Um rapaz de 13 anos foi encontrado sem vida no Parque de la Legión, em Badajoz, após se terem desenvolvido buscas durante esta segunda feira.
O jovem vivia em Badajoz com a família há alguns anos e terá saído de casa ontem domingo, aparentemente com normalidade, não tendo regressado ao domicílio familiar, mas só esta manhã o seu desaparecimento foi comunicado à Polícia Nacional espanhola.
O parque onde o corpo foi encontrado encontra-se isolado pela autoridades que não descartam qualquer causa da morte, quer acidental ou criminal.
Vila Viçosa distinguiu-se como o município com a menor produção de resíduos urbanos per capita em 2024. Cada habitante gerou, em média, 437 kg de resíduos, um valor significativamente inferior à média regional.
Em virtude dos resultados obtidos, o Município de Vila Viçosa endereça um “especial agradecimento aos munícipes pelo seu fundamental contributo nesta causa ambiental e confia manter este resultado em 2025”.
Dados apurados pela Empresa de Gestão de Resíduos: GESAMB.
“Ricos Falidos” é a mais recente produção do “EntrePalcos”, o Curso de Teatro do Projeto de Formação do Município, que estreou no passado domingo, dia 23 de março, no Centro Cultural de Campo Maior, com encenação de Ana Diabinho.
Esta foi uma oportunidade de familiares e amigos assistirem em primeira mão ao trabalho desenvolvido pelos jovens atores durante os ensaios.
A peça conta a história de uma família que está a passar por dificuldades financeiras e acha que a solução será casar a sua filha com o herdeiro de uma família abastada.
Esta foi mais um espetáculo inserido na programação da iniciativa “Março – Mês do Teatro”.
O concerto “Alentejo, Modernidade e Cultura. Um Olhar do Ponto de Vista Musical”, com “Ensemble Vocal Vox Aurea” e “Grupo de Percussão da Universidade de Évora” vai ter lugar na próxima quinta-feira, dia 27 de março, pelas 21h30, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz.
Esta iniciativa está inserida na BIALE Estremoz – Bienal Internacional do Alentejo.
Como forma de homenagear os antigos combatentes que estiveram presentes na Guerra do Ultramar, o Município de Fronteira irá inaugurar um monumento aos soldados naturais da Freguesia de Cabeço de Vide.
Esta cerimónia está marcada para o próximo dia 29 de março, sábado, pelas 11 horas, na Avenida da Libertação e conta com o apoio da Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, juntamente com a Câmara Municipal de Fronteira.
O Crédito Agrícola reforça o apoio ao ciclismo, assumindo o estatuto de patrocinador oficial e naming sponsor da 42.ª Volta ao Alentejo. A prova, que decorre entre esta quarta-feira, dia 26 e domigo, 30 de Março, percorre algumas das mais emblemáticas localidades do Alentejo, numa edição disputada em cinco etapas.
A 42.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola é composta por cinco etapas que levam o pelotão a percorrer as estradas alentejanas. A competição arranca a esta quarta-feira com a etapa Beja – Moura, seguindo-se, na quinta-feira, Castro Verde – Grândola. Na sexta-feira Março, a prova avança entre Carvalhal (Grândola) e Arraiolos, enquanto no sábado os ciclistas enfrentam a ligação entre Monforte e Castelo de Vide. A derradeira etapa, domingo, ligará Estremoz a Évora, onde será consagrado o vencedor da prova.
A vila de Fronteira celebra a Semana Santa, de 13 a 20 de abril, com várias procissões e cerimónias religiosas. Depois de várias pesquisas, a Paróquia de Nossa Senhora da Atalaia de Fronteira volta a impulsionar esta tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.
As celebrações iniciam-se no dia 13 de abril, Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, com a Procissão e Missa de Ramos marcada para as 12 horas na Praça do Município, nesse mesmo dia também está marcada para as 21 horas, a Procissão do Encontro, na Igreja Matriz.
No dia 16 de abril, Quarta-Feira Santa, será realizado o Ofício do Candeeiro das Trevas às 19 horas na Igreja Matriz. Já no dia 17 de abril, Quinta-Feira Santa, a Missa da Ceia do Senhor está agendada para as 18 horas na Igreja Matriz, seguindo-se a Procissão da Sinagoga e Canto de Miserel, que será realizada na Igreja da Misericórdia, passando por todas as igrejas da vila.
O Sábado Santo, será no dia 19 de abril, onde está agendado o Ofício de Leitura com a Unção dos Catecúmenos, pelas 12 horas, na Igreja Matriz, que também receberá a Solene Vigília Pascal pelas 21 horas.
Finalmente, a missa do Domingo de Páscoa, está marcada para as 16 horas na Igreja Matriz, seguindo-se a Procissão da Ressurreição às 17 horas, saindo da Igreja Matriz, sendo finalizada no Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha.
Conheça a programação completa da Semana Santa em Fronteira:
O Município de Vila Viçosa vai marcar presença na Feira de Março Aveiro | 589 Anos, enquanto Município Convidado, desta terça-feira, 25 de março, a 27 de abril, no átrio da entrada principal do Parque de Exposições de Aveiro (Átrio 1).
A Feira de Março é a maior mostra económica da Região Centro e um dos maiores parques de diversões do país. Mais de duas centenas de empresas e 29 associações do Município de Aveiro estão envolvidas neste evento que decorre até ao dia 27 de abril.
Através desta presença, o Município de Vila Viçosa pretende divulgar e promover, nesta região do país e junto dos visitantes do certame, o património, a cultura e gastronómica do concelho, através de diversas apresentações e provas.
Vários atletas da IALBAX estiveram em destaque, durante este fim de semana, em duas provas distintas de renome nacional.
No sábado, dia 22 de março, as atletas Cristina Infante e Rita Magarreiro deslocaram-se até à localidade de Torres Vedras, onde participaram na corrida de 10 km do “Trail Linhas de Torres”, tendo a atleta Rita Magarreiro alcançado o segundo lugar da classificação geral.
No domingo, dia 23 de março, o atleta Rui Rodrigues deslocou-se até Aveiro, onde participou na prova de ciclismo, “Aveiro Spring Classic 2025”, tendo representado as cores da Associação Desportiva Ialbax com um excelente desempenho.
Um recente estudo “Carbon Major” revelou que metade das emissões globais de origem fóssil estão ligadas a apenas 36 empresas.
Esta descoberta é crucial porque destaca a responsabilidade significativa que um pequeno número de empresas tem no combate às alterações climáticas. Ao concentrar esforços nessas empresas, os reguladores e formuladores de políticas podem potencialmente reduzir drasticamente as emissões globais. Além disso, a responsabilização dessas empresas pode servir como exemplo e motivar outras a adotarem práticas mais sustentáveis.
Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:
A atleta Mariana Baltazar, do Moto Clube Alentejano Elvas, filiada na AKPorto, conseguiu apurar-se para o Campeonato Nacional de Karaté ( FNKP) juvenis femininos, – 45 kg, ao conquistar o bronze na campeonato regional zona centro norte.
Com este resultado, Mariana Baltazar conseguiu pelo terceiro ano consecutivo, apresentar-se no campeonato nacional de Karaté, depois de Núria Santos, em 2023, conquistar o quinto lugar nacional, terceiro regional; Duarte Rodrigues, Juniores em 2023; Mariana Baltazar, 2024 em quinto lugar nacional, terceiro regional; 2025, Mariana Baltazar, bronze regional.
O Lions Clube Elvas Baluarte promove amanhã, terça-feira, dia 25 de março, um rastreio da Diabetes, a partir das 9 horas, na Farmácia Calado, em Elvas.
Através desta ação pretende-se sensibilizar a população para a problemática da Diabetes e para a prevenção da doença, sendo rastreio gratuito.
Os interessados devem contactar previamente a Farmácia Calado, para marcação ou deslocar-se à mesma no dia do rastreio, sendo acolhidos por voluntários do Lions Clube Elvas Baluarte.
A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), em estreita cooperação com inspetores da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), desenvolveu, entre os dias 1 a 28 de fevereiro, a II Fase da operação “Illegal Livestock Farming – Fase II” no âmbito do Plano de Ação Operacional para a Criminalidade Ambiental da EUROPOL. Nesta operação foram levantados 178 autos de contraordenação.
Esta fase teve como objetivo desenvolver ações de fiscalização a operadores que promovem o transporte terrestre e marítimo de animais vivos, tanto de curta como de longa duração, avaliando as condições dos meios de transporte e dos animais vivos, bem como a documentação de acompanhamento na sua movimentação.
Recorda-se que esta ação decorre da Estratégia da Comissão Europeia “Do prado ao prato”, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, que define, entre outros, como principais objetivos, implementar e melhorar o bem-estar dos animais pecuários, desde a sua criação para a produção alimentar, até aos movimentos não autorizados, tanto em território nacional como em ligações internacionais.
Neste contexto, estas ações contaram com o empenhamento de 570 militares da estrutura SEPNA/GNR e de 19 inspetores da DGAV, tendo sido efetuadas 229 ações e fiscalizados 283 veículos em todo o território nacional, dos quais 187 pertenciam a operadores consignados ao transporte de animais vivos de curta e longa duração.
No seguimento destas ações, foram levantados 178 autos de contraordenação, destacando-se: 20 por falta de guia de transporte em circulação; 18 por não cumprimento das condições de transporte de animais vivos; 12 por falta de guias de limpeza e desinfeção; nove por falta de autorização para o exercício de transportador de animais vivos; sete por transporte de asininos sem identificação/falta de registo de desinfeção/falta de documentos relativos à identificação; seis por falta de Certificado de Aptidão Profissional (CAP) e quatro por abandono de cadáveres de animais mortos em exploração.
Destaca-se ainda a deteção de três crimes, dois por posse ilegal de arma e um por abate clandestino, bem como a apreensão de 148 animais das espécies bovina, caprina e asinina.
O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) recebeu a iniciativa “Sábados com Arte”, para a edição de 2025, como habitualmente à cadência de uma iniciativa por mês.
Na tarde deste sábado, 22 de março, o desenho foi o tema para o workshop lecionado pela artista plástica e docente Ana Branca.
A ação foi frequentada por uma dezena de jovens, que tiveram oportunidade de tomar contacto com algumas técnicas do desenho e aplicá-las depois em alguns trabalhos.
Os “Sábados com Arte” são uma iniciativa do Serviço Educativo do MACE, com o apoio do Município de Elvas.
A primeira edição do Festival Internacional de Coros, realizou-se em Elvas ao final da tarde deste sábado, 22 de março, na antiga Sé de Elvas, por iniciativa do Coral Públia Hortênsia de Castro, através da sua Associação Cultural.
Ao coral polifónico elvense juntaram-se dois grupos oriundos de Espanha: Nuestra Señora de la Esperanza, da localidade extremenha de Valencia del Ventoso; e Aedos, de Madrid.
De acordo com a organização, este festival foi criado com o objetivo de promover a música coral, com o objetivo de fomentar a troca cultural entre agrupamentos nacionais e internacionais, valorizando o património histórico e artístico da região de Elvas.
A freguesia de São Vicente e Ventosa recebeu neste sábado, 22 de março, a quinta jornada do 27º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso”.
O vencedor da contagem em seniores masculinos foi Bruno Carvalho, de Caia, São Pedro e Alcáçova, com seis derrubes.
Nas senhoras venceu Joana Lopes, de Vila Viçosa, com cinco derrubes; nos veteranos Venâncio Cachapela, também de Vila Viçosa e com cinco derrubes; e nos sub-13 Vitória Conceição, de Caia, São Pedro e Alcáçova, com um derrube.
O vereador Hermenegildo Rodrigues representou a Câmara Municipal na competição, que tem a sexta jornada agendada para a tarde do próximo sábado, 29 de março, em Vila Boim.
O Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” é uma organização do Município de Elvas em parceria com as Juntas de Freguesia, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude dr São Vicente e Ventosa.
Vila Viçosa pode vir a ser considerada “Vila Histórica”, a proposta foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Municipal e vai proceder a acreditação até à Assembleia da República.
De acordo com recente legislação (Lei nº 24/2024), as localidades que cumpram requisitos como “a autenticidade, o passado e o património, têm a possibilidade de serem consideradas vilas históricas”, explica Tiago Salgueiro, vice-presidente da Câmara Municipal.
Acreditando que esta “seria uma boa oportunidade de reconhecimento de Vila Viçosa e todo o seu potencial em termos de património” foi decidido “lançar este desafio ao próprio executivo e depois à Assembleia Municipal”, local onde a proposta “foi aprovada por unanimidade e agora vai proceder à acreditação normal até à Assembleia da República”, acrescenta o autarca.
Depois deste processo, a Assembleia da República “terá que pedir um parecer à Academia portuguesa da história”. No entanto, Tiago Salgueiro relembra “a situação política que o país atravessa na atualidade”. “Não sabemos se terá que ser uma nova legislatura já avaliar a proposta que Vila Viçosa fez, mas o processo está a seguir a acreditação e esperamos que em breve possa ter este reconhecimento com a validação da proposta que efetuamos (…) pensamos que no decorrer deste ano podemos ter este processo concluído”.
Um dos critérios de validação para este reconhecimento foi a primeira carta de foral emitida pelo rei D. Afonso III, em 1270, para qual foi enviada “uma fundamentação histórica que acaba por argumentar favoravelmente em relação a Vila Viçosa e à sua elevação a esta categoria” realça o autarca.
“Acreditamos que temos todas as condições para poder obter este reconhecimento, que também se insere na estratégia que estamos a desenvolver a nível da candidatura a Património Mundial da UNESCO. Esta seria mais uma validação que achamos ser importante para o nosso concelho”, conclui Tiago Salgueiro.
A Câmara de Campo Maior pretende vir a criar um Conselho Municipal de Saúde. A informação é avançada pelo presidente, Luís Rosinha, que considera que esta poderá vir a ser uma “infraestrutura importante”, para que o concelho possa ter uma “agenda forte”.
O assunto foi já abordado pelo autarca junto do novo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, que Rosinha diz ter uma presença “muito constante” na vila. “Estes três meses deste Conselho de Administração têm sido marcados por essa presença constante, por muitas reuniões, com muitos projetos em carteira, com muitas parcerias estabelecidas”, garante. Através do Conselho Municipal, a autarquia pretende estar próxima dos munícipes, “naquilo que é uma das coisas mais importantes na vida de todos: a saúde”.
Luís Rosinha revela ainda que a Câmara Municipal e a Unidade Local de Saúde continuam a procurar “investimentos conjuntos” para o Centro de Saúde de Campo Maior.
O Conselho Municipal de Saúde é um órgão consultivo que tem como principal função promover a participação das comunidades locais na definição e acompanhamento das políticas de saúde no âmbito municipal.
A Câmara Municipal de Elvas lança, no final deste mês, mais uma edição do Orçamento Participativo, através do qual pretende continuar a recolher os contributos dos elvenses na discussão e elaboração do orçamento público municipal.
Para o presidente da Câmara, Rondão Almeida, a autarquia, de futuro, deve vir “a ponderar bem” aquilo que é o Orçamento Participativo. Apesar da “qualidade” dos projetos que venceram as edições anteriores, como o de Miguel Rondão, que está a levar o Cante às escolas, o autarca considera que estes ainda “não têm grande visibilidade”.
“O Orçamento Participativo atinge uma determinada importância, mas seria conveniente, um dia, apostarmos num Orçamento Participativo de cem mil euros, para tentar ver que projetos, que tivessem uma determinada visibilidade, se pudessem vir a implementar”, assegura o autarca.
O prazo para a submissão de propostas à edição de 2025 do Orçamento Participativo arranca a 31 de março. Para todos aqueles que irão apresentar os seus projetos, Rondão Almeida deseja a todos “bons resultados”. De recordar que o valor total do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Elvas, ao longo dos últimos anos, tem sido de 25 mil euros.
Um dos objetivos do Orçamento Participativo é consolidar a ligação entre a autarquia e os seus munícipes e, consequentemente, aperfeiçoar a qualidade do processo democrático local. “A democracia local será tão mais forte quanto mais participada for a intervenção dos cidadãos na gestão da vida pública, sendo relevante diversificar as formas de participação dos cidadãos, de modo a estimular uma sociedade civil elvense forte e envolvida na definição das prioridades de ação municipal”, lê-se no site da Câmara Municipal de Elvas.