
Inseridos no Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar no Alto Alentejo (PIPSE), foram apresentados na passada segunda-feira, 7 de abril, a memória descritiva e o plano de ação da candidatura “Academia + Sucesso Escolar”.
Numa manhã onde se abordaram vários temas relacionados com a educação no Alto Alentejo, membros diretivos das escolas, autarcas e técnicos dos Municípios encheram o auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), em mais uma demonstração de coesão entre as várias entidades do setor.
A “Academia + Sucesso Escolar” visa promover um conjunto de atividades para os alunos do ensino pré-escolar até ao ensino secundário, através da mobilização de recursos da comunidade para o sucesso educativo, envolvendo as escolas, municípios, professores e outros profissionais, empregadores, associações e outros atores, nomeadamente nas alíneas previstas no aviso. A candidatura pretende abranger dois anos letivos (2025/2026 e 2026/2027), com o objetivo de alcançar o maior número de alunos, mas também, acompanhar os mesmos por mais do que um ano letivo. Desta forma será possível obter melhores resultados e monitorizar o impacto das atividades que são em grande parte implementados no decorrer do primeiro ano.
O momento foi ainda oportuno para a definição de uma metodologia concertada entre as várias entidades para a elaboração do Plano Intermunicipal de Transportes Escolares do Alto Alentejo para o ano letivo de 2025/2026, e ainda para consciencializar todos os intervenientes do processo de levantamento de necessidades que se encontra em curso e que será uma base fundamental para a reformulação da rede de transportes públicos do Alto Alentejo.
No âmbito da candidatura ALT2030-2024-53 – Cultura, aprovada em sede de Conselho Intermunicipal, foram abordadas duas ações concretas de financiamento que dizem respeito aos estabelecimentos de ensino, nomeadamente o “Artista Residente” e a
“Mochila Cultural”.
Por último, houve ainda tempo para uma breve introdução ao programa de sensibilização ambiental que está a ser preparado pela CIMAA, com o objetivo de reforçar as ações junto das escolas dos 15 Municípios do Alto Alentejo.