Inscrições abertas para o quinto Trail do Sport Arronches e Benfica

As inscrições para o quinto Trail do Sport Arronches e Benfica estão abertas. A prova vai realizar-se dia 16 de março (domingo), pelas 8h, com partida e chegada em Mosteiros.

A prova será constituída por um Trail longo com uma distância de cerca de 28 km, um Trail Curto com uma distância de cerca de 20 km  (ambos com contagem para o Circuito Distrital de Trail da AADP e o Trail curto com contagem para o circuito nacional de Trail Sprint), um mini-trail de 12km e uma Caminhada de aproximadamente de 11 km.

As inscrições para o quinto Trail do Sport Arronches e Benfica estão abertas e podem ser feitas através do link.

Jonas Vingegaard vence contrarrelógio e conquista Volta ao Algarve

O ciclista dinamarquês começou o dia no 6.º lugar da classificação, mas foi o mais forte no contrarrelógio e conquistou a Volta ao Algarve pela primeira vez.

Este domingo, no derradeiro contrarrelógio que decidia o sucessor de Remco Evenepoel, a verdade é que João Almeida podia mesmo permitir-se a sonhar. O ciclista da UAE Emirates entrava para a última etapa no segundo lugar da classificação geral, a quatro segundos do camisola amarela Jan Christen, e contava com a sempre relativa vantagem de ser um especialista no tempo cronometrado.

A Volta ao Algarve terminava com um inédito contrarrelógio de 19,6 quilómetros entre Salir e o Alto do Malhão, com destaque para a subida de 2,6 quilómetros até ao ponto mais alto de Loulé, uma contagem de segunda categoria, que iria ser decisiva para o vencedor final da competição

Ainda assim, a Volta ao Algarve entrava para a última etapa com a corrida pela vitória totalmente em aberto: Laurens de Plus era terceiro a sete segundos de Jan Christen, o jovem português António Morgado era quarto, a 14 segundos, e era preciso não esquecer o próprio Jonas Vingegaard e Primoz Roglic, sexto e sétimo, a 20 e 23 segundos.

Cidade do Vinho 2025 vai marcar presença na BTL

A Cidade do Vinho 2025 vai marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), mais concretamente, no Stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo entre os dias 12 e 16 de março.

Os concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa, irão levar até Lisboa o convite à visita do território da Serra d’Ossa , promovendo assim os seus vinhos e alguns dos seus produtos gastronómicos.

Trail Xperience vai ter lugar no próximo dia 9 de março em Alandroal

O Trail Xperience, em Alandroal, vai ter lugar no próximo dia 9 de março, às 8h30, no Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias.

As inscrições estão a decorrer, sendo que as mesmas são limitadas e podem ser feitas a partir do email acorrer.pt. A inscrição inclui abastecimento, almoço, banhos, seguro e brinde.

A deslocação até ao local de partida é feita em carro próprio (cerca de seis quilómetros), o local de início da prova será na nora junto ao caminho de acesso ao Endovélico.

O trail tem uma distância de 16km, com dificuldade baixa/média.

Esta prova está inserida no programa do Festival do Peixe do Rio.

Desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Fronteira sai à rua na próxima sexta-feira

O Desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Fronteira sai à rua no próximo dia 28 de fevereiro, sob o mote “Camões a Brincar”.

Os pequenos foliões vão colorir, primeiramente, às 11h, as ruas de Cabeço de Vide, e, às 14h, às ruas da vila de Fronteira.  

Neste desfile carnavalesco também vão participar as crianças do Infantário da Santa Casa da Misericórdia de Fronteira.  

Dia Internacional da Mulher celebrado em Fronteira com jantar convívio

O Dia Internacional da Mulher vai ser celebrado em Fronteira através de um jantar convívio com animação musical. O jantar vai ter lugar no dia 8 de março, às 20h, no Centro Polivalente de Atividades Sociais de Fronteira.

As inscrições estão a decorrer até dia 28 de fevereiro. As interessadas podem contactar a Biblioteca Municipal de Fronteira, ou, pelo telefone: 245 600 070.

A animação musical no convívio vai estar a cargo de Joana e Ricardo.

Administradores hospitalares demitidos avançam com pedidos de indemnização

O Ministério da Saúde já substituiu 14 administrações hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e agora vai ter de dar resposta a um efeito secundário: os pedidos de compensação pelos gestores que se sentiram indevidamente tratados, avança o jornal “Expresso”.

14 unidades foram alvo de substituição da equipa dirigente, 13 são unidades locais de saúde (ULS) e outra é o IPO de Lisboa. Fonte do Governo afirma que só quatro administrações foram exoneradas. Nesta lista estão as ULS Leiria, Lezíria (Santarém), Alto Alentejo (Portalegre) e Algarve.

Os administradores das ULS Algarve e Alto Alentejo já ‘meteram os papéis’, garante o Expresso. Na unidade alentejana, o presidente e o enfermeiro diretor exonerados a 29 de dezembro “já submeteram o pedido de indemnização”, confirmou a atual administração do hospital. O mesmo foi feito no Algarve.

Inscrições abertas para o programa “Férias Divertidas” do Município de Vila Viçosa

As inscrições para o programa “Férias Divertidas” do Municipio de Vila Viçosa, para quarta-feira de Carnaval, dia 5 de março, estão abertas até dia 27 de fevereiro.   

As inscrições podem ser feitas mediante o preenchimento do formulário próprio, através do Balcão Único (9h às 12h30 e das 14h às 16h30) ou no Balcão Eletrónico do Município de Vila Viçosa (página oficial da CM Vila Viçosa).

As normas internas do funcionamento do programa para consultar aqui.

Estremoz em preparações para “um dos maiores corsos carnavalescos já alguma vez vistos” na cidade

Estremoz encontra-se a preparar o seu desfile de Carnaval deste ano e promete, para os dias 2 e 4 de março, “um dos maiores corsos carnavalescos já alguma vez vistos na cidade”, afirma a vice-presidente da Câmara Municipal, Sónia Caldeira. No que diz respeito às participações, a autarca informa que as mesmas “já ultrapassam os 800 participantes, sendo que os mesmos estão divididos por cerca de 12 grupos”.

Para além das inscrições recebidas pelos grupos tradicionais de Estremoz, que participam habitualmente ano após ano no corso carnavalesco, a grande razão para o aumento de foliões deve-se ao facto da participação de grupos de concelhos vizinhos, mais precisamente de Sousel e Bencatel.

Já em termos logísticos, Sónia Caldeira explicou que “devido ao elevado número de participantes, o desfile deste ano passará pelo Rossio Marquês de Pombal e pela Câmara Municipal, traduzindo-se numa volta maior e num espaço mais amplo, ao invés, das tradicionais três voltas que eram feitas na Rua 5 de Outubro”.

O Município de Estremoz que promete este ano um dos seus maiores Carnavais de sempre, contando com a animação musical após os corsos de Jorge Gomes no dia 2 e de Paulo Lopes no dia 4 de março e do seu respetivo enterro no dia 5 de março, quarta-feira, que terá início às 21 horas, em frente à Câmara Municipal de Estremoz, seguindo depois pelas ruas da cidade.

Milan Fretin vence ao ‘sprint’ em Faro na Volta ao Algarve

O belga Milan Fretin (Cofidis) venceu, este sábado, ao sprint, a 4.ª etapa da 51.ª Volta ao Algarve, com chegada em Faro, tendo o suíço Jan Christen (UAE Emirates) conservado a liderança, logo à frente de João Almeida.

Fretin cumpriu os 175,2 km que ligaram Albufeira a Faro em 4.03.31 horas, superando sobre a meta o compatriota Jordi Meeus (Red Bull-BORA-hansgrohe), segundo e vencedor da tirada de sexta-feira, e o italiano Filippo Ganna (INEOS), terceiro.

Na classificação geral, Jan Christen segue líder, com os mesmos 4s de vantagem para o colega de equipa, o português João Almeida, enquanto o belga Laurens de Plus (INEOS), 3.º classificado, reduziu de 13 para 7s a desvantagem para o comandante.

Exposição “Não São Só Flores” associa a arte à tradição em Campo Maior

Como forma de inaugurar o ano cultural no espaço.arte, o Município de Campo Maior convidou a artista plástica Catarina Pinto Leite para exibir a sua exposição “Não São Só Flores”. Uma exposição com cerca de duas dezenas de obras produzidas com recurso a diversas técnicas, como cera de abelha e com tinta de óleo sobre papel japonês ou acrílico sobre linho. A autora explica que as suas influências para esta exposição “têm por base uma viagem feita à Toscânia, onde a natureza, as casas e toda a envolvência são especiais”, para além da influência italiana, também afirma que foi fortemente inspirada pela obra da escritora americana Emily Dickson através da sua obra “Herbarium”, explicando que “este livro é uma coleção de poesia, juntamente com flores e folhas, que a autora secava e catalogava”.

Sendo esta mostra uma alusiva às flores, a autora explica a relação que esta exposição tem com Campo Maior, no sentido de ir ao encontro da Festa das Flores, “esta exposição com desenhos e colagens remetem-nos para o campo, para as flores, para a natureza e é isso que pretendo: fazer uma brincadeira entre as flores da exposição e fazer uma ponte com a tradição das flores de Campo Maior”.

Quem tem estado a acompanhar esta exposição, tem sido vereadora São Silveirinha, afirmando que “o espaço.arte é um dinamizador de cultura na região, tendo sempre como linha matriz a ponte entre a arte e a educação, de forma a que os mais jovens tenham o devido interesse e acesso à cultura, convidado os artistas que expõem as suas obras a terem um contacto direto com o com o público escolar”.

Referindo que esta exposição tem tido uma forte adesão por parte da população em geral, a vereadora refere que “muitas das pessoas que vêm cá, já estão ligadas às artes plásticas e conhecem bem este espaço, mas há outras pessoas que visitam pela primeira vez e começam a acompanhar as exposições que temos vindo a trazer”.

Esta exposição, de entrada gratuita, fica patente ao público até ao dia 20 de abril.

AD: Margarida Paiva quer “voltar a colocar Elvas no mapa”

Margarida Paiva, candidata pela Aliança Democrática (AD) à presidência da Câmara Municipal de Elvas nas autárquicas deste ano, deu a conhecer este sábado, 22 de fevereiro, as linhas orientadoras da sua candidatura e os nomes que integram a sua lista, como Tânia Morais Rico, atual vereadora do PSD, e João Santana Marques.

A promessa da candidata é de “muito trabalho”, ao lado de pessoas da sua “total confiança” e com vontade comuns consigo: “temos todos muita vontade de trabalhar pela cidade. Temos todos profissão, vida pessoal e profissional, da qual vamos abdicar um bocado para trabalhar em prol deste projeto”. A candidatura, adianta, tem por base duas palavras-chave: “mudança e trabalho”. “Sentimos no ar uma necessidade muito grande de mudança e oferecemos muito trabalho”, garante.

Para Margarida Paiva, neste momento, continua a faltar “sentir a cidade”. Por outro lado, diz que também falta “vender” Elvas. “Vivemos numa cidade fantástica, muito bonita, pouco ou nada explorada em vários níveis, tanto a nível de turismo, por muito que digam que há muitos eventos, mas é tudo “bacoco”. Andamos atrás dos outros, porque aquilo que se vê aqui já se viu há uma década noutros sítios”, acrescenta.

Outra das preocupações da candidata diz respeito ao setor empresarial: “o que o elvense precisa é de pão na mesa para dar de comer aos filhos e isso faz-se com emprego, mas para isso é preciso vender a cidade, para atrair empresas”.

Quando questionada sobre a bandeira de campanha da coligação PSD/CDS-PP, nas últimas autárquicas em Elvas, relativa à Aquaelvas, e a uma hipotética resolução total do contrato, Margarida Paiva é perentória: já não o será desta vez. “Não, porque nem os milhões que o senhor presidente diz que tem, dão para pagar a indemnização à Aquaelvas”, assegura.

No que diz respeito à saúde, Margarida Paiva garante que a “bandeira” da maternidade foi “abandonada” e que não mais será retomada. “As nossas grávidas andam-se a passear pelo distrito e para o estrangeiro (Badajoz) e isso é uma coisa que ficará para sempre marcada no executivo de outra pessoa”, garante. Por outro lado, a candidata diz que a Câmara Municipal deve apoiar as associações e instituições ligadas ao setor da saúde, embora não concorde com a forma como esse apoio é prestado atualmente. “Há formas de criar o bem-estar, até na doença, através de dinheiros camarárias”, acrescenta.  

Crítica quanto ao facto de, há uns anos, a Câmara Municipal ter deixado fugir a oportunidade da TVI ter vindo a Elvas gravar uma novela, que acabou por “dar tanto lucro a Estremoz” (“Belmonte”), Margarida Paiva concorda com o investimento feito pela autarquia no produto de ficção do canal de Queluz de Baixo, atualmente, em exibição em horário nobre (“A Protegida”).

“Não há que inventar nada. Elvas tem muita matéria-prima para crescer. Só tem que se investir nela”, diz ainda a candidata da AD, que garante que o objetivo “é voltar a colocar Elvas no mapa”. “Que se fale de Elvas, não por causa dos escândalos, mas porque floresceu, cresceu, porque é uma cidade rica, onde as pessoas vivem bem”.

Quanto ao trabalho de Tânia Morais Rico, Margarida Paiva garante ainda que a vereadora tem feito muito em prol da comunidade de Elvas, mas que não “se sente (esse trabalho) porque quem dirige a Câmara não deixa”. “O trabalho é feito. Não se desiste do trabalho, de fazer diferente e melhor”, remata.

A apresentação oficial da candidatura da AD à Câmara Municipal de Elvas teve lugar ontem, ao início da noite, numa unidade hoteleira da cidade.