“ A Complete Unknow” é o filme em exibição, esta sexta-feira, 14 de março, às 21h30, no Auditório São Mateus, em Elvas.
Tendo como pano de fundo um panorama musical vibrante e a agitação cultural da época, um enigmático jovem de 19 anos do Minnesota chega à cidade com a sua guitarra e um talento revolucionário, destinado a mudar o rumo da música americana.
Ao longo da sua ascensão meteórica, estabelece relações chegadas com ícones da música em Greenwich Village, culminando numa atuação inovadora e controversa que se repercute por todo o mundo. Timothée Chalamet protagoniza e canta, no papel de Bob Dylan, em “A Complete Unknown”, de James Mangold, a história verídica e eletrizante por detrás da ascensão de um dos mais icónicos cantautores de sempre.
Os bilhetes, com um custo de cinco euros, podem ser adquiridos na Ticketline ou meia hora antes da sessão no Auditório São Mateus.
Até ao final da primavera, a equipa do projeto Sistema Nacional de Monitorização de Insetos Vetores da Xylella fastidiosa (SNM_XylellaVt), financiado pelo PRR, desafia os cidadãos a estarem atentos às espumas das plantas: ao detetar espumas nas plantas, registar os dados na app e preencher o formulário online, ajuda-os a criar um mapa atualizado da distribuição temporal e espacial do aparecimento da fase juvenil de quatro espécies de cigarrinhas, existentes em Portugal, que, uma vez adultas, são responsáveis por transportar a bactéria de quarentena Xylella fastidiosa de uma planta para outra.
Em Portugal já foi detetada a presença da bactéria Xylella fastidiosa em quatro espécies de cigarrinhas em território continental, mas pouco se sabe sobre a distribuição temporal e espacial atual destes insetos no nosso país. É com esse objetivo que a equipa do projeto “SNM_XylellaVt” desafia os cidadãos a estarem atentos às espumas, localizadas principalmente nos caules das plantas, no seu dia-a-dia, em férias em Portugal, ou quando passeiam em espaços naturais, olivais, vinhas, pastagens, pomares ou no montado. As espumas são sinais da presença destas espécies de insetos vetores de transmissão da bactéria Xylella fastidiosa.
“A participação ativa dos cidadãos é fundamental para o sucesso da campanha “Ajude-nos a salvar as suas plantas!” e para a proteção das nossas plantas. Com a ajuda de todos os cidadãos vamos poder compreender a dinâmica populacional dos insetos vetores e a sua relação com as plantas, o que poderá ajudar a planear medidas de combate à Xylella fastidiosa, prevenindo a disseminação desta bactéria. Isto é muito relevante, tendo em conta que não temos um tratamento curativo direto para esta bactéria, o que torna o seu controlo extremamente difícil”, explica Ilaria Marengo, parceira do projeto “SNM_XylellaVt” e investigadora do InPP. “A destruição de plantas infetadas e o controlo de insetos vetores, são, de momento, as principais medidas para prevenir a disseminação da bactéria”, acrescenta.
Todos podem contribuir para a campanha “Ajude-nos a salvar as suas plantas!” que está em marcha: basta que, ao avistar as espumas de cigarrinhas, tire fotografias às espumas, localizadas nos caules das plantas, e à planta onde as encontrou, registe os dados na aplicação ODK Collect 2024 disponível para o seu telemóvel, registe a data e a localização geográfica – se possível com as coordenadas GPS – ou em alternativa, submeta estes dados usando um formulário online.
A campanha “Ajude-nos a salvar as suas plantas!” está a ser desenvolvida no âmbito do projeto “SNM_XylellaVt”, atualmente em curso. O “SNM_XylellaVt”, liderado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR CENTRO), e do qual o InPP é parceiro, pretende conter a doença às áreas identificadas até agora e travar a dispersão desta doença pelo resto do território português. Para isso, está a criar uma rede para a monitorização da X. fastidiosa e do(s) seu(s) inseto(s) vetor(es), em particular as cigarrinhas das espumas, com o nome científico Philaenus spumarius, Philaenus tesselatus, Neophilaenus lineatus e Cicadella viridis, permitindo o desenvolvimento de novas ferramentas, como os modelos de previsão de risco que permitam ao Serviço Nacional de Avisos Agrícolas (SNAA) alertar, em tempo real, sobre os níveis económicos de ataque (NEA) para estes insetos, e prevenir a propagação da infeção a culturas relevantes para a agricultura nacional.
Em 2019, a bactéria Xylella fastidiosa foi detetada pela primeira vez em Portugal, na área metropolitana do Porto, tendo vindo a ser detetada, desde então, noutras zonas de Portugal Continental. Esta bactéria ataca uma ampla gama de plantas, constituindo um risco para as culturas agrícolas e florestais com importância económica relevante.
Inserida no âmbito das atividades definidas para o ano letivo, os alunos da Universidade Sénior de Elvas deslocaram-se na tarde de desta quinta-feira, 13 de março, ao Auditório São Mateus para assistirem à conferência “Violência contra pessoas idosas – Capacitar e apoiar pessoas idosas vítimas de crime e violência”.
Esta atividade desenvolvida pela APAV, em parceria com o Município de Elvas, e com o cofinanciamento da Fundação Calouste Gulbenkian, tem como objetivo abranger este público-alvo, com o intuito de sensibilizar e informar as pessoas idosas para os diversos tipos de violência exercida sobre as mesmas, quais os seus direito, tal como as formas de intervenção, no sentido do que podem fazer e como podem pedir ajuda através do número de telefone 116 006, a linha de apoio à vítima.
Destacando que existe um leque bastante diversificado de tipos de violência, Ângela Moreno, técnica de apoio à vítima da APAV, salienta que “normalmente, as pessoas associam a violência apenas a algo físico, mas não. Existe também a violência psicológica, violência económica e financeira, violência sexual ou até mesmo a negligência”.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas, também marcou presença na sessão e sublinhou a importância de iniciativas deste tipo. “O que se pretende através destas iniciativas é alertar os alunos da Universidade Sénior para estarem despertos relativamente a este tipo de situações e, em caso de necessidade, possam sinalizar, ou seja, pode não ser com a própria pessoa mas com outra que conheçam. E é importante saberemos o que fazer para acionar este tipo de alertas e reagirmos em caso de detetarmos alguma situação destas”, assegura a autarca.
O Hospital de Santa Luzia de Elvas celebra, no sábado, 15 de março, o seu 31º aniversário.
A data será assinalada com bolo de aniversário, a ser partido pelos elementos do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, às 11h30.
Será ainda celebrada uma Eucaristia de Ações de Graças, na Capela do hospital, às 15 horas.
O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial de Elvas da GNR resgatou ontem, 12 de março, um cão, que se encontrava desaparecido, no concelho de Elvas.
“No âmbito de uma denúncia relativa ao desaparecimento de um canídeo, ocorrido no referido concelho, os elementos do SEPNA, com o apoio de um popular, realizaram diligências que permitiram localizar o animal na via pública e identificar o detentor do mesmo”, revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR em comunicado.
Após consulta do registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), o animal foi entregue ao legítimo detentor.
A GNR recorda que a linha SOS Ambiente e Território está disponível 24 horas por dia, através do email sepna@gnr.pt ou pelo número telefónico 808 200 520, permitindo a qualquer pessoa denunciar situações que violem as leis ambientais e de conservação da natureza, além de obter conselhos sobre questões relacionadas com a natureza, ambiente, florestas, animais de companhia, leis sanitárias e ordenamento do território.
A 23ª edição dos Jogos do Alto Alentejo (JAA) vai fazer parte do calendário desportivo da região já a partir deste domingo, 16 de março, dia em que se realiza a cerimónia de abertura, no Largo Cândido dos Reis, em Avis, pelas 16 horas. Oficialmente, as iniciativas desportivas iniciam-se a 29 de março, neste mesmo concelho, com uma prova de orientação.
Este ano, serão disputadas cerca de duas dezenas de modalidades, da hidroginástica à sueca, do ténis às caminhadas ou da canoagem ao tiro aos pratos. Tudo isto sem esquecer a promoção da atividade física na juventude, com os JAA Criança Ativa, e também os portadores de alguma incapacidade física e/ou psíquica, através da promoção dos JAA Adaptados.
A calendarização dos Jogos do Alto Alentejo para consultar aqui.
Um grupo de amigos e antigos colaboradores de Miranda Calha, falecido em 2020, em plena pandemia de Covid-19, irá reunir-se, no próximo dia 29 de março, na Praça da República, em Portalegre, ao meio-dia, para assinalar os cinco anos da sua morte.
O grupo rumará depois ao cemitério da cidade para prestar uma homenagem póstuma, junto à campa de Júlio Francisco Miranda Calha.
Miranda Calha desempenhou funções na administração local e nacional, tendo sido Governador Civil de Portalegre, deputado na Assembleia Constituinte e na Assembleia da República Portuguesa e secretário de Estado nas pastas da Administração Regional e Local, Defesa Nacional e Desporto.
Natural de Portalegre, licenciou-se em Filologia Germânica, foi professor na capital de distrito e em Castelo de Vide e foi membro fundador da Direcção do Sindicato dos Professores do Distrito de Portalegre. Ainda a nível regional, dirigiu o Semanário Regional A Rabeca e foi um dos fundadores da Cooperativa Rádio Portalegre. A nível local exerceu como presidente da Assembleia Municipal de Portalegre, tendo sido o autarca mais novo a desempenhar funções após a Revolução de 25 de Abril.
Foi eleito por 13 vezes deputado à Assembleia da República, pelo círculo de Portalegre, sendo uma delas à Constituinte. Foi ainda eleito por mais duas vezes, uma vez por Lisboa e outra pelo Porto. Ocupou posições de vice-presidente da Assembleia da República, e de secretário de Estado da Administração Regional e Local, da Defesa Nacional e do Desporto, em vários governos do PS. Foi igualmente presidente da Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local.
Foi condecorado com o grau de grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em 21 de abril de 2005,e com a grã-cruz da Ordem do Mérito, em 27 de fevereiro de 2006. Também recebeu a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro do Município de Portalegre.
O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE) realizou esta quarta-feira, dia 12 de março, uma reunião de trabalho no Centro de Saúde de Campo Maior, numa ótica de descentralização que irá promover estas reuniões nos quinze concelhos do distrito.
O presidente do Município, Luís Rosinha, a primeira secretária da Assembleia Municipal, Anabela Carrilho, e os presidentes das Juntas de Freguesia de Degolados e S. João Baptista, João Cirilo e Miguel Tavares, respetivamente, também foram convidados a participar neste momento.
Durante a reunião foram abordadas questões relacionadas com o funcionamento do Centro de Saúde e com as relações entre os profissionais de saúde e a comunidade.
O programa “Jovens Políticos Eleitos” tem candidaturas abertas até dia 1 de maio. A este programa podem candidatar-se jovens políticos a nível local ou regional da União Europeia, nascidos após 1 de janeiro de 1990, que tenham um bom nível de inglês e que não tenham um mandato como membro ou suplente do Comité Europeu das Regiões.
Esta é uma oportunidade para os jovens políticos eleitos locais fazerem networking, trocar práticas, reunir informações sobre a legislação e oportunidades de financiamento da União Europeia, envolver-se no trabalho do Comité Europeu das Regiões, assim como reunir e debater com os membros do comité.
Os candidatos serão selecionados com base na qualidade do formulário de inscrição. Somente as inscrições em inglês serão consideradas.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:
A cidade de Elvas promove, em mais uma edição da BTL, o seu património, gastronomia e história, naquele que é o maior certame nacional na vertente do turismo.
A abertura do evento decorreu na manhã desta quarta-feira, dia 12, dedicada aos profissionais do setor, tendo os vereadores Vitória Branco e Cláudio Monteiro marcado presença neste primeiro dia do certame.
Elvas, que se encontra localizada no Pavilhão 1, no espaço dedicado ao Alentejo, apresenta ainda um conjunto de atividades de divulgação, como degustações de sericaia, prova de vinhos, tendo sido apresentados a revista “Alentejo Vista do Ar” do Plano de Fuga; e a novela “A Protegida”, que se encontra a ser gravada em Elvas, com a presença de atores e de representantes da produtora Plural e da estação TVI, onde a mesma é exibida em horário nobre.
A abertura ao público em geral acontece esta sexta-feira, sendo esperados mais de 70 mil visitantes.
Em 2025, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo é o “Destino Nacional Convidado” na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e promete uma das participações mais dinâmicas de sempre. Lado-a-lado com os municípios, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) volta a marcar presença neste espaço, divulgando do turismo da região.
A BTL conta com mais de 1 500 expositores nacionais e internacionais, num palco de networking, inovação e conhecimento, com uma programação diversificada que inclui conferências, workshops, apresentações culturais e experiências interativas.
No momento da inauguração, os autarcas dos Municípios do Alto Alentejo marcaram presença na BTL e visitaram o stand da CIMAA, situado no Pavilhão Um (Stand 1C01) da FIL.
Para além da divulgação de projetos implementados em articulação com os Municípios e entidades, o foco da CIMAA está no estabelecimento de contactos com investidores, entidades nacionais/internacionais e operadores de turismo, tendo em vista a promoção turística da nossa região como um todo.
O Dia do Pai merece um brinde especial, à altura de quem sempre esteve presente, com amor e dedicação. Foi a pensar nos momentos especiais que unem pais e filhos que a Adega Mayor lança uma edição de rótulos personalizados.
Esta edição especial foi cuidadosamente pensada para oferecer uma experiência verdadeiramente inesquecível. Com duas opções de customização do Reserva Tinto – em português e inglês -, a Adega Mayor convida a brindar ao melhor Pai de sempre com um vinho de assinatura. Cada garrafa pode ser personalizada com o nome do Pai, tornando o presente único e cheio de significado.
Chegou o momento apreciar o que realmente importa com um vinho tipicamente alentejano, de aroma complexo, profundo e equilibrado.
A nova edição de rótulos personalizáveis já se encontra disponível na loja online, com P.V.P. de 15.00€.
O mais antigo dos certames gastronómicos promovidos com o selo ‘Arronches com Sabor – Cozinha com Alma’ vai voltar a realizar-se entre os dias 14 e 30 de marco, com o Município a contar com a colaboração de nove restaurantes do concelho na dinamização da 8.ª Quinzena Gastronómica do Porco, a primeira de várias iniciativas que prometem fazer a delícias de quem tiver a oportunidade de visitar estas terras do Alto Alentejo.
Os pratos à base de porco alentejano vão estar então nas ementas de espaços como “A Cabana”, “A Estalagem”, “Bar do Centro Cultural”, “Hotel Rural de Santo António”, “O Atlético”, “O Fosso”, “Sossega”, “O Valentim” e de “O Galinhas”. Entre as iguarias à disposição dos visitantes dos referidos restaurantes estão pratos como o tradicional arroz de burras com cogumelos silvestres, salada de orelha grelhada, presinhas do alguidar, língua de porco estufada, leitão assado, iscas tintas à Talisca, carret de porco, pezinhos de tomatada e bochechas estufadas.
De realçar que a 8.ª Quinzena Gastronómica do Porco de Arronches traz consigo a primeira edição do festival ‘Saberes e Sabores do Porco Alentejano’, um evento que reúne gastronomia, conferências, exposições, concertos e muita animação num só local, no caso, o Multiusos do Rossio de Arronches, numa festa que promete mexer com toda a região.
Esta é, pois, mais uma excelente oportunidade para visitar esta terra e desfrutar da sua gastronomia e do contacto com a suas gentes que tão bem sabem receber e partir daí à descoberta do seu património, da arte rupestre que é uma referência no país às igrejas seculares, da paisagem do Parque Natural da Serra de São Mamede, das tradições que os vários núcleos museológicos guardam, dos monumentos de inigualável beleza presentes entre o típico casario branco, entre outros motivos que fazem de ‘Arronches – Um Território a Descobrir’.
Manuel Condenado é o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Vila Viçosa, nas eleições autárquicas deste ano.
Com “uma profunda ligação ao concelho”, diz a CDU de Vila Viçosa em comunicado, Manuel Condenado desempenhou, ao longo dos últimos anos, vários mandatos autárquicos, tendo sido presidente e vereador da Câmara Municipal, para além de membro da Assembleia Municipal.
A candidatura da CDU e de Manuel João Fontainhas Condenado a presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa “dá corpo a um projeto que assume como eixo central a luta e a intervenção por melhores condições e qualidade de vida da população. Esta candidatura traduz o compromisso que a CDU tem com o concelho, onde ainda é visível o valioso património de intervenção”, lê-se no referido comunicado.
A candidatura da CDU “assume-se como um amplo espaço de convergência de todos os que estão empenhados em manter e reforçar uma gestão democrática, participada, inovadora e de proximidade, que prossiga no caminho da concretização de elevação do desenvolvimento do concelho e do bem-estar das populações”.
Manuel João Fontainhas Condenado nasceu a 5 de novembro de 1954, em Vila Viçosa, onde reside. É professor (reformado) e membro da Comissão Concelhia de Vila Viçosa do PCP. Para além dos vários mandatos autárquicos que desempenhou ao longo dos últimos anos, teve responsabilidades noutros órgãos, de âmbito distrital e nacional: foi membro suplente do Conselho Directivo da Associação Nacional de Municípios, presidente da Assembleia Distrital de Évora e membro do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Distrito de Évora.
O Município de Vila Viçosa marca presença no maior certame de turismo de Portugal – a Bolsa de Turismo de Lisboa, cuja edição deste ano arrancou ontem, dia 12 de março, na FIL, onde decorre até domingo, dia 16.
Durante estes dias do evento, o Município de Vila Viçosa está representado em diferentes espaços: no seu stand institucional, no da Cidade do Vinho 2025 e ainda no espaço dedicado ao turismo religioso. Ao longo destes dias, a autarquia procura, acima de tudo, promover o concelho: desde o património, à gastronomia e aos vinhos.
Marques Mendes, Emanuel, Anjos, Fernando Mendes e Jorge Guerreiro foram algumas das caras conhecidas do grande público que já passaram pelo stand do Município de Vila Viçosa.
A exposição “PAs•SAGEM”, de Mafalda Salgueiro, vai ser inaugurada na tarde desta sexta-feira, dia 14 de março, pelas 16 horas, na Casa da Cultura de Elvas.
A mostra, integrada na programação da Ronca – Mostra de Cinema de Elvas, apresenta “desenhos da paisagem capturados em movimento através da janela do carro que surgem da ânsia de alcançar a amplitude dos horizontes alentejanos perante a inacessibilidade dos mesmos”.
Patente ao público até 19 de abril, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, e aos sábados, entre as 10 e as 13 horas.
A cidade de Elvas acolhe, esta sexta-feira, 14 de março, a partida da primeira etapa da Vuelta Ciclista a Extremadura 2025.
A partida será dada, ao meio-dia (hora portuguesa), junto ao Aqueduto da Amoreira, sendo que esta primeira etapa ligará Elvas a Badajoz, terminando na Avenida Entrepuentes, por volta das 15h30.
Esta será a primeira vez que Elvas acolhe uma partida da Volta à Extremadura, com a presença de centenas de atletas. O público poderá à prova assistir nos locais estabelecidos para o efeito.
Já são 35 as edições da BTL, antigamente denominada Bolsa de Turismo de Lisboa, que agora dá pelo nome de ‘Better Tourism Lisbon Travel Market’ e, tal como tem vindo a ser hábito ao longo dos últimos anos, em 2025, o Município de Arronches volta a marcar presença no maior e mais importante certame da área realizado em Portugal.
O stand da Câmara Municipal de Arronches encontra-se no pavilhão número 1 da Feira Internacional de Lisboa no espaço da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e é lá que os técnicos André Martins, Corina Almeida e Luís Figueira irão estar até ao próximo domingo, dia 16 de março, para fazer, aos milhares de visitantes do evento, uma introdução acerca do que de melhor se pode encontrar no concelho, convidando inclusive os mesmos a participar num passatempo que os habilita a receber uma oferta, cortesia dos parceiros da autarquia nesta importante divulgação e a quem o Município aproveita para agradecer publicamente pela colaboração.
De realçar que, ao longo desta quarta-feira, 12 de março, dia em que se inaugurou a feira, os técnicos do município tiveram a companhia do executivo autárquico, representado pelo presidente João Crespo e pela vereadora Maria João Fernandes, que, além de receber no stand do município, autarcas de todo o país e representantes de diversas instituições, aproveitou para estabelecer importantes contactos tendo em vista o desenvolvimento do concelho.
A Câmara Municipal de Arronches irá mesmo estar em destaque no próximo domingo, dia 16 de março, pelas 13 horas, horário em que, no auditório do espaço da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com a apresentação do concelho sob o lema ‘Um Território a Descobrir’ e do festival ‘Saberes e Sabores do Porco Alentejano’.
A Feira Nacional de Olivicultura está de regresso a Campo Maior, de 22 a 25 de maio. Depois de um interregno de 16 anos, o certame que celebra a olivicultura volta à vila, numa organização conjunta entre o Município de Campo Maior e o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo. Em simultâneo, realiza-se o 8º Congresso Nacional do Azeite.
Lembrando que Campo Maior é um concelho marcadamente olivicultor, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, não esconde a satisfação pelo facto da feira, que ao longo de todos estes anos acabou por conhecer um grande crescimento, se voltar a realizar na vila. “Este regresso a Campo Maior é muito importante pelo tempo que decorreu entre a última edição e esta que agora conseguimos reatar, mas também porque a feira, neste últimos 20 anos, teve um crescendo fantástico”, assegura.
“Eu acompanhei o os certames anteriores, quer em Moura, quer em Valpaços, e a Feira Nacional da Olivicultura ganhou uma grandiosidade até do ponto de vista técnico. É um evento muito importante pela presença de muitas empresas, de muitos empresários, de muita gente do setor e que, com certeza, por esses dias, estarão também por Campo Maior”, adianta Rosinha.
A Feira Nacional de Olivicultura contará também com diversos espetáculos musicais, pelo que o autarca promete “quatro dias de festa intensa em Campo Maior”.
Para além da sua componente de exposição, a Feira Nacional de Olivicultura é também um importante espaço de debate e reflexão acerca do setor, algo que se irá refletir na realização das Jornadas Técnicas e na edição deste ano do Congresso Nacional do Azeite. Por outro lado, o Concurso de Azeite Virgem é outros dos atrativos deste evento, capaz de chamar até Campo Maior os melhores azeites do país.
Os eventos irão dividir-se entre o Centro Cultural, no que toca às jornadas técnicas, e o Jardim Municipal e a Praça Multimodal, no que concerne à exposição e aos espetáculos.
Inicia-se hoje, 13 de março, na Igreja de Santa Luzia, em Elvas, o tradicional Lausperene Paroquial.
Durante 24 horas, explica o padre Ricardo Lameira, a comunidade cristã de Elvas inicia a adoração ao Santíssimo Sacramento.
“Em toda a diocese, desde Quarta-feira de Cinzas até à Quinta-feira Santa estaremos em adoração permanente ao Santíssimo Sacramento. Então, de quinta para sexta, estaremos nós, das 19 horas de quinta-feira até às 19 horas de sexta-feira”, adianta.
Lausperene é a designação dada na Igreja Católica Romana à exposição continuada de uma hóstia consagrada, o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, à adoração dos fiéis.