Skip to content

Nossa Senhora dos Prazeres celebrada em Monforte com quatro dias de festa

As tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora dos Prazeres, em Monforte, que prometem momentos de muita animação, têm início esta sexta-feira, em feriado de 25 de abril.

Contando a romaria, desta vez, com mais um dia, revela Luís Silva, presidente da Associação Cultural e Recreativa dos Prazeres, entidade responsável pela organização do evento, a festa apresenta um cartaz de espetáculos diversificado. “No ano passado apostámos nos Raya, que foi, claramente, uma aposta ganha, e este ano quisemos também trazer uma artista espanhola, a Marta Santos, que tem tido uma grande expansão em termos de redes sociais, mas é também um nome crescente da música espanhola. Ela irá estar nas nossas festas, a 27 de abril, num dia mais focado em música espanhola. Nos restantes dias decidimos apostar em música portuguesa”, revela o responsável.

Iran Costa na sexta-feira, Siga a Farra no sábado e Jorge Gomes na segunda-feira são outros dos artistas que irão subir a palco. Do cartaz de espetáculos fazem ainda parte várias artistas locais: Os Contramão, Ojos Gitanos, Bellota Trompetera e Os da Boina. Pela primeira vez, as noites encerram ao som de Djs: “vamos ter discoteca, este ano, todas as noites, até 27 de abril, para conseguirmos ter uma festa mais prolongada”.

A festa, que nunca deixa de lado a componente mais religiosa, inclui eucaristia, no domingo, e missa solene e procissão, na segunda-feira de Pascoela. “Este é o foco das nossas festas, porque elas surgem em honra de Nossa Senhora dos Prazeres. Temos vindo a fazer um investimento crescente na própria capela e a tentar, de alguma forma, melhorar as condições da igreja e temos ambição de colocar o chão, daí também termos uma aposta maior em termos de música, para conseguirmos chamar mais pessoas às nossas festas”, explica Luís Silva.

Desde o ano passado, as festas, que contam com entradas livres, realizam-se numa tenda nas traseiras da antiga escola primária, o atual Centro de Convívio de Prazeres. Estas festas, garante ainda Luís Silva, só são possíveis graças ao apoio fundamental, sobretudo, da Câmara Municipal de Monforte. “O Município é o grande impulsionador destas festas, que marcam o feriado municipal e que acabam por conseguir juntar pessoas de todo o concelho, porque há aqui uma tradição familiar muito associada às nossas festas”, diz ainda o responsável, adiantando que a associação conta também com os apoios da Junta de Freguesia de Monforte, assim como de muitos comerciantes do concelho.

Três garraiadas e a tradicional prova de caça St. Humberto são outros dos ingredientes destas festas, a que se junta ainda a romaria, que parte, na segunda-feira, pelas 9 horas, do Largo do Mercado, em Monforte, em direção aos Prazeres. Após a procissão, o Município de Monforte oferece o almoço (sopa de grão e porco assado no espeto) a todos os presentes.

Compartilhe este artigo: