O Grupo Nabeiro-Delta Cafés inaugura na quinta-feira, dia 24 de abril, um novo espaço de contact center, na Travessa dos Combatentes da Grande Guerra, em Campo Maior.
A inauguração do espaço está marcada para o meio-dia. A cerimónia conta com as presenças do Chairman do Grupo Nabeiro-Deltas Cafés, João Manuel Nabeiro e do CEO, Rui Miguel Nabeiro, assim como do presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha.
Na sequência da morte do Papa Francisco, ontem, aos 88 anos, a irmã Maria de Fátima Magalhães esteve esta terça-feira, 22 de abril, em entrevista na Rádio ELVAS.
Recordando a vida do líder da “simplicidade” da Igreja Católica, Maria de Fátima Magalhães lembra o Papa como aquele que, depois de março de 2013, iniciou uma nova era no Vaticano. Destacando a sua humildade e o seu percurso de proximidade ao mundo, durante esta entrevista, a irmã recorda como Jorge Bergoglio conseguiu abrir a Igreja a “todos, todos, todos”, expressão que ficou imortalizada aquando da sua vinda a Portugal, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.
O futuro da Igreja, após o desaparecimento do Papa Francisco, é outro dos temas abordados nesta entrevista.
A DECO criou, com outras 16 organizações europeias, a ferramenta LifestyleTest para ajudar os consumidores a conhecer a sua pegada de carbono e a refletir sobre os seus hábitos de consumo. Até ao presente, 10.216 portugueses já realizam o LifestyleTest e apresentam uma pegada de carbono média de 8.870 kgCO por pessoa e por ano.
Hoje, 22 de abril, comemora-se o Dia da Terra, sendo que nunca foi tão urgente cuidar do nosso planeta e os dados recolhidos pela ferramenta LIFESTYLE revelam precisamente esta realidade, garante a DECO.
“Sabemos que as nossas escolhas alimentares, o modo como nos deslocamos, as compras que fazemos e a utilização da energia em casa têm um impacte no planeta e ditam o valor da nossa pegada de carbono. Para combatermos as alterações climáticas e garantirmos que a temperatura não excede um aumento superior a 1,5ºC até 2030, a pegada média dos cidadãos deveria ser de 2.500 kgCO2e por pessoa, por ano. Porém, a pegada dos portugueses é de 8.870 kgCO2e por pessoa, por ano”, revela a Associação para a Defesa do Consumidor.
Mais de 10 mil portugueses já usaram esta calculadora e os resultados apurados pela DECO permitem concluir que a área dos transportes apresenta a pegada de carbono mais elevada com uma emissão de 4.556 kgCO2e por pessoa, por ano. Para se avaliar o impacte ambiental nesta área, os cidadãos respondem sobre os kms que fazem, por semana, de carro ou de transportes públicos, quantas horas caminham ou andam de bicicleta, incluindo-se também o número de horas de viagens de avião por ano.
A alimentação é a segunda área com uma pegada no valor de 2.384 kgCO2e por pessoa, por ano. “Os cidadãos podem avaliar o seu consumo de carne, em especial bovina, podendo ter ainda uma melhor perceção sobre a pegada de carbono do consumo de queijos e lacticínios, de chá ou café (desde que importados) e as bebidas alcoólicas. Também permite contabilizar a pegada de carbono associada às refeições fora de casa ou entregues ao domicílio”.
Em terceiro lugar encontra-se a área das compras, com uma pegada de 1.170 kgCO2e por pessoa, por ano. “Aqui avalia-se o consumo individual a partir do consumo médio dos portugueses no que respeita ao vestuário, calçado e lazer, tendo por base um consumo médio no valor de 270 euros. Ainda é possível saber se os cidadãos escolhem comprar roupa em 2.ª mão ou equipamentos eletrónicos recondicionados”.
Por fim, a área da casa é aquela que apresenta “uma pegada mais reduzida, com uma emissão de 761 kgCO2e por pessoa, por ano. Sobre a casa os cidadãos são questionados sobre a tipologia da sua casa e ano de construção associando ao consumo de energia. O consumo de água também é tido em conta para este cálculo da pegada carbónica”.
A DECO acredita que o LIFESTYLE “pode ajudar os cidadãos que querem adotar um estilo de vida positivo e sustentável a passar da consciência ambiental ao combate real das alterações climáticas”.
“Visite o PSLifestyle e experimente já a ferramenta. Junte-se aos mais de 10 mil cidadãos que conhecem a sua pegada de carbono”, diz ainda a DECO.
As tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora dos Prazeres, em Monforte, que prometem momentos de muita animação, têm início esta sexta-feira, em feriado de 25 de abril.
Contando a romaria, desta vez, com mais um dia, revela Luís Silva, presidente da Associação Cultural e Recreativa dos Prazeres, entidade responsável pela organização do evento, a festa apresenta um cartaz de espetáculos diversificado. “No ano passado apostámos nos Raya, que foi, claramente, uma aposta ganha, e este ano quisemos também trazer uma artista espanhola, a Marta Santos, que tem tido uma grande expansão em termos de redes sociais, mas é também um nome crescente da música espanhola. Ela irá estar nas nossas festas, a 27 de abril, num dia mais focado em música espanhola. Nos restantes dias decidimos apostar em música portuguesa”, revela o responsável.
Iran Costa na sexta-feira, Siga a Farra no sábado e Jorge Gomes na segunda-feira são outros dos artistas que irão subir a palco. Do cartaz de espetáculos fazem ainda parte várias artistas locais: Os Contramão, Ojos Gitanos, Bellota Trompetera e Os da Boina. Pela primeira vez, as noites encerram ao som de Djs: “vamos ter discoteca, este ano, todas as noites, até 27 de abril, para conseguirmos ter uma festa mais prolongada”.
A festa, que nunca deixa de lado a componente mais religiosa, inclui eucaristia, no domingo, e missa solene e procissão, na segunda-feira de Pascoela. “Este é o foco das nossas festas, porque elas surgem em honra de Nossa Senhora dos Prazeres. Temos vindo a fazer um investimento crescente na própria capela e a tentar, de alguma forma, melhorar as condições da igreja e temos ambição de colocar o chão, daí também termos uma aposta maior em termos de música, para conseguirmos chamar mais pessoas às nossas festas”, explica Luís Silva.
Desde o ano passado, as festas, que contam com entradas livres, realizam-se numa tenda nas traseiras da antiga escola primária, o atual Centro de Convívio de Prazeres. Estas festas, garante ainda Luís Silva, só são possíveis graças ao apoio fundamental, sobretudo, da Câmara Municipal de Monforte. “O Município é o grande impulsionador destas festas, que marcam o feriado municipal e que acabam por conseguir juntar pessoas de todo o concelho, porque há aqui uma tradição familiar muito associada às nossas festas”, diz ainda o responsável, adiantando que a associação conta também com os apoios da Junta de Freguesia de Monforte, assim como de muitos comerciantes do concelho.
Três garraiadas e a tradicional prova de caça St. Humberto são outros dos ingredientes destas festas, a que se junta ainda a romaria, que parte, na segunda-feira, pelas 9 horas, do Largo do Mercado, em Monforte, em direção aos Prazeres. Após a procissão, o Município de Monforte oferece o almoço (sopa de grão e porco assado no espeto) a todos os presentes.
Com vista a honrar a história dos heróis de 25 de abril de 1974, o Município de Campo Maior promove um conjunto de iniciativas, entre quinta-feira e sábado, ainda que a habitual Sessão Solene Extraordinária da Assembleia Municipal poderá não vir, desta feita, a realizar-se.
As comemorações na vila, como revela o presidente da Câmara, Luís Rosinha, têm início logo na noite de quinta-feira, 24 de abril. “Serão umas comemorações ditas tradicionais, naquilo que seja a noite do 24 e o dia do 25, com alguns espetáculos pelo meio, mas ainda estamos a avaliar a hipótese de fazermos aqui alguma sessão solene”, revela.
“Parece-me a mim que, dentro daquilo que são as limitações impostas pela Comissão Nacional de Eleições, a sessão solene poderá não vir viável, mas cá estamos. Continuamos a marcar o 25 de Abril como é nossa obrigação e a honrar a história destes heróis que em 24 de abril de 1974 decidiram investir e em 25 de abril conquistar”, remata Luís Rosinha.
A partir das 22 horas, na quinta-feira, 24 de abril, a Praça da República de Campo Maior terá animação musical com o Grupo de Cantares “Despertar Alentejano” e com Carlos Alfereres e Rui Teodoro. À meia-noite, é hasteada a Bandeira nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda 1.º de Dezembro.
Já na sexta-feira, dia 25, haverá arruada em vários locais do concelho, a partir das 9h30. A Sessão Solene da Assembleia Municipal, a acontecer, está marcada para as 17 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Às 22 horas, na Praça da República, o elvense Jorge Goes sobe ao palco com o seu espetáculo de tributo a Julio Iglesias.
No sábado à noite, ainda no âmbito destas comemorações, António Sala apresenta no Centro Cultural da vila o espetáculo de teatro musical “O Comunicador”.
A GNR registou, nas últimas 24 horas, mais uma vítima mortal, nas estradas portuguesas, aumentando para cinco o número de mortos nos 2.322 acidentes desde o início da Operação “Páscoa 2025”, que arrancou a 11 de abril.
Durante a operação, que chegou esta segunda-feira, 21 de abril, ao fim, de acordo com o balanço final com dados provisórios divulgados hoje pela GNR em comunicado, foram registados 50 feridos graves e 649 ligeiros.
Face à operação do ano passado, realizada entre 25 de março e 1 de abril, a GNR registou mais acidentes, mais mortes e mais feridos. No ano passado foram reportados 1.951 acidentes, quatro vítimas mortais, 23 feridos graves e 517 ligeiros.
No decorrer da operação, a GNR fiscalizou 77.127 condutores, dos quais 715 conduziam com excesso de álcool. Destes, 441 foram detidos por terem uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 233 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.
Das 13.401 contraordenações registadas, a GNR destaca 3.705 por excesso de velocidade, 274 por excesso de álcool, 338 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC), 397 por uso indevido do telemóvel, 1.860 por falta de inspeção periódica obrigatória e 590 por falta de seguro.
No âmbito da criminalidade geral, a GNR deteve 45 pessoas por tráfico de estupefacientes, 16 por posse ilegal de armas ou armas proibidas e 32 por furto e roubo.
Quanto às apreensões mais relevantes, a GNR destaca 61.258 doses de haxixe, 2.812 doses de canábis, 4.332 doses de cocaína, 67 doses de heroína, 82.800 doses de MDMA, 106 armas e 50 veículos.
Elvas começa a celebrar o 25 de Abril já esta quarta-feira, dia 23, com o lançamento do vídeo “25 de Abril – Turismo Literário” e o início do projeto “Roncas e Poesia”. A sessão, integrada nas comemorações do Dia do Livro, tem início às 19 horas, na Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo.
Já na quinta-feira, dia 24, pelas 18 horas, há novo concerto do ciclo “Música Encanta o Património”, com o Ensamble de Violoncelos ESART, no Hotel Vila Galé Collection Elvas.
No feriado de sexta-feira, as comemorações iniciam-se às 9 horas, com a final do 29º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso”, na Praça da República. Segue-se o hastear das Bandeiras, ao som da Banda 14 de Janeiro, nos Paços do Concelho, meia hora depois. A partir das 9h45, serão distribuídos cravos no centro histórico.
Às 11 horas, é inaugurada, na Casa da Cultura, a exposição do JABA (Jovens Artistas de Badajoz e Alentejo), sendo que para as 18 horas está marcada a sessão de poesia “Meio Século + 1”, com os “Autores de Elvas”, na Praça 25 de Abril.
A programação promovida pela Câmara Municipal de Elvas, no âmbito destes 51 anos da Revolução dos Cravos, prossegue durante o fim de semana: no sábado, com uma rota literária, por Nuno Franco Pires, e um espetáculo dos Moura Encantada; e no domingo com mais um “Percurso pelo Património”, o workshop “Tapeçaria em Tear”, a apresentação do espetáculo “Olha a Bruxa Nicolau” da associação UMColetivo, e o concerto de Páscoa do Coral Públia Hortênsia de Castro.