Skip to content

UmColetivo apresenta “Olha a Bruxa, Nicolau” este domingo em Elvas em duas sessões

Numa iniciativa integrada nas comemorações dos 51 anos do 25 de Abril, a associação UmColetivo regressa a Elvas, para apresentar, amanhã, domingo, 27 de abril, em duas sessões, o espetáculo de teatro infantil “Olha a Bruxa, Nicolau”.

A primeira sessão é apresentada pelas 10h30, na Sociedade Instrução e Recreio (SIR), e a segunda às 17 horas, no CRP da Boa-Fé.

Trata-se, de acordo com a atriz Cátia Terrinca, de um espetáculo, integrado num projeto “em torno da valorização do património literário feminino do século XX”, dedicado à “desconstrução daquilo que se entende por bruxa”.

“Olha a Bruxa, Nicolau” é um espetáculo para todas as infâncias, cujo título foi encontrado no cancioneiro tradicional português. Também pode ser, por isso, um convite para uma viagem ancestral. Em cena, estão três mulheres: podem ser as bruxas que Shakespeare inventou para atormentar MacBeth, as feiticeiras e curandeiras, filhas dessas bruxas, de quem Maria Manuela Couto Viana fala no seu livro. Em cena, estão três aprendizes de avó: o que teremos escondido entre a receita para curar o cobro ou as rezas para encontrar objetos perdidos? Que história podem contar essas mulheres que vestiram negro, deixaram crescer o nariz e puderam voar em vassouras?

O espetáculo é um poema místico e intimista que contribui para ressignificar as bruxas no inconsciente coletivo, fazendo-as regressar do degredo para uma oportunidade de as olharmos como médicas e ecologistas – e com elas mergulharmos na possibilidade de um futuro regenerador.

Compartilhe este artigo: