Rotary Clube de Portalegre presta homenagem ao profissional do ano esta quinta-feira

O Rotary Clube de Portalegre vai realizar a homenagem ao profissional do ano, Simão Branco, esta quinta-feira, 20 de março, pelas 20h, na Quinta da Saúde, em Portalegre.

Taxista de profissão, Simão Branco é distinguido “pela forma como, no exercício da atividade, se dispôs a voluntariamente prestar serviços de apoio à comunidade”.

Como gesto de reconhecimento, além da devida homenagem e da entrega de um diploma, o Rotary Clube de Portalegre vai doar 500 euros a uma instituição solidária a indicar por Simão Branco.

No mesmo evento, será também divulgada a execução do projeto “tampinhas”, iniciado pelo Rotary Clube de Portalegre no ano passado e que culminou com a aquisição de 14 cadeiras de rodas e duas cadeiras de apoio a WC, que colocará de imediato à disposição da comunidade.

Nova direção do Clube de Futebol “Os Elvenses” toma posse esta quarta-feira

Os novos corpos diretivos do Clube de Futebol “Os Elvenses” vão tomar posse esta quarta-feira, 19 de março.

A tomada de posse realiza-se na sede do clube, na Rua de Évora, no centro histórico de Elvas, pelas 19h30.

De recordar que Luís Quintas (na imagem à esquerda) é o novo presidente do Clube de Futebol “Os Elvenses” e Márcio Santinhos (à direita na imagem) o vice-presidente, depois de a Lista A ter vencido as eleições do passado dia 26 de fevereiro.

Campo Maior: workshop sobre consumo na era digital a 26 de março no CIFA

“O Consumidor na Era Digital: Desafios e Oportunidades” é o título e tema de um workshop agendado para quarta-feira, 26 de março, numa iniciativa conjunta do Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro e da DECO.

Conhecer os direitos dos consumidores online e proteger os seus dados pessoais para evitar fraudes digitais serão as matérias em destaque neste workshop, que irá decorrer entre as 18h00 e as 20h30 no Auditório do Centro Interpretativo da Fortaleza Abaluartada (CIFA), no Castelo de Campo Maior.

Esta formação ajudará os participantes a tomar decisões mais informadas e seguras, garantido compras online com total confiança e a certeza de que o dinheiro e a privacidade ficam devidamente protegidos.

A ação estará aberta não só aos colaboradores do Grupo Nabeiro-Delta Cafés como à comunidade em geral, sendo a participação gratuita.

As inscrições devem ser feitas de forma antecipada, através do telefone 268 009 466 ou aqui.

Abertos avisos para a proteção e gestão dos recursos hídricos no Alentejo e Algarve

No âmbito da Estratégia “Instrumento Territorial Integrado Água e Ecossistemas de Paisagem – Algarve e Alentejo”, foram lançados dois avisos de concurso com vista à proteção dos recursos hídricos e à gestão dos riscos associados à água.

Estes avisos têm como objetivo aumentar a resiliência e reduzir as vulnerabilidades do território face às alterações climáticas, aprofundar o conhecimento e disseminar informação sobre os seus impactos.

As intervenções a apoiar integram-se no Plano de Ação desta Estratégia e visam a mitigação dos efeitos das cheias e inundações, bem como o reforço da monitorização e estudo das massas de água na região.

Gestão de Recursos Hídricos (Proteção contra Cheias e Inundações)

Este aviso destina-se ao financiamento de intervenções que contribuam para minimizar os impactos das cheias e inundações, nomeadamente através das seguintes ações: desassoreamento, desobstrução e remoção de materiais dos cursos de água e albufeiras; criação de espaços de inundação natural e reabilitação e construção de infraestruturas e implementação de medidas de minimização de cheias e inundações.

A dotação disponível para este aviso é de 825 mil euros com um cofinanciamento máximo de 85% pelo FEDER.

Gestão de Recursos Hídricos (Ações de Monitorização e Estudos)

Este segundo aviso destina-se ao apoio a iniciativas de estudo e monitorização dos recursos hídricos, abrangendo as seguintes ações: reforço do conhecimento sobre linhas de água e disponibilidades hídricas em contexto de alterações climáticas; monitorização dos recursos hídricos e sistemas de apoio à gestão de eventos de cheias e inundações; estudos de segurança e análise do comportamento de barragens.

A dotação disponível para este aviso é de 1.650.000,00€, com um cofinanciamento máximo de 85% pelo FEDER, no âmbito do Programa Regional do Alentejo (Alentejo 2030).

O período de apresentação de candidaturas inicia-se no dia útil seguinte à publicação dos avisos e decorre nas seguintes fases:

Fase 1: até 30 de maio de 2025 (18h);
Fase 2: até 30 de setembro de 2025 (18h);
Fase 3: até 19 de dezembro de 2025 (18h).

Rugby: Torneio Internacional “Cidade de Elvas” reúne 14 equipas de formação no sábado

O Rugby Clube de Elvas organiza a sétima edição do Torneio Internacional Cidade de Elvas – McDonald’s, no próximo sábado, 22 de março. Trata-se de “um evento desportivo de grande tradição que promove o rugby de formação e o intercâmbio desportivo entre Portugal e Espanha”.

O torneio terá início às 10 horas, no Estádio de Atletismo de Elvas. A competição “contará com a participação de 14 equipas nos escalões de Sub-6, Sub-8, Sub-10 e Sub-12, reunindo cerca de 400 jovens atletas numa jornada de convívio e desporto”.

Este torneio histórico “é um dos momentos mais esperados do ano pelo Rugby Clube de Elvas, trazendo equipas de Espanha e reforçando os laços entre os clubes da região. Para além dos jogos, o evento envolverá a comunidade, incluindo pais, simpatizantes e amigos, proporcionando um dia de festa e emoção”, revela o Rugby Clube de Elvas.

Logo após o torneio de formação, os seniores masculinos do Rugby Clube de Elvas entrarão em campo para disputar um jogo a contar para a CN2, contra o Rugby Vila da Moita, que também estará presente desde a manhã.

“Convidamos toda a comunidade a assistir e apoiar este grande evento. Haverá um bar, atividades para todas as idades, muito rugby e muita animação”, revela ainda a organização.

Município de Elvas abre concurso para exploração de um dos bares do Coliseu

A Câmara Municipal de Elvas vai proceder ao concurso público de cedência temporária de exploração do Bar Exterior Nº1 do Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Podem concorrer todos os interessados, sendo a cedência por um ano, com possibilidade de renovação. A cedência será feita pela proposta mensal economicamente mais vantajosa, sendo o valor base de 400 euros.

As propostas serão efetuadas por licitação verbal, no dia do ato público, a 22 de abril, às 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O processo encontra-se patente para consulta na Câmara Municipal, nos dias úteis, das 9h às 14h30, podendo ser obtida uma cópia no Balcão Único ou no site do Município de Elvas.

Atleta calipolense Miguel Piteira sagra-se campeão do Alentejo de Corta-Mato

O atleta calipolense Miguel Piteira consagrou-se campeão regional em juvenis masculinos, no passado dia 9 de março, no Campeonato de Corta-Mato do Alentejo.

A conquista foi alcançada no XII Corta-Mato “Cidade de Elvas – Memorial a António Leitão”, promovido pelo Clube Elvense de Natação, prova em que participaram mais de 300 atletas, oriundos dos distritos de Évora, Beja e Portalegre.

Rui Miguel Nabeiro lança o livro “O Legado do meu Avô – Lições de liderança e gestão” no dia 28 em Lisboa

O CEO do Grupo Nabeiro, Rui Miguel Nabeiro, apresenta o livro “O Legado do meu Avô – Lições de liderança e gestão”, no próximo dia 28 de março (sexta-feira), em Lisboa.

A obra lançada no dia em que o fundador da Delta Cafés, o Comendador Rui Nabeiro, celebraria 94 anos, é uma homenagem à vida do líder visionário que marcou o panorama empresarial e humano de Portugal.

“O Legado do meu Avô – Lições de liderança e gestão” desvenda os princípios e valores que guiaram a construção do legado da Delta Cafés e do Grupo Nabeiro e o impacto dos ensinamentos do seu fundador, mostrando como continuam a ser aplicados no mundo atual, com a perspetiva e identidade únicas de Rui Miguel Nabeiro. Entrelaçando episódios pessoais e profissionais, o livro explora temas como liderança com propósito, proximidade, inovação, sustentabilidade e a essência do impacto comunitário, num conjunto de lições valiosas tanto para a gestão como para a vida pessoal.

Município de Alandroal esclarece questões sobre funcionamento do Centro de Saúde após reforma de médico

No final do mês de março, um dos médicos do Centro de Saúde de Alandroal passará à situação de reformado, pelo que deixará de prestar serviço. Até esse momento, não haverá qualquer alteração na resposta atualmente existente.

Nessa altura, o concelho passará a ter apenas dois dos quatro médicos previstos para o concelho, o que pode significar redução temporária da resposta. Está previsto que mesmo num cenário de redução da resposta, todos os utentes continuem a ter momentos de acesso aos serviços de saúde.

Após uma reunião entre o Município de Alandroal e as entidades de Saúde, foi ainda esclarecido que estão a ser desenvolvidos esforços pelos responsáveis da Saúde para que estas faltas sejam colmatadas por médicos tarefeiros, no curto prazo, enquanto não são abertos os concursospara as duas vagasque passarão a existir, o que se espera que aconteça com grande brevidade.

O município não tem qualquer responsabilidade ou intervenção na colocação de médicos, mas está na fase final de aprovação de um regulamento de incentivo à fixação de médicos no concelho que oferece 1 900 euros de incentivo direto, na expectativa de que torne a vinda destes profissionais para o concelho mais atrativa. Espera-se que este regulamento entre em vigor até ao final do mês de abril.

O Município de Alandroal está também a colaborar com todo o apoio logístico necessário para minimizar possíveis efeitos desta situação temporária, sendo que será feito um reforço para fornecer a informação aos munícipes a partir do final do mês e numa base semanal e acompanhar de perto a evolução da situação.

O Município continua a apostar na requalificação das extensões de saúde do concelho com Pias prestes a entrar obra e Hortinhas e Orvalhos em construção. Também está previsto um projeto de melhoria de acessibilidades e eficiência energética do Centro de Saúde de Alandroal.

Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas hasteia a sua primeira bandeira verde esta quinta-feira

O Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas celebra esta quinta-feira, 20 de março, o seu Dia Eco-Escolas, hasteando, “com orgulho”, a sua primeira Bandeira Verde, às 15 horas.

A Associação Bandeira Azul da Europa atribuiu à escola da Boa-Fé a Bandeira Verde, galardão que “reconhecer o trabalho feito em prol da educação ambiental por parte deste estabelecimento de ensino, que participou pela primeira vez, no ano letivo 2023/2024 no programa Eco-Escolas”.

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (atualmente designada ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação), que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

Para esta cerimónia, a direção do agrupamento convidou as entidades da comunidade local parceiras da escola ao nível da educação ambiental, bem como a comunidade educativa do agrupamento.

Aquamaior efetua intervenção de desbaratização e desratização entre 24 e 26 de março

A Aquamaior vai efetuar uma intervenção de desbaratização e desratização na freguesia de Degolados e na povoação de Ouguela, no dia 24 de março, e na vila de Campo Maior, nos dias 25 e 26 de março.

“Para que o resultado da aplicação de rodenticidas e inseticidas, em todas as sarjetas e tampas de esgoto das áreas urbanas seja o mais eficaz possível, a Aquamaior solicita a população para que tenha o cuidado de tapar, nos logradouros e quintais das suas habitações, todo e qualquer ralo, esgoto ou local por onde baratas e outros animais possam tentar fugir”.

Caso surja alguma questão ou problema em consequência desta intervenção, Aquamaior solicita para que seja contactada, através do número 268 689 309.

Com 13 barragens em descargas, Extremadura ultrapassa nível médio de água da última década

Tendo em conta a chuva que tem caído nos últimos tempos, as reservas hidrológicas das albufeiras da Extremadura estão, neste momento, muito acima da média dos últimos dez anos.

Em toda esta região da vizinha Espanha, ao dia de ontem, 18 de março, encontravam-se em descargas um total de 13 barragens.

As barragens da Bacia do Tejo já atingiram 76% da sua capacidade, com 8.296 hm3 do total dos 11.056 hm3 que podem armazenar. As da bacia do Guadiana situam-se nos 56,4%, com 5.375 hm3, sendo a sua capacidade máxima de 9.538, superando também a média da década, situando-se em 4.681 hm3. No total, a reserva hídrica espanhola atingiu já 75,8%.

Estremoz será o “centro da arte no Alentejo” durante a BIALE 2025

A segunda edição da BIALE – Bienal Internacional do Alentejo 2025 reúne obras de vários artistas nacionais e internacionais, entre os dias 21 e 30 de março, em Estremoz.

Este é um projeto cultural, desenvolvido pela associação cultural ARTMOZ, com o apoio, entre outros, do Município de Estremoz e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que reúne “mais de 200 artistas de 15 países”, dedicado “às artes plásticas, à arte contemporânea”. Nesta sua segunda edição, o certame tem como temas centrais “Arte, Ambiente e Ruralidade”, procurando explorar áreas como a sustentabilidade, a cultural local e a educação ambiental.

Considerando que a BIALE coloca Estremoz como o “centro de arte no Alentejo”, o presidente da Câmara Municipal, José Daniel Sádio, garante que o evento está a “ganhar escala e que promete potencializar quer o Alentejo, Estremoz e também o país, fruto também daquilo que são as parcerias que a A.R.T.M.O.Z. tem conseguido congregar para este grande projeto”.

Ao todo, a BIALE conta com quatro espaços de exposição: Parque de Feiras e Exposições, Centro Ciência Viva, Museu Berardo e Adega Vila Santa de João Portugal Ramos. As entradas são gratuitas. “Além das exposições, vamos ter workshops, conferências e artistas, para cá fazerem as suas residências e trabalhos”, revela ainda o autarca.

A BIALE 2025 prestará homenagem ao ilustre estremocense Armando Alves, destacando a sua obra e o impacto artístico e social que teve. Este tributo incluirá uma exposição da sua obra gráfica na Sala de Desenho e Galeria Municipal de Estremoz. Além disso, a bienal apoiará institucionalmente a exposição “Memórias do Alentejo” de Espiga Pinto, um artista de referência da região, cuja obra será recordada dez anos após o seu falecimento.

O evento é inaugurado na próxima sexta-feira, 21 de março, pelas 18h30, no pavilhão B do Parque de Exposições em Estremoz. A inauguração contará com a presença de algumas entidades parceiras e apoios institucionais, representados pelo presidente da Comissão de Coordenação da Região Alentejo (CCDR Alentejo), Ceia da Silva; pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, José Santos; pelo presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Dr. José Daniel Sádio; pela reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vilar; pelo presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures; e pelo presidente da ARTMOZ, Carlos Godinho.

Toda a programação da BIALE 2025 para conhecer aqui.

Arronches esteve em destaque no último dia da BTL

O concelho de Arronches esteve presente na 35ª edição da BTL, em Lisboa, onde no último dia da feira, foi mesmo um dos destaques no auditório da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Durante uma hora no passado domingo, dia 16 de março, foi feito um convite aos presentes para uma visita ao concelho de Arronches numa apresentação sob o lema “Um Território a Descobrir” efetuada pelo técnico de Turismo da autarquia, Luís Figueira, já depois de uma primeira introdução que ficou a cargo da vereadora Maria João Fernandes.

Além do concelho no seu todo, foi também apresentada a primeira edição do festival “Saberes e Sabores do Porco Alentejano”, uma iniciativa que promete agitar toda a região e que se realizará durante os dias 28, 29 e 30 de março, entre o edifício “O Celeiro” e o Espaço Multiusos do Rossio.

Após as apresentações, os presentes foram brindados com uma extraordinária atuação do grupo de música popular “Verde Maio” e puderam degustar as excelentes iguarias do concelho, nomeadamente, a carne e os enchidos de porco alentejano, acompanhados pelo saboroso vinho da região ou, para quem preferiu, pelo chá “Aroche – Infusão de Arronches”. Em destaque e outra novidade que o Município levou para esta edição da BTL foi a aparição da mascote do “Saberes e Sabores do Porco Alentejano”, que dá pelo nome de “Bolota”.

Alunos do ensino secundário de Campo Maior assistiram à peça de teatro “As Criadas do Pessoa”

Os alunos do ensino secundário de Campo Maior estiveram na passada segunda-feira, dia 18 de março, no Centro Cultural, onde assistiram à peça “As Criadas do Pessoa”, pela “Meio Termo”.

Integrado na iniciativa “Março – Mês do Teatro”, o espetáculo pretende retratar, de forma bem-humorada, a vida e obra de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos, através dos olhos das suas pretensas criadas, que são convidadas a ir a um programa de televisão de índole cultural, falar dos seus patrões.

“Ronca” leva a viagem de comboio turístico por Elvas ao som da guitarra portuguesa

A segunda edição da “Ronca”, a Mostra de Cinema de Elvas, prossegue este fim de semana, dias 21, 22 e 23 de março, com as mais diversas atividades, em torno da sétima arte e da sua ligação ao fado.

“Vamos ter, no dia 22, uma grande sessão de curtas-metragens musicadas ao vivo e uma viagem de comboio, no mesmo dia, também musicada ao vivo”, começa por destacar o diretor artístico da mostra e do Coletivo Artístico 7350, Luís Eduardo Graça.

No Centro Artístico Elvense, o popular “Grémio”, na manhã também de sábado, dia 22, será promovida uma conversa sobre a importância de se “valorizar o Alentejo e promover Elvas enquanto cidade para produções cinematográficas, tanto nacionais como internacionais”. Nesta sessão, marcada para as 10h30, participam a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, através do seu presidente, José Manuel Santos, a Portugal Film Commission, a Alentejo Film Commission e o Município de Elvas.

Quanto à viagem de comboio turístico pela cidade, que será acompanhada pelo músico Paulo Cachinho à guitarra portuguesa, e pelos Autores de Elvas, que irão declamar poemas de fados tradicionais, o responsável adianta que terá início, no sábado, na Praça da República, pelas 14 horas. Será contudo, para os interessados, necessário fazerem uma inscrição prévia.

Esta edição da“Ronca” promete dinamizar a cidade, até ao próximo dia 30 de março, com conversas, exibição de curtas e longas-metragens e exposições.

Elvense Santiago Mataloto conquista 1º lugar em Kata Individual na VII Taça da AKGP

O atleta elvense Santiago Mataloto conquistou o primeiro lugar em Kata Individual (10/11 anos), na VII Taça da Associação Karate Goju Ryu Portugal (AKGP), em representação do Clube de Artes Marciais do Alto Alentejo. A competição teve lugar no passado sábado, dia 15 de março, em Corroios, onde marcaram presença 31 atletas do clube.

Na competição participaram 312 karatecas da Associação a nível nacional. O Clube de Artes Marciais do Alto Alentejo obteve os seguintes resultados: Gabriela Antunes conquistou o terceiro lugar na categoria Khion Ipoon Kumite feminino 6/7 anos; Benedita Real ficou em terceiro lugar na categoria Kata individual feminino 8/9 anos; Davi Milhinhos conquistou o terceiro lugar em Kata individual masculino 10/11 anos; Salvador Graça ficou em terceiro lugar na categoria Kata individual masculino 14/15 anos e Joaquim Belo, Ricardo Perleques e Salvador Graça conquistaram o primeiro lugar na categoria Kata equipa masculino 14/15 anos.

CURPI de Campo Maior prepara-se para começar a sair à rua com a sua tuna sénior

Sempre em movimento, a Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) de Campo Maior tem vindo a fazer uma aposta séria no projeto da tuna sénior, sendo que a Academia Sénior conta agora com aula de castanholas.

“Quase ninguém sabia tocar castanholas. A colega Carolina Grilo trouxe esta ideia, que nós, direção, aceitámos e está a ser muito bom. As pessoas adoram estar nesta aula, em conjunto com o coro que já existia na Academia e, em breve, vamos sair à rua”, revela a presidente da CURPI, Anselmina Caldeirão.

Com as mais diversas atividades promovidas, desde o início do ano, como o convívio da matança do porco, um workshop de arranjos de flores naturais com a Servilusa, e um “Almoço dos Afetos”, para além do lançamento do “Jornal da CURPI”, a intenção da direção é “continuar a trabalhar para mostrar à comunidade tudo aquilo que é feito na instituição”.

Com isto, pretende-se que, cada vez mais, mais pessoas frequentem a CURPI. “E não estamos só a falar de pessoas com mais de 65 anos, não. Pode-se ser sócio desde os 18, podem usufruir do nosso salão e temos um espaço que alugamos para festas”, adianta.

Para além das atividades diárias da Academia Sénior, frequentado só por mulheres, os homens também encontram na CURPI um espaço de convívio. “Agora temos a oferta de um jornal, que é a empresa de distribuição que nos oferece desde o início do ano, que também é muito importante e deixamos aqui o nosso agradecimento”, remata a presidente da instituição.

Próximos fins de semana serão de grandes provas desportivas em Elvas

Elvas continua a dar cartas no mundo do desporto, sendo que os próximos fins de semana serão de grandes eventos na cidade

Já no próximo sábado, dia 22 de março, o Rugby Clube de Elvas, com o apoio da Câmara Municipal, promove mais uma edição do seu torneio internacional de escalões de formação.

Na cidade, revela o vereador Hermenegildo Rodrigues, são esperados “mais de 700” jovens atletas, sendo que, com todos os eventos desportivos promovidos, a autarquia procura, nas mais diversas modalidades, “manter vivo tudo aquilo que vai unindo as pessoas, aquilo que as faz sair de casa”. Atrás destes jovens atletas, presentes neste torneio de rugby, virão até Elvas os seus pais e familiares, o que, lembra o vereador, se traduz “numa mais-valia” para restauração e hotelaria, algo que considera que “deve ser valorizado”.

Já no fim de semana de 28 e 29 de março, o ciclismo volta a estar em grande destaque na cidade. “Vamos ter no dia 28 uma cronoescalada, na subida do Forte da Graça, e no dia 29 a partida para a prova de Gravel, que é uma prova internacional, da União Ciclista Internacional”, revela o vereador. “Contamos, neste momento, com 28 nacionalidades já inscritas e cerca de 600 atletas, alguns de topo mundial”, adianta.

No dia 30 de março, a quinta e última etapa da Volta ao Alentejo, que liga Estremoz a Évora, passa em Elvas, com uma meta volante no Aqueduto da Amoreira. A 6 de abril, Elvas junta-se a Campo Maior e Badajoz, para aquela que é já a terceira edição do EuroBEC Granfondo.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 198 milhões de euros

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira, dia 18 de março, do Euromilhões, sendo que na próxima sexta-feira vai estar em jogo um jackpot no valor de 198 milhões de euros.

Um segundo prémio de mais de 332 mil euros saiu a três apostadores no estrangeiro. Outros seis jogadores, um com aposta registada em Portugal, foram contemplados com o terceiro prémio, no valor de 38 mil euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 4, 9, 35, 46 e 50 e as estrelas 8 e 11.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Município de Borba promoveu produtos regionais e “Cidade do Vinho 2025” na BTL

O Município de Borba marcou presença na BTL 2025. Durante cinco dias, de 12 a 16 de março, foi promovido e divulgado o que de Borba tem de melhor, inclusive, a “Cidade do Vinho 2025”.

As gentes, os vinhos, as festas, produtos e o artesanato estiveram presentes no balcão da cidade no espaço do Alentejo e Ribatejo, no pavilhão Um da FIL.

O “Fazer as 11”, realizado no espaço de provas, no passado sábado, 15 de março, reuniu dezenas de pessoas, que ao som das SAIAS, com o Grupo de Cantadores de Saias da Casa da Cultura da Orada, puderam degustar os petiscos e produtos da região, nomeadamente, vinhos, queijos, enchidos, pão, toucinho com alho, ameixas, laranja com azeite e mel, a tradicional bolema, e o “cozido de grão”.

Durante os cinco dias da BTL, Borba teve ainda a oportunidade de distribuir vários produtos regionais, “experiências de Borba” e brindes, através do passatempo a “Roda da Sorte”, uma atividade só possível com a colaboração dos produtores locais (adegas, queijeiros e outros), restaurantes e agentes turísticos de Borba, distribuindo produtos, vouchers para restauração, alojamento e visitas.

A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa é uma das mais importantes feiras de turismo do mundo. Potenciar novos contactos e promover os melhores negócios é uma das premissas da BTL e é isso que queremos para Borba e para os agentes económicos e produtores do nosso concelho.

Colaboraram na BTL, no stand da cidade de Borba, os seguintes estabelecimentos: Adega de Borba; Ana Vieira Pinto; Herdade da Cardeira; Herdade do Penedo Gordo; Marcolino Sebo Wine & Olis; Monte de Matacães; Figueira Coriga – Vinhos; Quinta do Zambujeiro; Sovibor – Sociedade de Vinhos de Borba; Cooperativa de Olivicultores de Borba; Padaria Galvão; Padaria “Pão do Farinha”; Princesa do Alentejo; Salsicharia “Os Lobinhos”; Luís Martins (Produtor de Mel); COFIBOR; Horta dos Caracóis Casa; Museu Interativa de Borba; Rota do Mármore; Corgon Laticínios, Lda;  Elderink Lacticínios, Lda; Lacto Rio – Queijaria de Rio de Moinhos;  Lactobelavista – Fabrico de Queijos, Lda; Oviqueijo, Lda; Queijaria Joaquim Pereira; Lacticínios Inácio Corvelo; Queijaria Zé do Chefe; Queijaria Paulo Corvelo; Queijaria Roberto Pires; Queijaria Ricardo Jorge Ferrão, Unipessoal Lda; Restaurante Os Gémeos; Restaurante O Formiguinha; Restaurante Lisbeto; Cervejaria O Arado; Restaurante O Espiga; Cervejaria A Cidade; Restaurante “O Bêco”; Restaurante “O Travisco”; Restaurante “Don Vinho”; Restaurante “A Caseta”; Restaurante “Vila Branca” Pizzaria “Buon Appetito”; Restaurante “Espalha Brasas”; Restaurante “O Canhoto”.