Borba comemora 25 de Abril com programação que inclui espetáculos, fogo de artifício e sessão solene

O Município de Borba, em colaboração com as associações locais, vai comemorar os 51 anos do 25 de Abril de 1974 com um leque vasto de atividades, a ter inicio já na noite desta quinta-feira, 24 de abril.

“Vamos ter alguns espetáculos. Embora a data não coincida muito bem com o fim de semana, iremos reajustar e adaptar a programação, mas aquilo que temos de ressalvar é o grande apoio das associações para a elaboração desta programação alusiva às nossas comemorações do 25 de Abril”, começa por dizer a vereadora Sofia Dias.

As comemorações iniciam-se esta quinta-feira, às 22 horas, com “A Madrugada e o Dia Seguinte”, no Pátio dos Paços do Concelho, um espetáculo que, há uns anos, já tinha passado por Borba, mas que “o Município decidiu replicar”. Tal como no ano passado, a autarquia promove, à meia-noite, um espetáculo de “fogo de artifício na sede de concelho e nas freguesias” de Orada e Rio de Moinhos.

Já amanhã, em feriado nacional, realiza-se “uma série de atividades ao longo de todo o dia, como a Sessão Solene da Assembleia Municipal, jogos tradicionais e o lançamento de pombos”, adianta a vereadora. Às 21h30, é apresentado ao público o espetáculo “Fado Luz”, no Pátio dos Paços do Concelho.

Este ano, em parceira com a CPCJ, numa iniciativa ainda integradas nestas comemorações, será construído “Laço Azul Humano”, na segunda-feira, dia 28 de abril. “Esta é uma iniciativa que intercalamos com outra atividade, ano após ano, para que as crianças não fiquem muito maçadas. Contamos ter toda a comunidade escolar reunida em prol desta causa, que é a prevenção aos maus tratos às crianças e jovens”, conclui a autarca.

A programação completa do 25 de Abril em Borba para conhecer no cartaz abaixo:

União Europeia volta organizar mais uma edição do programa Youth4Regions

A União Europeia volta a organizar mais uma edição do Youth4Regions, um programa dirigido a estudantes e jovens jornalistas interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre o jornalismo e as políticas da União Europeia. As candidaturas para esta nona edição estão abertas até dia 7 de julho.

Os participantes selecionados terão a oportunidade de passar uma semana em Bruxelas, de 11 a 17 de outubro, onde irão receber formação prática, mentoria especializada, visitas exclusivas a instituições europeias e experiência em redações internacionais.

Este programa é aberto a jovens naturais dos Estados-Membros da UE, países vizinhos e países candidatos à adesão, e todos os custos (viagem, alojamento e alimentação) são cobertos pela Comissão Europeia. 

Este ano, as candidaturas estão abertas em três categorias: Jornalismo geral, fotojornalismo e videojornalismo.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Concertos de Luís Fialho e Fernando Pereira nas comemorações do 25 de Abril em Vila Viçosa

O Município de Vila Viçosa promove, em parceria com as Juntas de Freguesia e as associações do concelho, várias iniciativas no âmbito das comemorações dos 51 anos do 25 de Abril.

As celebrações têm início esta quinta-feira, dia 24, às 22 horas, com um concerto de Fernando Pereira, na Praça da República de Vila Viçosa. Após o momento musical, haverá espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite, com a animação musical a prosseguir, noite dentro, com DJ.

Já amanhã, a Casa do Benfica de Vila Viçosa promove uma caminhada, com saída da sua sede, às 8 horas. Sendo uma manhã dedicada ao desporto, às 9 horas, vai decorrer em simultâneo o convívio de Futebol e Basquetebol 25 de Abril, no campo de futebol da Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, e uma corrida em grupo, com partida do edifício da Câmara Municipal.

Às 15 horas realiza-se a habitual sessão solene da Assembleia Municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, seguida de arruada, às 15h45, com início na Praça da República. Para culminar as celebrações, às 17 horas, também na Praça da Republica, haverá concerto de Luís Fialho.

Além de Vila Viçosa, também as freguesias de Pardais, São Romão e Bencatel vão ter iniciativas alusivas ao 25 de Abril.

A programação completa do 25 de Abril em Borba para conhecer no cartaz abaixo:

Raquel Tavares, Kura e DJ S-Silva esta quinta-feira na Feira de São Marcos

A Feira de São Marcos prossegue esta quinta-feira, 24 de abril, em Alter do Chão.

Desta feita o cabeça de cartaz do certame, esta noite, é Raquel Tavres, que sobe ao palco da zona de espetáculos, às 23h.

Após o concerto de Sara Correia, atua Kura, pela 1h. Às 2h30, o after hours fica a cargo do Dj S-Silva .

Durante o dia são várias as iniciativas a decorrer, nomeadamente, às 10h30, na Coudelaria de Alter, o XI Concurso do Cão Serra de Aires. Às 15h, o Leilão Anual de Cavalos, também na Coudelaria de Alter, já às 18h, haverá animação de rua com “Os Cá d´Cima”. A animação continua, às 18h30, no Agroespaço, com música ao vivo, às 21h, vai ter lugar uma visita teatralizada à Casa da Medusa e às 21h30, no Agroespaço, vai se realizar a Gala Equestre Miguel da Fonseca.  

Alandroal une celebrações do 25 de Abril às festas em honra de Nossa Senhora da Boa Nova

Foto: Carlos Pimentel

O calendário voltou a aproximar as celebrações do 25 de Abril e as tradicionais festas em honra de Nossa Senhora da Boa Nova, na freguesia de Terena, às quais está associado o feriado municipal do concelho de Alandroal, sempre na segunda-feira de Pascoela.

Desta forma, o Município de Alandroal, em conjunto com a Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova e a Junta de Freguesia de Terena preparou um programa especial que concentra as atividades em Terena, em especial junto ao Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova. “Entendemos que, por uma questão de gestão de recursos e também de dinamização dos dois eventos, devíamos concentrar, este ano, como já fizemos também no passado, ambas as comemorações na vila de Terena, embora haja também atividades em Alandroal e por todo o concelho, no dia 25”, explica o presidente da Câmara, João Grilo.

O autarca adianta que os 51 anos do 25 de Abril serão assinalados, esta sexta-feira, durante a manhã, com o hastear da Bandeira Nacional, ao som da Banda do Centro Cultural de Alandroal, na sede de Concelho, assim como em todas as freguesias, e com um lanche-convívio, às 16 horas, no Jardim Público de Terena, que contará com animação musical.

Lembrando que as festividades em honra Nossa Senhora da Boa Nova, a terem lugar junto ao Santuário, em Terena, são uma das romarias “mais importantes da região”, João Grilo explica que os vários espetáculos noturnos, promovidos entre esta quinta-feira e sábado, servem “os dois propósitos”.  

De todo a programação das festas, o presidente destaca, no sábado, a atuação de musical de Buba Espinho, assim como a chegada do habitual passeio solidário de BTT, com partida do Seixal, organizado pelos Anjos. A festa, em Terena, arranca já esta quinta-feira, a partir das 22 horas, com as atuações de Magano e DJ Brat.

A programação completa do evento para conhecer no programa abaixo:

Campo Maior inicia festejos do 25 de Abril esta quinta-feira à noite na Praça da República

Em Campo Maior, as comemorações do 25 de Abril, promovidas pela Câmara Municipal, que arrancam já na noite desta quinta-feira, dia 24, procuram, uma vez mais, honrar a história dos heróis de Abril de 1974.  

Hoje, a partir das 22 horas, a Praça da República de Campo Maior terá animação musical com o Grupo de Cantares “Despertar Alentejano” e com Carlos Alfereres e Rui Teodoro. À meia-noite, é hasteada a Bandeira Nacional nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda 1.º de Dezembro.

Já amanhã, em feriado nacional, haverá arruada em vários locais do concelho, a partir das 9h30. A tradicional Sessão Solene da Assembleia Municipal está marcada para as 17 horas, na Praça da República.. Às 22 horas, no mesmo local, Jorge Goes sobe ao palco com o seu espetáculo de tributo a Julio Iglesias.

Ainda no âmbito destas comemorações, no sábado, pelas 21h30, António Sala apresenta o espetáculo de teatro musical  “O Comunicador” no Centro Cultural da vila.

Homem desaparecido na Barragem do Caia encontrado pelos bombeiros sem ferimentos

Foto: Bombeiros Voluntários de Campo Maior

Um homem de 53 anos, que havia ontem, dia 23 de abril, desaparecido na Barragem do Caia, junto ao Monte da Contenda, foi encontrado, durante a noite, após a realização de buscas, pelos Bombeiros de Campo Maior e Arronches, sem qualquer ferimento.

O alerta para o desaparecimento foi dado às 20h11, de acordo com fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, por um colega deste homem, com quem se encontrava à pesca.

Para além de buscas terrestres e subaquáticas, realizadas com o apoio da equipa de mergulho dos Bombeiros de Campo Maior, o homem foi encontrado bem, pelo que nem sequer chegou a ser conduzido ao hospital.

Para o local foram mobilizados 28 operacionais, apoiados por 11 veículos, entre Bombeiros de Campo Maior e Arronches, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Arronches e o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Campo Maior.

Distribuição de cravos e final do Torneio da Malha nas celebrações do 25 de Abril em Elvas

O Município de Elvas celebra amanhã os 51 anos do 25 de Abril de 1974 com várias iniciativas: desde logo com o hastear da Bandeira Nacional e a final do 29º Torneio da Malha “João Brioso”.

Desta vez, e contrariamente ao que aconteceu no ano passado, explica o presidente Rondão Almeida, não haverá sessão solene da Assembleia Municipal, dadas as limitações impostas, tendo em conta o aproximar de mais umas eleições. “Infelizmente, este ano, não vamos fazer aquilo que se fez no ano passado, em que a presidente da Assembleia convocou todos os elementos para uma sessão de debate sobre o 25 de Abril. Este ano não estão reunidas as condições, até porque se pode deduzir que é uma jornada de se fazer campanha e estamos um pouco limitados naquilo que vamos fazendo dia após dia”, explica o autarca. “Mas vamos terminar com aquilo que é jogo da malha, vamos ter algumas exposições alusivas ao 25 de Abril e terminamos com o almoço para todos os concorrentes que, ao longo de dois meses, que andam nesse torneio”, acrescenta Rondão Almeida.

Amanhã, as comemorações destes 51 anos da Revolução dos Cravos na cidade iniciam-se às 9 horas, com a final do 29º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso”, na Praça da República. O hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho, ao som do hino nacional, interpretado pela Banda 14 de Janeiro, está marcado para as 9h30. A partir das 9h45, serão distribuídos cravos no centro histórico.

Às 11 horas, é inaugurada, na Casa da Cultura, a exposição do JABA (Jovens Artistas de Badajoz e Alentejo), sendo que para as 18 horas está marcada a sessão de poesia “Meio Século + 1”, com os “Autores de Elvas”, na Praça 25 de Abril.

A programação prossegue ao longo do fim de semana: no sábado, com uma rota literária, por Nuno Franco Pires, e um espetáculo dos Moura Encantada; e no domingo com mais um “Percurso pelo Património”, o workshop “Tapeçaria em Tear”, a apresentação do espetáculo “Olha a Bruxa, Nicolau” da associação UMColetivo e o concerto de Páscoa do Coral Públia Hortênsia de Castro.

Município de Elvas inicia obra de requalificação de 30 fogos no bairro da Boa-Fé

A Câmara Municipal de Elvas já iniciou a requalificação de 30 fogos no bairro da Boa-Fé, “numa empreitada que inclui também os 102 fogos e que tem um investimento previsto de quatro milhões de euros”.

A obra inclui “a impermeabilização de coberturas, substituição de caixilharias de portas e janelas, instalação de estores térmicos, paredes exteriores reforçadas, substituição de cozinhas novas e ar condicionado em todos os imóveis”, revela a autarquia.

Esta intervenção, “muito necessária para a melhoria das condições de habitabilidade destes fogos, vai de encontro à reivindicação dos residentes, para colmatar as situações existentes, como humidade nas casas, dotando-as de todas as condições na área da eficiência energética, e é apoiada por fundos comunitários”, garante a Câmara Municipal de Elvas.

Dia Mundial do Livro e 25 de Abril celebrados na Biblioteca Municipal de Elvas

O Dia Mundial do Livro e o 51° aniversário da Revolução de 25 de abril de 1974 foram assinalados ontem, 23 de abril, ao final da tarde, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

A sessão, na qual a vereadora Vitória Branco representou a Câmara Municipal, abriu com a projeção de um vídeo, com imagens registadas no Museu Militar de Elvas. O vídeo apresenta testemunhos de diversos escritores e poetas elvenses sobre o 25 de abril, aos quais se juntaram o diretor daquele espaço museológico, coronel Nuno Duarte, e o historiador e escritor espanhol Moisés Cayetano Rosado.

O segundo momento foi preenchido com a leitura de poemas e textos alusivos à Revolução dos Cravos. Os trechos poéticos foram lidos por Teresa Guerreiro, Claudina Brito e Mário Ceia, enquanto a técnica superior Leonor Calado leu uma passagem do romance “Abril”, do escritor elvense Nuno Franco Pires.

Por último, a diretora da Biblioteca Municipal, Tânia Rico, e Leonor Calado apresentaram a iniciativa de biblioterapia “Roncas e Livros”: um projeto em parceria com os escritores terrugenses César Magarreiro e António Brinquete, que nos meses de maio e junho se propõe levar os livros e a música popular aos utentes dos lares de idosos do concelho de Elvas.