Movimento Cívico por Elvas apresenta listas às Autárquicas 2025

O Movimento Cívico por Elvas (MCPE), liderado por Rondão Almeida, apresentou ao início da noite desta segunda-feira, 14 de abril, as suas listas à Câmara e à Assembleia Municipal para as próximas autárquicas. Na ocasião, foram também apresentados os cabeças de lista às Juntas de Freguesia.

A sessão teve lugar no Hotel D. Luís, com Rondão Almeida a apresentar as pessoas com as quais quer e pode contar na sua lista para concorrer às eleições, falando nas suas “ambições e objetivos”. Na sessão, o atual presidente da Câmara Municipal de Elvas fez também um balanço dos vários mandatos que esteve à frente do município e do que foi “aprendendo ao longo destes anos” enquanto autarca.

O mandatário das listas é António Imperial. Para concorrer à Câmara Municipal, o cabeça de lista é Rondão Almeida, seguindo-se Hermenegildo Rodrigues, Anabela Cartas, Tiago Afonso, Ana Isabel Canito, Joaquim Barbas Pires e Hugo Amante. Integram ainda esta lista Érica Saldanha, Bruno Reis, Germano Castel-Branco, Maria Rosalina Pacheco, Luís Brazão, António Faria e Inês Carujo.

Já para a Assembleia Municipal, Rondão Almeida indicou quatro grupos, sendo o primeiro formado por Maria da Graça Rodrigues Luna Pais, Vítor Carola, José Bagorro, Liliana Gomes, Nuno Lascas, José Batista, Marlene Mocisso, João Quintas e António Matos. O segundo grupo é constituído por Higino Guerra, Luís Santos, Bruno Silva, Maria Antónia Sousa, Hélder Oliveira, Jorge Martins, Raquel Trabuco, Edgar Nanques e Sandra Pita. O terceiro grupo é formado por João Paulo Garrinhas, Júlia Brinquete, João Janeiro, Margarida Pires, Nelson Cardoso, Andreia Canário, Nuno Carvalho, João Marçalo, Maria da Conceição Rodrigues e António Simões. Finalmente, o quarto grupo é constituído por Pedro Gameiro, Marco Matroca, Sara Macareno, Carlos Martins, Sónia Branco, António Lagarto Garcia, Rui Santos, Jéssica Rodrigues e Hugo Janeiro.

Para as Juntas de Freguesia, o MCPE conta em Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso com Germano Castel-Branco como mandatário e com Joaquim Amante enquanto cabeça de lista. Na freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, António Soças será o mandatário e João Rondão Almeida o cabeça de lista. A freguesia de São Brás e São Lourenço será representada por Paula Rebimba como mandatária e José Rebimba como cabeça de lista. Arnalda Rodrigues é a mandatária e José Bilro Guerra o cabeça de lista em Vila Boim, enquanto na Terrugem a mandatária é Lara Antunes e o cabeça de lista Manuel Bandarra. Em Santa Eulália, o MCPE apresenta António Manços como mandatário e José Chícharo como cabeça de lista. No caso da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, a mandatária é Maria Galego e João Pedro Correia o cabeça de lista.

Em São Vicente e Ventosa não haverá candidato do MCPE, tendo sido Rondão Almeida bastante claro relativamente a esta decisão: “é pelo respeito que tenho pelos cidadãos, pois estes estão bem servidos. Por mim, era fácil apresentar um candidato por esta freguesia, mas não vou fazê-lo, porque esta freguesia tem um presidente excelente. Faz algum sentido eu colocar algum concorrente?”.

Rondão Almeida revelou ainda que esta poderá ser a sua última recandidatura à Câmara Municipal de Elvas. “Há um ditado que se costuma dizer, podendo esta não ser a última, mas a idade também nos diz que alguma vez temos que parar. Aquilo que eu acho, neste momento, é que me encontro com todas as condições físicas e mentais para continuar a obra que comecei. Sinto até que tenho uma obrigação”, remata.

O Movimento Cívico por Elvas apresentou as listas às autárquicas deste ano, previstas para entre setembro e outubro.

Grupo Desportivo Arenense vence trail curto de Alegrete

A Vila de Alegrete recebeu este fim de semana a 7ª edição do Trail Vila de Alegrete, reunindo dezenas de atletas que desafiaram os trilhos e as paisagens imponentes da Serra de São Mamede.

Entre subidas exigentes e descidas técnicas, o destaque vai para o atleta do Grupo Desportivo Arenense, Nuno Mariquito, que conquistou o 2º lugar na classificação geral. No que diz respeito à melhor atleta feminina deste grupo desportivo, o destaque vai para Sílvia Silveira que foi a 4ª classificada da geral feminina a cortar a linha de meta.

No que diz respeito aos resultados oficiais do Grupo Desportivo Arenense, no Trail Curto (16 km), na categoria Seniores M, Nuno Mariquito conquistou o 1º lugar, seguindo-se de Filipe Gonçalves que conquistou o terceiro lugar. Já na categoria Veteranas 35, a atleta Nélia Marques conquistou o 6º lugar, enquanto que na categoria Veteranos 35, o 1ª lugar foi para Ricardo Bernardo, o 16º lugar para Daniel Conchinha e o 20º lugar para Fábio Vaz.

Na categoria Veteranas 40, o 3º lugar foi conquistado por Sara Madeira, já nos Veteranos 40, o atleta Pedro Vaz conquistou o 12º lugar; na categoria Veteranas 45, o primeiro lugar do pódio pertenceu à atleta Sílvia Silveira; já nos Veteranos 50, o 6ª lugar foi atribuído a Rui Gavancha. Finalmente, na categoria Veteranos 55, o 2º lugar foi atribuído a José Felizardo.

A participar neste mini Trail (não competitivo), o Grupo Desportivo Arenense contou com os atletas Rui Boto, Raquel Cruz, Silvina Janeiro e Luís Costa.

O Trail Vila de Alegrete volta assim a afirmar-se como uma referência no calendário de trail running da região, combinando desporto, natureza e a hospitalidade local.

Mais de mil pessoas participaram na caminhada da “Maior Sopa de Tomate do Mundo” em Évora Monte

Mais de mil pessoas estiveram presentes, no passado domingo, dia 13 de abril, na caminhada por Évora Monte, tendo a oportunidade de degustar aquela que já é considerada a “maior sopa de tomate do mundo”.

Segundo a organização, foram mais de mil inscrições nesta caminhada, tendo sido necessários para a confeção deste prato alentejano com 200 kg de tomate, 200 kg de pão, muitos enchidos e bebidas, tudo isto com o auxilio de 70 voluntários.

Esta foi a primeira caminhada do projeto “Pelos Trilhos do Concelho de Estremoz”, com movimento, sabores e muita animação.

Bilhetes para concertos da FIAPE 2025 já se encontram à venda

Os bilhetes diários para os concertos da FIAPE 2025, que decorre de 30 de abril a 4 de maio de 2025, já se encontram disponíveis, no Posto de Turismo de Estremoz e na bilheteira online (www.bol.pt).

As pulseiras de acesso a todos os espetáculos também já estão disponíveis, mas apenas no espaço do Posto de Turismo de Estremoz.

Os bilhetes diários estarão também disponíveis nas lojas FNAC, Worten, El Corte Inglés de Lisboa, CTT, entre outros. Durante os dias do certame, os bilhetes também poderão ser adquiridos nas bilheteiras do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

De recordar que a entrada no recinto da feira é gratuita, estando apenas sujeito a pagamento a entrada no espaço dos espetáculos. Os bilhetes diários para 30 de abril (Anjos) e 2 de maio (Dillaz) têm um custo de sete euros e para os dias 1 (Nininho Vaz Maia) e 3 de maio (Tony Carreira) custam dez euros. A pulseira para os quatro dias custa 30 euros.

O recinto tem um número limitado de entradas, pelo que a Câmara Municipal de Estremoz aconselha “a compra antecipada de ingressos, pois tanto os bilhetes diários como as pulseiras poderão esgotar, a exemplo do que aconteceu nos anos anteriores. Para além disto, a compra antecipada de bilhetes evita as filas à entrada da feira, poupando assim tempo para aproveitar o máximo possível do certame”.

Os portadores de deficiência, os detentores do Cartão Municipal 65+ e os menores de 12 anos têm entrada gratuita nos espetáculos.

Mais um fim de semana de pódios para os atletas da IALBAX

Os atletas da IALBAX continuam a sua época desportiva com prestações exemplares, tendo-se registado mais subidas ao pódio durante o fim de semana de 12 e 13 de abril.

Este fim de semana, deslocaram-se à Vila de Alegrete onde participaram no “VII Trail Vila de Alegrete”, tendo conquistado um total de nove pódios, sendo que no Trail Longo, Cristina Canário alcançou o 2º lugar da Geral e cumulativamente o 1º lugar F50; já no Trail Curto foi onde a Associação teve maior representatividade, e os resultados obtidos foram os seguintes: Luís Velez, conquistou o 1º lugar na categoria JunM; já o atleta Pedro Afonso, foi 2º na categoria M35; Sérgio Cacheirinha, ficou com o bronze na categoria M50; já José Russo, conquistou o 2º Lugar na categoria M60; a atleta Ana Duarte, arrecadou a prata na categoria F50 e finalmente, a atleta Vanda Valente, conquistou o 1º lugar na categoria F40.

Ainda participaram nesta prova, Alexandra Rodrigues, Ana Cunha, Ana Santos, Ricardo Monraia, Manuel Mexia, Carlos Santos e Marco Santos.

Município de Borba vai ter reunião ordinária esta quarta-feira

O Município de Borba vai ter uma reunião ordinária esta quarta-feira, dia 16 de abril pelas 9h30, no Celeiro da Cultura.

Esta reunião terá apenas um ponto para ser debatido relativo à proposta de aprovação de documentos de prestação de contas 2024 e de inventário 2024 dos bens , direitos e obrigações patrimoniais do Município.

O edital para ler na íntegra abaixo:

Última Hora: “O Elvas” SAD afasta Pedro Hipólito

Em comunicado enviado pela SAD de “O ELVAS” à comunicação social, surge a notícia como uma autêntica bomba: Pedro Hipólito foi afastado do comando técnico da equipa principal.

“A SAD de “O Elvas” informa que decidiu, com efeito imediato, terminar a ligação contratual com o treinador Pedro Hipólito.

Na base da decisão tomada está o facto de, nas últimas semanas, terem deixado de existir condições para o técnico manter o cargo até ao final da temporada 2024/25.

A relação dos responsáveis de um clube ou de uma sociedade desportiva – administradores, diretores e demais dirigentes – com o treinador principal da equipa (seja ela qual for) tem de assentar em diversos princípios. Mas há um deles que deve estar sempre acima de todos os outros: a confiança.

Pedro Hipólito, por decisão exclusivamente sua, foi responsável por posições que puseram em causa a lealdade, a coesão, a união e essa confiança que deveriam pautar a relação entre os responsáveis de “O Elvas” e o líder técnico, responsável pelo grupo de trabalho – que, relembre-se, conduziu a nossa equipa ao 1.º lugar na Série C do Campeonato de Portugal e que atingiu, de forma brilhante, os quartos-de-final da Taça de Portugal.  

Porém, há valores e princípios fundamentais que são inegociáveis e que, para nós, estão acima de tudo, inclusivamente dos resultados da principal equipa de futebol. E esses laços foram quebrados, percebemos agora, de forma irremediável.

A SAD tentou, em todos os momentos do processo, normalizar a relação, procurando pontos de entendimento, em nome dos superiores interesses de “O Elvas”, dos seus associados, dos adeptos e de todos o que suportam o nosso projeto. Infelizmente, tal não foi possível.

Não nos resta, assim, outra alternativa que não seja encontrar uma nova solução para a liderança técnica da nossa equipa. A época ainda não terminou e existe, nunca o escondemos, uma vontade muito grande por parte de todo o grupo em alcançar a desejada subida à Liga 3. É por isso que vamos, todos, continuar a lutar.

Anunciaremos em breve o nome do próximo treinador de “O Elvas” e, desde já, desejamos a Pedro Hipólito as maiores felicidades para a sua carreira, agradecendo o contributo que deu ao nosso projeto”.

Pedro Hipólito referia ontem à nossa reportagem, no final jogo em Arronches, que tinha ainda objetivos por atingir: “alcançámos mais um recorde nesta caminhada, que já começou na época passada e que nos permitiu vencer esta série, com o maior número de pontos (65 pontos), e ainda falta uma fase diferente, que é a fase de subida, onde as equipas são fortes, mas a minha equipa tem condições para alcançar o objetivo” (de subida à Liga 3).

Além de vencer destacadamente a Série C do Campeonato de Portugal, “O Elvas”, sob o comando de Pedro Hipólito, chegou aos quartos de final da Taça de Portugal.

17º Aniversário da CPCJ de Arronches uniu passado e presente da educação

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arronches comemorou na manhã da passada quinta-feira, dia 10 de abril, o seu décimo sétimo aniversário juntando os mais diversos convidados nas instalações da antiga Escola Adães Bermudes, onde se encontra instalada a sede da instituição no concelho.

Predominou, durante esta celebração, o clima de união, uma vez que, entre outros convidados parceiros da CPCJ, às crianças que se encontram a frequentar o Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres, denominado “Educ’arte” e as atividades de tempos livres da freguesia de Esperança, bem como às crianças e jovens da Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção, juntaram-se antigos professores de Arronches, que tanto ensinaram aos pais e avós dos pequenos munícipes, conforme tiveram oportunidade de dizer.

Nesta festa, os mais novos dirigiram-se para o exterior da antiga escola, onde, no Multiusos do Rossio, decorreu uma “caça ao tesouro” com o tema da Páscoa, onde foram descobertos centenas de ovos de chocolate, que fizeram as delícias dos jovens exploradores.

Finalmente, a terminar a manhã, cantaram-se os parabéns à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arronches e partiu-se o bolo que assinalou esta data tão marcante para a instituição.

Alunos do CEAN praticam atletismo em atividade de férias da Páscoa

Correr, saltar, pular e lançar foi o mote para a atividade de férias da Páscoa, realizada na passada quinta-feira, 10 de abril, em que participaram os alunos do Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, com idades compreendidas entre os três e os 12 anos.

Numa iniciativa em parceria com o Campo Maior Trail Runners, o Município de Campo Maior, a Santa Casa de Misericórdia de Campo Maior, a Federação Portuguesa de Atletismo, a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre e o Sporting Clube Campomaiorense, foi possível criar as condições para a iniciação às diversas disciplinas do atletismo.

Este dia serviu como preparação para o evento KUR da Liberdade, dia 24 de abril, integrado no programa internacional Kids Athletics que, em Campo Maior, conta já com três edições. Este ano irá decorrer na envolvente às Piscinas da Fonte Nova e irá contar com os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, Jardim de Infância O Despertar e Centro Educativo Alice Nabeiro.

Ao longo do dia estiveram presente as mascotes CMTR, RAYA e MAYOR, que motivaram os mais novos para superar os diversos desafios propostos: vortex, saltos em equipa, corrida de estafetas, obstáculos, corrida multi-desafios e lançamentos de disco e peso.

O Centro Educativo Alice Nabeiro agradece a todos os parceiros que tornam possível estas iniciativas.

Balu’Arte: Elvas celebra a cultura com uma programação diversificada no Forte de Santa Luzia

Elvas prepara-se para um jovem e novo evento cultural, que reúne música, dança, escrita, artesanato e artes plásticas numa programação dinâmica que promete encantar o público.  

A ter lugar na próxima sexta-feira, 18 de abril (feriado), no Forte de Santa Luzia, entre as 10 e as 18 horas, o Balu’Arte conta com a participação de artistas locais e associações culturais.

A programação inicia-se com uma cerimónia de abertura nas portas do forte que junta todos os artistas, logo depois as “Roncas d’Elvas” pelo grupo da ARKUS, seguido de uma performance de dança pela Academia de Dança de Elvas. Os amantes da literatura poderão apreciar uma sessão dedicada aos “Autores de Elvas”, que explora o talento literário local.

No campo do artesanato, um circuito especial apresentará peças tradicionais, permitindo aos visitantes um contacto próximo com o ofício artesanal da região. A música volta a marcar presença com uma atuação do coral de Elvas.

A performance surge e brilha com a apresentação “Mil e Uma Noites” pelo UmColetivo, com um grande regresso a Elvas e ao Forte.

A programação inclui também uma exposição de artes plásticas com o “Circuito de Artes”, destacando artistas como coletivo SODA, Ana Branca, Cristina Flor, Mário Ceia e Sofia Rodrigues. Outra atração será a exposição e processo do “Galo de Barc’Elvas” promovida pela AIAR.

Com esta programação rica e variada, Elvas reforça o seu compromisso com a promoção da cultura e do talento local, proporcionando ao público momentos inesquecíveis de arte e expressão cultural, com a missão de trazer em cada edição um tema e artistas diferenciados.

Domingo de Ramos celebrado em Campo Maior com encenação da Via Sacra

O Domingo de Ramos foi celebrado ontem, 13 de abril, em Campo Maior, com a realização da Via Sacra ao vivo, encenada e organizada pelos jovens da catequese.

Esta iniciativa teve início no Jardim Municipal e percorreu as principais artérias da vila, terminando na Igreja de São Sebastião, à qual se juntaram centenas de campomaiorenses.

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, e os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha estiveram presentes na celebração.

Perseguição ao Abutre-Preto em Portugal em destaque no Ambiente em FM

A recente perseguição a tiro contra o abutre-preto em Portugal tem levantado preocupação entre ambientalistas. Apesar dos esforços de conservação, esta espécie protegida continua a ser alvo de ataques, ameaçando a sua recuperação no país.

Nos últimos meses, registaram-se vários casos de abutres-pretos alvejados a tiro, incluindo a única cria da mais recente colónia portuguesa. Em Portugal a perturbação ou o abate desta ave é um crime punível com pena de prisão até cinco anos.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Big Band Rags TAUC levou os temas da liberdade ao Centro Cultural de Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior recebeu, na tarde deste domingo, 13 de abril, um concerto da Big Band Rags da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC).

O espetáculo, realizado no âmbito das comemorações do 25 de Abril, combinou temas icónicos associados à liberdade e à resistência, com sonoridades que refletem a tradição e a identidade deste grupo.

Desta forma, todos aqueles que assistiram ao concerto puderam desfrutar de um reportório variado, incluindo clássicos da música portuguesa, da cultura musical popular, bem como temas de grandes nomes do jazz e do swing.

No fim do espetáculo, o presidente do Município, Luís Rosinha, deixou uma mensagem de agradecimento à TAUC pelo excelente concerto que fizeram em Campo Maior, ao qual a vereadora São Silveirinha também assistiu.

Saiba quem acompanha os cabeças de lista à Câmara de Elvas nas próximas autárquicas

Quando se caminha a passos largos para a realização de mais umas eleições autárquicas, entre setembro e outubro, os partidos e movimentos independentes vão anunciando os seus candidatos e respetivas listas às Câmaras Municipais. Em Elvas, os candidatos que se perfilam à liderança do Município de Elvas são o atual presidente, José Rondão Almeida, pelo Movimento Cívico por Elvas (MCPE); Nuno Mocinha, pelo Partido Socialista (PS); Margarida Paiva, pela Aliança Democrática (AD); e José Eurico Malhado, pelo CHEGA.

O vereador Cláudio Monteiro, eleito pelo PS e com pelouros atribuídos pelo atual presidente, foi convidado e sondado pelo Movimento de Rondão, pelo PS e pelo CHEGA, mas não irá integrar nenhuma das listas a sufrágio. Até ao momento, só a AD deu a conhecer todos os elementos que compõem a lista à Câmara Municipal, mas a Rádio ELVAS adianta-lhe quem são alguns dos membros das listas em lugares com possibilidade de eleição.

No que diz respeito ao MCPE, a surpresa é a inclusão de Hermenegildo Rodrigues como segundo nome da lista, por troca com Anabela Cartas, a atual vice-presidente. Da lista, faz ainda parte Tiago Afonso, atual vereador eleito pelo PS, mas com pelouros atribuídos por Rondão.

Relativamente ao PS, na lista do antigo presidente da Câmara, Nuno Mocinha, surgem os nomes de Sérgio Ventura, antigo vereador eleito pelo movimento independente de Rondão Almeida, assim como o de Cláudia Brotas.

No que toca à AD, a advogada Margarida Paiva já anunciou todos os nomes da sua lista à Câmara Municipal: Tânia Morais Rico, em segundo lugar; João Santana Marques, em terceiro; e Manuel Henriques, em quarto. José Manuel Rato Nunes é o candidato à Assembleia Municipal.

Quanto ao CHEGA, para já, na lista liderada por José Eurico Malhado à Câmara, só é conhecido um outro nome: o de Carmen Meira. Para a Assembleia Municipal foi já anunciada a candidatura de José Eduardo Gonçalves.

As forças políticas concorrentes à Câmara de Elvas ultimam as suas listas aos vários órgãos autárquicos e ainda poderão surgir algumas alterações e novidades.

Operação “Páscoa” da GNR: duas vítimas mortais e 17 feridos graves em 628 acidentes registados

Desde sexta-feira, 11 de abril, a GNR, no decorrer da Operação “Páscoa 2025”, já registou 628 acidentes, dos quais resultaram duas vítimas mortais, 17 feridos graves e 195 feridos leves.

Até às 23h59 de ontem, 13 de abril, a GNR fiscalizou 21.075 condutores, “dos quais 470 conduziam com excesso de álcool e, destes, 182 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 85 pessoas por conduzirem sem habilitação legal”, informa a GNR em comunicado.

Das 3.612 contraordenações rodoviárias detetadas, a Guarda destaca 1.096 por excesso de velocidade; 288 excessos de álcool; 105 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC); 106 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 496 por falta de inspeção periódica obrigatória; e 145 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Durante a operação, que se prolonga até à próxima segunda-feira, dia 21 de abril, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações: condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; excesso de velocidade; utilização indevida do telemóvel; utilização correta do cinto de segurança e do SRC; falta de inspeção periódica obrigatória; falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório; e incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem.

Exposição “Paixão” de João Paio para visitar até esta terça-feira no quartel dos Bombeiros de Campo Maior

A exposição “Paixão”, formada por miniaturas de carros de bombeiros, pode ser visitada, até esta terça-feira, 15 de abril, no salão do quartel dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior.

A mostra é composta por mais de cinco mil peças de uma coleção de mais de 12 mil, propriedade de João Paio, bombeiro campomaiorense que atualmente exerce funções ao serviço dos soldados da paz de Ponte de Sor.

Esta mostra, para além de uma homenagem ao falecido pai de João Paio, representa também a paixão que tem pelo mundo dos Bombeiros. “Sempre tive uma paixão pelos bombeiros, função que ainda desempenho como voluntário em Ponte de Sor. Eu colecciono carrinhos de bombeiros e tudo o que tenha a ver com a temática da profissão, desde pins a crachás”, revela.

Descrevendo esta como “uma mega exposição”, o proprietário teve o intuito de apresentar “Paixão” ao público para “dar a conhecer a história e a própria função de bombeiro”, cargo que exerce desde os seus 14 anos em Campo Maior.

A Câmara Municipal de Campo Maior, “na pessoa da vereadora São Silveirinha”, deu a oportunidade de João Paio mostrar aos seus conterrâneos a coleção que guardava, que “talvez seja uma das maiores do mundo”.

Com entrada livre, esta é uma exposição “dedicada a todas as pessoas, inclusive, a crianças da escola e jovens”. A esperança de João Paio é que, de alguma forma, possa despertar nos mais novos “a vontade de quererem exercer esta profissão no futuro”.

As miniaturas têm “pormenores muito grandes” e exibem diversos cenários que “marcam a diferença” face a outras exposições. A entrada na exposição é livre.

São Vicente e Vila Fernando receberam espetáculo de fado “A Taberna”

A itinerância do espetáculo de fado “A Taberna” pelas freguesias rurais do concelho prosseguiu no sábado, 12 de abril, em São Vicente e Ventosa, e ontem, domingo, dia 13, em Vila Fernando.

Pelo Salão da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa passaram os fadistas amadores Berta Miranda, Luís Lourenço, Nelson Cardoso, Rosamaria Abrunheiro e Toy Faria. No acompanhamento à guitarra esteve António Barros e na viola José Geadas.

Já em Vila Fernando estiveram os fadistas amadores António Rodrigues, Marlene Mocisso, Nelson Cardoso, Ramiro Santos, Rosamaria Abrunheiro e Toy Faria, com Jorge Silva à guitarra e José Geadas à viola.

A apresentação de ambos os espetáculos esteve a cargo de António Pinto e houve momentos de humor com Manuel Pacheco, Luísa Bagorro, Elsa Bagorro e Martim Bagorro.

O vereador Cláudio Monteiro representou a Câmara Municipal de Elvas tanto em São Vicente, acompanhado pelo presidente da Junta, João Charruadas, como em Vila Fernando, ao lado de Ana Paula Mália, da Junta de Freguesia local.

A animação das freguesias rurais com o espetáculo de fado “A Taberna” é uma iniciativa do Município em parceria com o Clube do Diabético de Elvas.