Uma autocaravana despistou-se esta tarde na A6, no sentido Lisboa-Elvas, ao quilómetro 139, no concelho de Elvas, tendo resultado três feridos ligeiros, um homem de 39 anos e duas mulheres de 31 e 65 anos.
O alerta foi dado às 15h41, de acordo com o Comando Sub-Regional do Alto Alentejo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em Portalegre, tendo estado no local 21 operacionais, 10 veículos dos Bombeiros de Borba e Elvas, a SIV (Suporte Imediato de Vida) de Estremoz, a GNR e a Brisa.
Os feridos foram transportados para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas e a circulação esteve condicionada durante algum tempo.
Neste dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado hoje, 18 de abril, em Elvas, por iniciativa do Município, realizou-se durante a manhã desta Sexta-Feira Santa uma visita guiada que teve por mote o segmento da Rota Literária da cidade dedicado à obra “O Hissope”, o poema herói-cómico da autoria de António Dinis da Cruz e Silva.
O percurso pelo Centro Histórico foi conduzido pelo guia-intérprete Miguel Antunes.
Amanhã, sábado 19, Miguel Antunes será também o guia da segunda visita integrada nesta comemoração local do Dia dos Monumentos e Sítios.
“O Barroco em Elvas” será o tema para o percurso, com participação gratuita e início às 10h00 na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.
No âmbito do eixo 4, atividade 19 do projeto “IUPI5GMONFORTE”, irá realizar-se, no próximo dia 22 de abril, às 17h30, no Auditório do Agrupamento de Escolas de Monforte, o workshop “Os Riscos da Navegação Online”, dinamizado pela empresa “Agarrados à Net”.
Este workshop, com o tema “Pais Digitais – Pela Parentalidade Digital Positiva”, é dirigido a todos os encarregados de educação e à restante comunidade escolar, com o objetivo de sensibilizar para os perigos da internet e promover uma parentalidade mais consciente e segura no mundo digital.
Segundo a organização, “gerir o tempo que os nossos filhos passam à frente de um ecrã pode ser complicado. Este workshop está aqui para te ajudar nessa tarefa.”
A candidatura CLDS 5G é financiada no âmbito do Portugal 2030 – programa PESSOAS 2030, pelo Fundo Social Europeu + (FSE +).
Duas visitas guiadas, realizadas por um guia da Câmara Municipal de Elvas, decorreram esta quinta-feira, no âmbito da celebração da Semana Santa.
A iniciativa, que contou com organização do Município de Elvas e o apoio das paróquias da cidade, proporcionou momentos únicos aos participantes destas visitas guiadas às Igrejas, tendo partido do Posto de Turismo.
Uma oportunidade de conhecer um pouco melhor as nossas igrejas do Centro Histórico com um guia que explicou algumas das particularidades de cada uma.
Em mensagem enviada pelo Município de Elvas, José Rondão Almeida, presidente da Câmara, deseja Boa Páscoa aos elvenses:
“Nesta época tão especial, a Câmara Municipal de Elvas deseja a todos os elvenses uma Páscoa cheia de paz, esperança e união.
A Páscoa é um tempo de renovação, de reencontro com os valores da solidariedade e do amor ao próximo. Que este momento traga serenidade aos vossos lares e fortaleça os laços que nos unem enquanto comunidade
Tendo em conta a santidade desta época, quero aproveitar para deixar uma palavra de esperança para todos e desejar que os próximos tempos continuem a trazer a estabilidade que tanta falta faz.”
O presidente da Camara de Elvas deseja “Uma Santa e Feliz Páscoa para todos!”
O plantel profissional de “O Elvas” prepara, no Algarve, a “operação” subida à Liga 3, após ter concluído a Série C do Campeonato de Portugal no 1.º lugar, com 65 pontos, novo máximo da competição.
“O Elvas” utilizou 27 jogadores na primeira fase, onde alcançou 20 vitórias, cinco empates e sofreu apenas uma derrota (fora em Coimbra, onde até jogou com apenas 9 elementos), com um registo de 41 golos marcados (melhor ataque da série) e apenas 10 sofridos, o que confere à equipa o estatuto de melhor defesa de todos os campeonatos nacionais. Só no campeonato foram 19 os jogos sem sofrer qualquer golo.
O grupo de trabalho treina neste estágio no Algarve, mais precisamente em Moncarapacho, sendo os trabalhos comandados pelo técnico Bruno Tomé, de 46 anos e natural de Elvas, um elemento da estrutura que nas últimas épocas foi responsável pelos êxitos das equipas Sub-19 e Sub-18.
Em 20023/24, Bruno Tomé ganhou tudo em Portalegre (triplete regional, com torneio de abertura, campeonato e taça), assegurando o regresso da equipa Sub-19 à II Divisão Nacional. Já na presente temporada, liderou a equipa Sub-18 ao título no regional, tendo assegurado, também, lugar na final da Taça da AF Portalegre do escalão (joga-se a 3 de maio, em Arronches, frente ao Estrela de Portalegre), com um registo notável de 19 vitórias e um empate em 20 jogos oficiais.
Pertenceu, assim, a Bruno Tomé assegurar e garantir uma tranquila transição, depois da saída de Pedro Hipólito, com o plantel de “O Elvas” focado no principal objetivo da época, a pensar no jogo com o Amora, no Campo Patalino, dia 27 de abril.
A Assessoria de Imprensa divulgou as declarações de Henrique Marques, diretor de futebol , “a equipa está muito motivada e concentrada nos desafios que temos pela frente. O trabalho está a correr muito bem, os treinos com a intensidade certa, o ideal para esta fase final de temporada. Temos seis finais pela frente e sentimos que todo o grupo está muito focado no que tem de fazer”, afirmou Henrique Marques.
No âmbito dos festejos do período da Páscoa, o Município de Borba informa que devido aos feriados nacional e municipal, a Piscina Municipal Coberta estará encerrada de 18 a 21 de abril, e o Complexo Desportivo encerrará nos dias 18, 20 e 21 de abril.
O Município de Borba agradece a compreensão de todos e pede desculpa por eventuais inconvenientes que esta situação possa vir a causar.
O lançamento do vídeo “25 de abril – Turismo Literário” e apresentação do projeto de biblioterapia “Roncas e Poesia” vão decorrer no próximo dia 23 de abril, às 19h, Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.
As iniciativas de entrada livre, assinalam o Dia Mundial do Livro.
Celebra-se hoje, 18 de abril, a Sexta-Feira Santa, data em que os cristãos lembram o julgamento, a crucificação, a morte e enterro de Jesus Cristo, através de diversos rituais religiosos.
Em Elvas, na Sé, pelas 10 horas, há Canto de Laudes, e às 16h30, a celebração litúrgica da Paixão do Senhor, com adoração da Santa Cruz. Às 21h30, da Sé, sai à rua a Procissão do Enterro do Senhor.
A Procissão do Enterro do Senhor realiza-se, igualmente, em Vila Boim, com saída, às 21 horas, da Igreja de São Francisco.
Já amanhã, 20 de abril, em Sábado Santo, na Sé de Elvas, há Canto de Laudes às 10 horas, e Vigília Pascal às 21h30. Já na Terrugem realiza-se a Vigília Pascal na Igreja de Santo António, pelas 21h30, ainda antes das Aleluias, à meia-noite.
No domingo de Páscoa, haverá missa ao meio-dia na Igreja de São Francisco, em Vila Boim, e às 18 horas, na Sé de Elvas.
A Feira do Queijo está de regresso a Rio de Moinhos, no concelho de Borba, para mais uma edição, a ter lugar entre sexta-feira e domingo, de 18 a 20 de abril na Tenda Multiusos de Rio de Moinhos. Tendo como foco principal a promoção deste produto endógeno feito nesta freguesia ainda de forma tradicional, este certame conta com produtos regionais de excelência, com 25 expositores no total, muita animação musical e uma diversidade de atividades para todos os gostos e idades.
Tal como manda a tradição, e a pedido dos sete queijeiros presentes na tenda multiusos, esta feira continua a decorrer no fim de semana da Páscoa, o que faz com que estejam abertas as portas para três dias de muita animação, quer a nível musical, quer a nível de eventos a decorrer em paralelo com este certame, sempre como tema forte da promoção do queijo de Rio de Moinhos, em associação com tudo o que Borba tem de para oferecer aos seus visitantes.
Esta sexta-feira, 18 de abril, fica marcada pela sessão de abertura que contou com o discurso do presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo e do presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, João Lopes. Para António Anselmo, este evento traduz-se “na promoção desta freguesia através daquilo que produz e da sua qualidade, o que é fundamental para o desenvolvimento deste tipo de produtos que são um cartão de visita do concelho de Borba”. Destacando ainda “a forma artesanal no seio familiar como este queijo é produzido, em que cada produtor tem a sua especificidade de queijo, o que torna Rio de Moinhos um local conhecido pelos seus queijos de grande qualidade”.
Para João Lopes, esta feira traduz-se “numa satisfação por parte dos produtores, onde têm o espaço para expor e promover os seus produtos, tal como os próprios habitantes e comerciantes também, pois traz movimento e turismo a esta freguesia, ajudando no desenvolvimento da economia local”.
A Cidade do Vinho 2025 também está presente com stand próprio onde decorrerão apresentações e degustações de vinhos do Território da Serra d’Ossa (com os vinhos: “Courelas da Torre”, BioManelicos e Adega de Borba).
Ainda hoje está agendado a partir das 15h30, uma sessão de dança jovem com os Grupos: Flash Dance, Juvendance, Nadirash e Magic Kids e depois Cante Alentejano a partir das 17h00, com os Garridos e Ferrenhas d’Ossa e ainda o Grupo Chegam às Tantas de Arraiolos.
Já à noite, às 21h está marcada a Procissão do Enterro do Senhor, e às 22h30 o espetáculo musical com os Cantadores, seguindo-se a noite jovem a partir das 00h00 animada pela Comissão de Festas do Grupo Recreativo e Cultural de Festas de S. Tiago Rio de Moinhos.
Cada consumidor português, em média, gasta cerca de 190 litros de água por dia. Segundo a ONU, um consumidor, por dia, consegue corresponder às suas necessidades básicas com apenas 110 litros, o que significa que estamos a gastar muito mais do que é necessário.
Embora o nosso planeta seja composto essencialmente de água, nem toda esta é de facto consumível. Apenas 2% da água disponível no mundo está própria para consumo. Enquanto consumidores, temos de repensar e agir com mais consciência no consumo de água.
Existem gestos simples que podemos adotar no nosso dia a dia para reduzir o consumo de água e por sua vez reduzir o valor a pagar. Não obstante, existem também tarifas que ajudam os consumidores a suportar estes custos, com base na verificação de alguns critérios.
Mas afinal quem pode beneficiar desta tarifa? Basicamente, estas tarifas surgiram com o objetivo de ajudar os consumidores que se encontrem em carência económica, dividindo-se nas seguintes categorias: Tarifa Familiar, que é destinada a agregados familiares com mais de quatro elementos; Tarifa Social, que destina-se a consumidores que beneficiam de alguns destes apoios: complemento solidário para idosos, do rendimento social de inserção, do subsídio social de desemprego, do 1º escalão do abono de família ou da pensão de invalidez.
Para tal, verifique junto da Segurança Social se pode beneficiar desta tarifa e comunique com a sua fornecedora do serviço de água, caso esta situação se justifique. Assim, poderá poupar mais alguns euros na sua fatura.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:
Já anteriormente fizemos eco dos números de casos de interrupção voluntária da gravidez por parte de mulheres portuguesas em Badajoz, embora os números não sejam coincidentes (em outubro último, o numero então indicado eram 439 casos e agora apenas 399), o fenómeno continua a ocorrer devido a várias dificuldades em Portugal.
Os dados oficiais do Governo espanhol, citados pelo Expresso na edição desta sexta-feria 18 de abril, apontam para 2.847 mulheres residentes em Portugal a irem a Espanha para realizar uma interrupção voluntária da gravidez (IVG), no período de 2019 a 2023.
Em 2023, o ano mais recente para o qual há registos, foram 668 — o maior número destes cinco anos. Os dados completos por regiões só existem para o ano de 2022. A maioria dirigiu-se à Comunidade Autónoma da Estremadura, vizinha do Alentejo, com 399 mulheres.
Mas, o número poderá ser maior, dado que em outubro de 2024, os dados da Clínica Guadiana Los Arcos, de Badajoz, indicavam a realização de 439 Interrupções Voluntárias de Gravidez (IVG) a mulheres portuguesas.
A Clínica Guadiana Los Arcos, de Badajoz, afirma no seu site online que é o único centro credenciado na Estremadura espanhola para realizar a interrupção da gravidez, até às 22 semanas de gestação e nos termos e pressupostos permitidos pela atual legislação espanhola, que regulamenta este direito da mulher. Desde 1992, a atividade desta clínica “tem por objetivo a defesa e o desenvolvimento dos Direitos da Saúde Sexual e Reprodutiva e apoia incondicionalmente a liberdade de decisão”, refere o site.
O jornal Público, em janeiro de 2025, reportava que o número de IVG de 2022, em Portugal, com base no Relatório de Análise dos Registos das Interrupções da Gravidez de 2022, onde mostrava que o número estava próximo dos valores de 2016, ano em que se registaram 15.881 abortos por opção da mulher. Em 2021 fora registado um número mais baixo, então nos 13.782 casos.
Fonte Jornal Expresso e Jornal Público: Exporting Abortion é uma investigação internacional de jornalistas coodenada pelo jornal Público (Espanha), em colaboração com outros média e jornalistas europeus. Os jornalistas que participaram nesta investigação são: Joana Ascensão (Portugal – Expresso), Kristina Bohmer (Eslováquia), Magdalena Chrzczonowicz (Polónia – OKO.press), Mayya Chernobylskaya (Alemanha), Nacho Calle (Espanha – Público), Maria Delaney (Irlanda – The Journal Investigates), Joanna Demarco (Malta), Armelle Desmaison (França), Emilia G. Morales (Espanha – Público), Bru Noya (Andorra), Apolena Rychlíková (Chéquia), Órla Ryan (Irlanda – The Journal Investigates), Sergio Sangiao (Espanha – Público), e Margot Smolenaars (Países Baixos).
A E-Redes vai realizar, neste ano de 2025, um conjunto de investimentos, nas redes de baixa tensão, em Elvas, num investimento estimado de 595 mil euros.
O montante do investimento inclui, não só as obras programadas, como outras que poderão surgir em resposta a novas ligações e a situações urgentes, assim como à adaptação da rede de média tensão para permitir o desenvolvimento da rede de baixa tensão.
As obras programadas contempla um novo posto de transformação, três intervenções em postos de transformação, e 14 intervenções em redes BT, dividindo-se o investimento em modernização (31%); transformação digital (10%); eletrificação e descarbonização (50%) e resiliência (10%).
A Semana Santa, em Elvas,teve ontem à noite a tradicional Procissão do Mandato (também conhecida como a procissão dos homens), organizada pela Santa Casa da Misericórdia da cidade.
O cortejo religioso percorreu o centro histórico com passagem pelas principais igrejas da cidade.
Hoje sexta-feira Santa, dia 18, às 10 horas, realiza-se o Canto de Laudes e, às 18h30, a adoração da Santa Cruz, na Sé. À noite, tem lugar a Procissão do Enterro do Senhor, com saída da Sé, às 21h30.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) atualizou esta manhã os dados da Operação “Páscoa 2025”, desde as 00h00 do dia 11 de abril de 2025 e as 23h59 do dia 17 de abril de 2025, com um registo de 263 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l e ainda detidas 160 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.
Segundo a GNR foram fiscalizados 49 366 condutores neste período, com 9.224 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se: 392 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório, 2 452 por excesso de velocidade, 254 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC), 311 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, e 1 261 por falta de inspeção periódica obrigatória.
Quanto à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 1 547 acidentes, dos quais resultaram 2 vítimas mortais, 30 feridos graves e 447 feridos leves.
As duas vítimas mortais verificaram-se num despiste, ocorrido em 12 de abril, pelas 01h01min, na EN 231, na localidade de São João de Lourosa, do distrito de Viseu, no qual foi interveniente um motociclo, tendo resultado uma vítima mortal, do género feminino, com 20 anos de idade;e num outro despiste, no 13 de abril, pelas 10h51min, na Rua do Santuário, na localidade de Paul – Covilhã, do distrito de Castelo Branco, no qual foi interveniente um motociclo, tendo resultado uma vítima mortal, do género masculino, com 46 anos de idade.
A FIAPE, a Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz, está de regresso ao Parque de Feiras e Exposições da cidade, entre 30 de abril e 4 de maio, para aquela que é já a sua 37ª edição e que, segundo o presidente da Câmara, José Daniel Sádio, promete ser “a melhor de sempre”. Em simultâneo, decorre a 41ª Feira de Artesanato.
Dando conta que, no que toca ao artesanato, serão mais de 160 os expositores, de todo o país, presente no certame, o presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, revela que a FIAPE contará com algumas novidades: desde logo, com um novo espaço dedicado ao cavalo. “Este ano vamos ter um picadeiro”, considerando que este espaço será mais “um fator de valorização da agropecuária”. “Para além dos expositores de gado, também vamos ter uma vasta programação com diversas atividades deste setor”, acrescenta.
Ainda que considere que a componente musical não seja “a essência” do evento, o autarca considera-a “muito importante”. Desta feita, e à semelhança dos anos anteriores, o cartaz de espetáculos, com concertos para todos os tipos de públicos, inclui “figuras consagradas do panorama musical nacional e internacional”. Ao palco da FIAPE sobre os Anjos, no dia 30 de abril, Nininho Vaz Maia, a 1 de maio, Dillaz, no dia 2, e Tony Carreira, no dia 3.
Ao palco secundário do certame, sobem a Orquestra Ligeira do Exército (30 de abril), Sons do Minho (1 de maio), grupos de Cante Alentejano (2 de maio), Mike & Big Band e o Homem da Gaita (3 de maio), havendo ainda espaço para o habitual Encontro de Folclore (1 de maio).
Pela noite e madrugada fora, a festa será feita ao som de DJ Foksen (30 de abril), Throwback To The 90’s & 2000 (1 de maio), Nyx Band, DJ André Gaspar e DJ Jotta R (2 de maio) e DJ’s MDK e DJ Johny (3 de maio).
“Tudo se conjuga para que seja uma grande FIAPE e para que consigamos cumprir aquilo que é o objetivo: ser a melhor de sempre, que eu acredito que iremos conseguir, com a afluência de todos”, diz ainda José Daniel Sádio.
Os campomaiorenses, e não só, estão de regresso ao campo, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara, para o tradicional convívio de Páscoa, que dura até segunda-feira, dia 21 de abril, feriado municipal de Campo Maior.
Ao longo de toda a semana, vários grupos foram transportando, de suas casas, tendas, cadeiras, mesas e tantos outros utensílios e instrumentos necessários para passar, nas melhores condições possíveis, estes dias ao ar ao livre.
Este foi o caso de Ricardo Rosinha, que está no recinto desde o passado sábado, marcando presença nas festividades “há muitos anos” juntamente com o grupo de amigos. Para passar um bom momento de convívio, segundo Ricardo Rosinha, “não pode faltar comida, bebida e dormida”. “Esta é romaria muito antiga, estamos habituados e gostamos de vir para aqui”, conclui.
Sendo esta uma tradição realizada há largos anos, Vítor Toméparticipa na romaria desde muito jovem, sendo que agora traz os filhos “para este momento bom que são as festas da Nossa Senhora da Enxara”. Para Vítor Tomé este é um local “com muita história”, esperando “continuar a fazer ainda mais histórias”.
Já Diana Ribeiro, campomaiorense de raiz, mas emigrante no Luxemburgo, vem de propósito, ano após ano, nesta altura de Páscoa, celebrar as festas em honra de Nossa Senhora da Enxara. “Para mim é a festa que mais significado tem, mesmo que não venha no verão, a Enxara para mim é obrigatório. É algo que eu sinto que não tem explicação, gosto de passar aqui os dias sem horários, sem nada a fazer, é um momento de relaxar, aproveitar” adianta.
Este sábado santo, às 21h, vai decorrer um dos momentos mais esperados da romaria, a garraiada noturna.
Já no domingo de Páscoa, começam oficialmente as festividades, com a Missa da Ressureição, às 16h, novamente garraiada, às 18h, e à noite, às 22h, baile com animação a cargo do Duo Musical CR.
Na segunda-feira de Páscoa, dia de feriado municipal, a Missa de Ação de Graças vai ter lugar às 16h, seguida de procissão em honra de Nossa Senhora da Enxara, às 17h, e o sorteio, às 18h.
Faça chuva ou faça sol, tradição é tradição. Embora com menos afluência face a anos anteriores, a Ajuda, em Elvas, até domingo, 20 de abril, volta a ser a moradia de alguns, que escolhem o campo para passar esta época da Páscoa.
O famoso Fanan Brás, que é sempre o primeiro a chegar e o último a ir embora, revela que, com amigos e familiares, já passou uns bons momentos na Ajuda. “Montei no sábado e ficámos logo cá a dormir. Já aqui passámos umas noitadas e no domingo já apanhei uma bebedeira”, confessa.
Embora com São Pedro a ser pouco simpático, dada a chuva e o vento, Fanan Brás promete só regressar a casa na segunda-feira. “Pode chover, que eu não fujo daqui. Adoro isto e tenho condições, tenho tudo preparado para o temporal”, garante.
A cumprir esta tradição há 36 anos, Fanan, que chega a juntar entre 15 a 20 familiares e amigos na sua tenda, recorda que, para passar estes dias em grande na Ajuda, precisa de montar uma “casa completa”.
No domingo, o borrego à mesa é uma obrigação. “Não pode faltar. Ficava doente se não tivesse o borrego”, garante Fanan, adiantando que cabe ao filho temperar a carne, no sábado, para ser degustada no domingo.
Já Sandra Gonçalves, que desta vez só passa um dia na Ajuda, recorda que a tradição de rumar ao campo, por esta ocasião, foi-lhe passada pelos seus pais e avós. Lembrando que, à semelhança do que acontece este ano, também em 2024 o estado do tempo não está muito convidativo, garante que “a festa faz-se À mesma”.
“Damos uma voltinha, estamos em convívio, com a família e vimos comer o borrego”, revela ainda Sandra, quando questionada sobre como são passados estes dias no campo.
Algumas das imagens da Romaria de Nossa Senhora da Ajuda para ver na galeria abaixo: