Skip to content

Via Sacra une “um local de morte” a “um lugar de vida” na noite desta quarta-feira em Elvas

O Movimento Teresiano de Apostolado (MTA) de Elvas organiza esta quarta-feira, 16 de abril, a tradicional Via Sacra pública, com saída às 21h30 do Pelourinho, junto à Igreja das Domínicas, em direção ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade.

A via sacra, lembra a irmã Maria de Fátima Magalhães, vai unir “um local de morte”, o pelourinho, “onde se sacrifivam pessoas na Idade Média”, a um “lugar de vida”, o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, “onde na Eucaristia está Jesus ressuscitado”. Esta é uma celebração que “antecipa o tríduo pascal, que começa na Quinta-feira Santa”.

Este ano, a Via Sacra tem “ainda um sentido mais especial”, dado que o Santuário do Senhor Jesus da Piedade foi considerado Santuário Jubilar pela Conferência Episcopal Portuguesa. “Este ano é chamado o ‘Ano Santo’. Segundo as datas, faz mais ou menos 2025 anos que Jesus nasceu, e a Igreja, de 25 em 25 anos, declara o Ano Jubilar, um ano especial, com mais celebrações, com mais tempo para a reflexão, para a oração e com um convite ao perdão, à misericórdia, à bondade, à libertação interior e ao amor aos pobres, cada vez maior”, acrescenta a irmã.

Não só diferentes santuários foram declarados jubilares pelo Papa Francisco, mas também algumas igrejas de prisões. Celebrar o jubileu, garante Maria de Fátima Magalhães, no Santuário do Senhor Jesus da Piedade, a par de muitos outros, é “atravessar uma porta santa, para encontrar a felicidade interior e a paz”. O sonho da irmã é vir a celebrar o Jubileu com os reclusos de Elvas, a par de toda a equipa do Estabelecimento Prisional, no Santuário do Senhor Jesus da Piedade, sendo que, já esta sexta-feira, 18 de abril, haverá Via Sacra na cadeia.

“Fazer a Via Sacra é fazer uma oração, é falar com Jesus. Mas este ano, os temas que vão ser lidos durante a Via Sacra são ou do Evangelho ou da bula ‘A Esperança Não Confunde’ que o Papa Francisco escreveu. Percorrendo o caminho da Via Sacra, estamos a percorrer o caminho da nossa vida, porque hoje, cada um de nós também tem os seus caminhos de alegria e os seus caminhos mais escuros”, remata.

A concentração da população, que vai participar nesta Via Sacra pública de amanhã, em Elvas, está marcada para as 21h15, junto ao Pelourinho.

Compartilhe este artigo: