John Romão e Manuel Veiga nomeados diretores da Associação Évora 2027

A Associação Évora 2027 anunciou a nomeação de John Romão como diretor Artístico e Manuel Veiga como diretor Executivo, após decisão unânime dos júris dos Concursos Internacionais, realizados de acordo com os Estatutos da Associação, e designação unanimemente aprovada pela Assembleia Geral.

Segundo a associação “John Romão, reconhecido pelo seu percurso multifacetado nas artes e cultura, destaca-se pela diversidade da sua formação e experiência acumulada em projetos de elevado impacto, de âmbito nacional e internacional. A sua proposta de diálogo entre tradição e contemporaneidade, aliada à valorização dos recursos locais, encontra-se plenamente ajustada ao espírito do projeto, bem como a sua visão clara e alinhada com o conceito de “Vagar”, eixo central de Évora_27, abordando temas como inclusão social, sustentabilidade cultural, mediação, educação e impacto artístico”.

Manuel Veiga, por sua vez, é um gestor “com um profundo compromisso com o desenvolvimento cultural e social. A sua formação jurídica e larga experiência de gestão cultural de elevado grau de responsabilidade, bem como o facto de ter liderado equipes técnicas e administrativas e ter estado envolvido em complexos processos de reestruturação e reorganização de serviços, qualificam-no, de forma especial, para os desafios de diretor executivo da Évora_27” acrescenta.

A nomeação de John Romão e Manuel Veiga marca um passo significativo para a Associação Évora 2027, reforçando o compromisso de realizar um programa cultural diversificado e inclusivo, que celebra a herança cultural de Évora e da região do Alentejo, promovendo Portugal à escala europeia e global.

Estas nomeações completam, de acordo com os Estatutos, a composição da Direção da Associação Évora 2027, presidida por Maria do Céu Ramos, tendo por Bruno Fraga Braz como diretor de Comunicação e Alcance e António Costa da Silva como diretor Financeiro.

A tomada de posse dos novos membros da Direção da Associação Évora 2027 está marcada para dia 22 de abril, às 18h, no Mosteiro de São Bento de Cástris, em Évora. A posse será conferida pelo presidente da Assembleia Geral da Associação Évora 2027 e presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, na presença da ministra da Cultura, Dalila Rodrigues.

Sacerdotes disponíveis em duas igrejas de Elvas este fim de semana para confissões

No âmbito desta época de Páscoa, vários sacerdotes estarão disponíveis, em Elvas, para confissões. De acordo com o padre Ricardo Lameira, já amanhã, a partir das 11 horas, haverá confissões na Igreja do Salvador (na imagem) e, no domingo, a partir das 21h15, na Igreja de Santa Luzia.

“Temos disponíveis vários sacerdotes para que cada um possa, em consciência, procurar o sacerdote com quem se sente mais à vontade, com quem tem uma facilidade maior em confessar-se, porque o que interessa é que cada um se confesse bem, mas se houver uma empatia natural com o sacerdota, naturalmente que ajudará sempre”, revela o paróco. 

A Semana Santa, na cidade de Elvas, é celebrada entre quarta-feira e Domingo de Páscoa, através de diversas cerimónias e procissões.

Associação Nacional de Treinadores de Judo realiza ação de formação em Campo Maior

A Associação Nacional de Treinadores de Judo organiza este sábado, dia 12 de abril, uma ação de formação sobre “Estudo do Gokyo e Ne-waza”, no Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior, a partir das 10 horas.

Esta formação de cinco horas, lecionada por António Morais (8º dan e membro da Comissão Nacional de Graduações), tem como objetivo aprofundar aspetos técnicos fundamentais de judo de base (nas categorias de Nage-waza e Ne-waza), dando aos formandos um conhecimento aprofundado das técnicas de base, aperfeiçoando a eficácia pedagógica, fator potenciador de um maior sucesso no processo ensino-aprendizagem.

Os interessados em participar na ação de formação podem fazer a inscrição aqui. Para mais informações está disponível o email antjudo@gmail.com.

Inscrições para Caminhada do Dia da Mãe em Vila Viçosa terminam no domingo

As inscrições para a Caminhada do Dia da Mãe, em Vila Viçosa, a realizar no dia 4 de maio, terminam no próximo domingo, dia 13 de abril, informa a Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Os interessados em participar na iniciativa podem ainda fazer a sua inscrição aqui. Posteriormente, o levantamento dos tickets deve ser feito até dia 2 de maio, no Balcão Único da Câmara Municipal.

Município de Borba aprova celebração de protocolo para realização da Procissão do Senhor Morto

O Executivo do Município de Borba, entre as deliberações da última reunião de Câmara, realizada ontem, 10 de abril, aprovou a celebração de um protocolo de colaboração com a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora das Neves do Sobral para a realização da Procissão do Senhor Morto, a 18 de abril.

No decorrer da sessão foi também deliberado, por unanimidade, a abertura de um procedimento concursal para provimento de cargo de Direção Intermédia de 2º grau, em regime de comissão de serviço (chefe de Divisão da Unidade de Finanças, Investimento e Modernização Administrativa).

Por maioria, foi ainda aprovada a abertura de um procedimento concursal com vista ao recrutamento de dois trabalhadores: um para Cantaria e outro para o projeto do Radar Social.

Responsável máxima da gestão do POCTEP em Bruxelas de visita ao Forte da Graça

Delia Bonsignore, programme manager na Diração-Geral de Política Regional da Comissão Europeia, esteve esta quinta-feira, 10 de abril, no Forte da Graça, em Elvas.

A visita, que contou com a presença do vereador Cláudio Monteiro, estava inserida na participação de Delia Bonsignore em atividades do projeto INTERREG, aprovados na Extremadura e no Alentejo.

A responsável máxima da gestão do programa Interreg Espanha – Portugal (POCTEP) em Bruxelas, fez uma visita guiada ao Forte onde ficou a conhecer a história da jóia da coroa.

Candidatura “Academia + Sucesso Escolar” apresentada na CIMAA

Inseridos no Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar no Alto Alentejo (PIPSE), foram apresentados na passada segunda-feira, 7 de abril, a memória descritiva e o plano de ação da candidatura “Academia + Sucesso Escolar”.

Numa manhã onde se abordaram vários temas relacionados com a educação no Alto Alentejo, membros diretivos das escolas, autarcas e técnicos dos Municípios encheram o auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), em mais uma demonstração de coesão entre as várias entidades do setor.

A “Academia + Sucesso Escolar” visa promover um conjunto de atividades para os alunos do ensino pré-escolar até ao ensino secundário, através da mobilização de recursos da comunidade para o sucesso educativo, envolvendo as escolas, municípios, professores e outros profissionais, empregadores, associações e outros atores, nomeadamente nas alíneas previstas no aviso. A candidatura pretende abranger dois anos letivos (2025/2026 e 2026/2027), com o objetivo de alcançar o maior número de alunos, mas também, acompanhar os mesmos por mais do que um ano letivo. Desta forma será possível obter melhores resultados e monitorizar o impacto das atividades que são em grande parte implementados no decorrer do primeiro ano.

O momento foi ainda oportuno para a definição de uma metodologia concertada entre as várias entidades para a elaboração do Plano Intermunicipal de Transportes Escolares do Alto Alentejo para o ano letivo de 2025/2026, e ainda para consciencializar todos os intervenientes do processo de levantamento de necessidades que se encontra em curso e que será uma base fundamental para a reformulação da rede de transportes públicos do Alto Alentejo.

No âmbito da candidatura ALT2030-2024-53 – Cultura, aprovada em sede de Conselho Intermunicipal, foram abordadas duas ações concretas de financiamento que dizem respeito aos estabelecimentos de ensino, nomeadamente o “Artista Residente” e a
“Mochila Cultural”.

Por último, houve ainda tempo para uma breve introdução ao programa de sensibilização ambiental que está a ser preparado pela CIMAA, com o objetivo de reforçar as ações junto das escolas dos 15 Municípios do Alto Alentejo.

Gasper Livk, Bruno Pernadas & José Soares e Mia Dyberg esta sexta-feira no Portalegre Jazzfest

O 20º Portalegre Jazzfest está a decorrer até domingo, dia 13 de abril, em vários espaços emblemáticos da cidade. O festival conta com uma programação diversificada, descentralizada e repleta de nomes conceituados do panomara nacional, europeu e mundial do jazz contemporâneo.

Esta sexta-feira, às 18h30, no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, atua o contrabaixista esloveno Gasper Livk. Já pelas 21h30, no Auditório do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP), o grande destaque vai para um concerto do guitarrista Bruno Pernadas e do saxofonista José Soares. Para terminar a noite, às 23h15, nos Claustros do Convento de Santa Clara, atuará o trio da saxofonista dinamarquesa Mia Dyberg.

Tal como o ano passado, em parceria com a aKadémia Jazz, haverá duas jam sessions abertas ao público, durante o fim de semana, dias 12 e 13, no espaço “Improvisos” do Business Center de Portalegre. Dentro do programa do 20º Portalegre Jazzfest ainda haverá espaço para as tradicionais provas de vinhos e de produtos regionais, assim como a Feira do Disco e do Livro, em colaboração com a editora Clean Feed.

Os bilhetes para este festival podem ser adquiridos no CAEP. Os preços variam entre os dez euros, para o bilhete diário dos concertos no Grande Auditório e os 25 euros do passe, que permite a entrada em todos os espetáculos do CAEP.

Parque de Feiras da Boa-Fé recebe oitava jornada do Torneio da Malha “João Brioso”

A oitava jornada da 29ª edição do Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” é disputada, na tarde deste sábado, 12 de abril, na freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova.

A ter lugar no Parque de Feiras da Boa-Fé, esta jornada tem início às 14h30.

De recordar que Torneio da Malha do Concelho de Elvas chega ao fim na manhã do próximo dia 25 de Abril, com a derradeira jornada a ser disputada na Praça da República.

União Artística e Cultural de Borba celebra segundo aniversário este sábado

A União Artística e Cultural de Borba celebra este sábado, dia 12 de abril, o seu segundo aniversário, com um programa amplo, com início marcado às 15h30, na Casa de Borba.

O evento comemorativo vai dar espaço a uma exposição de arte seguida de um espetáculo de poesia e música e que terminará com um pequeno convívio.

A União Artística e Cultural de Borba (UACB) tem como objetivo promover todas as formas de manifestação cultural e artística em geral, tornando o acesso às artes (e à sua aprendizagem) acessível a todos e tem desenvolvido uma intensa actividade, apesar de ser ainda tão jovem.

Município de Elvas apresenta edição deste ano do Festival da Juventude e Académico na próxima terça-feira

A Câmara Municipal de Elvas dá a conhecer o cartaz de espetáculos e todas as novidades do Festival da Juventude e Académico de Elvas, a decorrer de 15 a 17 de maio, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, na próxima terça-feira, dia 15 de abril.

O evento, “que marca a agenda da juventude e académica do concelho e da região, vai contar com a habitual animação musical e algumas novidades”, assegura o município.

A conferência de imprensa de apresentação da edição 2025 do festival está marcada, na terça-feira, para as 11 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho. 

MACE e Paiol de Nossa Senhora da Conceição recebem novas exposições este sábado

A exposição “Diante do Tempo” é inaugurada, este sábado, 12 de abril, pelas 16h30, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

Trata-se de uma exposição promovida no âmbito de uma parceria estabelecida ao abrigo de candidaturas realizadas ao programa de apoio financeiro da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), que fica patente no MACE até 5 de julho.

Antes, às 15 horas, no Paiol Nossa Senhora da Conceição, é inaugurada a exposição “Ana Vieira e Zapping – projetos de criação e curadoria interdisciplinar” (Candidatura do Centro de Arte de Oliva, cuja tutela é a Câmara de São João da Madeira), que fica disponível para visita até 28 de junho.

Operação Spring Break: GNR e Guardia Civil alertam finalistas para comportamentos de risco no Caia

A GNR, em colaboração com a Guardia Civil, realizou, na manhã desta sexta-feira, dia 11 de abril, uma ação de sensibilização e fiscalização na fronteira do Caia, dirigida aos alunos que estão em trânsito para a sua viagem de finalistas, no âmbito da Operação Spring Break.

“O objetivo é focarmo-nos na fiscalização, onde abordamos os autocarros dos finalistas que se deslocam para Espanha, dando os últimos conselhos, sensibilizando e alertando os alunos na fronteira com Espanha para os diversos comportamentos de risco, como o consumo de álcool e estupefacientes”, explica o alferes Rui Sá, que estava no terreno a comandar o Destacamento Territorial da GNR de Elvas em suplência.

Esta ação, adianta o alferes, visa promover “o caráter preventivo, no sentido de aconselhar os jovens a terem segurança e consciência, não só na deslocação, mas como na sua estadia, informando-os que podem sempre contar com a GNR, tal como com a Guardia Civil, para qualquer eventualidade”.

Sublinhando que a operação Spring Break está dividida em duas fases, o alferes Rui Sá destaca que a primeira teve o seu início no dia 24 de março, com ações de sensibilização em escolas, dando a conhecer aos alunos um pouco da lei espanhola, tal como conselhos para estarem em segurança em Espanha. A segunda fase decorre até domingo, 13 de abril, tendo como objetivo a fiscalização e a sensibilização no terreno.

Crianças do CEAN foram “mini agentes” de trânsito

A ação conjunta entre a GNR-Escola Segura e o Centro Educativo Alice Nabeiro nos acessos rodoviários com o envolvimento dos alunos enquanto “mini agentes” na sensibilização dos pais e avós, decorreu na passada quarta-feira, dia 9 de abril.

A ação dos agentes da GNR-Escola Segura foi fundamental no enquadramento das crianças. O projeto de prevenção rodoviária no CEAN está em vigor desde 2023/2024 com o envolvimento do Coração Delta, do Município de Campo Maior e da Guarda Nacional Republicana de Campo Maior enquadradas na dinâmica do plano de ação do programa ECO-ESCOLAS.

Os alunos António Grifo e Afonso Trindade realizaram um estudo sobre o ponto cego da visão que gerou uma análise sobre os riscos de atropelamento na entrada do Centro Educativo. Este estudo gerou sugestões de melhoria que em articulação com os parceiros estão a ser implementadas sequencialmente.

Foram ajustadas as zonas de entrada dos alunos e das viaturas (autocarro e carrinhas) com alunos vindos da escola para o centro, retirando a carga de perigo na entrada principal. Atualmente as entradas e entregas (atividades organizadas) são realizadas na saída traseira no centro.

Com a ajuda do Município de Campo Maior, foram definidas zonas pintadas no chão e com sinalização vertical homologada para estacionamento de viaturas de transporte coletivo de crianças e uma zona de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida e gravidas. Foi também implementada a colocação de um parque de bicicletas na entrada do centro e enviada a todos os pais uma brochura com todas as regras necessárias para uma conduta cívica e preventiva correta. Houve ainda espaço para um debate com todos os alunos no auditório, no qual foram abordados temas de prevenção rodoviária, de segurança na internet, de prevenção de riscos e da importância da proximidade da autoridade como garante da segurança das crianças.

Direitos e deveres do senhorio e do inquilino num contrato de arrendamento em destaque na rubrica da DECO

Na celebração de um contrato de arrendamento, tanto os inquilinos como os senhorios têm direitos e obrigações a cumprir. É importante conhecer essas regras para não sair lesado com alguma situação.

Atendendo às dúvidas mais colocadas pelos consumidores, a DECO selecionou um conjunto de perguntas e respostas para melhor esclarecimento: Qual é o prazo mínimo de um contrato de arrendamento? A duração mínima é de um ano. Se for celebrado por períodos inferiores, este fica de forma automática alargado ao prazo mínimo obrigatório; Até quanto pode ser exigido o valor da caução e antecipação de rendas? A caução serve para assegurar a reparação de eventuais danos no imóvel, não podendo ultrapassar o valor de duas rendas. Quanto à antecipação de rendas, essa pode ser acordada entre ambas as partes até dois meses de renda; Se houver atraso no pagamento de rendas por parte do inquilino, o senhorio pode exigir uma indemnização? Sim. O senhorio pode exigir 20% do valor devido; Em que situações o inquilino pode terminar o contrato sem pagar as rendas correspondentes ao período de pré-aviso? Em caso de desemprego involuntário, incapacitação permanente para o trabalho ou morte do arrendatário ou da pessoa com quem vivia em economia comum há mais de um ano; O senhorio pode vender a casa sem falar com o arrendatário? Não, pois existe o direito de preferência que faz com que o inquilino deva ser o primeiro a ser contactado, dando-lhe a oportunidade de decidir se pretende comprar o imóvel ou não.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Movimento Cívico por Elvas apresenta listas às autárquicas na próxima segunda-feira

O Movimento Cívico por Elvas (MCPE) apresenta as suas listas às eleições autárquicas deste ano na próxima segunda-feira, 14 de abril.

Na ocasião, serão dadas a conhecer as listas à Câmara Municipal de Elvas e à Assembleia Municipal de Elvas, assim como os cabeças de lista às freguesias.

O movimento irá apresentar a sua candidatura ao próximo ato eleitoral municipal, à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e às Juntas de Freguesia, com exceção da Freguesia de São Vicente e Ventosa, num total de 176 candidatos, informando que respeita a Lei da Paridade, com cidadãos independentes e com o objetivo de trabalhar por Elvas.

A sessão, a ter lugar numa unidade hoteleira da cidade, tem início às 19 horas.

Noite de Fados “A Taberna” chega este fim de semana a Santa Eulália, São Vicente e Vila Fernando

Depois de um espetáculo em janeiro, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, o Clube do Diabético e a Câmara Municipal vão agora levar a Noite de Fados “A Taberna” às freguesias do concelho, numa iniciativa com entrada gratuita.

A primeira freguesia a acolher este espetáculo é Santa Eulália, no pavilhão multiusos, já na noite desta sexta-feira, 11 de abril, pelas 21 horas. Seguem-se, amanhã, São Vicente, no salão da junta, à mesma hora, e na tarde de domingo, às 15h30, Vila Fernando, também no salão da junta.

Hoje, em Santa Eulália, sobem a palco Marlene Mocisso, Nelson Cardoso, Renato, Rosa Maria Abrunheiro e Toy Faria, acompanhados por Jorge Silva, na guitarra, e Joaquim Ferreira, na viola. Em São Vicente atuam Berta Miranda, Luís Lourenço, Nelson Cardoso, Rosa Maria Abrunheiro e Toy Faria, com António Barros na guitarra e José Geadas na viola. Já em Vila Fernando, serão os fadistas António Rodrigues, Marlene Mocisso, Nelson Cardoso, Ramiro Santos, Rosa Maria Abrunheiro e Toy Faria, com Jorge Silva na guitarra e Miguel Monteiro na viola, a dar vida a esta “Taberna”.

A apresentação dos espetáculos estará a cargo de António Pinto. Na “Taberna”, com decoração de Francisco Coelho, estarão Manuel Pacheco, Luísa Bagorro, Elsa Bagorro e Martim Bagorro.

Mário Lopes dá a conhecer o álbum “Quimera” esta sexta-feira à noite no ArtJazz Festival de Elvas

Mário Lopes apresenta-se esta sexta-feira, 11 de abril, em concerto, no 10º ArtJazz Festival de Elvas, no Auditório São Mateus, pelas 21h30.

O jovem baterista e compositor de origem alentejana vai, neste segundo dia do festival, apresentar o seu primeiro disco, “Quimera”. Trata-se de um disco de fusão instrumental onde se pode compreender o variado leque de influências sonoras do artista – que vão desde Tigran Hamasyan, a Snarky Puppy e Dream Theater – resultando “nesta criatura multifacetada com várias cabeças, como o nome indica”, explica Jorge Goes, o diretor artístico do evento.

O álbum, formado por oito temas, contempla uma fusão de estilos que abarca sonoridades de rock progressivo, metal, jazz, música cubana, brasileira, do médio oriente e também dos Balcãs, resultando “numa paisagem sonora de cariz cinematográfico”. Esta paisagem sonora pretende transmitir uma história de vários animais que, após sofrerem às mãos da humanidade, se unem formando esta “Quimera”, que irá levar a cabo um ajuste de contas. Estão, desta forma, associados a este objeto artístico, valores ecológicos e de proteção e preservação animal. Com este espetáculo, Mário Lopes leva ao público uma poderosa e energética experiência, atestada de ritmos desafiantes e compassos compostos, característicos da sua música.

Já amanhã, sábado, 12 de abril, no terceiro e último dia do ArtJazz Festival de Elvas, atua o flautista, compositor, educador e investigador Rodrigo Parejo.

Os bilhetes, com o custo de cinco euros, estão disponíveis na Ticketline ou no Auditório São Mateus meia hora antes de cada concerto.

Despiste na Calçadinha resulta num ferido ligeiro e na destruição de um poste de eletricidade

Um ferido ligeiro foi o resultado de um despiste de um veículo ligeiro de passageiros, na noite desta quinta-feira, 10 de abril, na Estrada da Calçadinha, em Elvas, após o embate da viatura num poste de iluminação, que acabou por ficar destruído.

A vítima deste acidente é uma jovem, que acabou por ser transportada ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas. No local, foi ainda assistida uma outra mulher.  

Para o local foram mobilizados um total de 14 operacionais, apoiados por seis veículos, entre Bombeiros de Elvas, PSP e um piquete da E-Redes.

Procissão noturna em honra de Nossa Senhora da Enxara este sábado com saída de Ouguela

As Festas de Nossa Senhora da Enxara têm início já noite deste sábado, dia 12 de abril, sendo que programação da romaria se estenda até dia 21 de abril, Segunda-feira de Páscoa e feriado em Campo Maior.

Respeitando a componente católica desta quadra da Páscoa, a comissão de festas, segundo um dos responsáveis, José António Moreira, pretende, acima de tudo, “manter os costumes e a tradição” desta romaria, que se cumpre há muitos anos. “Devido a este período ‘triste’, antes da ressurreição de Jesus Cristo, as comemorações não sofrem muitas alterações, ano após ano”, acrescenta.

Como tem vindo a ser hábito, as festas iniciam-se com a procissão noturna que antecede uma semana antes da festa. O início desta procissão, este sábado, está marcado para às 21 horas, com saída de Ouguela em direção ao Santuário da Enxara.

Relativamente ao acampamento junto da ermida, “a maior parte das pessoas, por questões de trabalho, vai (para a Enxara) normalmente no dia 17, no dia antes do ferido, e ficam até dia 21 de abril”, recorda José António Moreira. Contudo, este ano, coincide ser feriado na sexta-feira, dia 25 de abril, o que poderá levar “algumas pessoas a optarem, se o tempo o permitir, ficar o resto dessa semana e juntar os dois fins de semana”, conclui.

GNR nas estradas com Operação “Páscoa 2025” até dia 21 de abril

A GNR realiza a Operação “Páscoa 2025”, a partir de hoje, 11 de abril, e até ao próximo dia 21, em todo em o território continental, através do reforço de patrulhamento e da intensificação das ações de sensibilização e fiscalização, com o objetivo de combater a criminalidade, contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária, regularizar o trânsito e apoiar todos os cidadãos, assegurando que usufruam das festividades da Páscoa e das respetivas deslocações em segurança.

Tradicionalmente, esta época carateriza-se pela reunião das famílias nas suas regiões de origem e, sendo coincidente com o período de férias escolares, prevê-se um aumento significativo do tráfego rodoviário nas estradas portuguesas. Neste sentido, a GNR, através dos militares da valência territorial e de trânsito, terá em curso a Operação “Páscoa 2025”, que visa garantir a segurança e a proteção das pessoas, não apenas na vertente rodoviária, mas também através do reforço da presença nos locais de festividades e respetivas imediações, zonas residenciais e comerciais.

A Guarda aconselha a uma condução atenta, cautelosa e defensiva, para que o período festivo seja passado em segurança.

Para um deslocamento em segurança nesta época festiva, a GNR aconselha: adequar a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da via e ao volume de tráfego rodoviário;  e evitar manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito ou que, de alguma forma, possam originar acidentes, mantendo uma condução atenta e defensiva.

 A GNR terá especial preocupação com os comportamentos de risco dos condutores, sobretudo os que ponham em causa a sua segurança e a de terceiros. Assim, os militares da Guarda estarão particularmente atentos a manobras perigosas; à condução sob a influência do álcool e substâncias psicotrópicas; ao excesso de velocidade; à correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem; à utilização indevida do telemóvel; à incorreta ou não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças; e às condições de segurança dos veículos.

Art Jazz Festival de Elvas arranca com espetáculo do quarteto de Pedro Calero

O 10° Art Jazz Festival arrancou em Elvas esta quinta-feira, 10 de abril, com a apresentação do quarteto de Pedro Calero, no Auditório São Mateus.

Do coletivo liderado pelo pianista espanhol fazem parte Enrique Tejado na guitarra, Javier Alcántara no contrabaixo e Pepin Muñoz na bateria. O saxofonista Joaquin de la Montaña foi convidado em alguns temas.

A anteceder o concerto o director artístico do Art Jazz Festival, Jorge Goes, fez a apresentação desta edição e o vereador Cláudio Monteiro, em representação da Câmara Municipal de Elvas, destacou o papel do certame no calendário cultural da cidade.

O 10° Art Jazz Festival prossegue esta sexta-feira, dia 11, com o baterista Mário Lopes e culmina na noite de sábado, 12 de abril, com o quarteto de Rodrigo Parejo. Os bilhetes podem ser adquiridos através da plataforma Ticketline ou no Auditório São Mateus antes do início dos concertos.

Dia do Combatente e do 107º aniversário da Batalha de La Lys celebrados este sábado em Elvas

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes realiza, este sábado, 12 de abril, a cerimónia comemorativa do Dia do Combatente e do 107º aniversário da Batalha de La Lys, no Jardim dos Combatentes da Grande Guerra, junto às Portas de São Vicente, em Elvas, a partir das 11 horas.

Lembrando as “grandes batalhas” travadas, o presidente do núcleo, sargento-mor José Miguêns, assegura que esta é uma cerimónia que “marca a existência dos combatentes” que lutaram por Portugal. “Celebramos o espírito combatente da população portuguesa, porque não está aqui só em causa a questão da condição militar, mas também a condição da população, quando necessário, de se levantarem armas para defender a nossa liberdade e a nossa independência”, diz ainda José Miguêns.

A sessão contempla uma cerimónia de homenagem aos mortos, alocuções, cerimónia de imposição de condecorações e atribuição de testemunhos de apreço. Terminada a cerimónia, terá lugar, a partir das 12h30, o almoço comemorativo do Dia do Combatente.