
“O Regresso de Ulisses” é o filme em exibição, esta sexta-feira, 9 de maio, pelas 21h30, no Auditório São Mateus, em Elvas.
Ulisses, rei de Ítaca, desapareceu em combate na Guerra de Tróia. Durante os 20 anos seguintes, Penélope, a mulher, aguardou o seu regresso, mantendo viva a esperança de um reencontro. Crentes na morte de Ulisses e ansiosos por ocupar o leito e o trono por ele deixado, homens de todas as origens e classes tentam conquistá-la. Mas ela encontrou um modo de adiar as suas pretensões: concordou casar-se após terminar de tecer uma mortalha para Laertes, pai de Ulisses. Assim, se durante o dia trabalhava no tecido para que todos a vissem, à noite desfazia o trabalho, prolongando o processo.
Depois de duas décadas a enfrentar ciclopes, sereias, tempestades e deuses irados, Ulisses regressa à cidade disfarçado de mendigo. Percebendo que está rodeado de inimigos, tem de arranjar uma forma de se encontrar com Penélope, que se tornou uma espécie de prisioneira no próprio palácio.
Os bilhetes, com um custo de cinco euros, encontram-se à venda na Ticketline. Podem também ser adquiridos, no Auditório São Mateus, meia hora antes do início da sessão.