Teatro Maria Paulos leva o monólogo “Deixemos o sexo em paz” a Monforte

Na próxima quinta-feira, dia 15 de maio, às 14h30, o auditório do Agrupamento de Escolas João Maria Botas Carriço, em Monforte, recebe a peça de teatro “Deixemos o sexo em paz”, apresentada pela Companhia de Teatro Maria Paulos.

A peça aborda temas essenciais como a educação sexual, o respeito pelas individualidades e os direitos dos jovens, num ambiente educativo, sensível e de diálogo aberto. Para além disso, tem como propósito contribuir para a inclusão social e cultural, promovendo a igualdade de oportunidades e o acesso à cultura.

Todos os interessados devem fazer a sua inscrição, na Câmara Municipal de Monforte, na Junta de Freguesia ou no Gabinete Técnico de Operação da IUPI 5G Monforte, até final do dia de hoje, 12 de maio.

Intervenção de desbaratização e desratização entre 19 e 21 de maio no concelho de Elvas

A Aquaelvas vai efetuar um intervenção de desbaratização e desratização, no concelho de Elvas, entre os dias 19 e 21 de maio.

A ação será levada a cabo nos seguintes locais: Olival da Piedade, Santo Onofre, Revoltilho, Olival dos Espargos, Santa Ana, Santa Rita, Bairro das Caixas, Piedade, Bairro Europa, Vilas Aqueduto, Belhó, Raposeira, Boa-Fé, Olival do Moreno, Olival do Paraíso, Centro Histórico, Fonte Nova e Bairro Novo (Terrugem).

Para que o resultado da aplicação de rodenticidas e inseticidas, nas tampas de esgoto das áreas urbanas, seja o mais eficaz possível, a Aquelvas solicita à população “para que tenha o cuidado de tapar, nos logradouros e quintais das suas habitações, todo e qualquer ralo, esgoto ou local por onde baratas e outros animais possam tentar fugir”.

“Feche bem o saco do lixo e deposite-o diariamente no contentor e não deixe restos de comida na rua”, apela ainda a empresa, que agradece “toda a compreensão e colaboração por parte da população”.

Fim de semana repleto de atividade e conquistas para a Associação Desportiva Ialbax

A Associação Desportiva Ialbax iniciou o fim de semana desportivo mais cedo, com Eduardo Lagareiro a deslocar-se até Ovar, na sexta-feira, dia 9 de maio, para participar no VIII Campeonato Nacional Militar de Corrida de Estrada, onde conseguiu alcançar um notável 9º Lugar da Geral e o 1º Lugar por equipas (Campeonato onde representou as cores da instituição para a qual labora, Polícia de Segurança Pública).

Ontem, domingo, dia 11 de maio, Eufrates Zerpa e Rita Cunha participaram na Aquarace 2025 Open, em Sesimbra, na categoria mista, com “uma prestação de excelência”. Já Eunice Silva deslocou-se até ao Luso para participar nos VII Trilhos Luso Bussaco, “onde mais uma vez esteve à altura das expectativas”, alcançando o 2º lugar (em Veteranos F35).

Ainda ontem, mas na cidade de Elvas, a Ialbax, para além de participar, também organizou a 1ª Edição da “Corrida das Muralhas”. Na prova, Vanda Rosa Nanques alcançou o 1º Lugar da Geral e o 1º Lugar em Vet. F40; Cristina Canário foi primeira classificada em Vet. F50; Maria do Céu Cordeiro alcançou o 2º Lugar em Vet. F55; Luís Velez foi 1º em Júnior M; Pedro Afonso conquistou o 1º Lugar em Vet. M35; Eduardo Lagareiro foi 1º em Vet. M55; e José Russo foi 3º em Vet. M60. Também estiveram presentes nesta prova Francisco Nascimento, Sérgio Cacheirinha, Paulo Maurício e Luís Santinhos. Todos estes atletas “deram um contributo bastante importante” para que a AD Ialbax conseguisse alcançar o 2º Lugar da Geral por Equipas.

Conselho Intermunicipal reúne em Monforte com Barragem do Pisão no topo da agenda

O Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior (CEFUS) de Monforte recebeu na passada quinta-feira, 8 de maio, a reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da CIMAA.

Em destaque “esteve a aprovação, por parte dos autarcas do Alto Alentejo, das minutas de contrato para o financiamento do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, para a concessão da construção das Infraestruturas Primárias, do auto de consignação e também do Plano de Segurança e Saúde da Empreitada. Mais um passo importantíssimo para que esta ambição de décadas de uma região, chegue finalmente a bom porto”, revela a CIMAA em comunicado.

Sobre o procedimento de expropriações, “representantes da empresa LusoRoux, que está responsável pelo mesmo, apresentaram ao Conselho Intermunicipal acerca do ponto de situação deste processo, com foco na atualização dos valores das expropriações dos Prédios Rústicos”.

Antes da ordem de trabalhos, foi apresentado o ponto de situação dos Acordos Quadro referentes ao Fornecimento de Energia Elétrica, à Manutenção dos Percursos Pedestres e ao fornecimento de Gás Natural. Houve ainda oportunidade para conhecer a empresa Lãmb, “que desenvolve um projeto inovador, promotor da sustentabilidade e que procura através da utilização do um produto endógeno, a lã de borrego, desenvolver a sustentabilidade, economia circular e criação de valor no setor ovino. Contribuindo desta forma elevar o nome do Alto Alentejo e cumprir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Ambiente em FM: o incumprimento da Lei do Clima e a urgência dos Planos Regionais de Ação Climática

O tema desta semana é sobre o clima, e de leis que já existem mas que ainda não estão a ser cumpridas. Em Portugal, a Lei de Bases do Clima, aprovada em 2021, estabeleceu um quadro claro para a política climática no país. No entanto, a implementação dos Planos Regionais de Ação Climática (PRAC) continua em atraso, o que levanta sérias preocupações sobre a capacidade do país para responder de forma eficaz à crise climática.

Os PRAC são fundamentais para garantir uma resposta coordenada e territorialmente ajustada às alterações climáticas. Devem alinhar-se com as estratégias nacionais de mitigação e adaptação, assegurando que todas as regiões atuem de forma harmonizada. Além disso, é nestes planos que se definem metas concretas para reduzir emissões de gases com efeito de estufa e minimizar os impactos ambientais.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

“O Elvas” CAD vai a eleições esta segunda-feira à noite

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos vai a eleições esta segunda-feira, dia 12 de maio.

Para além da eleição dos órgãos sociais para o biénio 2025-2026, consta da ordem de trabalhos da Assembleia Geral desta noite a leitura e votação da ata da reunião anterior; a apresentação e aprovação do relatório de contas e parecer do Conselho Fiscal do ano 2024; informação aos sócios das relações passadas entre o clube e a SAD e a definição do relacionamento futuro quanto à definição dos princípios da gestão do futebol juvenil de “O Elvas” CAD.

No final da reunião, poderão ainda ser tratados quaisquer assuntos de interesse para o clube.

A Assembleia Geral, a ter lugar na sede social do clube, inicia-se, em primeira convocatória, às 20h30. Se à hora marcada não estiver reunido o número legal de associados, a reunião inicia-se às 21 horas com os sócios presentes.

Celeiro da Cultura de Borba recebeu reunião ordinária pública

O Município de Borba deliberou, na última reunião ordinária pública, realizada no Celeiro da Cultura, na passada quinta-feira, dia 8 de maio, o protocolo de colaboração na iniciativa “Ervas & Companhia 2025”.

Na reunião foram ainda aprovadas as atas nº 7/2025 e 8/2025 e deliberada a ratificação do ato praticado pelo presidente da Câmara, António Anselmo, de não exercer o direito de preferência num imóvel localizado em zona de proteção, na freguesia de Matriz.

O edital para ler na íntegra:

Karatecas do Moto Clube Alentejano de Elvas e Kontact de Monforte treinam em conjunto

No sábado dia 10 de Maio, os karatekas elvenses do MotoClube Alentejano e monfortenses treinaram em conjunto em Monforte, sob orientação técnica do seu instrutor. 

Este treino de intercâmbio entre as Escolas do MotoClube Alentejano, Escola de Karate Kontact de Monforte, contou com a participação de mães de alunos, objetivando a preparação de exames de graduação e ensaio para uma apresentação pública conjunta, de Karate Tradicional. 

O próximo treino está marcado para sábado, dia 30 de maio, em Monforte.

O que de melhor Elvas tem para oferecer aos visitantes em grande destaque em programa da TVI

A cidade de Elvas acolheu, na última semana, gravações para a rubrica do programa da manhã da TVI, “Portugalando”, com Susana Pinto, que dá a conhecer as regiões de Portugal, mostrando “o que cada concelho tem para oferecer a quem o visita: Cultura, Gastronomia, Património, Serviços e Turismo”.

Para além de dar a conhecer algumas das tradições do concelho, o programa irá mostrar o riquíssimo património, a gastronomia e os produtos endógenos da cidade.

Entre outros, participaram nas gravações o vereador Cláudio Monteiro, o historiador e cronista oficial da cidade, Rui Jesuíno, assim como o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa.  

Bombeiros de Elvas celebram mais um ano de vida ao serviço da população

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas comemorou neste domingo, 11 de maio, o seu 96º aniversário de fundação.

Durante a manhã realizaram-se o hastear das bandeiras no quartel da corporação, a romagem ao Cemitério Municipal e o desfile das viaturas. Seguiu-se o almoço, num salão de eventos dos arredores da cidade, no qual esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida.

O autarca dirigiu palavras de elogio e incentivo para os Bombeiros Voluntários de Elvas, fazendo a entrega à Associação Humanitária de uma placa comemorativa deste 96° aniversário.

Antiga pré-primária de Esperança é agora um centro recreativo polivalente onde todos têm lugar

A antiga escola pré-primária da freguesia de Esperança, no concelho de Arronches, é agora um Centro Recreativo. Inaugurado no feriado de 25 de Abril, pretende-se que o espaço, a que foi dado o nome de “Recre’Arte”, seja um ponto de encontro, de criatividade e de inclusão.

Este “espaço de convívio polivalente”, explica o presidente da Câmara, João Crespo, que será palco das atividades dos “ATL de verão e das restantes interrupções letivas”, surge do “reaproveitamento de um edifício que estava sem utilização”. “O que quisemos fazer ali foi adaptar o espaço, com uma pequena reabilitação”, adianta o autarca, que revela que, no “Recre’Arte”, terão também lugar aulas da Academia Sénior.

“Vamos, de certa forma, prolongar as atividades da Academia Sénior para aquele espaço, dando oportunidade às pessoas que não têm transporte para se deslocarem a Arronches, para também terem algumas atividades”, explica João Crespo.

Considerando que este é um “espaço para todos”, a intenção é que ali seja também promovido o convívio entre “a comunidade estrangeira da freguesia, entre os residentes, os mais novos e os mais velhos”.

A oferta de atividades do ‘ReCre’Arte’, a pensar sobretudo nos mais velhos, é atualmente composta pelas disciplinas de Atividade Física, CLDS Sobre Rodas, Costura, Ioga, Troca de Saberes, Turismo, Cultura e Sociedade e ainda Workshops Criativos e Culinária.

Ialbax promoveu este domingo a I Corrida das Muralhas

A Associação Desportiva Ialbax promoveu na manhã deste domingo, 11 de maio, a primeira edição da Corrida das Muralhas.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se na Parada Mouzinho de Albuquerque do Museu Militar de Elvas, com a representação da Câmara Municipal de Elvas entregue ao vereador Cláudio Monteiro.

Autores de Elvas dão a conhecer “Geografia das Palavras” na Feira do Livro de Badajoz

A obra “Geografia das Palavras”, coletânea de textos do coletivo Autores de Elvas, foi apresentada em Badajoz, no passado sábado, 10 de maio, no âmbito da 44ª Feira do Livro da cidade vizinha.

No Paseo de San Francisco estiveram António Carronha Brinquete, Carmen Martins Ezequiel, César Magarreiro, Claudina Brito, Joaquim Santos, Jú Laranjeira, Mário Ceia e Nuno Franco Pires.

O vereador Cláudio Monteiro representou a Câmara Municipal de Elvas nesta iniciativa conjunta do Ayuntamiento de Badajoz, Eurocidade EuroBEC e Autores de Elvas. Quem também esteve presente foi Sol Tejeda, concejal responsável pelas relações com Portugal no Ayuntamiento pacense.

Obras para todos os gostos dadas a conhecer na Feira Literária de Elvas

Durante todo o fim de semana, o livro e a leitura estiveram em grande destaque no decorrer da segunda edição da BookKey – Feira Literária de Elvas, evento promovido pela Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo, em parceria com diversas entidades públicas e privadas.

O evento iniciou-se, na noite de sexta-feira, 9 de maio, com uma exortação à leitura pelo jovem escritor elvense Rodrigo Fialho, autor da obra “O Amor e Outras Inverosímeis Circunstâncias”, recentemente editado. O programa deste primeiro dia da BookKey culminou com uma visita guiada à Rota Literária “A Cruz do Corcovado”, conto de Camilo Castelo Branco, conduzida pelo guia-intérprete Miguel Antunes.

No sábado, pela manhã, na Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo, a escritora e ilustradora Raquel Costa apresentou o seu livro “25 Mulheres”; e foi depois a vez de Luísa Sobral dar a conhecer o seu romance de estreia, “Nem Todas as Árvores Morrem de Pé”. O programa da tarde abriu com José Manuel Quintas, um dos responsáveis pela compilação em livro da obra poética de António Sardinha. Seguiu-se o escritor de romances policiais Lourenço Seruya; e a última convidada do dia foi Bárbara Guimarães, que veio a Elvas falar sobre a obra “Tempestade Perfeita”.

À noite a Biblioteca Municipal acolheu um recital de música e poesia para asssinalar o centenário de nascimento de Carlos Pare des. Os poemas foram lidos por António Carronha Brinquete, Carmen Ezequiel, César Magarreiro e Higino Maroto, com as peças musicais a cargo de Paulo Cachinho na guitarra portuguesa e Fabrício Abrunhosa na viola.

Ontem, domingo, 11 de maio, a programação do terceiro e último dia da Feira Literária de Elvas teve início na Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo com uma oficina de escrita para crianças e jovens pela escritora Mafalda Cordeiro. Pelas 11h30 a Igreja dos Terceiros abriu as portas para a leitura encenada do poema herói-cómico “O Hissope”, de António Dinis da Cruz e Silva, numa produção conjunta do Coletivo Artístico 7350 e da Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro.

A BookKey – Feira Literária de Elvas é uma organização da Biblioteca Municipal em parceria com diversas entidades públicas e privadas.

“Elvas Dança” termina após atuações em quatro lares do concelho no sábado

A edição 2025 do Festival Elvas Dança chegou ao fim no passado sábado, 10 de maio, com quatro apresentações em outros tantos lares de idosos do concelho.

Pela manhã a Academia de Dança de Elvas (na imagem) atuou no Lar do Bairro da Boa-Fé e “Os Dançarilhos” no Lar de Barbacena. Durante a tarde foi a vez do grupo AltoEspírito Kids se apresentar no Lar Residencial da APPACDM de Elvas e o Grupo de Dança dos Alunos do Colégio Luso-Britânico no Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa.

Já na sexta-feira, o Grupo de Dança dos alunos de Desporto do Agrupamento de Escolas N°3 de Elvas levou a animação da dança aos utentes do Lar Júlio Alcântara Botelho.

Junta de Freguesia de Degolados promove 3ª Caminhada da Primavera

Com o objetivo de fomentar o bem-estar físico e o convívio entre a população, a Junta de Freguesia de Degolados promove, a 24 de maio, a 3ª Caminhada da Primavera. Desta vez, esta caminhada de 15 quilómetros será realizada no percurso P1 da Esperança, inserido na Serra de São Mamede.

Após a caminhada será servido um almoço convívio onde os participante terão a oportunidade de degustar cozido de grão no Centro Polivalente de Degolados.

Para João Cirilo, presidente da Junta de Freguesia de Degolados, esta é uma forma das pessoas “saírem, sociabilizarem e praticarem exercício físico na natureza”. Com partida agendada para as 8h na Junta de Freguesia, João Cirilo alerta todos os interessados que “este percurso é de categoria P1, sendo caracterizado por um nível de dificuldade médio, ou seja, qualquer pessoa pode participar, mas convém ter o mínimo de preparação de caminhadas, pois ainda são 15 quilómetros”.

Para os interessados, as inscrições estão abertas até ao dia 22 de maio, com um valor de sete euros, podendo as mesmas serem realizadas presencialmente na Junta de Freguesia de Degolados ou através do telefone 268 685 153.

Elvas: videoinstalação de uma das mais influentes artistas do século XX em exposição no Paiol até final de junho

A videoinstalação “In/visibilidade”, de Ana Vieira, uma das artistas mais influentes da arte portuguesa do século XX, falecida em 2016, está em exposição, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, em Elvas, até 28 de junho. Inaugurada no passado dia 3 de maio, a exposição, formada por esta única peça de arte, integra o projeto “Cadernos de Montagem”, promovido pelo Centro de Arte Oliva, que já passou por São João da Madeira, Braga e Guimarães. 

De acordo com a curadora Antonia Gaeta (na imagem), este projeto expositivo e editorial, que surgiu há cerca de três anos, nasceu para que a arte de Ana Vieira – “as instalações que ficaram ao cuidado dos herdeiros” – pudesse voltar a ser apresentada ao público. “Por falta de um manual de instruções, as instalações nunca poderiam voltar a ser montadas. O que achámos interessante é que, para poder voltar a mostrar estas obras, teríamos de estudá-las”, explica a curadora.  

Ao abrigo deste projeto, todos os envolvidos estiveram a estudar toda a documentação que Ana Vieira deixou sobre as suas instalações, durante três anos, o que, segundo Antonia Gaeta, acabou por se revelar “um desafio”. Do espólio do projeto fazem parte, sobretudo, instalações, algumas delas “construídas de raiz”. A curadora explica ainda que “In/visibilidade” é a obra de arte de Ana Vieira que melhor se adapta ao espaço da Paiol de Nossa Senhora da Conceição.

Do projeto “Cadernos de Montagem”, para além da curadora Antonia Gaeta, fazem parte a arquiteta Astrid Suzano e a conservadora e investigadora Sofia Gomes.