Vítor Silva e a elevação das Festas do Povo: “sem o povo de Campo Maior nada disto era possível”

Foto Ambitur

“Os meus primeiros parabéns vão para os campomaiorenses”, diz o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva, numa primeira reação à notícia de que as Festas do Povo, de Campo Maior, já são, oficialmente, Património Imaterial da Humanidade.

“Já era completamente esperado”, comenta, lembrando que todo o processo da reunião do plenário da UNESCO foi muito complexo, dado que, inicialmente, a mesma iria acontecer no Sri Lanka. Acabou por passar para Paris, devido à situação pandémica e, por fim, para o online. “Foi-nos dada a informação que era amanhã, mas foi já hoje. Perdeu-se um pouco a festividade, a celebração, mas o mais importante é ter-se conseguido”, acrescenta.

Agora, Vítor Silva espera que se possa celebrar este feito e esta elevação, de uma forma “digna”. “Hoje, independentemente da maneira como a notícia nos chegou, o mais importante é que isto entrou diretamente nos nossos corações. É um dia feliz para Campo Maior, para o Alentejo e para Portugal”, diz ainda.

“É mais um elemento de atratividade para o nosso território e há que dar os parabéns ao povo de Campo Maior que, ao fim ao cabo, o povo de Campo Maior que, em primeiro lugar, pôde proporcionar esta situação. Nós só fizemos o nosso papel, somos o promotor desta candidatura, com o apoio da Câmara Municipal, mas sem o povo de Campo Maior nada disto era possível”, remata.