A 35ª Exposição Canina Internacional de Elvas decorreu este sábado, 10 de maio, no Centro de Negócios Transfronteiriço
O certame promovido pelo Município de Elvas, Clube Português de Canicultura e Federação Cinológica Internacional teve a concurso cerca de meio milhar de exemplares das mais variadas raças.
Pelo CNT passaram proprietários e criadores provenientes de Portugal, Espanha, França, Inglaterra e outros países europeus, tal como os jurados do concurso.
Tal como nos anos anteriores a Exposição Canina de Elvas antecede o certame da mesma categoria que se realiza em Badajoz amanhã, domingo 11, sendo ambos pontuáveis para o ranking da Federação Cinotécnica Internacional.
O Clube Português de Canicultura destacou o melhor exemplar da exposição
A segunda edição da Bookkey – Feira Literária de Elvas chega ao fim este domingo, dia 11 de maio.
No derradeiro dia do evento, pelas 10 horas, tem lugar, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa, a oficina de escrita criativa para crianças “Crescer é uma Aventura”, pela autora Mafalda Cordeiro.
Às 11h30, na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, a Associação 7350 e a Associação Cultural Públia e Hortênsia de Castro farão uma leitura encenada de “O Hissope”, de António Dinis da Cruz e Silva.
A sessão de encerramento do evento está marcada para as 13 horas.
O filme de animação “Super Charlie” vai estar em exibição, na tarde deste domingo, 11 de maio, pelas 16 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.
Wille sempre sonhou tornar-se um super-herói e combater o crime ao lado do pai. Este sonho é destruído quando nasce o irmão mais novo de Willes, Charlie. Charlie atrai todas as atenções e, ainda por cima, tem superpoderes.
Quando um supervilão e um cientista maléfico planeiam derrubar a cidade, Wille e Charlie têm de pôr as desavenças de lado e trabalhar em equipa. Conseguirão um bebé e o seu irmão invejoso salvar a cidade?
Os bilhetes, com um custo de cinco euros, encontram-se à venda na Ticketline. Podem também ser adquiridos, no Auditório São Mateus, meia hora antes do início da sessão.
A 44ª edição da Feira do Livro de Badajoz arrancou esta sexta-feira, dia 9, e prolonga-se até 18 de maio.
Um evento em que marcou ainda presença Pilar del Rio, jornalista e escritora espanhola, mulher de José Saramago, que foi a oradora convidada pela organização.
Elvas e Campo Maior estiveram presentes neste grande evento de Badajoz, com as vereadoras Vitória Branco (Elvas) e São Silveirinha (Campo Maior) que se juntaram ao Alcaide de Badajoz Ignacio Gragera e aos vereadores também de Badajoz Sol Giralt e José Antonio Casablanca.
Em termos de programa, voltam a marcar presença escritores elvenses, nomeadamente o Coletivo Autores de Elvas, que este sábado apresentam a “Geografia de Palavras- Antologia dos Autores de Elvas”, pelas 16h30.
Na segunda-feira, dia 12, é apresentado o livro “Caminhos D’Alma” de Claudina Brito, pelas 18h00.
A 16 de maio, António Brinquete, Cesar Magarreiro e Joaquim Santos, apresentam as suas obras “Sonhos e Outras Histórias”, “Camilo-Elvas” e “O Mistério do Ouro Branco”, a partir das 16h30.
A Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso inaugurou um Parque Canino no Bairro do Revoltilho, na manhã deste sábado, 10 de maio.
A partir de agora os proprietários de cães podem levar os seus animais de companhia para se exercitarem ou passear.
O ato inaugural contou com a participação do Grupo Operacional Cinotécnico (GOP) da Polícia de Segurança Pública, que apresentou um conjunto de exercícios de treino e destreza animal.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, e a vice-presidente Anabela Cartas marcaram presença na inauguração do Parque Canino do Revoltilho, acompanhando o executivo da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, liderado por Joaquim Amante.
A Câmara Municipal de Elvas adquiriu, recentemente, mobiliário para algumas escolas do concelho.
Foram já dotadas de novo mobiliário as escolas de Ensino Básico de Santa Luzia, da Boa-Fé, de Terrugem e o Jardim de Infância de São Vicente.
“Com estas novas mesas e cadeiras para estes estabelecimentos de ensino pretende-se proporcionar melhores condições para as crianças que os frequentam”, revela a Câmara Municipal.
O Punishers Law Enforcement Motorcycle Club (LE MC) elvense, um motoclube internacional com raízes nos Estados Unidos e composto por membros das forças de segurança, militares e paramilitares, inaugurou este sábado, 10 de maio, a sua nova sede em Elvas.
As instalações situam-se na antiga Escola Primária das Casas Novas, cedidas pela Câmara Municipal.
A cerimónia inaugural da “clubhouse” coincidiu com a comemoração do 3º aniversário do Guardião 3 do Punishers LE MC. O evento contou com a presença do presidente da autarquia, Rondão Almeida, que descerrou a placa inaugural ao lado do presidente da Junta de Freguesia de São Brás e São Lourenço, Joaquim Feijão, e do presidente da Direção local dos Punishers, Carlos Filipe Vaz.
Além dos habituais passeios e convívios com outros clubes motards, o Punishers LE MC dedica-se a ações de solidariedade, reforçando o seu compromisso social na comunidade.
O Município de Vila Viçosa procedeu à entrega de novo apoio monetário a quatro famílias do concelho, no passado dia 5 de maio.
Integrado no “Programa de Apoio à Natalidade”, este apoio que tem como objetivo contribuir para a fixação e atração de jovens, bem como para o aumento da taxa de natalidade.
O apoio é atribuído de acordo com o regulamento em vigor, com 750 euros para o primeiro filho, mil para o segundo e 1.250 para o terceiro.
A autarquia pretende, com esta iniciativa, “contribuir para o aumento dos índices de natalidade no concelho e promover a ampliação de projetos de vida dos munícipes e da melhoria das suas famílias, contribuindo cada vez mais, para o desenvolvimento saudável e harmonioso da criança”.
A iniciativa “Ervas & Companhia” está de regresso à freguesia de Orada, no concelho de Borba, este domingo, 11 de maio, num certame que dá destaque às ervas e plantas silvestres comestíveis, aromáticas e medicinais.
A abertura do evento é feita pelas 9 horas, com um passeio pedestre pelas Herdades da Cardeira e de Matacães, seguindo-se às 13 horas o almoço “Ervas de Orada”. Para a parte da tarde está agendada, às 14h30, a conversa “As Nossas Ervas”, com a participação da professora da Escola Superior de Biociências de Elvas, Orlanda Póvoa. Às 16 horas haverá espaço para um showcooking com Francisca Dias, do restaurante A Esteva e às 17 horas realiza-se uma prova de sopas tradicionais, acompanhada com a atuação da Juvendance. O certame chega ao fim após um espetáculos dos De Moda em Moda, com início às 19 horas.
“Ervas & Companhia” resulta de uma organização da Casa da Cultura de Orada, do Município de Borba e Junta de Freguesia de Orada.
A programação completa para conhecer no cartaz abaixo:
Ao abrigo de duas candidaturas aprovadas ao Aviso n.º 3/2024 do Fundo de Transportes, um aviso enquadrado na Estratégia Nacional de Mobilidade Ativa Ciclável que visa promover a mobilidade ciclável, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) procedeu à aquisição de seis bicicletas elétricas e de um hangar para estacionamento de bicicletas, instalado na proximidade das suas instalações.
O objetivo deste investimento é dotar a entidade dos equipamentos necessários para promover uma mobilidade de proximidade mais sustentável, quer seja nas deslocações pendulares dos seus funcionários, quer seja nas deslocações em serviço, incentivando alterações de comportamento na esfera da mobilidade e reforçando assim o compromisso da CIMAA com as metas nacionais e europeias de descarbonização.
Todas as bicicletas possuem sistemas de contagem dos quilómetros realizados, que irão servir para efeitos de monitorização e avaliação do investimento. Deste modo, a partir da distância percorrida pelas seis bicicletas ao longo do ano, a CIMAA conseguirá calcular as emissões de CO2eq que foram evitadas por este investimento ao longo do tempo.
Bárbara Guimarães vai estar este sábado, 10 de maio, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo para, no âmbito da segunda edição da Bookkey – Feira Literária de Elvas, apresentar o seu livro “Tempestade Perfeita”.
Nesta obra, a apresentadora de televisão relata a sua longa luta contra um cancro da mama particularmente agressivo, ao mesmo tempo que se debatia com um processo em tribunal altamente desgastante e violento que a oponha ao ex-marido.
Avis está em festa até amanhã, domingo, dia 11 de maio, com a realização de mais uma edição da Feira Medieval Ibérica.
Este sábado, segundo dia do evento, começa com música pelas ruas da vila até à abertura das portas da feira, ao meio-dia.
Num dia dedicado a Leonor de Aragão, há torneios de armas a cavalo e o Teatro de Fogo durante a noite, para exibir a vida da rainha que assumiu a regência de Portugal depois da morte do marido, D. Duarte, até que o filho, D. Afonso V, chegasse à maioridade, sob contestação do seu cunhado D. Pedro.
Os festejos encerram à meia-noite, sendo que, até lá, os visitantes podem aproveitar a música, o cenário histórico e as encenações da era medieval, que levam milhares de pessoas à vila de Avis todos os anos.
Tabernas, mercado medieval e tasquinhas, exploradas por coletividades locais e que apresentam ementas com produtos e pratos típicos da região, são outros dos atrativos. No espaço da Feira há ainda bancas de venda dos melhores produtos regionais como vinhos, enchidos, doces, licores ou chás, além do artesanato.
O Festival de Fado de Estremoz, um dos mais relevantes do género em Portugal e o maior do Alentejo, está de regresso para aquela que é já a sua quarta edição.
Organizado pelo Município de Estremoz, e com direção artística de José Gonçalez, o evento volta a dar oportunidade aos fadistas locais de atuarem nas freguesias do concelho, enquanto a cidade será palco de três grandes noites de espetáculo. A primeira acontece já este sábado, 10 de maio, com um concerto de Cuca Roseta. Antes, e essa é uma das grandes novidades deste ano, haverá espetáculo de flamenco, com Esther Merino, resultado de uma parceria com o Festival de Badajoz. Por esta e outras razões, garante José Gonçalez, o festival do fado tem vindo a crescer ao longo destes quatro anos.
“As coisas, felizmente, têm corrido bem e, este ano, surgiu esta possibilidade de termos esta parceria com Badajoz e trazermos a Estremoz uma cantora de flamenco extraordinária, que é a Esther Merino. Depois, também vamos nós, no dia 15 de maio, a Badajoz, realizar um concerto de fado”, revela o diretor artístico.
Este sábado, e devido à previsão de chuva, os espetáculos têm lugar, a partir das 21h30, no Pavilhão B do Parque de Feiras e Exposições da cidade, e não em frente à Câmara Municipal, como estava inicialmente previsto. Ao palco sobe primeiro Esther Merino e depois, às 22h30, Cuca Roseta.
No dia 28 de maio, em véspera do feriado municipal de Estremoz, António Zambujo, Buba Espinho, Luís Trigacheiro, André Amaro, José Geadas e Miguel Ramos juntam-se a José Gonçalez para a gravação ao vivo de mais um programa “Em Casa d’Amália”, da RTP. A encerrar o festival, no dia 7 de junho, é Marina Mota quem sobe ao palco em Estremoz.
O festival, que arrancou no passado domingo, 4 de maio, com o Dia dos Amadores, na FIAPE, contou também já ontem com um espeáculo de Miguel Ramos, em Évora Monte. Seguem-se João Caldeira, no dia 16, em São Domingos de Ana Loura; José Leal, no dia 17, em São Lourenço; Pedro Calado, no dia 23, em Santa Vitória do Ameixial; e Silvino Sardo, no dia 24, em Arcos. Todos estes espetáculos nas freguesias têm início às 21 horas.
Todos os espetáculos do festival contam com entrada gratuita.
Sempre muito concorrida, a Taberna “O Ministro”, no coração da vila de Campo Maior, continua a fazer as delícias de quem ali decide almoçar ou jantar, preservando sempre as raízes mais profundas da gastronomia alentejana.
Com o recente alargamento do espaço, situado na Travessa dos Combatentes da Grande Guerra, o restaurante de João Paulo Borrega tem agora cerca de 80 lugares, sem contar com as esplanadas.
O estabelecimento, que resulta do aproveitamento de parte uma casa senhorial, com um estilo “pitoresco”, “sem muita ordenação”, recorda o proprietário, tem vindo a sofrer algumas “mutações” ao longo dos tempos.
“Nós recebemos gente de norte a sul do país e de Espanha, que vêm de propósito almoçar ou jantar à taberna”, garante João Paulo, assegurando que “não é preciso muito para se conseguir ter uma boa casa”.
Os destaques da ementa de “O Ministro” vão para os cozidos, as favadas, o ensopado de borrego, as costeletas de borrego panadas, os carapaus com arroz de tomate e as carnes de porco preto. “As nossas carnes de porco preto são de bolota e os novilhos são Angus, com uma certa maturação”, esclarece o chef.
A IALBAX promove, na manhã deste domingo, dia 11 de maio, em Elvas, a I Corrida das Muralhas.
Destinada a todos os escalões, a prova, explica o presidente da associação desportiva, Marco Santos, surge para substituir uma outra que a IALBAX organizava anteriormente: “esta prova surgiu com a ideia de minimizar, vamos dizer assim, o perigo que poderia ser o Cross Country, que efetuávamos no período noturno, e então decidimos mudar para o período diurno”.
Esta é uma prova que o responsável considera mais “familiar”, onde todos podem participar. “Vamos ter todos os tipos de escalões, desde os seis anos até ao infinito”, assegura.
A prova, com um total de sete quilómetros para os escalões mais velhos (desde juniores a veteranos), começa e termina no Museu Militar de Elvas. A partida dos atletas está marcada para as 10 horas.