Herdade Paço do Conde promove vinhos, azeite e mel em mais uma edição da Ovibeja

Embora termine este domingo, 4 de maio, a Ovibeja mantém-se de portas abertas até final do dia. Para além de uma feira em que o debate em torno dos temas da agricultura seja uma constante, também os produtores locais têm espaço para promover os seus produtos.

É o caso da Herdade Paço do Conde, que sediada em Baleizão, no concelho de Beja, dedica-se aos vinhos, ao azeite e ao mel, segundo Andreia Navarro: “temos aqui em mostra os nossos vinhos, da coleção Paço do Conde, também o nosso azeite, que é fantástico, e o nosso mel, que advém das nossas belas abelhas, que estão a polinizar e, ao mesmo tempo, a dar-nos este docinho”.

No certame, e embora esteja a “jogar em casa”, a Herdade Paço do Conde aproveita, não só para promover os seus produtos, mas também para os comercializar. Ainda assim, revela a responsável, é possível encontrar uma garrafa de vinho Paço do Conde “em quase todo o lado”.

Neste último dia da Ovibeja, já sem noite de espetáculos, há diversas atividades para toda a família. Para além de uma mostra de aves, realizam-se demonstrações caninas, de tosquia de ovinos e de falcoaria, bem como um showcooking de caça, havendo ainda espaço para a atuação de diversos grupos corais de todo o Baixo Alentejo.

37ª edição da FIAPE chega ao fim este domingo

A 37ª edição da FIAPE termina este domingo, 4 de maio, em Estremoz.

Neste último dia tem lugar, às 10h30, o XX Concurso Nacional Ovinos P3, no Pavilhão C.

Já às 15 horas atua o Grupo de Revista da Academia Sénior de Estremoz, no Stand da Câmara de Estremoz. Pelas 16h vai ter lugar a abertura do IV Festival de Fado de Estremoz, do Dia Dos Amadores.

A programação completa deste último dia da FIAPE abaixo:

10:30 – XX Concurso Nacional Ovinos P3 | Pavilhão C
11:00 – Abertura do certame
14:00 – Demonstração de meios a cavalo da GNR | Picadeiro
14:00 – Sessão de esclarecimentos sobre “Adoção Responsável”, pelo Canil Municipal | Pavilhão C
15:00 – Tarde de animação com o Grupo de Revista da Academia Sénior de Estremoz | Stand CME
15:00 – Terapia com animais | Picadeiro
16:00 – Demonstração da Equipa Cinotécnica da GNR | Picadeiro
16:00 – Abertura do IV Festival de Fado de Estremoz – DIA DOS AMADORES (ver programa próprio) | Palco Alentejo
17:00 – Demonstração de obstáculos a cavalo | Picadeiro
17:30– Demonstração de ferração | Pavilhão C
20:00 – Encerramento do recinto e da 37.ª FIAPE

Sunset Trail de Ouguela já tem inscrições abertas

O Sunset Trail de Ouguela – Sentinela da Raia, a realizar-se no dia 28 de junho, já tem inscrições abertas. A prova, organizada pelo grupo Campo Maior Trail Runners, conta com o apoio, entre outros, da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP), do Município de Campo Maior e das Juntas de Freguesia do concelho.  

Depois de um pré-teste feito no ano passado, “que juntou cerca de 200 participantes”, com o intuito de “alternar a prova de Trail de Campo Maior, com uma atividade de trail também na aldeia de Ouguela”, Carlos Pepê, um dos responsáveis do Campo Maior Trail Runners, refere que “esta segunda edição da iniciativa passa a estar inscrita no calendário Distrital de Trail Running”.

“As inscrições vão decorrer na plataforma que utilizamos regularmente, meutempo.pt, e também vamos colocar o link das inscrições nas nossas redes sociais”, acrescenta Carlos Pepê. A participação na caminhada e no mini trail têm um custo de inscrição de 15 euros, com direito ao kit de atleta e a refeição, enquanto o trail tem o custo de 20, euros com direito ao kit de atleta, à refeição e aos abastecimentos durante a prova. Na prova está ainda integrada mais uma edição do Kids Urban Run, sendo que as inscrições são gratuitas.

De modo afirmar Ouguela como um destino de natureza, diz ainda Carlos Pepê, o objetivo, este ano, é atingir-se “os 400 participantes no Sunset Trail”. “O nosso património do Rio Xévora é magnífico, vamos aliar a água e o convívio a um dia de calor. Esta prova vai ser única no distrito, porque é a única prova inscrita no calendário que irá decorrer neste tipo de ambiente, ou seja, uma prova noturna, de final de tarde”, conclui.

Festival “Elvas Dança” percorre lares de idosos do concelho até ao próximo sábado

Até ao próximo sábado, 10 de maio, dez grupos de dança de Elvas estão a percorrer os 14 lares de idosos do concelho, para apresentar as suas coreografias, naquela que é a segunda edição do festival “Elvas Dança”, promovido pela Câmara Municipal.

Para Maria Telo Abreu, responsável pela Academia de Dança de Elvas, esta é uma “oportunidade fantástica” para colaborar com as instituições que se dedicam à terceira idade, mas também para “dar a conhecer o trabalho realizado”. “Penso que estas iniciativas são uma mais-valia para a cidade e para o público, pelo que dou os parabéns à Câmara pela iniciativa”, diz ainda.   

Destacando a componente social do evento, nesta sua segunda edição, Catarina Rodrigues, de “Os Dançarilhos”, por sua vez, diz ser “um gosto” o grupo se poder associar, uma vez mais, à iniciativa. “Que esta iniciativa se prolongue por muitos anos”, acrescenta, assegurando ser importante para as jovens bailarinas perceberem “aquilo que podem fazer, nem que seja só por meia hora, dando alguma alegria àquelas casas (lares de idosos”.  

Esta segunda edição do festival “Elvas Dança” arrancou no feriado da passada quinta-feira, 1 de maio, em Dia do Trabalhador.