Torreense conquista a Taça de Portugal feminina

O Torreense faz história! A formação do Oeste conquista a Taça de Portugal feminina de forma dramática, com dois golos em cima do apito final. As encarnadas dominaram a 1.ª parte do encontro e Martín-Prieto abriu as contas ao 25 minutos.

Na 2.ª parte, o Torreense mostrou que não vinha só para fazer figura e foi somando ocasiões. Aos 90’+6, Janaina Weimer deitou um balde de água fria sobre as comandadas de Filipa Patão e levou o jogo para prolongamento.

No tempo extra, o jogo foi mexido, com oportunidades para ambos os lados, mas Salomé Prat deu a vitória, com um tento em cima dos 120 minutos.

É a primeira taça conquistada pela formação de Torres Vedras, desde que criou a secção de futebol feminino.

”O Elvas” empata na Amora e continua a acreditar na subida

”O Elvas” empatou esta tarde no Estádio da Medideira, com o Amora a um golo e continua a acreditar na subida à Liga 3.

O Amora fez 1-0 aos quatro minutos por Oliveira e tentou gerir a vantagem, mas “O Elvas” chegou ao empate após um penálti sobre Lewis, convertido de forma superior por Djaló.

Na segunda parte ambas equipas tentaram a vitória mas o marcador não mexeu.
O Lusitano venceu em Fátima por 1-0 e assegurou a subida. No próximo sábado, os azul e ouro recebem o Fátima.

Faleceu João Brioso

Faleceu este sábado João de Jesus Armando Brioso, aos 92 anos de idade.

João Brioso foi funcionário bancário durante várias décadas, colaborador da Câmara de Elvas na realização do torneio da malha entre outras atividades.

Dedicou muitos anos ao associativismo, sendo diretor de “O Elvas” e do CRP da Boa Fé.

A Rádio ELVAS envia as mais sentidas condolências à familia,

Festival Festfado está de regresso a Avis

 O Festival Festfado está de regresso a Avis, já no dia 31 de maio, sábado, com o segundo dos três espetáculos agendados para 2025, integrado na edição deste ano da Feira do Livro de Avis.

O evento, a decorrer no Complexo do Clube Náutico, a partir das 21h30, conta com a presença dos fadistas anfitriões, Dora Maria e André Barradas, tal como com a participação especial de Miguel Ramos.

Em atuação irá estar ainda um leque de fadistas convidados: Ana César, Diogo Manata, Leonardo Pereira e Marta Godinho, acompanhados por Bruno Mira, na guitarra portuguesa, Pedro Pinhal, na guitarra clássica, e Fernando Nani, no baixo, numa apresentação que se completará com as vozes do Coro da Escola de Música do Município de Avis.

Instalação “O Seu Lixo para Toda a Gente Ver” patente em Vila Viçosa até terça-feira

A instalação “O Seu Lixo para Toda a Gente Ver”, estará patente até dia 20 de maio, terça-feira, junto do Mercado Municipal de Vila Viçosa, com um intuito claro – agitar consciências e, através de uma ação concreta, cada pessoa será confrontada, no espaço público, com a representação do lixo que produziu num único ano.

“O Seu Lixo para Toda a Gente Ver” é composto por um grande aglomerado de 80 sacos de lixo, equivalente a mais de meia tonelada de lixo que cada pessoa residente nos concelhos servidos pela GESAMB produziu em 2023. Para representar o lixo produzido por toda a população do distrito de Évora seria necessário expor 11.5 milhões de sacos!

Bonecos de Estremoz em destaque na exposição “A vinha e o vinho no figurado de Estremoz”

Integrada na programação da Cidade do Vinho de 2025, a Sala de Exposições Temporárias do Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz vai receber, de 17 de maio a 3 de agosto, a exposição “A vinha e o vinho no figurado de Estremoz”.

Esta exposição surge a partir do desafio lançado aos barristas do concelho de Estremoz com o intuito dos mesmo integrarem esta iniciativa e criassem uma peça alusiva ao tema.

Esta mostra conta com a participação dos barristas Afonso e Matilde Ginja, Ana Catarina Grilo, Ana Maria Godinho, Carlos Alberto Alves, Fátima Estróia, Inocência Lopes, Irmãs Flores, Jorge da Conceição, José Carlos Rodrigues, Madalena Bilro, Manuel Broa, Ricardo Fonseca, Sandra Cavaco e Vera Magalhães.

“Histórias em Caixas de Sapatos” da escritora Ana Rita Janeiro animou alunos de Borba

Nos dias 12 e 13 de maio, segunda e terça-feira, o Projeto Borba 2i – Integrar e Incluir – E9G recebeu a escritora Ana Rita Janeiro nas salas de 3º e 4º ano do Agrupamento de Escolas de Borba.

A escritora, veio animar a tarde de cerca de setenta alunos com as suas “Histórias em Caixas de Sapatos”.

A atividade foi bem acolhida pelos participantes que, no final, decoraram o seu gato de estimação a quem deram um nome e levaram para as suas casas como recordação desta tarde.

O Projeto Borba2i – Integrar e Incluir – E9G é um projeto promovido pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, através do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e cofinanciado pelo Pessoas2030, Portugal2030 e União Europeia.

Corrida com João Moura, Marcos Bastinhas, Francisco Maldonado Cortes e Tomás Moura em Monforte

No âmbito da iniciativa “Remember MonforFeira”, a Praça de Touros de Monforte será palco, na tarde deste sábado, 17 de maio, de uma corrida.

Entram em praça, a partir das 17 horas, os cavaleiros cavaleiros João Moura, Marcos Bastinhas e Francisco Maldonado Cortes e o amador Tomás Moura, que terão pela frente touros da ganadaria de São Martinho.

As pegas vão estar a cargo dos forcados de Real de Moura, Alter do Chão e Monforte.

Jogo entre Amora e “O Elvas” para acompanhar este sábado na Rádio ELVAS

A Rádio ELVAS acompanha, esta tarde, a par e passo, mais um jogo de “O Elvas”. A partir das 17 horas, acompanhe o relato do encontro dos “azuis e ouro” com o Amora, no Estádio da Medideira, em jogo da quarta jornada da fase de subida do Campeonato de Portugal à Liga 3.

De recordar que, no passado dia 27 de abril, “O Elvas” empatou, em casa, com o Amora, a zeros. Com duas derrotas e um empate nos três primeiros jogos, os pupilos de Bruno Dias ocupam, neste momento, a última posição no Grupo B desta fase de promoção, com apenas um ponto. O Amora, por sua vez, é segundo, atrás do líder isolado: o Lusitano de Évora.

Incêndio em Varche

Um incêndio deflagrou esta manhã em Varche, freguesia de São Brás e São Lourenço, estando no local nove bombeiros e três veículos.

O alerta foi dado às 10.15 horas deste sábado.

MC Pedrinho na derradeira noite do Festival da Juventude e Académico de Elvas

A edição deste ano do Festival da Juventude e Académico de Elvas chega ao fim na noite deste sábado, 17 de maio, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Este último dia do evento arranca com Quintasz, seguindo-se MC Pedrinho, Mizzy Miles e DJ Sam. Os Angry Nerds, com as suas coreografias, prometem também animar o festival, que, desta vez, terá o opening set a cargo do Dj Dinga.

Os bilhetes para esta última noite têm um custo de 12 euros.

Campo Maior: Congresso Nacional do Azeite promete ser espaço importante de debate sobre o setor

No âmbito da Feira Nacional de Olivicultura, que Campo Maior acolhe de 22 a 25 de maio, o Centro Cultural da vila será, nos dois primeiros dias do certame, palco do 8º Congresso Nacional do Azeite.

Promovido pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) e o Município de Campo Maior, este congresso irá, uma vez mais, ser um importante espaço de reflexão e debate entre os agentes do setor.

O evento, que arranca na manhã de quinta-feira, dia 22, está dividido em quatro painéis, revela o presidente do CEPAAL, Gonçalo Morais Tristão (na imagem), que se mostra muito satisfeito pelo regresso do certame a Campo Maior: “é para nós, CEPAAL, motivo de regozijo e vamos para Campo Maior com todo o gosto”.

Congregando os agentes e especialistas da olivicultura, e até fora dela, mas que “possam ajudar a debater alguns temas interessantes”, diz o responsável, o congresso debruça-se, num primeiro painel, sobre os novos desafios do setor. “Estou muito curioso para perceber o que é os nossos convidados vão dizer. Os nossos convidados são, sobretudo, gente das associações, que representam a produção”, adianta Gonçalo Morais Tristão.

No período da tarde, o congresso é dedicado aos temas do ESG (Environmental, Social and Governance), “que são temas cada vez mais exigentes, para as empresas, grandes ou pequenas, cumprirem as regras ambientais, sociais e etc”.   

Já na sexta-feira, dia 23, o congresso irá debruçar-se, durante a manhã, sobre a identidade do azeite português. “Vamos debater, entre produtores, o que é que nós fazemos e o que é que queremos. O olivicultor e a oleícultura tiveram um grande desenvolvimento, nos últimos anos em Portugal, e este painel vai debater onde é que chegámos e o que é que queremos para o futuro”, explica o presidente do CEPAAL.

Por fim, e porque é impossível desassociar o azeite da gastronomia, o último painel do congresso é dedicado ao tema “O caminho do azeite na alta cozinha”. “Convidámos alguns chefs, que todos conhecem, e algumas escolas de turismo, para debater um bocadinho o papel do azeite na alta cozinha e também como se deve ensinar e dar a conhecer o produto pelas próprias escolas de turismo, que é uma transmissão de conhecimento que já estão a fazer”, remata o responsável.

Entre os mais de 30 reputados oradores nacionais e internacionais presentes no evento, destaque para a advogada e antiga ministra da Agricultura, Assunção Cristas, e para os chefs Vítor Sobral, José Júlio Vintém e Bertílio Gomes. 

A sessão de abertura deste 8º Congresso Nacional do Azeite, no dia 22, está marcada para as 9 horas, com as participações de Gonçalo Morais Tristão, do presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, e do vice-presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo.

Para participar no congresso é necessário proceder à respetiva inscrição, que pode ser feita, até terça-feira, dia 20 de maio, aqui.

O programa completo do 8º Congresso Nacional do Azeite para conhecer no cartaz abaixo:

Câmara de Elvas já iniciou obra de requalificação da envolvente à Praça de Touros de São Vicente

A requalificação da envolvente à Praça de Touros de São Vicente, com vista a tornar o espaço mais atrativo e “arrumado”, já teve início.

A empreitada, realizada pela Câmara Municipal de Elvas, tem como objetivo criar um arruamento com duas faixas em pavimento betuminoso, que irá contornar a Praça de Touros.

Para além disso, e com o objetivo de dar apoio ao equipamento, o projeto contempla a criação de uma bolsa de estacionamento, com lugar a um estacionamento para mobilidade reduzida.

Trata-se de um investimento de mais de 130 mil euros, que irá permitir aos residentes usufruir deste espaço para momentos de lazer.

Mulher ficou ferida com gravidade em colisão rodoviária

Na tarde desta sexta-feira, 16 de maio, um grave acidente rodoviário ocorreu na Estrada Nacional 371, entre Arronches e Campo Maior. O choque violento envolveu um veículo ligeiro e um pesado de mercadorias, resultando em ferimentos graves para uma mulher de 40 anos que precisou de ser desencarcerada.

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, localizado em Portalegre, informou que o alerta foi dado às 16.22 horas, tendo participado no socorro da vítima, 20 elementos, apoiados por dez veiculos dos Bombeiros de Arronches e Campo Maior, além da GNR e SIV de Elvas que realizou o transporte para o Hospital José Maria Grande, em Portalegre