Neste domingo, 16 de março, passam 200 anos sobre o nascimento de Camilo Castelo Branco, um dos maiores vultos da literatura portuguesa de todos os tempos.
Elvas assinalou o bicentenário do autor de “Amor de Perdição” com o lançamento do livro “Camilo Elvas”, de César Magarreiro, ao final da manhã, na Biblioteca Municipal “Dra. Elsa Grilo”.
Como o título indica, a obra do escritor natural da Terrugem incide sobre a ligação de Camilo Castelo Branco a Elvas, cidade que serviu de inspiração para o conto “A Cruz do Corcovado”, baseada em factos reais ocorridos na nossa cidade.
À apresentação na Biblioteca Municipal seguiu-se um passeio pela rota literária de “A Cruz do Corcovado”, que tem como principais pontos de passagem os Cantos da Carreira e a Rua do Touro, ambos no Centro Histórico.
A comemoração local do 200º aniversário de nascimento de Camilo Castelo Branco contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas, em representação da autarquia.
Está dado o pontapé de saída na 23ª edição dos Jogos do Alto Alentejo, após a cerimónia de abertura, realizada, na tarde deste domingo, 16 de março, no Largo Cândido Reis, junto à Câmara Municipal de Avis.
Promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), a iniciativa, para o presidente Hugo Hilário, é “um orgulho”, por se tratar de um projeto “diferenciado”, que, a esta altura, “está mais do que consolidado”. “Está mais do que enraizado naquelas que são as práticas dos alto alentejanos, no que diz respeito à prática desportiva”, assegura.
Com um “impacto territorial enorme”, o sucesso da iniciativa desportiva, garante o também presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, deve-se muito “ao esforço das autarquias que aderem aos Jogos do Alto Alentejo”, esforço esse que tem apresentado resultados, até porque se “bateram todos os recordes” nesta edição de 2025. “São quatro mil participantes, são 30 modalidades e esperam-se dias de muita prática desportiva, de muito sorriso, de muita alegria e, principalmente, de muita união de um povo que precisa, cada vez mais, de se unir para combater as assimetrias que se vivem nestes territórios”, diz ainda.
O presidente da CIMAA destaca ainda que os valores de inclusão destes Jogos do Alto Alentejo: “é um projeto que é importante por ser inclusivo, por abranger desde os mais novos aos mais seniores, aqueles que têm capacidades físicas, mas também o desporto adaptado”.
Destacando o espírito de amizade que se vive durante a realização do evento, o presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva, diz ser “uma honra” a vila acolher esta cerimónia de abertura. “O desporto também faz parte da história do nosso concelho e só espero que esta edição seja um sucesso, à semelhança de todas as anteriores”, assegura.
Hermenegildo Rodrigues, vereador na Câmara de Elvas, considera que, mais que a competição, o mais importante desta iniciativa é “o reforço da união e convívio” dos munícipes de todo o Alto Alentejo. Por outro lado, o autarca destaca também a possibilidade de ser proporcionar a todos os participantes “um conhecimento aprofundado” sobre o distrito de Portalegre.
O presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, lembra que estes são “os únicos do país que conseguem reunir, através do desporto, uma comunidade inteira”. Lembrando que “Arronches participa sempre”, com diversas atividades, nestes Jogos do Alto Alentejo, o autarca dá ainda os parabéns à CIMAA por manter viva esta iniciativa.
Depois da entrega de lembranças a cada um dos autarcas presentes e instituições representadas nesta cerimónia de abertura, os presentes tiveram ainda oportunidade de participar numa caminhada pelas ruas de Avis.
Em Elvas, os Jogos do Alto Alentejo contam com o habitual encontro de Atletismo Adaptado, no dia 7 de maio, e com uma caminhada sénior, prevista para dia 11 do mesmo mês. Em Campo Maior, haverá sessão de hidroginástica sénior no dia 17 de maio.
A Orquestra Sinfónica Portuguesa apresenta o concerto “Consonâncias III” no dia 29 de março, com início às 21 horas, no Cineteatro Municipal de Alter do Chão. O evento conta com a organização do Município de Alter do Chão e do Organismo de Produção Artística.
“Consonâncias III” apresenta uma programação eclética, com obras de diferentes épocas e estilos, incluindo peças do repertório clássico e de compositores portugueses. O concerto será conduzido pelo maestro Cláudio Ferreira, com a participação da soprano Cecília Rodrigues e do violinista Alexis Hatch.
Os bilhetes têm um custo de dez euros e podem ser adquiridos na Casa do Álamo – Posto de Turismo, no horário normal de funcionamento (das 9 horas às 12h30 e das 13h30 às 17 horas), na Ticketline ou na bilheteira do cineteatro, no dia do concerto, a partir das 20 horas.
”O Elvas” venceu esta tarde em Pêro Pinheiro por 2-0, com golos de Rúben Cardoso e Bandeira e garantiu a presença na Fase de Subida à Liga 3, pois soma 56 pontos, mais 11 que o terceiro classificado, Arronches e Benfica, quando faltam três jogos para o final desta temporada.
O Alverca B derrotou o Arronches e Benfica por 2-0 e o Fátima venceu 3-0 em Pombal. Com estes resultados o Fátima subiu ao segundo lugar da tabela.
O Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3), em Estremoz associa-se ao Hospital de Évora para a realização de mais uma campanha de recolha de sangue, a ter lugar, no RC3, na próxima quinta-feira, dia 20 de março.
O Município de Estremoz e o Comandante do RC3, Coronel de Cavalaria Luís Pimenta, convidam toda a população a participar nesta dádiva, entre as 9 horas e o meio-dia.
O tradicional Baile da Pinha na Glória, no concelho de Estremoz, realiza-se no próximo dia 29 de março, pelas 22 horas, no Salão da Junta de Freguesia.
A animação estará a cargo de Tiago Miguel, numa noite que promete levar os presentes a momentos de alegria e diversão.
O evento é organizado pela Associação Glória Jovem.
O Núcleo do Sporting de Portalegre vai celebrar o seu 34º aniversário com almoço convívio no próximo sábado, dia 22 de março, na Quinta da Saúde, em Portalegre.
O momento comemorativo vai contar com a presença, entre outras figuras do universo leonino, de três convidados de honra: Nélson Pereira, Miguel Garcia e Luís Vidigal.
As inscrições, com preços diferentes para sócios e não sócios, podem ser feitas na sede do núcleo ou através do email nucleo.s.p.34@gmail.com.
É com alguma regularidade que grupos de alunos, não só do Agrupamento de Escolas João Maria Carriço, de Monforte, mas também oriundos de estabelecimentos de ensino de outros municípios, participam em visitas guiadas ao Património Arqueológico do concelho de Monforte.
Estas visitas são preparadas e conduzidas pelo Serviço Municipal de Arqueologia de acordo com os objetivos dos temas abordados no currículo escolar dos alunos, especialmente nas áreas de História e Ciências, dando a conhecer percursos e monumentos distintos, entre os quais o Sítio Arqueológico da “villa romana de Torre de Palma” e a anta da Rabuje1.
No sítio Arqueológico de Torre de Palma, a visita inicia-se no Centro Interpretativo, onde se faz uma abordagem geral à descoberta das ruínas e aos trabalhos arqueológicos aí desenvolvidos por várias equipas de investigadores entre 1948 e 2000, bem como aos materiais recolhidos no decurso desses trabalhos. Seguidamente faz-se uma explicação técnica em cada um dos espaços funcionais percorridos, designadamente a casa do proprietário, termas, dependências agrícolas, lagar e basílica paleo cristã. No final, os alunos são envolvidos em atividades interativas que servem para consolidar os conhecimentos adquiridos.
O percurso até à anta da Rabuje1 tem início no monte do Moinho, seguindo durante 3,5km’s junto às margens da ribeira Grande e da ribeira do Assumar, voltando depois pelo mesmo caminho até ao ponto de partida.
Esta anta faz parte de uma necrópole constituída por vários monumentos megalíticos com cerca de 6.000 anos, sendo este o que se encontra em melhor estado de conservação e com melhor acessibilidade. Este monumento encontra-se integrado num percurso pedestre mais longo designado “Rota das antas da Rabuje”. Aqui, os alunos apreendem conceitos relacionados com temas abrangidos pelo período da Pré-História (património megalítico e comunidades construtoras), rochas e minerais e paisagem.
O Centro Cultural de Campo Maior foi palco, na noite deste sábado, 15 de março, de “Invisible”, uma produção de Maria Lama, em mais um momento integrado na programação do Mês do Teatro, iniciativa promovida pela Câmara Municipal.
“Invisible” é uma obra de dança-teatro que segue Clara, uma bailarina que luta contra o esquecimento. Acompanhada por Margot, uma marioneta que reflete a sua alma, Clara usa a dança como um ato de resistência para preservar a sua identidade.
Os Karatecas do Moto Clube Alentejano Elvas participaram ontem, 15 de março, num estágio nacional de Karate, do departamento de Shotokan, promovido pela Associação de Karate do Porto, em Fátima.
Integraram a comitiva karatecas elvenses e monfortenses: Hugo Santos, Diogo Casacão, Mariana Baltazar, Nara Cambóias, Maria Cambóias, Ariela Rodrigues, Daniel Rodrigues, Martim e Rodrigo Tracanas, João Gonçalves, Samuel Cáceres e Tomé Canito, acompanhados por Elsa Casacão, a nível logístico, e do seu treinador, Paulo Ramalhete, convocado pela Associação de Karate do Porto na qualidade de formador de um dos módulos ministrados no estágio.
De referir ainda a participação de Mariana Baltazar no III Open de Odivelas, no passado dia 8, preparando-se para a fase regional da zona centro norte do Campeonato Nacional de Juvenis, a 22 de março, em Anadia.
A CLDS 5G Monforte promove um workshop, sob o lema “Despertar para a Igualdade”, no próximo dia 21 de março, no auditório do Centro de Recuperação de Menores de Assumar, às 17 horas.
Dinamizada pelo médico João Carlos Melo, a sessão é dedicada aos desafios e às boas práticas na promoção da igualdade em saúde mental.
Até 19 de abril, a Casa da Cultura de Elvas acolhe a exposição “PAs•SAGEM”, de Mafalda Sagueiro.
Trata-se de uma mostra de desenho, que integra a programação da segunda edição da Ronca, a Mostra de Cinema de Elvas, que decorre na cidade até ao próximo dia 30 de março.
Inaugurada na passada sexta-feira, 14 de março, a exposição retrata, segundo a autora, “aquela sensação de querer tocar a paisagem quando estamos de passagem”. “Querer vivê-la, senti-la, mas nunca é possível porque não dá para parar, ou está vedada, ou não há tempo, ou por falta de acessos… É o que sinto cada vez que ando de carro e de comboio. E por isso desenho-a no bloco de notas do telemóvel, que é o que tenho mais à mão. Apesar de tudo estes registos nunca serão suficientes…”, lê nas redes sociais de Mafalda Sagueiro.
Uma exposição de miniaturas de carros de bombeiros foi inaugurada, este sábado, 15 de março, no salão do quartel dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior.
A mostra é composta por mais de cinco mil peças de uma coleção de mais de 12 mil, propriedade de João Paio, bombeiro campomaiorense que atualmente exerce funções ao serviço dos soldados da paz de Ponte de Sor.
O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, a vereadora São Silveirinha e o presidente da Junta de Freguesia da Expectação, Hugo Rodrigo, marcaram presença na inauguração da mostra, que é organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior.
A exposição está disponível para visita até ao próximo dia 15 de abril.
O Grupo Motard de Campo Maior celebra o seu 24º aniversário a 31 de maio. Neste dia de festa, por norma, juntam-se à associação motards de outros grupos da região e do país, que deslocam até Campo Maior para assinalar a data.
Nelson Santos, presidente do Grupo Motard de Campo Maior, explica que este aniversário vai ser celebrado, à semelhança de anos anteriores, com a realização de dois passeios, durante a manhã: “um para motos antigas e outro para motos de maior cilindrada”.
Depois do habitual almoço, “durante a tarde, haverá convívio”. Por volta das 18 horas, será partido o bolo de aniversário, seguindo a festa, pela noite dentro, com animação musical.
Elvas recebe, a 3 de julho, os Portugal Trade Awards, “uma celebração do que de melhor se faz no setor do turismo, reconhecendo empresas, projetos e profissionais que contribuem para o crescimento e inovação da indústria”, revela a Câmara Municipal nas redes sociais.
São esperadas “mais de 400 pessoas”, na cidade, por ocasião da cerimónia dos “óscares do turismo”, evento que resulta de uma organização conjunta do Município de Elvas, Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e Publituris.