A Academia de Dança de Elvas acolhe, este sábado, 17 de maio, vários workshops, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Talento da Companhia Nacional de Bailado.
Maria Barroso será a responsável pelas diversas sessões: técnica de dança clássica, técnica de pontas e repertório de dança clássica.
Já no sábado seguinte, 24 de maio, com Paulina Santos, haverá laboratório de improvisação e de composição coreográfica, técnica de dança contemporânea e repertório de dança contemporânea.
O acesso é gratuito, sendo que os interessados em participar devem contactar a Academia de Dança de Elvas para fazerem a sua inscrição.
A Câmara Municipal de Elvas aprovou esta quarta-feira, 14 de maio, em sessão do executivo municipal, o Projeto de Regulamento do Transporte Público de Passageiros em Táxi do Município de Elvas, por unanimidade.
No decorrer da reunião foi também aprovado o concurso público para refeições escolares para os Agrupamentos nº 1, 2 e 3 de Elvas, bem como, ainda que com um voto contra, o projeto de “Construção de Parque de Estacionamento Subterrâneo no Baluarte de Olivença”, estando a aprovação condicionada pelos projetos de execução (arquitetura e especialidades).
Os eleitos deliberaram aprovar a proposta de realização das comemorações do 147.º aniversário do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Portalegre em Elvas, assim como a comemoração do 145º aniversário da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.
Durante a sessão, os eleitos ratificaram a declaração de Interesse e Apoio para realização de projeto de Longa Metragem “A Colina dos Sacrifícios”, de Luis Filipe Rocha, a decorrer em Elvas em 2026.
Foram aprovados os canais de denúncia no âmbito do Regime Geral da Prevenção da Corrupção e Infrações Conexas do Municipio de Elvas, a proposta de realização do XV Torneio de Paraquedismo “Cidade de Elvas” e Prova de Precisão de Aterragem a contar para XXVI Taça de Portugal de Paraquedismo e 2º Torneio Internacional de Elvas, a 5 e 6 de julho, assim como várias cedências de equipamentos e de transporte a associaçoes e coletividades do concelho.
Serão atribuídos apoios ao Clube Elvense de Natação (adiantamento de duodécimos), Clube Escola de Ténis de Elvas, Clube Diabético de Elvas e Diana – Associação de Pesca e Caça da Terrugem..
O Município de Arronches, em colaboração com as Juntas de Freguesia e com a Guarda Nacional Republicana, realiza na próxima sexta-feira, dia 16 de maio, diversas ações de sensibilização no âmbito da Operação “Campanha Floresta Segura 2025”.
A primeira sessão irá decorrer pelas 10h na Junta de Freguesia de Mosteiros, já pelas 11h30 a freguesia de Esperança abrirá portas a esta ação de sensibilização, finalizando às 14h30 na Junta de Freguesia de Assunção.
De relembrar que estas ações têm como objetivo alertar a população com vista à modificação de comportamentos e adoção das melhores práticas de segurança individual e coletiva, para redução do risco de ocorrência de incêndios rurais.
A Câmara Municipal de Campo Maior e a GNR promoveram, na tarde desta quinta-feira, 15 de maio, no Centro Comunitário da vila, uma ação de sensibilização, no âmbito da campanha “Floresta Segura 2025”.
Tendo esta campanha o objetivo de prevenir comportamentos de risco, de promover a adoção de medidas de autoproteção e fomentar o uso responsável do fogo, a ação na vila, num ano em que os “terrenos apresentam altos graus de humidade”, diz o presidente da Câmara, Luís Rosinha, serviu para passar a palavra, no caso, aos jovens da escola secundária.
“É fundamental passarmos a palavra, porque todos nós temos uma responsabilidade individual e foi isso que a GNR veio trazer aqui a todos os jovens, porque, felizmente, tínhamos uma casa cheia de jovens”, revela o autarca. Alertando para as “datas críticas”, como o 31 de maio, para a limpeza dos terrenos, Rosinha revela ainda que, no decorrer da ação de sensibilização, foi explicado como se procede “devidamente à legalização, ou ao licenciamento, de uma queima ou queimada”.
A esperança do autarca é que agora os jovens possam também eles passar a palavra aos seus familiares, até porque, no ano passado, Campo Maior foi o concelho do Alto Alentejo com o maior número de ignições registadas.
Já o alferes Rui Sá, comandante do Destacamento Territorial de Elvas da GNR em suplência, explica que esta foi apenas mais uma das ações levadas a cabo por esta força de segurança, com o objetivo de consciencializar a população para a importância de limpar “as faixas de gestão de combustível”, até 31 de maio, para que se consiga “evitar ao máximo um número grande de ignições”.
Para além de Campo Maior, também Elvas e Portalegre registaram, no ano passado, um número significativo de ignições. Nesse sentido, o alferes alerta ser importante que estes três concelhos, principalmente, terem “atenção a todas as medidas de prevenção”.
João Carpinteiro e Ricardo Claro voltam a juntar-se para abrir, mais um ano, a Caseta que promete ser o ponto de encontro obrigatório na Feira de Maio em Elvas! Depois de um verdadeiro sucesso da 1ª edição no ano passado, este ano a promessa é clara: mais espaço, mais música e muita animação até às 4 da manhã!
A inauguração aconteceu hoje, com um almoço onde marcaram presença empresas de peso da região – Refrielvas, Carnealentejana, Torre do Frade, Claros II, e contou ainda com a presença da Câmara municipal de Elvas. “No ano passado superámos todas as expetativas. Este ano decidimos aumentar o tamanho da Caseta e apostar ainda mais na recriação do espirito vibrante das grandes Casetas de Sevilha”, explicam João e Ricardo. “Teremos música ao vivo, Djs e um ambiente que convida a ficar até às 4 da manhã”.
A Praça da República da vila de Arronches será o ponto de partida da 7ª etapa da 5ª Moto – Volta a Portugal Honda, agendada para o dia 16 de maio, sexta-feira, pelas 9h30.
Este evento que decorre até 18 de maio, domingo, destina-se exclusivamente a motos Honda, que em nove dias de aventura percorrerão 2200 quilómetros, num percurso circular que visita os vários distritos de Portugal, fazendo também uma pequena incursão em Espanha.
De destacar que as estradas escolhidas para este percurso são nacionais e secundárias em asfalto e geralmente de bom piso, que contará com muitas visitas histórico-culturais, atividades, gastronomia regional e alguns convidados ligados ao meio motociclista, como por exemplo o pluri-campeão Bianchi Prata.
João Caldeira apresenta-se em concerto, na noite desta sexta-feira, 16 de maio, pelas 21 horas, em São Domingos de Ana Loura. Trata-se de mais um espetáculo do 4º Festival do Fado de Estremoz.
A entrada é livre e haverá serviço de bar, com comidas e bebidas, a cargo da Associação Social “O Solar das Azenhas”. Para reservas de lugares, os contactos são: 965541090, 936821599 e 962919119.
O Festival de Fado de Estremoz, considerado um dos mais importantes do género em Portugal e o maior do Alentejo, é organizado pelo Município de Estremoz, contando, uma vez mais, com direção artística do estremocense José Gonçalez.
O Politécnico de Portalegre deu, a 12 de maio, segunda-feira, o pontapé de arranque do projeto InTo – Innovate Together.
Na sessão de lançamento do projeto, que decorreu na BioBIP, estiveram presentes Luís Loures, Presidente do Politécnico de Portalegre, Maria de Fátima Carvalho, Presidente do Politécnico de Beja, João Moutão, Presidente do Politécnico de Santarém, e João Coroado, Presidente do Politécnico de Tomar.
A apresentação esteve a cargo de João Samartinho, Coordenador do InTo, que deu a conhecer as atividades a desenvolver ao longo dos dois anos de projeto e que envolvem investigadores dos quatro Politécnicos.
Este projeto está orientado para a promoção do espírito empreendedor, capacitando jovens qualificados com perfil inovador, com o objetivo de desenvolver as suas competências técnicas e empreendedoras reforçando, ainda mais, a preparação dos futuros profissionais para os desafios do mercado de trabalho. A iniciativa tem como objetivo o apoio à criação do próprio emprego ou a integração no mercado de trabalho, especialmente em setores emergentes e de elevado potencial.
O projeto resulta de uma candidatura conjunta dos Politécnicos de Santarém, Portalegre, Tomar e Beja, no âmbito do COMPETE2030 – Programa Temático Inovação e Transição Digital, de perto de 1 milhão de euros.
A cidade de Portalegre será palco na sexta-feira e sábado, dias 16 e 17 de maio, do Colóquio “Tec(S)endo Portalegre”, no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino.
Este colóquio que conta com a sessão de abertura na sexta-feira, a partir das 14h30, tendo às 15h uma sessão de mesa redonda que contará com interações entre artistas e tapeçarias de Portalegre, já às 16h30 é inaugurada a exposição intitulada “Tecendo Música”.
O segundo dia do certame tem início pelas 10h com a atividade “Tec(S)endo Música: Estudos de caso da iconografia musical em Tapeçaria e em Portalegre”, encerrando o colóquio com uma conversa agendada às 11h30 sobre as perspetivas expositivas e as potencialidades turísticas deste ramo.
Uma organização do Centro de História de Arte e Investigação em Arte, da Universidade de Évora, do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da NOVA FCSH, através do Laboratório Associado IN2PAST, em parceria com o Município de Portalegre.
O Consulado Geral de Portugal em Nova Iorque, nos Estados Unidos destaca o “Mármore português no belíssimo Perelman Center for Performing Arts em Nova Iorque PAC NYC. O mármore de Estremoz, extraído pela Granoguli, Lda – Portugal, de Vila Viçosa, num trabalho notável da empresa portuguesa LSI Stone, de Leiria, referência internacional no setor da pedra natural, selecionada para produzir todo o revestimento exterior da nova sala de espetáculos de Nova Iorque, inaugurada em Setembro de 2023 e inserida no complexo do World Trade Center, no âmbito do plano de revitalização projetado para a baixa de Manhattan, após o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001”.
O Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque é uma representação diplomática oficial do Estado português nos Estados Unidos, subordinada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros. A sua principal missão é prestar apoio à comunidade portuguesa residente na sua área de jurisdição, que inclui os estados de Nova Iorque, Nova Jérsia, Connecticut, Pensilvânia e Delaware.
Além disso, o consulado desempenha um papel importante no fortalecimento das relações bilaterais entre Portugal e os Estados Unidos, colaborando com instituições locais e promovendo eventos culturais e económicos.
Devido um a problema técnico no servidor, alheio ao Município de Elvas, a sessão de cinema agendada para a noite desta sexta-feira, 16 de maio, no Auditório São Mateus, não se vai realizar, informa a Câmara Municipal.
“Lamentamos os incómodos causados e informamos que quem já tinha adquirido bilhete será informado de como se irá proceder”, diz ainda o Município.
Numa organização da Associação 7350, AIAR, Autores de Elvas e da Arkus, realiza-se, a 15 de junho (domingo), no Centro Artístico Elvense (“Grémio”), a I Conferência “Cultur’Elvas”.
Dirigida a artistas locais, interessados em cultura e arte, bem como a dirigentes de associações culturais e artísticas do concelho, com a iniciativa pretende-se “desenvolver um manifesto cultural”, diz a organização em comunicado.
O objetivo é que esta conferência seja um “momento de encontro, partilha e escuta entre artistas, coletivos e a comunidade, de forma a unir a comunidade artística local, conhecer os seus rostos e vozes, refletir sobre as necessidades do setor e dar forma a ideias para um futuro cultural mais forte e com mais apoios em Elvas”.
O evento realiza-se entre as 10 horas e o meio-dia.
A Iniciativa Urbana Europeia lançou recentemente o programa City-to-City-Exchanges, com o qual se pretende desenvolver intercâmbios entre cidades, possibilitando que autoridades urbanas enfrentem desafios específicos de desenvolvimento urbano sustentável e que colaborem com outras autoridades urbanas europeias, promovendo a partilha de soluções e práticas inovadoras.
A partilha de conhecimento entre cidades é uma atividade em ascensão. O conteúdo, o momento e o formato desta partilha são definidos pelo candidato, de acordo com as suas necessidades específicas. Na inscrição, o candidato pode definir os critérios para escolha da parceria para o intercâmbio.
As candidaturas estão abertas e podem ser enviadas e aprovadas para implementação de forma contínua até 2027.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:
Um homem de 53 anos foi ontem, 14 de maio, detido pela Polícia Judiciária (PJ), no concelho de Ponte de Sor, depois de, alegadamente, ter agredido um vizinho “a soco e a pontapé na zona dos genitais, provocando-lhe uma hemorragia interna”.
A vítima viria a morrer, seis dias após as agressões. A PJ revela que, na base das agressões, ocorridas a 8 de fevereiro, em Longomel, estiveram “motivos fúteis”.
O detido será agora presente às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação.
O Polo de Elvas do Centro de Respostas Integrados (CRI) do Norte Alentejano celebra esta sexta-feira, 16 de maio, o seu 25º aniversário, com um dia aberto à equipa e seus stakeholders.
As comemorações terão lugar no Forte de Santa Luzia, entre as 10 e as 13 horas, sendo que do programa de atividades faz parte uma edição especial do “Trilho da Cooperação”, com a qual se pretende celebrar a rede construída ao longo destes 25 anos.
“Os novos desafios em termos de consumos e comportamentos aditivos (álcool, dependências sem substância, movimentos migratórios) aliados às especiais características e vulnerabilidades das populações usuárias dos nossos serviços, vão exigir, cada vez mais, respostas assistenciais especializadas e estratégias de resposta em constante atualização, o que obriga à existência de um corpo de profissionais especializados e motivados, intra e interinstitucional”, revela em nota de imprensa Carla Temudo Carvalho, enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da unidade de Elvas do CRI.
“A cooperação interinstitucional constitui uma mais-valia na medida em que contamos com todas as sinergias consolidadas com diversas entidades regionais/locais (Serviços de Saúde, Educação, Segurança Social, Comunidades Intermunicipais, IEFP, Forças de Segurança, Municípios) e quando orientados por valores humanistas e pelo pragmatismo concorrem para a consolidação dos progressos que temos vindo a alcançar. Desta forma desafiámos os nossos stakeolders a celebrar 25 anos de história, um trabalho conjunto e crescimento partilhado, numa atividade única”, lê-se ainda na referida nota.
A programação completa da iniciativa para consultar na imagem abaixo:
O FICO – Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria está de regresso, entre amanhã e domingo, de 16 a 18 de maio, a Viana do Alentejo.
O festival tem como propósito afirmar-se como um espaço de cruzamento entre tradição e inovação, através da valorização da olaria e do diálogo com as linguagens contemporâneas da ilustração e design.
“O FICO é um festival de ilustração e criatividade em olaria. Viana, há muitos anos, era a rainha das olarias, tinha mais de 40 olarias. Era quase porta sim, porta não, que se encontrava uma olaria. Nessa sequência, este executivo criou este festival exatamente para incentivar e motivar as pessoas na parte da olaria e da cerâmica, e dar valor, de facto, a uma tradição que é do nosso concelho”, refere o presidente da Câmara, Luís Miguel Duarte.
O festival, diz ainda o autarca, é “baseado numa iniciativa diferente”. “As pessoas que estão a expor não são propriamente expositores da olaria tradicional aqui de Viana, é muito mais alargado. O nosso objetivo é precisamente alargar estes horizontes, para que a olaria e a cerâmica não se percam e não se baseiem apenas na tradição, porque há pessoas hoje que gostam de cerâmica e olaria, mas que as peças tradicionais já não lhes dizem nada. Portanto, queremos criar um festival criativo e aberto a todo o país. Temos expositores de várias zonas do país”, remata.
Programa completo do FICO:
16 DE MAIO, SEXTA-FEIRA
18:00 – ABERTURA OFICIAL DO FICO
18:45 – INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO
19:00 – BRUNO CRAMEZ Apontamento musical
19:00 – WORKSHOP RAKU* Conformação das taças Chawan, modelado, fretes e acabamentos
22:00 – EDU MIRANDA TRIO Concerto
17 DE MAIO, SÁBADO
10:00 – POR VIANA COM OS URBAN SKETCHERS Orientado por Gabriel Lagarto
10:00 – WORKSHOP RAKU* Enforma e chacota
11:00 – ESCULTURA COLABORATIVA **
15:00 – OS ILUSTRADORES NA RODA Workshop de Olaria orientado por Feliciano Agostinho
16:00 – WORKSHOP RAKU* Elaboração dos vidrados
17:00 – ILUSTRAÇÃO DE PRATOS Escolha de motivos “sketch” para um prato, ilustração de pratos pelos ilustradores convidados
17:30 – PAINEL DE AZULEJOS Montagem de painel com Mariana e a Miserável
Elvas volta a receber a energia contagiante de “Uma Caseta na Feira de Maio”, que arranca esta quinta-feira, 15 de maio, no Parque da Piedade.
Depois do sucesso da primeira edição, no ano passado, a caseta, de acordo com a organização, “regressa com um espaço maior, um cartaz musical ainda mais completo e a mesma essência alegre e cultural inspirada na famosa Feria de Sevilha. Música ao vivo, DJs, gastronomia e um ambiente vibrante prometem animar Elvas” até domingo, dia 18 de maio.
O evento começa com um almoço de abertura com as entidades e empresas parceiras. Seguem-se dias e noites de animação, que contam com atuações de Sin Rumbo, Rumo ao Sul, DJ Pedro D’Orey, Javi Obamas, DJ Boinas, Onda Flamenco, e os animados “tardeos” com o DJ residente, DJ Pekas.
A Câmara Municipal de Elvas abre hoje, 15 de maio, as inscrições para o programa de Ocupação Municipal de Tempos Livres (OMTL), para jovens entre os 15 e os 25 anos, residentes no concelho. As inscrições encerram a 15 de junho.
Este programa é para jovens inseridos no sistema de ensino ou no sistema de formação profissional, que durante o período de férias escolares, queiram ocupar quatro horas diárias, durante duas semanas e receber uma bolsa. O programa decorre de 30 de junho a 5 de setembro.
Com o OMTL, o Município pretende promover nos jovens a aproximação a atividades profissionais enriquecedoras em aquisição de conhecimentos; além de sugerir valores de companheirismo e relacionais, de forma a consciencializá-los da importância e relevância do voluntariado.
O objetivo passa ainda por dotar os participantes de capacidades individuais, descobrir as que os próprios desconhecem e ter um contacto efetivo com o mundo laboral, dotando-os de experiências práticas.
As inscrições são feitas no Balcão Único do Município de Elvas, através do preenchimento de um formulário. O jovem, no momento da inscrição, deve-se fazer acompanhar do seu Cartão de Cidadão e de um documento que comprove que está a estudar.
O Percurso pelo Património, sob o tema “O Bispado de Elvas”, agendado para este sábado, 17 de maio, em Elvas, foi cancelado, ainda que possa vir a ser reagendado para data a anunciar, de acordo com a Câmara Municipal.
O Município de Elvas agradece a compreensão de todos e pede desculpa por eventuais inconvenientes que esta situação possa vir a causar.
Os Jogos do Alto Alentejo regressam a Campo Maior, este sábado, dia 17 de maio, para mais um Encontro de Hidroginástica.
A ter lugar no Complexo de Piscinas da Fonte Nova, a iniciativa, com início às 10 horas, segundo explica a vereadora São Silveirinha, conta com cerca de 200 inscritos. “Nós vamos participar enquanto município anfitrião, mas vamos ter aqui outros quatro municípios: Avis, Elvas, Marvão e Sousel”, adianta a autarca.
Os interessados em participar na atividade, integrada na programação da 23ª edição dos Jogos do Alto Alentejo, ainda podem fazer a sua inscrição. Para isso, basta dirigirem-se ao Complexo de Piscinas da Fonte Nova e procurar a técnica Paula Jangita.
A Confraria do Senhor Jesus da Piedade organiza a tradicional Feira de Maio, entre esta quinta-feira, 15 de maio, e domingo, dia 18, no Parque da Piedade, em Elvas, com garraiadas, momentos de convívio, gastronomia e música.
De acordo com o juiz da confraria, Carlos Damião, “esta feira conta com o mesmo número de expositores do ano passado, tal como os habituais carrosséis, das bancas de comércio e dos espaços de alimentação. Este ano também haverá a caseta e as tradicionais garraiadas”, adianta.
Assegurando que a confraria não consegue realizar uma feira “muito grande”, devido, sobretudo, à existência de feiras de “outra dimensão” a decorrer na mesma altura e aos elevados custos associados, Carlos Damião refere que o evento não mudará os seus moldes face às últimas edições.
Embora lamente que o Festival da Juventude e Académico de Elvas, em tempos, tenha passado para o Coliseu, quando antigamente se realizava no Parque da Piedade em simultâneo com a Feira de Maio, Carlos Damião reconhece as melhores condições que aquele espaço oferece: “possui todo o tipo de condições, tanto para os artistas, como para quem pretende ir aos espetáculos”.
Quanto às possibilidades de futuras inovações, o juiz da confraria revela que gostaria de conseguir levar à Feira de Maio uma exposição de gado, por se tratar de algo que já não realiza há já bastante tempo. Contudo, os custos e a logística são considerados “impossíveis”, porque “as exigências referentes aos animais são muitas”.
A Feira de Maio arranca, oficialmente, pelas 16 horas desta quinta-feira.
O Festival da Juventude e Académico de Elvas arranca na noite desta quinta-feira, 15 de maio, no Coliseu da cidade.
O destaque maior deste primeiro de três dias de festa vai para o concerto de Van Zee (na imagem), sendo também atuam hoje a Alentuna e tunas convidadas, Youth Revolution, Dj Peat e GAO LivePercussion, DJ Vina e os bailarinos Angry Nerds. No opening set a animação vai estar a cargo de Dj Gamuski.