Depois de requalificada, Capela da Ajuda acolhe tradicional eucaristia e procissão

Depois de uma requalificação total na Capela da Ajuda, finalizada este ano, realizou-se a tradicional Eucaristia seguida de Procissão, neste espaço religioso, ao final da tarde desta segunda-feira, dia 21 de abril, no âmbito das comemorações da Semana Santa, após a tradicional romaria junto à Ermida.

Com as obras finalizadas neste local eclesiástico, Joaquim Amante, presidente da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, assegura que este espaço “merece ter mais atividades, dai dinamizar e trazer mais eventos para a capela”

Após três anos de intervenções foi recuperada na totalidade “a cobertura, levando tetos novos. Foi ainda feita a recuperação do interior, de todas as habitações, e, neste âmbito, foram criadas duas salas: uma de reuniões e outra de convívio” garante Joaquim Amante.

Já o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, deixa a sua palavra de agradecimento a Joaquim Amante que conseguiu proceder “à renovação total desta capela, ao ponto de a população estar assistir à missa e seguida da tradicional procissão”.  

Por outro lado, o padre Ricardo Lameira, destaca a importância da romaria da Ajuda nesta época Pascoal e na história católica. “A romaria da Ajuda vai fazer-nos beber as fontes da arquidiocese, à devoção que foi espalhada nesta região pelos beneditinos, que é a festa de Nossa Senhora da Consolação, dos Prazeres e da Alegria, ou seja, é uma devoção que nasce da fé de que Jesus depois de ressuscitado, a primeira pessoa que apareceu, foi Nossa Senhora”.

Ricardo Lameira garante que esta capela tem “um significado especial”, em primeiro lugar “marca a união entre dois povos”, em segundo lugar o espaço que a envolve “ajuda sempre a meditar e a refletir”, e por outro lado, “protege da realidade que é o local à noite”. “Por estar requalificada e sendo muito visitada, conseguimos afastar daqui aquilo queremos que venha para aqui para fugir dos nossos olhos”, explica.  

Quando questionado sobre a eventualidade de serem realizadas outro tipo de cerimónias e atividades, Ricardo Lameira considera “ser possível”, tendo convidado “outros grupos e movimentos a terem aqui as suas atividades”, para além disso, “estando ao culto, a igreja, pode ter aqui outro tipo de cerimónias, como casamentos e batizados”.

Corte no abastecimento de água no Bairro de Santa Luzia esta terça-feira

Esta terça-feira, dia 22 de abril, a Aquaelvas irá proceder a um corte no abastecimento de água no Bairro de Santa Luzia. O corte está previsto para o período entre as 9 e as 15 horas.

Esta interrupção, de acordo com a Aquaelvas, deve-se à necessidade de reparação de uma avaria. “Pedimos desculpa pelos possíveis transtornos causados”, diz ainda a empresa.

Deejay Rifox, Vado Mas Ki As e Shannon Booth na Semana Académica de Portalegre

O Instituto Politécnico de Portalegre celebra a sua Semana Académica entre esta terça-feira, 22 de abril, e sábado, dia 26, no estacionamento da NERPOR, numa organização da Associação Académica.

Os maiores destaques da programação do evento vão para os espetáculos de Deejay Rifox, na quinta-feira, 24 de abril, Vado Mas Ki As, na sexta-feira, dia 25, e DJ Shannon Booth, no sábado, dia 26.

Um dos momentos mais aguardados desta Semana Académica está marcado para sábado, com a tradicional Bênção das Pastas e a Queima das Fitas, no Estádio Eduardo de Sousa Lima, com entrada gratuita no recinto neste dia.

Concerto de Páscoa do Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas no domingo na Igreja da Boa-Fé

O Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas promove o seu tradicional concerto de Páscoa no próximo domingo, dia 27 de abril, na Igreja do Senhor Jesus da Boa-Fé.

O início do espetáculo, que tem como mote os “50 anos de Jubileu”, está marcado para as 18 horas.

Na organização deste concerto, a Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro conta com o apoio da Paróquia do Senhor da Boa-Fé e da Câmara Municipal de Elvas.

Elvas: obra de requalificação do parque subterrâneo tem início esta terça-feira

A Câmara Municipal de Elvas vai iniciar a intervenção no Parque Subterrâneo, no âmbito da modernização e requalificação desta infraestrutura municipal, já esta terça-feira, dia 22 de abril.

Numa primeira fase, a intervenção inclui pinturas e arranjos em todo o parque, com especial destaque para a remodelação total das instalações sanitárias. Numa segunda fase será alvo de melhorias ao nível modernização, destacando-se o novo sistema de controlo de acessos.

A obra vai realizar-se piso a piso, surgindo por isso, naturalmente, ao longo do período de intervenção alguns constrangimentos e impedimentos ao nível do estacionamento e circulação no interior do parque.

“Assim sendo, e tendo em conta a extrema necessidade da realização desta obra de requalificação, num investimento de centenas de milhares de euros, apelamos à compreensão dos utentes para o efeito, e solicitamos a colaboração de todos para que a obra seja realizada o mais breve possível e com o menor impacto possível para todos”, diz a Câmara Municipal.

Pilar del Río na abertura da Feira do Livro de Badajoz a 9 de maio

Pilar del Río, jornalista e escritora espanhola, mulher de José Saramago, será a oradora responsável pela abertura da 44ª edição da Feira do Livro de Badajoz, que se realiza de 9 a 18 de maio, no Paseo de San Francisco.

No evento, participam autores como Juan Gómez-Jurado, Paloma Sánchez-Garnica, Rodrigo Cortés, Beatriz Serrano, Ana Punset e Inma Rubiales.

Considerando que Pilar del Río é “uma grande embaixadora da cidade”, o vereador da Cultura do Município de Badajoz, José Antonio Casablanca, revelou, no decorrer da apresentação da feira do livro que, no evento, a mulher do Nobel da Literatura irá apresentar o seu livro “A Intuição da Ilha”, no qual relata uma série de experiências em Lanzarote, para onde mudou para viver com Saramago.

Arcebispo de Évora recorda Papa Francisco como “defensor da paz, da tolerância e do respeito pelas minorias”

O arcebispo de Évora já reagiu à morte do Papa Francisco, através de uma nota enviada às redações.

Recordando o santo padre como “defensor da paz, da tolerância e do respeito pelas minorias”, D. Francisco Senra Coelho não tem dúvidas de que “só o futuro fará ver e perceber a grandeza e dimensão visionária deste Papa, quer para a Igreja quer para a Humanidade”.

Na referida nota, o arcebispo de Évora recorda também as duas visitas de Francisco a Portugal: 13 de maio de 2017 e em agosto de 2023, por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude.

A nota de D. Francisco Senra Coelho sobre “a partida do Papa Francisco para a casa do Pai” para ler na íntegra:

“O povo santo de Deus que peregrina em terras alentejanas e ribatejanas que formam a Arquidiocese de Évora, com o seu presbitério, diáconos, consagrados, Instituto Superior de Teologia de Évora e seminários louvam a Deus pelo imenso dom que foi para a Igreja e para o Mundo o nosso amado Papa Francisco.

Ao darmos graças a Deus pelo dom da sua vida e do seu ministério, salientamos a sua coragem e a sua fortaleza em anunciar profeticamente caminhos novos para aconstrução de uma nova Humanidade e para a renovação da Igreja, orientada pelo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Defensor da paz, da tolerância e do respeito pelas minorias; sempre presente e junto dos mais pobres, excluídos e sofridos, pela sua proximidade e atenção no pormenor; no seu amplo olhar para a Casa Comum, guiando-nos pelos caminhos da ecologia integral que publicações como a Encíclica Laudato Si’ e a Exortação Apostólica Laudate Deum fazem da Igreja paladino da ecologia integral; a oferta da compaixão e da misericórdia de Deus a toda a Humanidade sem excluídos e privilegiados da graça de Deus; a sua corajosa reforma e atualização da Cúria romana e os seus constantes apelos ao perdão mundial das dívidas dos países pobres e as equitativas amnistias nacionais aos presidiários de quem se manteve sempre próximo e com quem construiu uma relação muito próxima e muito específica na história dos Papas. A sobriedade destas constatações desenha já o perfil da grandeza profética do pontificado do Papa Francisco.

Percebemos que a grandeza da sua coerência e pensamento ainda não são por nós plenamente compreendidos a atingidos na sua totalidade. Só o futuro fará ver e perceber a grandeza e dimensão visionária deste Papa, quer para a Igreja quer para a Humanidade.

A estreiteza do tempo presente limita-nos ainda a entender toda a grandeza do seu pontificado. Só o horizonte alargado do futuro nos fará compreender o alcance e o dom que significa para a Igreja e para a Humanidade o Papa Francisco. Por isso, a nossa gratidão, a nossa homenagem, o nosso obrigado e o nosso sufrágio.

Rendemos-lhe homenagem de filhos que perceberam quão grande foi o seu sofrimento para renovar e evangelizar a Igreja, nomeadamente procurando sarar feridas abertas, cicatrizes mal curadas e traumas que permanecem na História. O Papa Francisco nunca esteve só, porque o Espírito Santo conduziu-o, a Mãe da Igreja defendeu-o e muitos cristãos envolveram-no. Momentos houve, porém, em que forças totalitárias tudo fizeram para o deter. A sua tenacidade e o seu amor incondicional na luta pela reforma da Igreja merecem de todos nós um compromisso de continuarmos na fidelidade ao seu genuíno pensamento, sem cedências a qualquer tipo de manipulação e pretensão de pensamento único.

Como não recordar com gratidão as suas duas visitas a Portugal. A 13 de maio de 2017 proclamou ao Mundo a certeza que não está só: “Temos Mãe! Temos Mãe!”. De 1 a 6 de agosto de 2023 fez de Portugal a primavera da Igreja através das Jornadas Mundiais da Juventude. Com que beleza, com que proximidade… sem dúvida que a espantosa manifestação de dois milhões de jovens nas Jornadas Mundiais da Juventude teve como centro a profecia da dádiva da vida do Papa Francisco, que os jovens souberam intuir e exaltar como património da Humanidade.

A Arquidiocese de Évora ajoelha e reza por intercessão da sua celestial Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, pelo eterno descanso do Papa Francisco na glória de Deus.”

Caçadores de Santa Eulália reunidos em almoço de Páscoa

A Associação de Caçadores de Santa Eulália promoveu, no passado sábado, 19 de abril, o seu tradicional almoço da Páscoa.

O convívio contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida. Estiveram também presentes António Mansos e José Chícharo, do executivo da Junta de Freguesia de Santa Eulália.

McDonald’s Beja reabre totalmente renovado

O restaurante McDonald’s Beja, localizado na Av. Fialho de Almeida, já reabriu após um período de sete semanas de obra que incluiu a renovação integral do espaço,

Esta remodelação profunda abrange todas as áreas do restaurante, inaugurado em 2002, e insere-se na estratégia da marca de modernização contínua dos seus espaços e em proporcionar a melhor experiência aos consumidores através de espaços modernos, com decoração contemporânea e as mais recentes inovações tecnológicas e de serviço.

O renovado McDonald’s Beja, do mesmo franquiado do de Elvas, Ricardo Nuno, destaca-se pela nova decoração extremamente moderna e com um design arrojado, com áreas amplas e modulares. O espaço inclui ainda as mais recentes tecnologias disponíveis ao serviço dos clientes, como os quiosques multimédia, que permitem realizar e pagar o pedido autonomamente, o Menuboard Digital, tomadas USB e carregadores wireless.  Também as áreas de serviço dos clientes foram alvo de total remodelação.

As melhorias estendem-se também às zonas internas destinadas às equipas – balneários e casas de banho – que foram totalmente renovadas, criando ainda melhores condições de trabalho.

Uma das principais novidades está no McDrive, que conta agora com duas pistas de acesso e de tomada de pedido, um novíssimo sistema de Fast Forward com 2 janelas de entrega e uma zona exclusiva para pedidos de Delivery, optimizando e permitindo um atendimento ainda mais rápido e uma maior conveniência aos clientes, parceiros e colaboradores.

O McDonald’s Beja tem capacidade para 136 lugares sentados na sala e 80 na esplanada, que conta também com o habitual Playplace para os maios novos. O parque de estacionamento privativo inclui lugares especificamente dedicados a pessoas com mobilidade condicionada (2 lugares), a veículos elétricos (1 lugares com ponto de carregamento rápido) e dedicados aos Pedidos Mobile (2 lugares) – o serviço da McDonald’s que permite fazer pedidos na App e recolher no parque de estacionamento ou no restaurante. O restaurante dispõe ainda de serviço McDelivery com os parceiros Uber Eats e Glovo.

Numa aposta na sustentabilidade, e no sentido de incentivar praticas de separação mais seletiva de resíduos junto de clientes e equipas, o restaurante McDonald’s Beja apresenta também novos ecopontos, equipados para a separação de resíduos orgânicos, líquidos, papel/cartão, plástico/metal e resíduos indiferenciados, promovendo, assim, o seu respetivo encaminhamento para a reciclagem.

O horário de funcionamento do restaurante McDonald’s Beja mantém-se das 08h às 02h, com abertura 24h durante o período da Ovibeja (30 de abril a 04 de maio).

“Estamos muito entusiasmados com o resultado da remodelação do Restaurante McDonald’s Beja e poder proporcionar aos nossos clientes e colaboradores um restaurante totalmente renovado, não só ao nível do design e decoração, como das mais recentes tecnologias e inovações da McDonald’s. O McDonald’s Beja acompanha a memória coletiva da comunidade local há mais de 20 anos e é assim que queremos continuar a fazer parte da nossa comunidade”, refere Ricardo Nuno.

Ambiente em FM: Polinizadores em Portugal correm várias ameaças e desafios

Segundo uma crónica da série “Guardiões das Flores” procedente da parceria entre a revista Wilder e o projeto PolinizAÇÃO, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, os polinizadores em Portugal correm várias ameaças e desafios.

Os polinizadores, como abelhas, borboletas e outros insetos, são responsáveis pela reprodução de muitas plantas, incluindo culturas agrícolas que garantem a produção de frutos e sementes. Sem a sua ação, a biodiversidade estaria gravemente ameaçada e a produção de alimentos sofreria uma redução significativa, afetando a segurança alimentar e a economia.

No entanto, estes insetos enfrentam múltiplos desafios, entre os quais: aperda e fragmentação de habitat; uso excessivo de pesticidas; alterações climáticas e introdução de espécies invasoras.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Ajuda foi palco da nona e penúltima jornada do Torneio da Malha “João Brioso”

A nona e penúltima jornada do 29° Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” realizou-se durante a tarde do passado sábado, 19 de abril, no sítio da Ajuda.

A contagem correspondente à freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso foi ganha em seniores masculinos por José Branca, de São Brás e São Lourenço, com seis derrubes.

As restantes três categorias em prova tiveram vencedores da freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova: Célia Carvalho nas senhoras com um derrube, António Conceição em veteranos com cinco e Vitória Conceição em “sub-13” com dois.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, e o executivo da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, liderado por Joaquim Amante, participaram na entrega de prémios e no lanche-convívio que se lhe seguiu.

A edição 2025 do Torneio da Malha chega ao fim no feriado da próxima sexta-feira, 25 de abril, com a décima jornada a arrancar às 9 horas na Praça da República.

Centenária Feira de São Marcos de regresso a Alter do Chão para promover o melhor do concelho

Tony Carreira, Sara Correia, D.A.M.A. e Nininho Vaz Maia são os cabeça de cartaz de mais uma edição da centenária Feira de São Marcos, que está de regresso a Alter do Chão de 23 a 27 de abril.

Com um “investimento forte” no evento, a Câmara Municipal, garante o presidente, Francisco Miranda, procura contribuir para “o progresso e desenvolvimento económico” do concelho, ao mesmo tempo em que se divulga “tudo o que de melhor” existe em Alter do Chão, ao nível da “gastronomia, das tradições e dos produtos endógenos”.

“É um evento de longas tradições”, lembra o autarca, que está, desde logo, associado à Coudelaria de Alter. “No dia 24 de abril temos o habitual leilão de cavalos, que traz muitos turistas e muitos portugueses a Alter”, assegura. “Queremos que a Feira de Marcos seja, também este ano, o evento de maior relevância em Alter e que possa correr bem, sempre com um objetivo prioritário: o desenvolvimento económico da nossa terra e da nossa região”, acrescenta.  

A aposta no cartaz de espetáculos, que todos os anos tem vindo a conhecer um crescimento, diz o autarca, é sempre feita a pensar na atração de ainda mais pessoas ao certame. “Com este dinamismo que a Câmara tem, queremos que toda a hotelaria, restauração e todos os nossos empresários possam beneficiar e ter um período áureo durante o ano, em que se destaca Alter no nosso distrito e no nosso país”, remata Francisco Miranda.

Na primeira noite do evento a animação musical vai estar a cargo de Nininho Vaz Maia. Seguem-se, no dia 24, os espetáculos de Sara Correia e Kura. Na noite do feriado de 25 de abril, será Tony Carreira e Zé Pedro Sousa quem sobe ao palco. No dia 26, os Bandidos do Cante juntam-se aos D.A.M.A, com Insert Coin a encerrar a noite. Aos espetáculos, como acontece todos os anos, juntam-se, entre outros, a comercialização de produtos locais, atividades equestres e exposições de artesanato.

Junta de Freguesia vai dar nova vida ao Parque Infantil da Expectação com obra de mais de 55 mil euros

A Junta de Nossa Senhora da Expectação vai fazer um forte investimento na reabilitação do Parque Infantil do Complexo Desportivo e Recreativo daquela freguesia do concelho de Campo Maior.

Considerando que as crianças precisam de ter ali um espaço “atrativo”, para que dele possam usufruir nas “melhores condições”, o presidente Hugo Milton revela que o executivo da junta já aceitou um orçamento para a realização da intervenção, neste último ano de mandato. “Às vezes pensamos que quatro anos são suficientes, mas não são, porque o tempo vai passando e quando se trata de  papéis leva tudo muito tempo”, começa por dizer. “Se aquilo continua degradado, ninguém ali vai”, acrescenta.

“Neste momento, o espaço não está bem aproveitado, no meu ponto de vista, porque tem os brinquedos muito dispersos e vou acabar com areia, que era uma atração para os gatos”, adianta Hugo Milton, que explica que a areia será trocada por relva sintéctica. O espaço virá a ser dividido em duas parte: uma com um campo de vólei, “que também poderá ser usado com os pés como se fosse futebol de praia, mas em relva”; e outra com “um brinquedo novo, uma nova atração, algo diferente do que está lá instalado agora”.

Em causa está um investimento de cerca de 56 mil euros. O início da obra está previsto para maio, tendo a duração máxima de dois meses.

Morreu o Papa Francisco

Morreu o Papa Francisco, aos 88 anos.

O Vaticano anunciou esta segunda-feira, 21 de abril, o falecimento de Jorge Mario Bergoglio, o bispo argentino que nunca sonhou ser o líder da Igreja Católica.

Ainda ontem, em Domingo de Páscoa, o sumo pontífice havia aparecido na janela da basílica de São Pedro para a bênção Urbi et Orbi, numa altura em que recuperava de uma infeção respiratória.

O Papa tinha tido alta hospitalar a 23 de março, depois de ter estado internado 38 dias, devido a uma pneumonia bilateral. Por estar ainda em convalescença, não participou nos ritos da Semana Santa.

Câmara de Elvas cria melhores condições para animais aos cuidados do CROA

A Câmara Municipal de Elvas concluiu, recentemente, a obra de ampliação e requalificação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROA).

Com boxes maiores, para dar outras condições aos animais aos cuidados do centro, a intervenção incluiu também a criação de novas salas para a prestação de cuidados, bem como de espaços para proteção sanitária.

De acordo com o presidente da Câmara, Rondão Almeida, em causa está um investimento de cerca de 200 mil euros. “Tal como eu prometi, e não é por acaso que a própria associação Amigos do Animais está satisfeita, deduzo eu, a Câmara Municipal fez este investimento para criar melhores condições para os animais”, assegura o autarca.

“Neste momento, as boxes já são muito mais largas, para que os animais possam ter mais espaço. Foi também criado um espaço laboratorial, onde existem todas as condições para que o corpo clínico – e estou-me a referir tanto ao veterinário da Câmara Municipal de Elvas e aos professores veterinárias da Escola Superior de Biociências – possa servir-se dessas instalações para que possa prestar todos os cuidados clínicos aos nossos cãezinhos”, acrescenta Rondão Almeida.

O autarca garante ainda que o município tem ido sempre ao “encontro das preocupações de quem gosta dos animais”. “Trabalhando, depois de ouvir as pessoas, é ir ao encontro das suas necessidades”, remata.