Autores de Elvas assinalaram 25 de abril na praça com o mesmo nome

O coletivo Autores de Elvas assinalou o aniversário do 25 de abril de 1974, na Praça elvense que presta homenagem à data.

Sob o mote “Meio Século + 1”, este 51° aniversário da Revolução dos Cravos foi celebrado com a leitura de poemas alusivos ao tema, assinados por autores nacionais e elvenses. Houve intervenções de Carlota Direitinho, César Magarreiro, Dulce Coelho, Isabel Figueira, Joana Reis, João Coelho, João Vinagre, Leonor Poejo e Teresa Guerreiro.

Colisão de motos provoca um morto em S. Cristóvão

Dois motociclos colidiram esta tarde em São Cristóvão, tendo resultado um morto.

Trata-se de um motociclista de cerca de 40 anos que não resistiu à colisão que ocorreu na Estrada Nacional 253, em São Cristóvão, tendo o alerta sido dado às 17.02 horas, de acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil, em Évora

Apesar da presença da VMER de Évora, o óbito foi declarado no local, onde foi prestada assistência ao outro motociclista envolvido no acidente.

No local estiveram 15 operacionais dos Bombeiros de Montemor-o-Novo, do INEM e da GNR, com sete veículos, onde estavam como já referido, a VMER de Évora e a SIV de Alcácer do Sal.

Valores de Abril recordados em sessão solene da Assembleia Municipal de Campo Maior

Campo Maior não deixou passar em branco as celebrações do 25 de Abril, sendo que a Câmara Municipal voltou a organizar um conjunto de atividades.

Depois do dia de ontem ter ficado marcado pelo III Encontro de Atletismo Infantil, por dois espetáculos musicais na Praça da República e pelo hastear da Bandeira Nacional nos Paços do Concelho, na tarde desta sexta-feira, em feriado nacional, o Salão Nobre acolheu a tradicional Assembleia Municipal Extraordinária comemorativa da Revolução dos Cravos.

De acordo com o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, esta é uma data que tem de ser comemorada, todos anos, pese embora o luto nacional decretado, devido ao falecimento do Papa Francisco. “Estamos num período triste, mas há valores e há datas que têm de ser sempre celebradas e esta é uma delas”, assegura.

“Apesar de muito estar feito, a verdade é que ainda existe muito por fazer”, garante Jorge Grifo, assegurando que é preciso ir “regando” os valores de Abril. “Aquilo que foi ganho, com muito trabalho e luta, se não formos regando, se não formos valorizando, com as correntes radicais que assolam não só o país, como o mundo, corremos o risco desses valores, muito rapidamente, regredirem”, acrescenta.   

De uma forma “institucional”, nesta sessão solene, diz por sua vez o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, voltou-se a “pensar aquilo que as conquistas de 25 de Abril trouxeram ao país”. “Aquilo que nos cumpre a nós é, cada vez mais, zelar por aquilo que foi aquela fantástica noite, e aquilo que foram todos os valores que daí adotámos. Ninguém, com certeza, pensará neste país, em querer voltar atrás, em querer viver antes destes 51 anos”, remata.

Nesta sessão, que se iniciou com um minuto de silêncio em memória do Papa Francisco, os jovens tiveram espaço para dar o seu ponto de vista relativamente àquilo que é o espírito de Abril, a par dos representantes dos diversos partidos que têm assento na Assembleia Municipal.  

Delta Q lança café mais intenso de sempre

Chegou o café mais intenso da marca – Delta Q UNIQ, um expresso de intensidade 16, que define o novo patamar de intensidade na categoria de cafés em cápsula.

O lançamento reforça a aposta da Delta Q em inovação e no seu posicionamento como marca especialista em café expresso, ou Expressialista, com um café mais intenso e marcante, com a qualidade de sempre, bem ao gosto e sabor português.

Este é, aliás, o mote da campanha multimeios: “Intenso. Como os portugueses gostam”.

Delta Q UNIQ resulta da combinação dos melhores cafés de robustas africanos e arábicas centro americanas, que dão origem a um expresso encorpado e muito intenso, com notas achocolatadas e de noz torrada. Perfeito para coffee lovers que apreciam os cafés mais intensos e para os que procuram novas experiências sensoriais.

A mais recente novidade da marca amplia a gama Intensidades da Delta Q, que passa a ter nove blends, numa escala de intensidade 5 a 16. Disponível em dois formatos: tubo de 10 unidades e pack de 40 unidades em Portugal, nos pontos de venda habituais, a um PVPR de €4,99 e €15,99, respetivamente.

Revolução dos Cravos celebrada em Campo Maior com hastear das bandeiras e animação musical

A Praça da República de Campo Maior foi palco, na noite desta quinta-feira, 24 de abril, das tradicionais celebrações da Revolução dos Cravos.

A música esteve a cargo do Grupo de Cantares “Despertar Alentejano” e do Duo Musical Rui e Carlos.

À meia-noite, a Banda 1.º de Dezembro chegou à Praça da República, para assinalar o 51.⁰ aniversário do 25 de Abril de 1974, seguindo-se o hastear das bandeiras de Portugal, de Campo Maior e da União Europeia ao som do Hino Nacional.

Presidente da República e ministro da Agricultura presentes na abertura da 41ª Ovibeja

A 41ª Ovibeja, que se realiza de 30 de abril a 4 de maio, vai contar com a presença do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, na abertura oficial, às 10 horas. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também visita a Ovibeja no dia 30 de abril, a partir do meio-dia.

Com o tema + Agricultura + Futuro, esta edição da feira apresenta vários espaços temáticos novos, tais como um Campo de Demonstrações de equipamentos agrícolas com uso de tecnologia de ponta, uma Quinta Pedagógica, um Pavilhão dedicado à Caça, Cozinhas do Mundo com a presença de chefs em sessões de showcooking, que se juntam aos habituais já existentes.

Nesta edição da Ovibeja, os Açores são a região convidada com presença no Pavilhão Institucional. Também o Brasil marca presença com um espaço neste pavilhão e com iniciativas de índole empresarial. Com expositores e dinâmicas empresariais é também de registar a presença de muitas empresas espanholas. Como habitualmente, a feira recebe também a visita de uma delegação do Corpo Diplomático no dia 3 de maio.

O primeiro dia da feira, 30 de abril, conta com o apoio do Município de Beja, com entradas gratuitas até às 20 horas.

A 41ª Ovibeja conta com mais de mil expositores e aguarda a visita de mais de 100 mil visitantes. A organização é da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Projeto musical “Vinyl” estreia-se em Terena na noite desta sexta-feira

O novo projeto musical “Vinyl”, um duo formado por Suzana Pragosa e Bruno Correia, estreia-se na noite desta sexta-feira, 25 de abril, com um concerto nas Festas em honra de Nossa Senhora da Boa Nova, em Terena, no concelho de Alandroal.

Com início marcado para as 22 horas, juntao ao recinto do Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, o espetáculo está também inserido nas comemorações do 25 de abril de 1974 do concelho de Alandroal.

De acordo com Suzana Pragosa, a ideia deste projeto é homenagear “sucessos” da música portuguesa “dos últimos 50 anos e tornar os mesmos modernos”. “Nós temos misturas de sons urbanos, sons pop music, misturados com instrumentos tradicionais portugueses”, acrescenta a cantora.

O espetáculo marcado para a noite desta sexta-feira, em Terena, será “o primeiro dos Vinyl”. “Estamos muito empolgados, queremos muito perceber a receção do público e como reagem ao ouvirem estas músicas”, realça. O público pode esperar um concerto “de memórias” que será “muito dinâmico, interessante e bonito”.

População de Barbacena ruma em peso ao campo para cumprir tradicional romaria da Lapa

As ruas de Barbacena estão mais desertas, neste fim de semana prolongado: isto, porque grande parte da população rumou, de malas e bagagens, para o campo, para cumprir, um ano mais, a tradicional romaria em honra de Nossa Senhora da Lapa.

Até domingo, 27 de abril, entre familiares e grupos de amigos, os dias são passados em convívio e em plena harmonia e contacto com a natureza. A par desse convívio habitual, a Comissão de Festas da Barbaris BTT Team, com o apoio da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, proporciona um programa de atividades, que, na tarde desta sexta-feira, 25 de abril, inclui uma garraiada, com gado da Ganadaria João Rosa (16h30).

Amanhã, sábado, dia 26, pelas 11 horas, há jogo de futebol entre a Comissão de Festas e a população. Segue-se às 15 horas um torneio de sueca e, às 16h30, mais uma garraiada, desta vez com gado da Ganadaria Pedro Tinoco.

No último dia, domingo, 27 de abril, pelas 11h30, é feita uma homenagem a Manuel Catalão, junto à fonte. Ao meio-dia realiza-se a tradicional procissão, seguida de missa, em honra de Nossa Senhora da Lapa. Durante a tarde, haverá ainda tempo para uma aula de zumba com Cláudia Brotas (16 horas) e uma terceira e última garraiada (16h30), pela Ganadaria Irmãos Serpa.

ESBE promove Concurso de Saltos este fim de semana no Museu Militar de Elvas

A Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) do Instituto Politécnico de Portalegre organiza, este fim de semana, dias 26 e 27 de abril, o CSN-C Concurso de Saltos, no Complexo de Animação e Formação Equestre do Museu Militar de Elvas.

Será o segundo ano consecutivo em que docentes e alunos da licenciatura em Equinicultura e do Curso Técnico Superior Profissional em Desporto e Formação Equestre da ESBE organizam este evento, que no ano passado recebeu cavaleiros de nacionalidade portuguesa e espanhola.

Em ambos os dias de concurso, as provas terão início às 9 horas e término às 19 (com o seguinte encadeamento: prova de escolas, iniciados, cavalos novos 4 anos, 1,00m, cavalos novos 5 anos, 1,10m, cavalos novos 6 anos, 1,20m, 1,30 OPEN).

A entrada é livre.

DECO convida a um estilo de vida sustentável e mais saudável com a ajuda do PSLifestyle

No mês em que se assinala o Dia da Terra, o PSLifestyle, projeto desenvolvido pela DECO, já conta com a realização de mais de 10 mil testes pelos consumidores portugueses que estão empenhados em reduzir a sua pegada carbónica e adotar hábitos mais sustentáveis. Através de uma calculadora interativa, os cidadãos podem medir o seu impacto ambiental e desenvolver planos personalizados para um estilo de vida mais positivo e ecológico.

Nas últimas décadas, Portugal tem feito progressos significativos na redução das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE). Entre 2004 e 2016, conseguiu uma redução de 26%, tendo como meta alcançar 50% até 2030.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Exposição “JABA 2025” abre ao público na Casa da Cultura de Elvas em dia da liberdade

Uma mostra de trabalhos de jovens criadores da Extremadura e do Alentejo foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira, 25 de abril, na Casa da Cultura de Elvas.

Trata-se, como explica o vereador Cláudio Monteiro, de uma exposição promovida no âmbito do 17º Certame de Jovens Criadores de Badajoz “JABA 2025”, e formada, entre outros, por trabalhos de fotografia, desenho, escultura, banda desenhada e pintura, que fica disponível para visita até 31 de maio.

“Faço sempre questão de ter esta exposição no mês de maio, porque maio é o mês da juventude em Elvas, em que temos o Festival da Juventude e Académico. Trazemos esta exposição à Casa da Cultura, que é mais uma de enorme qualidade, para que as pessoas possam apreciar tudo o que é diferente em termos de arte”, assegura.

Face a outras exposições que já estiveram patentes na Casa da Cultura, Cláudio Monteiro garante que o público irá ter uma “experiência completamente diferente”. Dando conta que a exposição seguirá depois para Campo Maior, Cláudio Monteiro explica ainda o porquê da exposição ter sido inaugurado neste dia 25 de abril: “pela simbologia do dia e porque a arte também é uma forma de liberdade de expressão”.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas e ao sábado, das 10 às 13 horas. O Certame de Jovens Criadores de Badajoz é promovido, anualmente, pelo pelouro da Juventude do Município espanhol vizinho, com o objetivo de promover e potenciar a criatividade artística dos jovens.

Ensemble de Violoncelos da ESART no ciclo de concertos “A Música Encanta o Património” em Elvas

A edição 2025 do ciclo de concertos “A Música Encanta o Património” prosseguiu ao final da tarde desta quinta-feira, 24 de abril, em Elvas.

Desta vez, o Hotel Vila Galé Collection Elvas foi o espaço escolhido para acolher a apresentação do Ensemble de Violoncelos da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco.

Do repertório do recital fizeram parte, entre outras peças, “Pizzicato Polka” de Johan Strauss, “Príncipe Igor” de Aleksandr Borodin, “Summertime” de George Gershwin e “Por una Cabeza” de Carlos Gardel.

A vereadora Vitória Branco representou a Câmara Municipal neste concerto da iniciativa conjunta do Município com a Academia de Música de Elvas.

Além do ciclo “A Música Encanta o Património”, o concerto desta quinta-feira integrou o programa de atividades comemorativas do 51° aniversário do 25 de abril de 1974.

X Baja TT Dehesa Extremadura passa por Elvas, Terrugem e Vila Boim

O vereador Cláudio Monteiro, em representação da Câmara Municipal de Elvas, marcou presença na conferência de imprensa de apresentação da X Baja TT Dehesa Extremadura 2025, que se realiza de 1 a 3 de maio.

O evento, que conta na primeira etapa com reagrupamento em Elvas e saída dos cerca de duas centenas de pilotos da Terrugem, conta ainda com passagem por Vila Boim, num total de 60 quilómetros disputados em território nacional.

Uma prova que já faz parte do calendário de eventos automobilísticos da Extremadura espanhola, e que contou com apresentação de Pedro Pecero, do Motor Club Villafranca, entidade organizadora; tendo estado ainda presente  Ignacio Gragera, Alcaide de Badajoz, e representantes da Junta da Extremadura e da Diputacion de Badajoz, para além do representante da Real Federacion Espanhola de Automobilismo.

A prova que reúne carro, motos e buggys, conta com a participação de pilotos de 19 países, alguns deles reconhecidos no panorama da modalidade.

A Baja TT Dehesa de Extremadura é uma prova pontuável de vários campeonatos como a Taça Europeia FIA Baja, a primeira prova pontuável do campeonato e que começa na Extremadura; a Taça do Mundo FIM Bajas, o Campeonato Espanhol de Ralis, o Campeonato Espanhol de Rallye Raid de Motociclismo Troféu ‘Gran Lago de Alqueva’.

Catorze municípios da Estremadura e três de Portugal acolherão as diferentes etapas da prova, incluindo Elvas, Terrugem, Vila Boim, Montijo, Badajoz, La Roca de la Sierra, La Nava de Santiago, Villar del Rey, Novelda, Alconchel, Higuera de Vargas, Zahínos, Valencia del Mombuey, Oliva de la Frontera, Villanueva del Fresno e Barcarrota, entre outros.

Içar das bandeiras na Câmara de Elvas no dia 25 de abril

O Içar das bandeiras na Câmara Municipal de Elvas para assinalar o dia 25 de abril foi realizado às 9.30 horas, desta sexta-feira.

Com a presença da Banda 14 de janeiro a interpretar o hino nacional.

Seguiu-se uma arruada pela banda elvense ao som de Grândola.

As bandeiras ficaram a meia haste para respeitar o luto nacional pelo falecimento do Santo Padre, Papa Francisco.

Santa Eulália ruma ao campo para o tradicional “Passar Águas”

Santa Eulália, no concelho de Elvas, cumpre, entre este sábado, 26 de abril, e segunda-feira de Pascoela, dia 28, a tradição da Romaria de “Passar Águas”, na Estrada da Fonte Nova, junto à Barragem do Caia.

Uma vez mais, a população passa estes dias no campo, em convívio e em contacto com a natureza, sendo que a Junta de Freguesia organiza, por esta ocasião, um conjunto de atividades.

Este sábado, realiza-se um almoço-convívio com os utentes do lar da freguesia. No domingo haverá passeio de BTT, a partir das 9 horas, e jogo de futebol, entre pais e filhos, com início às 11 horas. Às 13 horas, a Junta de Freguesia oferece o almoço a todos os presentes e, às 16 horas, realiza-se uma tourada à vara larga. Já no último dia da romaria, na segunda-feira, está agendada, para as 16 horas, uma segunda tourada à vara larga.

Agradecendo “o espaço gentilmente cedido pela Família Barradas”, a Junta de Freguesia de Santa Eulália pede que “a utilização de motociclos seja feita exclusivamente fora do recinto”, de forma “a respeitar e a salvaguardar as pastagens”.  

Jorge Goes em espetáculo de tributo a Julio Iglesias em Campo Maior esta noite

O elvense Jorge Goes apresenta, na noite desta sexta-feira, no feriado de 25 de abril, na Praça da República de Campo Maior, o seu concerto de tributo a Julio Iglesias “Me Va, Me Va”.

Realçando que “Julio Iglesias não tem muito a ver com o 25 de abril”, Jorge Goes acredita que o Município de Campo Maior quer fazer, “nesta data marcante”, um concerto “diferente e bonito”.

Sendo esta a estreia nacional do espetáculo, “Me Va, Me Va” é o tema escolhido pelo artista para iniciar e terminar o concerto. “É um tema conhecido do repertório de Julio Iglesias e é a música de abertura em maior parte dos seus espetáculos. É uma canção que está muito próxima do público”, justifica Jorge Goes.

“Apesar de não ter sido uma escolha fácil”, o reportório apresentado neste espetáculo “terá um total de 18 temas”. Desta lista de 18 canções fazem parte “Me Va, Me Va”, “Essa Mulher”, “Hey”, “Quijote”, “Ni Te Tengo, Ni Te Olvido”, “Momento”, “Soy un Truhán, Soy un Señor”, “Amor, Amor, Amor”, “Por El Amor De Una Mujer”, “Que no se Rompa la Noche” e ainda um medley, com “Baila Morena”, “Begin the Beguine” e “Bamboleo”.

O início do espetáculo, desta sexta-feira, que conta com entrada gratuita, está marcado para as 21h30.

Corrida do 4º Memorial José Tello Barradas este sábado à tarde em Santa Eulália

É já na tarde deste sábado, 26 de abril, que a centenária Praça de Touros de Santa Eulália recebe a corrida do 4º Memorial José Tello Barradas. O evento, inicialmente marcado para o passado dia 12, foi adiado, devido ao mau tempo.

Com um cartel de luxo, formado pelos cavaleiros Luís Rouxinol, Gonçalo Fernandes, Marcos Bastinhas (na imagem), Miguel Moura, Duarte Pinto e António Prates, a expectativa de Alberto Barradas, responsável pela organização da corrida, é que o evento, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, seja “um êxito”. “Tudo fizemos para apresentar um cartel digno da antiguidade e do prestígio desta velhinha praça de Santa Eulália, creio eu que a mais antiga do distrito”, assegura. “Uma vez mais, esperamos que a adesão do público seja a habitual e que possamos passar mais uma excelente tarde de touros e de convívio, entre amigos de longa data”, acrescenta Alberto Barradas.

As pegas dos seis touros da ganadaria montemorense Gregório de Oliveira estarão a cargo dos Forcados Académicos de Elvas e Amadores de Arronches e Monforte, capitaneados, respetivamente, por Luís Machado, Manuel Cardoso e João Maria Falcão. “Tivemos a preocupação de que tanto os toureiros, como os forcados, fossem o mais possível aqui da região, que eu acho que está bem representada”, diz ainda o responsável.

Uma vez mais, as verbas angariadas com a corrida revertem em prol da Associação Humanitária de Santa Eulália que, ao longo dos últimos 18 anos, tem vindo a apoiar os mais carenciados nesta freguesia do concelho de Elvas. A bilheteira da Praça de Touros estará aberta, este sábado, desde as 10 horas até ao início da corrida.

Rádio Elvas assinala 25 de Abril com texto do projeto “Coluna dos Cravos Encarnados – Ramo da Liberdade”

No dia em que se celebram os 51 anos do 25 de Abril de 1974, a Rádio ELVAS emite a leitura de um texto sobre a história da Revolução dos Cravos, de Isalita Pereira, historiadora e autora do projeto “Coluna dos Cravos Encarnados – Ramo da Liberdade”.

Este é um projeto de investigação histórica entrelaçado com poesia, que tem como objetivo juntar “50 Cravos Jornalísticos” e oferecer o “Quadro – Ramo da Liberdade” à Casa da Cidadania em Castelo de Vide.

A leitura do texto de Isalita Pereira, por Carlos Lascas, para ouvir no podcast abaixo:

História da Revolução do 25 de Abril de 1974

Eterno Capitão Fernando José Salgueiro Maia pronunciou, poucos momentos antes de começar a escrever uma Nova Página na História de Portugal, o inesquecível discurso:

“Meus Senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados socialistas, os estados capitalistas e o estado a que isto chegou. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos! De maneira que, quem quiser vir comigo, vamos para Lisboa e acabamos com isto. Quem for voluntário, sai e forma. Quem não quiser sair, fica aqui!”

Palavras de seriedade dirigiram a Coluna Militar para um Incógnito Futuro. No fim do dia seriam Heróis da Nação ou os Familiares enfrentavam o Silêncio do Luto. Apesar de conscientes do Perigo, não desistiram de desafiar o Fado da Vida contra a Ditadura. Ao chegar a Lisboa aconteceu uma pequena cena, quase como uma última Chamada de Atenção. A Coluna Militar parou ao Sinal Encarnado: Duas Senhas lançadas e longe demais para recuarem, decidiram seguir e enfrentar no Centro da Capital e da Ditadura o seu Destino. A Noite de 24 de Abril guardava entre Vida e Morte um perigoso, mas corajoso Segredo. De Manhã Portugal enfrentou a Alvorada da Revolução. A Coragem dos Capitães de Abril e de todos, que decidiram seguir o perigoso Caminho escreveram uma Nova Histórica Era para Portugal. Aconteceram determinantes momentos, que decidiram entre Guerra e Paz. Decisões entre Ordens
Ditatoriais e Resistência Revolucionária. Capitães de Abril foram “Navegadores” ao conduzirem na direção de Lisboa. “Descobridores”, porque acreditaram que existia uma real oportunidade para um “Novo Mundo” sem Ditadura. E por fim foram
“Conquistadores” ao conquistarem a Liberdade para a República Portuguesa. Com a Fé, Esperança e Coragem dos seus Cavaleiros, Guardiães e Heróis a pequena Pérola Lusitana que se chama Portugal ofereceu à História da Humanidade a Revolução dos Cravos: Coluna Militar da Revolução à Liberdade.

Tony Carreira esta sexta-feira à noite na Feira de São Marcos

Tony Carreira é o cabeça de cartaz da Feira de São Marcos, em Alter do Chão, na noite deste feriado de 25 de abril. O início do espetáculo está marcado para as 23 horas.

A programação do certame, neste dia dedicado à comemoração da Revolução dos Cravos, começa pelas 9 horas, com as cerimónias promovidas pela Câmara Municipal.

Pelas 10 horas é feita uma recriação do “Boizinho de São Marcos”, numa organização do Rancho Folclórico “As Ceifeiras” e com a participação da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão. Pelas 17 horas, há corrida de touros.

Após o concerto de Tony Carreira, a animação prossegue, a partir da 1 horas, com Zé Pedro Sousa.

Conheça a programação completa desta sexta-feira da Feira de São Marcos: