FIFA certifica relvado do Estádio Municipal de Arronches

Constatando o desgaste que o anterior relvado do Estádio Municipal Francisco Palmeiro já apresentava, a Câmara Municipal de Arronches decidiu avançar para a sua substituição e, após a conclusão da intervenção efetuada pela empresa ‘R.E.D. – Relvados e Equipamentos Desportivos Lda,’, que justificou o investimento de 158.971,38 euros, inaugurou as novas condições da referida infraestrutura desportiva em novembro do ano transato.

Para enorme satisfação da autarquia e naquele que deve ser um motivo de orgulho para a toda a população arronchense, estas novas condições da infraestrutura desportiva foram agora reconhecidas pela FIFA, organismo máximo de gestão do futebol mundial, que atribuiu a prestigiada certificação ‘FIFA Quality Pro’ ao relvado recentemente instalado.

Este reconhecimento reveste-se de enorme importância, uma vez que Arronches tem mesmo o primeiro relvado sintético sobreposto em Portugal a alcançar o mais alto nível de certificação atribuído pela FIFA a superfícies artificiais.

De realçar que a opção pela solução de sobreposição reflete uma abordagem resiliente e eficiente, tendo em conta as condições climatéricas desta região e a presença de uma base em asfalto. Com este sistema, foi possível evitar os encargos associados à remoção e encaminhamento do relvado antigo para vazadouro, garantindo-se, simultaneamente, um campo mais fresco e confortável ao impacto.

Por fim, nunca é demais relembrar que o Município de Arronches mantém um forte compromisso em proporcionar à população as melhores condições, permitindo que os munícipes as possam aproveitar em pleno, neste caso em concreto, no que às infraestruturas diz respeito.

CIMAA continua com as tomadas de posse administrativas de terrenos rústicos no Pisão

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), juntamente com a empresa contratada para o desenvolvimento do procedimento de expropriações, LusoRoux, formalizou esta quarta-feira, dia 7 de maio, a tomada de posse administrativa de vários terrenos rústicos no Pisão e áreas contíguas, no âmbito do projeto do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão.

A importância deste ato, levado a cabo pelo presidente do Conselho Intermunicipal, Hugo Hilário, enquanto representante máximo da entidade expropriante e em cumprimento das normativas legais em vigor, para a primeira fase deste projeto estruturante para o Alto Alentejo: a instalação do estaleiro da obra e a construção das Infraestruturas Primárias, ou seja, o paredão da barragem. Joaquim Diogo, presidente do Município do Crato, acompanhou todos os autos de tomada de posse levados a cabo nesta quarta-feira.

Clássicos percorrem estradas do Alto Alentejo na Rota dos Cafés Deltas este fim de semana

A 19ª edição da Rota dos Cafés Delta vai para a estrada este fim de semana, dias 10 e 11 de maio. Com passagens pelos concelhos de Campo Maior, Elvas, Monforte, Fronteira, Sousel e Avis, o passeio, organizado por Eduardo Cristiano,  volta a reunir dezenas de viaturas de diferentes décadas do século passado.

A concentração dos participantes está marcada, este sábado, dia 10, para as 9 horas, no parque de estacionamento do Hotel Santa Beatriz, em Campo Maior, saindo o grupo em direção a Avis, onde irá almoçar, no Clube Náutico, depois de passar pela Barragem do Caia, Santa Eulália, Monforte e Fronteira. Terminado o almoço, os participantes na iniciativa dirigem-se até Sousel, com paragem para visita ao Museu dos Cristos. O grupo viaja depois até Elvas, sendo o jantar servido do hotel Vila Galé.

No domingo, a saída é feita do Aqueduto da Amoreira, pelas 10h15, em direção a Campo Maior, para uma visita à Herdade dos Adaens. O almoço de encerramento terá lugar na Quinta das Argamassas.

Aula aberta de Dança Oriental para mães e filhas esta sexta-feira em Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior será palco, esta sexta-feira, 9 de maio, de uma aula aberta de Dança Oriental, especialmente pensada para mães e filhas.

A aula, de participação gratuita e orientada pela professora Letícia Garcia, tem início às 18h30.

A iniciativa serve para celebrar a “ligação especial entre mãe e filha através da dança, do movimento e da boa disposição”. Às participantes é aconselhado a utilização de roupa confortável.

Jogos do Alto Alentejo com caminhada em Arronches no sábado

No próximo sábado, dia 10 de maio, pelas 9 horas, o Município de Arronches convida todos os interessados a participarem numa caminhada, iniciativa integrada na 23ª edição do Jogos do Alto Alentejo.

Esta caminhada, que conta com partida do Jardim do Fosso, requer inscrição obrigatória, que poderá realizar de forma presencial na Câmara Municipal de Arronches ou pelo telefone, através do contacto 245 580 080.

Agência Europeia para a Segurança Marítima procura estagiários para diversos gabinetes

A Agência Europeia para a Segurança Marítima (EMSA) promove mais um programa de estágios, com a duração de um ano, a partir de 1 de setembro.

A oferta de estágios é diversa e abrange vários gabinetes: A oferta de estágios é diversa e para vários gabinetes como: Gabinete Executivo, Comunicação; Sustentabilidade; Visitas e Inspeções, Elemento Humano; Capacitação (EMSA Academy); Segurança e proteção; Serviços Marítimos Integrados; Soluções Digitais Marítimas, Serviços de Apoio Marítimo; Serviços Digitais Horizontais, Service Desk; Serviços Corporativos; Recursos Humanos e Apoio Interno, Recrutamento e Célula de Missão; Jurídico e Financeiro.

Os candidatos devem ser nacionais de um dos Estados-Membros da União Europeia ou da Islândia ou da Noruega; devem ter concluído o primeiro ciclo de um curso superior (ensino universitário) e obtido um diploma completo ou equivalente até à data-limite de apresentação de candidaturas e no máximo ter concluído os seus estudos universitários três anos antes do prazo de inscrição. Devem possuir conhecimentos de inglês, pelo menos, ao nível B.2., uma vez que é a principal língua de trabalho da Agência . Os conhecimentos de outras línguas declaradas no formulário de candidatura, para além da língua materna, devem ser comprovados por uma justificação adequada (ou seja, diplomas, certificados, comprovativos de estudos na língua em questão, etc.).

As candidaturas devem ser apresentadas por via eletrónica, exclusivamente . Não serão aceites candidaturas por qualquer outro meio. Aos estagiários será atribuída uma bolsa mensal de 1.359,74 euros e um subsídio de deslocação.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Arkus promove mais uma Noite de Fados esta sexta-feira

A Arkus promove esta sexta-feira, dia 9 de maio, mais uma Noite de Fados na sua sede, sendo que o público, para além de desfrutar da boa música portuguesa, terá também direito a jantar.

Com início às 20 horas, esta noite de fados será abrilhantada pelos fadistas Helena Brita, Ramiro Santos, Coronel Varandas e António Mendes, acompanhados por Paulo Cachinho, na guitarra portuguesa, e por Fabrice Abrunhosa, na viola de fado. “Depois, como acontece em quase todas as noites de fados, teremos o nosso poeta residente, que é o senhor José Martins”, revela Melanie Carona, membro da associação juvenil elvense.

Quanto ao jantar, será servida “uma caldeira à Arkus”, para além dos enchidos, queijos e linguiças. Com bebida à descrição, o público poderá ainda deliciar-se com uma típica serradura.  

O fado, que é muito apreciado, não só por portugueses, como por espanhóis, tem permitido que estas noites na Arkus sejam sempre “um sucesso”. “Convidamos a população de Elvas e das freguesias a vir assistir a uma belíssima noite de música. Ainda há vagas, podem vir à vontade. Podem fazer marcação na nossa associação ou através dos contactos que estão nas nossas redes sociais”, remata Melanie Carona.

A inscrição tem um custo de 25 euros por pessoa, sendo que, no ato da reserva, deve ser feito o pagamento de 50% do valor. As inscrições podem ser feitas presencialmente na sede da Arkus (Avenida 14 de Janeiro, nº 15), ou através de um dos seguintes contactos: 268 629 218 e 927 376 067.

Festival “Elvas Dança” passou esta quarta-feira pelo Lar da Associação de Assistência de Vila Boim

A programação do II Festival Elvas Dança, promovido pelo Município, prosseguiu esta quarta-feira, dia 7 de maio, no lar da Associação de Assistência de Vila Boim.

A animação esteve a cargo do grupo de Dança dos Pequenotes do Agrupamento de Escolas n° 3 de Elvas.

O vereador Cláudio Monteiro, em representação da Câmara Municipal de Elvas, marcou presença na iniciativa.

Município de Campo Maior “rebatiza” Centro Comunitário com o nome de Lurdes Almeida

Numa cerimónia que, embora singela, promete ser bonita e simbólica, o Município de Campo Maior celebra, a 31 de maio, o 25º aniversário do Centro Comunitário.

A partir desse dia, o espaço, “muito querido dos campomaiorenses”, revela a vereadora São Silveirinha, será “rebatizado”, já que se passará a chamar Lurdes Almeida, “figura que foi muito emblemática da comunidade campomaiorense e que fez do Centro Comunitário também sua casa”.

A vereadora lembra ainda que, ao longo de todos estes anos, o Centro Comunitário tem sido, acima de tudo, um espaço de convívio e de encontro intergeracional. “Temos os nossos seniores, que fazem deste espaço tão sui generis de Campo Maior uma segunda casa, mas também temos esta casa aberta para os mais jovens”, assegura. Para além da ginástica sénior e dos vários ateliês que, diariamente, são promovidos a pensar nos mais velhos, o espaço é também “casa” dos mais novos, sobretudo entre início de julho e final de agosto, onde têm lugar as atividades dos Clubes de Verão.  

Este 25º aniversário do Centro Comunitário será celebrado no dia 31 (sábado) a partir das 11 horas.

Bombeiros de Elvas celebram 96º aniversário com “festa digna” no domingo

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, que celebrou na passada segunda-feira, 5 de maio, os 96 anos desde a sua fundação, vai festejar a data no domingo, dia 11, com uma manhã repleta das habituais atividades.

Assegurando que este aniversário será celebrado com uma “festa digna”, para bombeiros e associados, o presidente da direção, Amadeu Martins, lembra que a corporação já se aproxima do seu centenário. “A data é celebrada no domingo para que possamos conviver um bocadinho mais com os nossos bombeiros porque, sobretudo de segunda a sexta-feira, a azáfama é sempre muita”, assegura.

As comemorações arrancam, no quartel, pelas 9h15, com a receção às entidades convidadas, seguindo-se, 15 minutos depois, o hastear da bandeira. “De seguida iremos ter uma formatura e promover alguns dos bombeiros desta associação”, adianta Amadeu Martins, que explica que, devido a uma “divergência” com a Liga dos Bombeiros de Portugal, não será possível condecorar qualquer um dos operacionais. “Estamos a tentar resolver este diferendo e esperemos que, no próximo ano, os nossos bombeiros recebam as medalhas a que têm direito”, acrescenta.

A programação deste aniversário contempla ainda a habitual romagem ao cemitério, para a deposição de flores no Monumento dos Bombeiros, às 10h30; desfile motorizado por algumas artérias da cidade, às 10h45; missa por alma dos bombeiros e sócios falecidos, na Igreja de Santa Luzia, às 11h30; e almoço convívio, a partir das 13 horas, no Solar dos Chorões. 

A entrevista completa a Amadeu Martins, a propósito do aniversário dos Bombeiros de Elvas, para ouvir no podcast abaixo: