Este foi mais um fim de semana de grande sucesso para os atletas da AD Ialbax, tendo estado presentes nas mais variadas competições a nível nacional, como a nível internacional.
No sábado, dia 5 de abril, a atleta Eunice Silva, esteve presente no XIII Piódão Trail Running, onde venceu o mini trail no escalão F35, no mesmo dia, mas numa outra prova, João Muñoz participou na Meia-Maratona de Mérida, tendo terminado a prova com uma excelente prestação.
Já no domingo, dia 6 de abril, os atletas da Ialbax estiveram presentes em três provas distintas: no Trail do Texugo, no Eurobec Granfondo e no Cross Solidário “Crispitas con Corazón”.
No Trail do Texugo (Aldeia da Serra – Redondo), Carlos Carola no Ultra Trail alcançou o 3º Lugar M35, Pedro Afonso no Trail Longo foi 7º Lugar M35, já no Trail Sprint, Martim Pão Finto foi 1º JuniorM e Luís Carranca ficou em 4º Lugar M35.
Na prova Eurobec Granfondo, em Campo Maior, os atletas estiveram presentes no Minifondo (69KM) com Ana Duarte, Luís Velez e Carlos Magrinho, no Mediofondo (102KM) estiveram Rui Rodrigues, Nuno Caeiro, António Matela e Manuel Mexia, , tendo na Ana Duarte subido ao pódio com o 3º Lugar, na categoria MastersC F.
Já na Corrida Solidária “Crispitas com Corazón”, em Badajoz, a atleta Cristina Canário conquistou o primeiro lugar na categoria MasterC F.
Os atletas Rodrigo Pimenta (Sub 14) e Luiz Otávio (Sub 16) do Clube Elvense de Natação destacaram-se na fase regional do Torneio Atleta Completo organizado pela Associação de Atletismo do distrito de Portalegre (AADP) com o apoio do Município de Elvas, que decorreu no passado fim-de-semana, dias 5 e 6 de abril, no Estádio Municipal de Atletismo.
Para além de Rodrigo Pimenta e Luiz Otávio, tiveram ainda resultados positivos as atletas Mariana Testa do atlético Clube Fronteirense, em Sub 14 femininos, e Adriana Lopes do Sport Arronches e Benfica, em Sub 16 femininos.
Esta prova, que contou com a participação de atletas dos escalões de Sub 14 e Sub 16 de ambos os sexos, visa apurar os melhores atletas em provas combinadas para representar a AADP na fase Nacional que se irá realizar em Beja.
Estiveram presentes atletas do Clube Elvense de Natação, do Atlético Clube Fronteirense, do Centro Vicentino da Serra de Portalegre, da Academia José Jacob e do Sport Arronches e Benfica.
O violento acidente, reportado esta manhã pela comunicação social, de uma viatura que se despistou na Marginal de Cascais, na chamada curva do Mónaco, era conduzido por um jovem elvense de 31 anos que ficou encarcerado, após o embate, dentro da viatura, debaixo de água.
O veículo ligeiro de mercadorias despistou-se às 7.33 horas, tendo saído da estrada, na Avenida Marginal, e caído ao rio, ficando presa entre as rochas, a cerca de “cinco a seis metros” da margem. De imediato foram mobilizados para o local 16 operacionais, entre bombeiros, elementos da Polícia de Segurança Pública, Polícia Marítima e mergulhadores da Autoridade Marítima Nacional, com o apoio de cinco viaturas e um bote, de acordo com fonte do Comando Sub-Regional da Grande Lisboa.
Segundo Sérgio Duarte, segundo-comandante dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, referiu à CNN que os mergulhadores encontraram o corpo por volta das 11.40 horas. A identificação provisória do condutor foi feita através dos documentos encontrados numa mochila que estava a boiar no rio. A PSP contactou a família da vítima.
O jovem elvense era técnico de som e bastante conhecido no meio pelos profissionais do ramo da nossa cidade.
A lista da AD – Coligação PSD/CDS candidata ao distrito de Portalegre foi entregue esta segunda-feira, dia 7 de abril, no Tribunal Judicial de Portalegre. Com Castro Almeida, a encabeçar a lista, o candidato promete reforçar o peso político do distrito e assumir as grandes causas do desenvolvimento do Alto Alentejo. Entre as prioridades estão a saúde, a ligação à rede de autoestradas, a criação de emprego e a valorização da agricultura. A candidatura quer dar resposta aos bloqueios que travam o crescimento da região. A promessa foi feita durante a entrega oficial da lista de candidatos à Assembleia da República no Tribunal Judicial de Portalegre.
“O nosso objetivo é claro: eleger um deputado da AD para que Portalegre volte a ter voz firme no Parlamento. Só com mais força política conseguiremos desbloquear os constrangimentos que têm deixado este distrito para trás”, afirmou Castro Almeida. “A melhoria das acessibilidades, nomeadamente a ligação de Portalegre à rede nacional de autoestradas, a valorização da agricultura, a qualificação do acesso da população aos cuidados de saúde e a criação de emprego são causas prioritárias para nós”, destacou.
Castro Almeida sublinhou que Portalegre é, atualmente, o único distrito do país sem um deputado eleito pelo PSD, o que reforça a urgência de inverter este cenário e de garantir representação da AD no Parlamento por este círculo eleitoral. A lista da AD – Coligação PSD/CDS pelo círculo de Portalegre é liderada por Castro Almeida, sendo também composta por João Pedro Luís, Maria João Valentim e Maria José Poejo. Como mandatário distrital, associou-se à candidatura João José Maçãs, o portalegrense que foi Secretário de Estado da Estruturação Agrária, deputado pelo círculo eleitoral e presidente da câmara municipal da capital de distrito.
Numa crítica direta à “união” do PS e do Chega que levou à queda do Governo anterior, Castro Almeida apelou à mobilização dos eleitores para garantir o bom rumo das políticas públicas no país. “É fundamental permitir que o Governo continue o seu trabalho”, afirmou o ministro Adjunto e da Coesão Territorial. “Os portugueses devem ter a oportunidade de dar continuidade a um projeto transformador, reformista, ambicioso e realista para o país”. Segundo o cabeça de lista da AD, “o PS e o Chega uniram-se para parar esse caminho: cabe aos eleitores decidir se querem seguir em frente, ou recuar”, concluiu.
De 25 a 28 de abril, o lugar dos Prazeres, no concelho de Monforte, volta a encher-se de música, tradição e muita animação popular.
A Associação Cultural e Recreativa dos Prazeres volta a organizar as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora dos Prazeres, com um programa que promete pôr o lugar de Nossa Senhora dos Prazeres a mexer durante quatro dias.
O cartaz junta nomes bem conhecidos da música portuguesa, como Iran Costa ou Siga a Farra, e aposta novamente numa artista espanhola de renome internacional, Marta Santos, sem esquecer os sons tradicionais e a energia das bandas locais, como Os Contramão, Ojos Gitanos ou os Bellota Trompetera. Para os amantes de boa música e festa, há ainda atuações de DJs todas as noites, com destaque para DJ Pedro D’Orey e Angelita Letras.
As festas começam na noite do feriado de 25 de abril e estendem-se até à segunda-feira da Pascoela, dia 28, com uma programação pensada para todas as idades e gostos: desde os concertos populares às atuações com dança flamenca, passando pela música tradicional portuguesa e pela presença constante do espírito comunitário que dá vida ao lugar dos Prazeres.
A organização é da responsabilidade da Associação Cultural e Recreativa dos Prazeres, com o apoio da Câmara Municipal de Monforte, que tem contribuído para manter viva esta tradição e valorizar o património cultural da região.
Os clientes habituais de um dos restaurantes mais conhecidos de Badajoz, o Dosca II, na Avenida de Cólon, foram surpreendidos com a colocação de um cartaz que diz “Les informamos que lamentablemente Dosca II cierra sus puertas definitivamente. Agradecemos de todo corazón su fidelidad durante todos estos años”.
Encerra assim um dos restaurantes mais conhecidos da vizinha cidade de Badajoz.
A Adega de Borba, parceira da Câmara Municipal na “Cidade do Vinho 2025”, está a festejar os 70 anos de existência, pelo que até setembro, no primeiro sábado de cada mês, vai estar a promover visitas e provas de vinho gratuitas.
Os interessados em descobrir os segredos da Adega de Borba devem fazer reserva, dado que as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas por telefone (268 891 660) ou e-mail (enoturismo@adegaborba.pt).
A Adega de Borba, que é pioneira no Alentejo, foi a primeira cooperativa a obter certificação do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), aplicada às Vinhas e Adegas. Em 2024 recebeu também o Selo da Igualdade Salarial.
O livro “Memórias de Mim”, da autoria de Pinho Neno, é apresentado, no próximo sábado, 12 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Viçosa.
A sessão de apresentação da obra tem início às 16 horas.
A Agência Europeia do Ambiente (EEA) já lançou a edição de 2025 do concurso de fotografia “Environment&Me”, destacando a ligação profunda entre as pessoas e o ambiente. O concurso desafia cidadãos de toda a Europa a capturar, através da fotografia, o seu percurso rumo a um futuro sustentável, refletindo avanços, desafios e mudanças ambientais.
Cada participante pode submeter até cinco fotografias através do formulário online da EEA até 30 de maio. Os vencedores recebem prémios monetários e as suas fotografias serão destacadas nas publicações e comunicações da EEA.
Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:
A Licenciatura em Turismo, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Portalegre, comemora esta segunda-feira, dia 7 de abril, 30 anos.
Para assinalar o Dia do Turismo da escola está a ser organizado um evento que integra ainda, na sua programação, o III Simpósio do Núcleo de Turismo, e a ENOVE+ TUR, Feira de Emprego e Empreendedorismo.
Organizado em conjunto pela ESECS, pelo Núcleo de Turismo da Associação Académica e pelo Gabinete de Empreendedorismo e Emprego do Politécnico de Portalegre, o evento conta, na sua programação, com apresentação de novos projetos na área do turismo, sessão com Diplomados do Politécnico na apresentação dos seus percursos profissionais e animação musical.
Ao longo de todo o dia, decorrerá ainda a Feira de Empresas e Organizações de Turismo, e degustação e venda de produtos regionais e doces tradicionais. A empresa convidada, para esta edição, será a Vila Galé Hotéis.
O objetivo primordial é o fomento do contato direto dos estudantes com as empresas/organizações do setor e possíveis empregadores, que marcarão presença para divulgação dos seus produtos, projetos, iniciativas e potenciais ofertas de emprego.
A Ludoteca da Páscoa, a partir desta segunda-feira, 7 de abril, e até dia 17, chega à Ludoteca de Alandroal, Centro Escolar de Terena e Centro Escolar de Aldeia de Pias.
No decorrer das férias da Páscoa, as crianças do concelho de Alandroal, dos três aos 13 anos, terão oportunidade de se manter ocupadas, com uma vasta oferta de atividades: expressão plástica, jogos tradicionais, confeção de bolos e atividades desportivas.
As atividades da Ludoteca da Páscoa são promovidas pela Ludoteca da Câmara Municipal de Alandroal.
O Comando Territorial de Portalegre, através do Destacamento Territorial de Nisa, em cooperação com a Guardia Civil de Espanha, levará a cabo, na terça-feira, dia 8 de abril, um simulacro de perseguição policial transfronteiriça com o objetivo de reforçar a cooperação, a articulação operacional e a confiança mútua entre instituições.
O exercício tem como objetivo a simulação de operações de cooperação policial transfronteiriça, no combate à criminalidade, recriando um cenário prático em que ocorre um ilícito, em conformidade com os normativos internacionais, especificamente no âmbito da Convenção de Aplicação do Acervo Schengen. A simulação abrangerá todas as fases da resposta policial, desde a identificação do crime até a reação operacional, incluindo a fuga dos suspeitos e a consequente perseguição transfronteiriça, com a coordenação entre forças de segurança de ambos os países envolvidos.
Este exercício visa promover as melhores práticas operacionais entre as duas instituições, com o intuito de incrementar e melhorar a cooperação internacional no combate à criminalidade transfronteiriça, gerando uma cultura de segurança comum, reforçando a abordagem e colaboração no combate à criminalidade.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) encontra-se a realizar até dia 13 de abril, em todo o território nacional continental, uma operação de fiscalização rodoviária, direcionada para o controlo de velocidade, focando-se nas vias mais críticas sob a sua responsabilidade, onde se verifica uma maior incidência na sinistralidade e incumprimento dos limites de velocidade, com o objetivo de promover a segurança rodoviária.
O excesso de velocidade continua a ser, em Portugal, uma das principais causas da sinistralidade rodoviária grave, seja pela diminuição do tempo de reação do condutor para fazer face a um imprevisto ou pelo agravamento das suas consequências em resultado da maior violência do embate. É também a infração mais comum em todos os países europeus e a principal causa de morte nas estradas em toda a Europa.
Relativamente ao controlo de velocidade, em 2024, a GNR controlou 13 151 582 veículos e registou 9 644 em excesso de velocidade. Por este motivo, com esta ação, pretende-se também sensibilizar os condutores, para a importância da adoção de comportamentos mais seguros, tendo em vista a promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas.
Esta operação decorre no âmbito da Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol), organização que foi estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa, com a finalidade de melhorar a segurança rodoviária e o cumprimento das normas de trânsito. De referir ainda que, no dia 9 de abril, está prevista uma ação intensiva de controlo de velocidade durante 24 horas consecutivas (ROADPOL – Speed Marathon), a realizar simultaneamente por todos os Estados Membros.
No final de 2021, a GNR tornou-se membro da RoadPol, passando a integrar no seu planeamento operacional, as operações planeadas pela referida organização. No âmbito do planeamento anual efetuado pela RoadPol, a GNR pretende também sensibilizar a sociedade para comportamentos mais seguros por parte dos condutores e passageiros, tendo em vista a promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas.
Estas operações, de âmbito europeu, têm como principal finalidade a criação de um ambiente rodoviário mais seguro através de uma intervenção simultânea sobre as principais causas de acidentes procurando, desta forma, influenciar positivamente os utilizadores, levando-os a adotarem comportamentos que privilegiem comportamentos mais seguros.
As candidaturas, na Plataforma SIGA, para os diversos apoios e complementos educativos nomeadamente subsídios, transportes e refeições escolares para alunos do pré-escolar ao Secundário, bem como Atividades de Animação de Apoio à Família, para alunos do pré-escolar, e Componente de Apoio à Família, para alunos do primeiro ciclo, vão abrir no próximo dia 15, informa a Câmara Municipal de Elvas.
Os pais e encarregados de educação devem aceder à plataforma SIGA, através dos acessos facultados pelo município, e na sua área pessoal, escolher o menu Candidaturas e preencher o formulário de candidatura.
Estarão disponíveis dois formulários de candidatura, um dirigido a alunos do pré-escolar e 1º ciclo e o outro aos alunos do 2º e 3º ciclos e Secundário.
A associação juvenil Arkus, em parceria com a Câmara Municipal de Elvas, está a promover a primeira edição do concurso musical “Elvas a Cantar”, que terá como jurados nomes incontornáveis da música portuguesa, como Luís Trigacheiro, Nuno Guerreiro e Tiago Nogueira (vocalista dos Quatro e Meia), bem como a elvense Raquel Guerra.
O concurso, com o qual se procuram descobrir novos talentos nesta área da música, é aberto a maiores de 16 anos. “Este concurso veio de uma conversa com o professor Carlos Beirão (presidente da Arkus), mas é uma parceria com o município e com a pessoa que está responsável pelos nossos projetos musicais, que é o professor Vladlen Grigorovschi: é ele que está, connosco, a promover este concurso”, começa por explicar Raquel Pirota (na imagem), uma das responsáveis da associação juvenil elvense.
Com o objetivo de dar uma oportunidade a jovens e adultos, para que possam dar a conhecer o seu talento, este concurso não se restringe apenas a residentes no distrito de Portalegre, mas a todo o Alentejo. “Há muito talento escondido e basta haver uma oportunidade para que as pessoas possam conquistar o mundo, por assim dizer. Damos esta oportunidade a todas as pessoas que tenham uma boa voz”, assegura a responsável.
Apelando à inscrição de todos aqueles que gostam de cantar, e dando conta que os dez finalistas terão oportunidade de participar numa masterclass exclusiva, Raquel Pirota garante que o concurso é aberto a todos os estilos musicais. Haverá uma pré-seleção, para a escolha dos dez finalistas do concurso, depois dos candidatos fazerem a sua inscrição, com o envio de um vídeo, onde interpretam um tema à sua escolha. No concurso são aceites temas originais ou covers, sendo que esse será um dos aspetos a ter em conta na hora de escolha dos finalistas.
“Aproveito para agradecer à Câmara Municipal de Elvas, que é o apoio principal – financeiro e logístico – na pessoa do vereador Cláudio Monteiro, que tem sido impecável, porque este concurso já é algo mais elaborado, que tem um regulamento, regras, normas, e tudo isto foi possível com a colaboração do Vladlen, Arkus e Município”, diz ainda Raquel Pirota.
As inscrições encerram no próximo dia 15, sendo que os dez finalistas serão selecionados até dia 18. Para 2 de maio está marcada a masterclass, que será conduzida por David Antunes e Emanuel Moura e, para o dia seguinte, a fase final do concurso.
O grande vencedor irá receber um prémio de mil euros, sendo que terá ainda direito à gravação de um EP. Todos os finalistas terão direito a prémios. Todas as informações sobre o concurso, incluindo o espaço destinado às inscrições, estão disponíveis no site do “Elvas a Cantar”.