Noah Hobbs (EF Education/Aevolo), o ciclista mais novo de sempre a vencer a Volta ao Alentejo

Noah Hobbs vencedor da Volta ao Alentejo em Évora

O britânico Noah Hobbs (EF Education/ Aevolo) tornou-se no ciclista mais jovem a triunfar na Volta ao Alentejo, com apenas 20 anos. O ciclista de Londres triunfou nas etapas de Moura e Arraiolos e ganhou as classificações dos Pontos e Juventude, além de dois segundos lugares nas etapas de Grândola e Évora.

Apesar da sua juventude, Hobbs mostrou já ser um corredor muito maduro e de grande futuro e que certamente vai ascender rapidamente à equipa principal, onde milita o português Rui Costa.

Noah Hobbs ainda em Estremoz

Na partida em Estremoz, este jovem ciclista disse em exclusivo aos nosso microfone que “estou bem, temos um dia bonito hoje. Último dia da corrida, espero guardar a camisola até ao final. Apoio a equipa e eles apoiam-me, é uma equipa nova. Ontem apoiaram-me muito. A etapa foi difícil. Sem a equipa era impossível ter conseguido manter a liderança”. Depois brincármos com Noah Hobbs, que tirou uma foto com o nosso microfone como na Volta ao Alentejo de 2024 Iuri Leitão também o fez e depois “ganhou a medalha de ouro” nos Jogos Olímpicos. “Fico muito satisfeito, espero que me dê sorte hoje”, concluiu o jovem inglês, em Estremoz e depois no final em Évora disse ao nosso microfone que só leva “boas memórias do Alentejo e de Portugal”, após garantir a camisola amarela e a vitória na alentejana 2025. Noah Hobbs um nome a reter.

Luca Giaimi venceu etapa em Évora

Em Évora, o italiano Luca Giaimi (UAE/Team Emirates/ Gen-Z), o único sobrevivente de uma escapada de três corredores e que conseguiu aguentar a perseguição do pelotão, terminando com dois segundos à frente do camisola amarela. Giaimi sai de Portugal com duas vitórias, as primeiras da carreira, depois de no passado domingo ter ganho o Troféu Internacional da Arrábida que disse “a corrida foi boa, na fuga não conseguimos mais vantagem porque éramos muitos. Quando cheguei à reta vi que o pelotão estava atrás e como gosto de metas a subir, esforcei ao máximo e cheguei à segunda vitória em Portugal”.

Francisco Ferro e Isabel Matos do Crédito Agrícola

Joaquim Gomes, diretor da Corrida, reconhece que “temos aqui ciclistas com futuro, mas todo o pelotão empenhou-se fizeram médias sempre acima daquilo que tínhamos previsto, chegámos sempre antes da hora, todos estão de parabéns, a nós organizadores, CIMAC, Câmara Municipais e patrocinadores. Correu bem”.

O Crédito Agrícola patrocina a Volta ao Alentejo e Francisco Ferro (Administrador Caixa de Crédito do Alentejo Central) disse que “é muito importante o Credito Agrícola estar nesta volta, porque toda a agente gosta de ciclismo, fazemos o possível para estarmos o mais próximo das pessoas, somos um banco que está no interior, onde os outros bancos não estão e fazemos questão e manter esse que é um dos nossos principais valores”. Já Isabel Matos, diretoria de Comunicação do Credito Agrícola realçou “a forte presença a nível nacional, temos a maior rede de agências, por isso, as Caixas localmente fazem esse apoio, este é um desporto privilegiado para o grupo Credito Agrícola que quer ser reconhecido como o banco da sustentabilidade. Este é o desporto de elite”.

José Santos, presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo entrega camisola branca a Hobbs

“O ciclismo é uma modalidade desportiva que proporciona muita divulgação dos destinos turísticos” começou por afirmar José Santos, presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo acrescentando que “a alentejana é uma prova que tem ajudado a divulgar e promover o Alentejo, com tempo bom e quando temos uma volta como uma geografia mais alargada, como foi este ano, isso favorece ainda mais a divulgação do turismo no Alentejo. Mas, esta prova pode ainda crescer e o próximo passo é transformar a Volta ao Alentejo, num evento que promova internacionalmente a região e esse é o passo para o qual nos devemos mobilizar no futuro”.

Partida em Estremoz

Quanto filme da quinta etapa Estremoz-Évora, na distância de 151,1 kms, e corrida à excelente média de 47.375 kms/hora, foi ganha pelo italiano Luca Giaimi (UAE/Team Emirates/ Gen-Z), o único sobrevivente de uma escapada de três corredores e que conseguiu aguentar a perseguição do pelotão, terminando com dois segundos de vantagem e à frente do camisola amarela. Giaimi sai de Portugal com duas vitórias, as primeiras da carreira, depois de no passado domingo ter ganho o Troféu Internacional da Arrábida.

Durante 110 quilómetros a camisola esteve no corpo do basco Gotzon Martin (Euskaltel/Euskadi), que estava a escassos 28 segundos de Hobbs e integrava a fuga do dia que teve uma vantagem máxima de 1’50” e que obrigava a EF Education/Aevolo a trabalhar no pelotão para não permitir veleidades ao espanhol que só foi alcançado nos dois quilómetros finais da tirada.

Meta Volante em Elvas

A Aviludo/Louletano/Loulé Concelho acreditou até ao fim que era possível levar German Nicolas Tivani à vitória da etapa e com as bonificações ganhar a “Alentejana” daí terem trabalhado no pelotão para anular a fuga, mas o argentino acabaria por ser quinto longe das bonificações.

Destaque para as prestações de Pedro Pinto (Efapel Cycling) que foi o único que contrariou Noah Hobbs nas vitórias das diversas classificações triunfando na Montanha, para a Rádio Popular/Paredes/Boavista que venceu a classificação Coletiva e para Tiago Antunes (Efapel Cycling) o Melhor Português na Geral Individual. Realce também para o segundo lugar de Tivani e o terceiro de David Jesus Peña (AP Hotels & Resort/Tavira/Farense), a mais recente aquisição da equipa algarvia.

Classificação da Etapa
1º- Luca Giaimi/ITA (UAE/Team Emirates/Gen-Z) 3h11’22” (média de 47.375 kms/hora), 2º- Noah Hobbs/GBR (EF Education/Aevolo) a 2”, 3º- Leangel Linarez/VEM (Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua) m.t., 4º- Davide Stella/ITA (UAE/Team Emirates/Gen-Z) m.t. e 5º- German Nicolas Tivani/ARG (Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho) m.t.
 

Classificação Geral
1º- Noah Hobbs/GBR (EF Education/Aevolo), 18h40’51”, 2º- German Nicolas Tivani/ARG (Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho) a 12”, 3º- David Jesus Peña/COL (AP Hotels & Resort/Tavira/Farense) a 13”, 4º- Pau Marti /ESP (Israel/Premier Tech Academy) a 19” e 5º- Xabier Berasategi/ESP (Euskalter/ Euskadi) a 22”.
Equipas: Rádio Popular/ Paredes/ Boavista
Pontos: Noah Hobbs/GBR (EF Education/Aevolo)
Montanha: Pedro Pinto (Efapel Cycling)
Juventude: Noah Hobbs/GBR (EF Education/Aevolo)

Currículo:
Hobbs Noah nasceu em Londres, a 23 de julho de 2004, tem 20 anos, é profissional desde 2023 e, com as três vitórias no Alentejo, tem seis vitórias na carreira. 1ª vitória da carreira * 22/05/23 (Groupama/ FDJ Continental): -Etapa do Alpes Isère Tour/ França
Todas as vitórias: 2 etapas do Alpes Isère Tour/ França (2024), 1 etapa do Tour Alsace/ França (2024), duas etapas na Volta ao Alentejo/Moura e Arraiolos e Geral Individual da Volta ao Alentejo (2025)

Município de Fronteira reuniu com Conselho de Administração da ULSAA

O Presidente da Câmara Municipal de Fronteira, António Velez Gomes, reuniu-se na passada sexta-feira com o Presidente do Conselho de Administração da ULSAA, José Miguel Costa Lopes, na sequência dos contactos que têm vindo a ser desenvolvidos entre as duas entidades, com vista a trabalhar em soluções para os problemas que mais afetam atualmente a Saúde no Concelho de Fronteira.

Foi na ocasião informado que, no que respeita à necessidade de substituição do médico afeto à Freguesia de Cabeço de Vide, a qual se encontra neste momento sem qualquer clínico assistente, a ULSAA está a trabalhar no sentido de conseguir a colocação de um especialista de Medicina Geral e Familiar que assegure o acompanhamento dos 920 utentes desta Freguesia, prevendo-se ter já na próxima semana resposta para esta questão.

O autarca manifestou uma vez mais a total disponibilidade do Município, neste caso em particular através da cedência de transporte (viatura e motorista) para deslocação do médico a colocar (entre a sua residência e os Serviços), tendo José Miguel Costa da ULSAA sublinhado ser de grande relevância e que poderá fazer toda a diferença na resolução do problema.

A par das consultas presenciais, que se pretende que venham a acontecer muito em breve nesta Extensão de Saúde, abordou-se ainda a possibilidade de complementar as mesmas com consultas em regime de Teleassistência, a realizar na referida Extensão e com acompanhamento de Enfermeiro, à semelhança do que já está implementado em algumas localidades do distrito, solução que se tem revelado de grande utilidade e agrado dos utentes.

Solicitou-se ainda que fosse tido em consideração que os 190 utentes da Freguesia de S. Saturnino dispõem apenas de consultas presenciais 1 vez por mês na extensão de Saúde de Vale de Maceiras, o que tendo em conta as características da maioria da sua população é manifestamente insuficiente.

Por fim, e relativamente à necessidade de intervenção identificada para o Centro de Saúde de Fronteira, foi referido que se encontra neste momento a ser elaborado o projeto técnico, o qual deve ficar concluído num prazo máximo de 17 dias, e ao que se seguirá a apresentação do mesmo para validação pelas entidades competentes. De seguida dar-se-á início ao procedimento de contratação para a realização das respetivas obras e aquisição de equipamentos.

Jorge Pinto é candidatura pela CDU à Câmara de Borba

A CDU anunciou que Jorge Manuel de Oliveira Pinto é o candidato escolhido para ser candidato à Câmara Municipal de Borba nas Eleições Autárquicas 2025, convidando todos os interessados para a apresentação da sua candidatura no dia 6 de abril, às 17h, no Celeiro da Cultura.

Jorge Pinto tem 67 anos, reside em Borba, é economista, especialista em finanças locais e contabilidade pública. É membro da Direção da Organização Regional de Évora do PCP e foi eleito para a diversas autarquias desde 1979,  nas Assembleias Municipais de Moura, Estremoz e Borba e vereador na Câmara Municipal de Évora de 1994 a 2005.

Elvas: candidaturas abertas para juízes sociais até 28 de abril

A Câmara Municipal de Elvas tem abertas, até 28 de abril, as candidaturas para Juízes Sociais.

O juiz social é uma das formas de participação popular na administração da justiça. Qualquer cidadão, desde que cumpra os critérios, pode candidatar-se ao cargo de juiz social para exercer funções na comarca do seu município de residência, pelo período de dois anos.

Toda a informação disponível no site da Câmara Municipal de Elvas (aqui).

CLDS 5G de Borba já iniciou oficialmente funções

O LaBoratório Social – CLDS 5G de Borba iniciou oficialmente funções no passado dia 1 de março. Esta quinta edição, tem como Entidade Coordenadora Local de Parceria o Município de Borba, e a Associação de Desenvolvimento Montes Claros como Entidade Local de Execução das Ações (ELEA).

As ações a desenvolver pelo CLDS 5G integram os quatro eixos de intervenção: Eixo 1: Emprego, formação e qualificação (ações desenvolvidas pela ADMC); Eixo 2: Combate à pobreza e à exclusão social das crianças e dos jovens, promotor de uma efetiva garantia para a infância; Eixo 3: Promotor de autonomia, envelhecimento ativo e longevidade; Eixo 4: Desenvolvimento social, capacitação comunitária intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.

Alunos da turma PIEF do Agrupamento de Escolas de Monforte criam logótipo para a IUPI5GMonforte

Integrado no plano de ação do CLDS 5G, denominado IUPI5GMonforte, na atividade 7 do Eixo 1, “Monforte em Cores: Oficina de Criação do Logótipo 5G”, foi lançado aos alunos da turma PIEF do Agrupamento de Escolas João Maria Botas Carriçoso, em Monforte, o desafio de criarem o logótipo para a operação, tendo em conta a criatividade e as exigências gráficas do projeto.

As técnicas responsáveis pela atividade apresentaram um PowerPoint explicativo sobre os Contratos Locais de Desenvolvimento Social 5ª Geração (CLDS 5G), abordando os objetivos, os eixos de intervenção e a equipa que compõe o CLDS 5G Monforte. No decorrer da apresentação, foram contextualizadas as atividades a serem desenvolvidas e exibidos exemplos ilustrativos de logótipos. Posteriormente, com base num documento previamente elaborado, uma ficha de apoio para a criação do logótipo, explicaram aos alunos o conceito de logótipo e os passos necessários para criá-lo, fornecendo dicas úteis que orientassem o trabalho em direção ao objetivo final.

Cada aluno desenvolveu a sua própria versão do logótipo, manifestando assim sua criatividade e visão para o projeto. O resultado foi fruto de um trabalho cooperativo realizado pelos estudantes da turma PIEF.

Após a seleção das três melhores versões e de uma versão elaborada pela professora, que reuniu elementos das propostas apresentadas, o logótipo mais votado pela comunidade escolar foi escolhido.

Dia da Memória das Vítimas da Inquisição assinalado em Elvas com palestra este domingo

O Município de Elvas assinala este domingo, 30 de março, o Dia da Memória das Vítimas da Inquisição, com a palestra “Reflexões históricas em torno do Dia da Memória das vítimas da Inquisição”. A sessão terá como orador o professor Bruno Lopes, da Universidade de Évora.

A palestra vai ter lugar na Casa da História Judaica, a partir das 17 horas. Terminada a sessão, haverá recital de Música Sefardita, protagonizado por Eduardo Ramos.

Esta é uma iniciativa com entrada livre, organizada pela Câmara Municipal de Elvas.

RIBAA promove Clube de Leitura Online ao longo do ano

A Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo (RIBAA) vai promover, ao longo deste ano, um Clube de Leitura Online que tem com objetivo fomentar os hábitos de leitura da população.

Esta iniciativa, integrada no Plano de Atividades da RIBAA, irá contar com quatro sessões e com igual número de obras literárias, sendo que a primeira, “A Cicatriz”, acontece já no dia 9 de abril, entre as 21h e as 22h30, e contará com a presença da autora, Maria Francisca Gama.

Os interessados em participar nos clubes de leitura, basta que aceda ao link que será disponibilizado oportunamente nas redes sociais da CIMAA, numa data mais próxima de cada uma das sessões.

Para além desta, as datas das próximas sessões serão: “A Criada” de Frida McFadden (11 de junho); “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry (10 de setembro) e “As Horas” de Michael Cunningham (12 de novembro).

Para mais informações, contactar a CIMAA ou a Biblioteca Municipal da sua área de residência. Saiba tudo sobre as mesmas aqui.

Celeiro da Cultura de Borba recebe exposição de pintura da artista borbense Conceição Mendes

O Celeiro da Cultura de Borba vai ser palco de uma exposição de pintura de Conceição Mendes, intitulada “Pintura de São Mendes”, no dia 5 de abril, sábado, pelas 11 horas.

A artista Conceição Mendes, natural de Borba, que durante anos lecionou artes visuais no Agrupamento de Escolas de Borba e despertou o gosto pelas artes em muitos alunos.

Esta exposição é gratuita, conta com o apoio do Município de Borba e estará patente até ao dia 4 de maio.

Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre chega ao fim este domingo

A 23ª edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre chega ao fim este domingo, dia 30 de março. Este é um dos eventos de referência na programação anual do concelho de Portalegre, promovido pela Câmara Municipal.

Para culminar o fim-de-semana dedicado à doçaria, à tradição e gastronomia, a programação deste domingo é a seguinte: às 11h, abertura da Feira com o Concurso Boleima de Portalegre 2025 (aberto à população); às 15h vai ter o lugar o espetáculo CAEP Voices; às 16h, irá ter lugar o espetáculo de marionetas “O Bolo”, pela Companhia “Era uma Vez, Marionetas”; às 17h, vai decorrer o workshop “Boleima de Portalegre”, com o chef Duarte Gueifão e às 18h, para terminar em grande o evento, atuação da Orquestra de Acordeões composta por alunos desde o 3º ao 8º grau no âmbito da disciplina de classe conjunto dos Cursos Artísticos Especializados da Música, lecionados na Escola de Artes do Norte Alentejano.

Última etapa da Volta ao Alentejo com meta volante este domingo em Elvas

O Aqueduto da Amoreira, em Elvas, será este domingo, 30 de março, local de uma das metas volantes da quinta e última etapa da 42ª Volta ao Alentejo em Bicicleta.

A passagem por Elvas acontece por volta das 13 horas e os interessados podem assistir nos locais para o efeito. A etapa tem ainda um prémio de Montanha de 4ª categoria, em Vila Boim.

Esta última etapa da “Alentejana” arranca de Estremoz, às 11h30, para um percurso que só termina, após mais de 150 quilómetros, em Évora.  Para além de Elvas, esta derradeira etapa conta ainda com metas volantes em Vila Viçosa e Redondo.  

Alunos do CEAN criaram exposição com trabalhos alusivos às comemorações dos 500 anos de Camões

Uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do Centro Educativo Alice Nabeiro, alusiva às comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, está patente neste estabelecimento de ensino de Campo Maior.

Manuela Tomé, coordenadora da Biblioteca do Centro Educativo Alice Nabeiro, explica que a mostra é “o recriar Camões, são imagens, desenhos, caricaturas que os meninos do pré-escolar ou sexto ano fizeram de Camões”.

A exposição vai estar disponível para visita no Centro Educativo Alice Nabeiro, previsivelmente, até final de abril.

Espetáculo de Chaíto e Palosanto encerra Festival “Saberes e Sabores do Porco Alentejano” em Arronches

O Festival “Saberes e Sabores do Porco Alentejano” termina este domingo, 30 de março, em Arronches, mas até final do dia não faltam motivos para uma visita ao certame, que decorre desde sexta-feira, 28 de março, no Espaço Multiusos do Rossio.

Logo pelas 9 horas tem início a “Caminhada Saberes e Sabores do Porco Alentejano”, que inclui uma visita a uma exploração agrícola. A partir das 11 horas, na Zona Infantil do certame, haverá mais uma sessão de jogos tradicionais.

No Pavilhão “Saberes e Património”, às 11h30, serão contadas lendas e tradições de Arronches e, ao meio-dia, inicia-se uma sessão de degustação de queijos e enchidos regionais. Pelas 15 horas, a Academia Sénior de Arronches dá continuidade à recriação da Tradicional Matança do Porco.

A Zona de Restauração do Pavilhão “Sabores e Melodia” abre ao público às 12h30, sendo que, às 16h30, o Município de Arronches oferece a todos os presentes porco assado no espeto. No mesmo espaço, a partir das 20 horas, há atuação do Grupo Verde Maio (Escola de Música de Arronches) e às 22 horas concerto de Chaíto e Palosanto de Tributo a Gipsy King’s.

O festival encerra à meia-noite.