
O Alandroal, reconhecido como a “Capital das Cozinhas do Rio”, volta a ser palco de uma celebração única da sua identidade gastronómica com o Festival do Peixe do Rio, que este ano decorre de 7 a 16 de março. Desta vez, o evento, que é apresentado amanhã, dia 5, no restaurante da praia fluvial de Azenhas d’el Rei, volta ao modelo de feira em que se realizava antes da pandemia
“O Festival do Peixe do Rio é o nosso principal evento de promoção económica, muito ligado à gastronomia e às tradições do concelho. Este ano temos uma novidade: vamos voltar ao modelo de feira, que já tínhamos antes da pandemia, o que significa que vamos continuar a ter os restaurantes a receber todas as pessoas, assim como um espaço, dentro do castelo, onde as pessoas podem provar mais a nossa gastronomia”, revela o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo.
O autarca espera que o certame “chegue mais longe e que ajude outras dinâmicas de Alandroal a crescer”, uma vez que “é um momento de afirmação do concelho e daquilo que tem vindo a ser feito”. “Temos muitas ideias ligadas à promoção da gastronomia, que vão ser apresentadas e debatidas e queremos continuar aproximar das diferentes possibilidades que o peixe do rio traz para o concelho e para a região”, assegura.
Sendo que Alandroal é um dos cinco municípios do Alentejo Central que integra a Cidade do Vinho 2025, a autarquia vai promover a sua participação, sobretudo, no decorrer deste Festival do Peixe do Rio. “Vamos ter provas de vinhos, vamos ter workshops de aromatização com peixe do rio”, adianta o autarca, que adianta ainda que o maior evento do concelho vai estar representado na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
Amanhã, no evento de apresentação desta edição do Festival do Peixe do Rio, para além de João Grilo, estarão também presentes vários chefs dos restaurantes aderentes, que darão a conhecer alguns dos pratos gastronómicos protagonistas do evento. Para este momento foi ainda preparado um conjunto de atividades para mostrar o que de melhor se pode experienciar no festival. Desta forma, a manhã contará com um passeio de barco, que permitirá um contacto próximo com os pescadores locais e a sua atividade, seguido do regresso a terra firme para a apresentação do programa e novidades desta edição, com destaque para o momento de showcooking com a chef Margarida Bessa Rego e a apresentação de pratos gastronómicos.