
Até final deste mês de março, os pratos de porco estão em grande destaque em nove restaurantes do concelho de Arronches, no decorrer da oitava edição da quinzena gastronómica dedicada a esta iguaria, promovida pela Câmara Municipal.
Dando conta que a iniciativa coincide, desta vez, com um novo evento, o Festival “Saberes e Sabores do Porco Alentejano”, a ter lugar entre os próximos dias 28 e 30, o presidente da Câmara, João Crespo, assegura que esta quinzena é “especial”, por se tratar da mais antiga e por ser dedicada ao porco, um produto endógeno do concelho.
“Temos os mais variados pratos à volta do porco, com algumas inovações, como sempre acontece. Quero aproveitar para agradecer muito aos restaurantes que participam, pela disponibilidade em colaborar com o município, para que esta quinzena seja um grande sucesso”, acrescenta João Crespo.
O autarca explica ainda que, com a iniciativa, procura-se levar as pessoas até Arronches, para, não só degustarem a sua refeição, mas também para conhecerem o que de melhor o concelho tem para oferecer, como o seu património natural e religioso e os seus espaços museológicos. “Há um mundo para se ver em Arronches”, remata.
Um dos restaurantes aderentes a esta quinzena gastronómica é “O Galinhas”, na freguesia de Mosteiros, que participa na iniciativa desde a sua primeira edição. A cozinheira do restaurante, localizado na sede do Clube de Futebol Mosteirense, Catarina Curião, revela que, desta vez, os clientes do estabelecimento têm ao seu dispor uma vasta ementa: “presinhas do alguidar, bochechas estufadas, plumas grelhadas, secretos e lagartos de porco ibérico”.
Para “O Galinhas”, estas quinzenas gastronómicas são sempre uma mais-valia. “Vêm pessoas de todo o lado à procura de pezinho de coentrada e das bochechas, por exemplo. Há pessoas que chegam aqui que dizem que vêm do norte do país”, diz ainda Catarina Curião, que convida todos a visitarem o restaurante.
O concelho de Arronches, até 30 de março, vai estar a celebra a tradição em torno do porco alentejano, através de uma quinzena gastronómica, mas também de um novo evento, dedicado aos saberes e aos sabores desta iguaria tão apreciada por todos.









