “subiu muito e tem que ser combatida ferozmente porque é violenta e cada vez está mais perigosa, como pude testemunhar na campanha eleitoral”.
Pedro Nuno Santos abandona a liderança, “pedi a convocação das eleições diretas e não serei candidato” disse no final das suas declarações.